FACULDADE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof.: Reofran P. Santos APOSTILA 01.

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Transcrição da apresentação:

FACULDADE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof.: Reofran P. Santos APOSTILA 01

FACULDADE Objetivos específicos da aula Obs.: Previsto no item 1.1 do plano de ensino Identificar os principais conceitos sobre marketing.

FACULDADE CONCEITO CENTRAL DE MARKETING Prof.: Reofran P. Santos Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros. (Kotler, 2000)

FACULDADE NOVO CONCEITO DE MARKETING SEGUNDO A ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE MARKETING Prof.: Reofran P. Santos "Marketing é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de valor para clientes, e para a gerência de relacionamentos com eles de forma que beneficie a organização e seus stakeholders".

FACULDADE Prof.: Reofran P. Santos O que é preciso saber Stakeholder São todos os interessados no sucesso da organização. Ex.: funcionários, acionistas, governo, comunidade e fornecedores.

FACULDADE Prof.: Reofran P. Santos O que é preciso saber Administração de marketing É o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.

FACULDADE Prof.: Reofran P. Santos O que é preciso saber Mercado Um mercado consiste de todos os consumidores potenciais que compartilham de uma necessidade ou desejo específico, dispostos e habilitados a fazer uma troca que satisfaça essa necessidade ou desejo.

FACULDADE Prof.: Reofran P. Santos NECESSIDADES X DESEJOS As necessidades descrevem exigências humanas básicas. Os desejos são moldados pela sociedade em que se vive.

FACULDADE Prof.: Reofran P. Santos

FACULDADE Prof.: Reofran P. Santos O que é preciso saber Potencial de Mercado É o limite abordado pela demanda de mercado. (...) (Kotler,1998, p. 133) Demanda da Empresa É sua participação na demanda de mercado em níveis alternativos de seu esforço de marketing.

FACULDADE Os Quatro Ps Mix de Marketing Produto Preço Promoção Praça Os Quatro Cs Cliente (Solução para o) Custo (para o Cliente) Comunicação Conve- niência