CONSUMISMO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
Profª Marcia C. de S. Silva
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III EIXO I PROPOSTA DE PROJETO CURSISTA:IVANETE F. DE SOUZA OLIVEIRA.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PRODUTO HIPERMÍDIA PLANO DE AÇÃO.
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Como transformar informações em conhecimento
RELEITURA DE UMA POESIA
LEITURA NA ESCOLA: problemas e tentativas de solução
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES E ATITUDES PARA 2009
ESCOLA MUNICIPAL MONTEIRO LOBATO PROFESSORAS: Miria Zwirtes e Joseli Calderari Bustolim PLANO DE AULA Tema da aula: Família Série: 2º ano.
Objetivo Específico Formação de Comissões para o Desenvolvimento das Atividades.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
Escola Estadual Marechal Rondon Cristiane Beretta Cossato
DIVERSIDADE E VALORES:
CONSCIENTIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
Lixo do Planeta Introdução Tarefas Processo Avaliação
Estimulando o educando à construção do
CRÔNICAS.
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
Prof. Me. Marina Cardoso de Oliveira
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Orientação Técnico-Pedagógica
Profa. Reane Franco Goulart
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Oficinas Psicopedagógicas
O que é ensinar história?
LEITURA EM VOZ ALTA REALIZADA PELO PROFESSOR –
Como utilizar o Programa Nutriamigos
MÓDULO 12 A Construção do numero.
MÓDULO 7 Jogo do NIM.
Projeto: Conta que eu conto
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
Técnicas de Comunicação em Público Catarina Duff Burnay 2012/203.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Língua Portuguesa Rosimeire M. faria
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Nome da cursista: Maria Irene Volanin
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM Fernanda Rodrigues da Silva
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
As tecnologias da Escola Jan Antonin Bata. Computadores: pesquisa na internet, jogos didáticos, desenvolvimento de projetos, criação de gráficos e elementos.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
Plano de Trabalho Docente
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
ENSINAR E APRENDER NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Transcrição da apresentação:

CONSUMISMO

CONTEÚDO Consumismo Práticas de leitura e escrita Reaproveitamento de materiais

ANO E TEMPO ESTIMADO 8º ANO 10 AULAS

MATERIAL NECESSÁRIO Documentário “ Ilhas das Flores Letra da música “Burguesinha” Seu Jorge Power point “Consumismo e civismo” Power point “Consumismo Shrek” Poesia “Eu, etiqueta” Aparelho de som Papel color set Folhas Lápis de cor, lápis preto, borracha Materiais para o bazar 3 Rs

CONSUMISMO “É cada vez mais visível que a igualdade no supérfluo esconde a desigualdade no necessário, pois todos querem desfrutar do status que o consumo proporciona. Assim, muitos vestem roupas idênticas, usam a mesma televisão, o tênis daquela marca, mas impera uma grande desigualdade ao fazer escolhas fundamentais para a vida, como na educação, na moradia e na saúde.” (Mundo Jovem – Consumismo – 16/04/2009)

Objetivos gerais Propiciar aos estudantes o desenvolvimento de capacidades que lhe permitam compreender sua condição de consumidor, com os conhecimentos necessários para construir critérios de discernimento; Atuar de forma crítica e responsável no meio em que vive; Perceber a importância da organização, solidariedade e cooperação para fazer valer seus direitos e assumir atitudes responsáveis em relação a si e a sociedade;

Objetivos específicos Analisar, interpretar, comparar e ilustrar textos diversos sobre o tema; Contextualizar o tema com o filme Ilha das Flores; Realizar discussões, debates e trabalhos em grupo; Construir poemas, animações e desenhos sobre o tema; promover um BAZAR 3R’s (Reciclar, Reutilizar e Reaproveitar) e incentivar a solidariedade (doações para creche);

Desenvolvimento 1º passo: Poesia “Eu, etiqueta” Carlos Drummond de Andrade Ler e interpretar a poesia e em seguida fazer uma releitura com o tema “Eu, sentimento”. Criar uma ilustração e confeccionar um cartaz representando o “Eu, etiqueta” e o “Eu, sentimento”

POESIA - EU, SENTIMENTO Ariely e Andreza Do luxo vem o lixo Consumismo é assim Com tantas coisas para comprar Confesso que me perdi. O preço não importa O que me interessa é comprar Mas quando chego em casa Não quero mais usar. Preciso parar com isso Comprar, comprar, comprar Comprar já é meu vício. Já sei que do luxo vem o lixo Mas não pode ser assim Com tanto para comprar Consumismo tem que ter fim.

2º passo: Documentário “Ilha das Flores” Reservar a TV e o DVD, preparar os alunos para assistirem ao documentário, dividi-los em grupo de 4 pessoas para responderem às questões: os alunos deverão responder as questões no caderno, com análise da tabela do livro didático sobre IDH em grupo e em seguida socializarem .

QUESTÕES SOBRE O DOCUMENTÁRIO De acordo com a Constituição Brasileira, identifique quais são os direitos dos moradores da Ilha das Flores que estão sendo negligenciados. Indique qual é, segundo o documentário, a parcela da população brasileira que vive na miséria. O filme menciona o IDH. Pesquise em seu livro o que é IDH e quais são seus principais indicadores. Dê exemplos de ações do atual governo brasileiro voltadas para a solução de problemas em relação à miséria do povo. Na opinião do grupo, quais seriam as medidas efetivas que minimizariam essas questões? Explique a relação entre o consumismo e as desigualdades sociais existentes.

3º passo Power point “Consumismo e civismo” Reservar o Data Show para os alunos analisarem os slides e em seguida discutirem em círculo as seguintes questões:

Questões Quais são os valores que permeiam os desejos apresentados? Aparece o desejo pela cultura, educação e lazer? Os sonhos de consumo apresentados possuem algo além dos bens materiais?

4º passo: Análise da letra da música “ Burguesinha” Análise do power point “Consumismo Shrek”

5º passo: Bazar 3 Rs: Estimular uma campanha com os alunos para levarem à escola materiais (roupas, brinquedos, calçados, CDs, jogos, etc) para um bazar. Na ocasião os alunos trocarão os produtos uns com os outros e será realizada uma doação para as entidades carentes.

AVALIAÇÃO Foi considerada a participação de cada aluno nas tarefas coletivas e individuais. Examinados com atenção os trabalhos individuais, em grupos e na participação do Bazar 3 Rs. Nas conversas e na produção de textos. Foi analisado o quanto cada aluno avançou em relação as causas do consumismo e a mudança de postura mediante ao próprio consumo. Ao longo da sequência foi avaliado também o desenvolvimento do comportamento leitor e escritor durante as atividades de leitura e escrita.

ANEXOS