Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Formação Sala de Leitura e Filosofia
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Fundação Roberto Marinho
Padrões de competência em TIC para professores
Nível de ensino: Médio Série: 2º série
Área do conhecimento: Biologia
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
CURRICULO +.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
A inovação tem o aspecto positivo e aprender empreendendo promove mudanças nas pessoas que sonham com a conquista de uma vida melhor. Professor Armando.
Profa. Reane Franco Goulart
Gerenciamento de Sala de Aula
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
E.E. “FREI THIMÓTEO VAN DEN BROECK”
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
1ª Formação de Professores Coordenadores
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ABC na Educação Científica – Mão na Massa/RJ: dinamização do ambiente virtual interativo Introdução O Projeto ABC na Educação Científica – Mão na Massa.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Abrir o Apetite Poético
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada ANO 2015
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Selecione cada um e pressione a tecla DELETE. Visão Geral do Projeto Áreas de Atuação Língua portuguesa e tecnologia Séries Terceiro ano do ensino fundamental para o grupo de recuperação paralela. Objetivos • Melhorar o desempenho escolar, por meio do desenvolvimento das habilidades de comunicação oral e escrita utilizando as tecnologias. Propiciar cooperação entre os educadores e trocas sobre o uso da tecnologia, tanto em ambientes virtuais quanto encontros pessoais; Implementar a metodologia de trabalho colaborativo no grupo de colaboradores - parceria Nota do Slide:Este modelo de Excursão virtual na sala de aula foi fornecido assim para que você possa desenvolver suas próprias excursões na sala de aula virtual. Use o modelo para gravar um projeto de aprendizagem especial que você considere particularmente bem sucedido na sala de aula. Então compartilhe o projeto com outros professores em sua escola, distrito ou além. Veja como: Siga os alertas em cada Slide e nos documento do Word anexados para inserir as informações do seu projeto. Quando você terminar de inserir todas as informações que foram requisitadas, exclua os alertas. Selecione cada um e pressione a tecla DELETE. OBS: para entrar com um título na sua sala de aula virtual você deve selecionar Visualizar, Mestre, Slide Mestre. Com isso o titulo irá aparecer em cada um dos slides. No Menu Arquivo, escolha Salvar Como... e salvar o documento como Apresentação de Power Point. Você poderá então distribuir seu pela Classe de Aula Virtual.

Estrutura e Planejamento O projeto constitui-se da aplicação semanal de sete weblessons, que tratam de etapas do processo da construção de um texto narrativo. Em uma atividade desafiadora que consiste em abrir caixas, os alunos encontram a atividade do dia. A primeira caixa é concreta, as outras seis são virtuais. Nas tarefas virtuais, os alunos acessam o PowerPoint, lêem individualmente e são questionados sobre o entendimento. Na última weblesson, são estimulados a escrever uma história no Microsoft PowerPoint. O produto final do grupo é a produção de um livro. Descrição Notas do Slide: Abra os Documentos do Word dando um clique duplo nos ícone. Siga os alertas [nas caixas amarelas] para inserir a informação sobre o seu Projeto de Aprendizagem Microsoft PowerPoint, HagaQuê, Internet Explorer. Software Motivação, criatividade, colaboração, desafio Palavras-chave Documentos Estrutura e Planejamento Imagens

Planejamento Tenha o recurso original disponível. A orientadora líder do projeto (Tatiani Ferrari) participou de formação do Peer Coaching como representante de uma das escolas da fundação Bradesco, instituição parceira. Fruto das atividades de orientação junto aos professores colaboradores envolvidos no projeto, identificou-se a demanda e construiu-se a proposta para educandos sem motivação para freqüentar o grupo de recuperação paralela. A partir desse diagnóstico, é proposta uma estratégia diferente de ensino, utilizando as TIC, resultado da formação do professor na metodologia Peer Coaching. Professores uniram-se a outros professores, formando parcerias; Em oito encontros semanais, estes pares estudavam, refletiam, discutiam e construiam etapas sequênciais da weblesson, amparados pelo ambiente virtual. Foi criado o grupo Parceri@.com.voce com metas definidas garantindo a continuidade do ambiente colaborativo na escola. Os alunos participaram de sete aulas, em grupos e realizavam os atividades em duplas. Tenha o recurso original disponível. Do menu Inserir escolha Objeto Selecione Criar do Arquivo .... e clique Procurar ... Escolha o arquivo que você quer para incluir e clique OK Selecione Exibir com ícone e clique Mudar Ícone... e inclua um texto apropriado. Clique OK e inclua caption e clique OK para incluir o arquivo. Posicione o ícone do documento na base do slide.

Mapeando os Padrões Curriculares A ação Formação de professores na metodologia Peer Coaching Atividades presenciais e a distância preparatórias para o desenvolvimento do trabalho colaborativo entre professores; Trabalho colaborativo entre professores pares, por meio de encontros presenciais semanais para elaboração da weblesson; Aplicação da weblesson com os alunos Socialização da weblesson, da sua aplicação e dos resultados no ambiente virtual de colaboração (www.mseducacao.com.br) Recursos do Professor Participação no projeto Tenha o recurso original disponível. Do menu Inserir escolha Objeto Selecione Criar do Arquivo .... e clique Procurar ... Escolha o arquivo que você quer para incluir e clique OK Selecione Exibir com ícone e clique Mudar Ícone... e inclua um texto apropriado. Clique OK e inclua caption e clique OK para incluir o arquivo. Posicione o ícone do documento na base do slide. Documentos Mapeando os Padrões Curriculares

Também com trocas no ambiente virtual: www.mseducacao.com.br Use estes recursos para auxíliar no trabalho e para aprender mais sobre aplicações do Microsoft Office.

Tenha o recurso original disponível. Do menu Inserir escolha Objeto Plano de lição para Web Tenha o recurso original disponível. Do menu Inserir escolha Objeto Selecione Criar do Arquivo .... e clique Procurar ... Escolha o arquivo que você quer para incluir e clique OK Selecione Exibir com ícone e clique Mudar Ícone... e inclua um texto apropriado. Clique OK e inclua caption e clique OK para incluir o arquivo. Posicione o ícone do documento na base do slide. Documentos

Tenha o recurso original disponível. Do menu Inserir escolha Objeto Avaliações e Padrões Os parâmetros utilizados para avaliar os alunos foram: auto-avaliação e uma rubrica que observava os seguintes aspectos da produção de texto: ortografia, relação forma-conteúdo, coerência, pontuação e criatividade. Para os educandos: Maior motivação em freqüentar as aulas Maior assiduidade Melhoria do rendimento escolar- utilização da leitura e escrita como instrumento facilitador das atividades diárias Aumento da auto estima Domínio efetivo do Microsoft PowerPoint Domínio satisfatório da Internet Explorer Desenvolvimento das habilidades de digitação Tenha o recurso original disponível. Do menu Inserir escolha Objeto Selecione Criar do Arquivo .... e clique Procurar ... Escolha o arquivo que você quer para incluir e clique OK Selecione Exibir com ícone e clique Mudar Ícone... e inclua um texto apropriado. Clique OK e inclua caption e clique OK para incluir o arquivo. Posicione o ícone do documento na base do slide.

Parâmetros Curriculares Nacionais Avaliações e Padrões 50% dos professores da escola já apresentam práticas inovadoras utilizando o computador Formação de uma rede de colaboradores entre 18 escolas de diferentes estados brasileiros envolvendo 304 professores. Impacto em escolas da rede pública e particular devido a atuação destes professores também nestes espaços. 6080 alunos beneficiados diretamente. Maior apropriação das ferramentas; Word, Power Point, Publisher, Internet Explorer entre outros. Incorporação da cultura de colaboração entre os professores. Tenha o recurso original disponível. Do menu Inserir escolha Objeto Selecione Criar do Arquivo .... e clique Procurar ... Escolha o arquivo que você quer para incluir e clique OK Selecione Exibir com ícone e clique Mudar Ícone... e inclua um texto apropriado. Clique OK e inclua caption e clique OK para incluir o arquivo. Posicione o ícone do documento na base do slide. Documentos Parâmetros Curriculares Nacionais

Tenha o recurso original disponível. Do menu Inserir escolha Objeto Selecione Criar do Arquivo .... e clique Procurar ... Escolha o arquivo que você quer para incluir e clique OK Selecione Exibir com ícone e clique Mudar Ícone... e inclua um texto apropriado. Clique OK e inclua caption e clique OK para incluir o arquivo. Posicione o ícone do documento na base do slide. Documentos Autores Cristina Devecchi Lopes, Tatiani Ferrari e Juliana Cristina Fiore