Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis

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Transcrição da apresentação:

Para compreender a abordagem de Vygotski e suas contribuições para o ensino Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PROFA. PRISCILA LAROCCA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Quem foi Vygotski Nasceu em Orscha – Bileo Rússia – 1896. . Morreu aos 38 anos de tuberculose. . Formação multidisciplinar: linguística, literatura, antropologia, filosofia, ciências sociais, psicologia, medicina. . Troika: discípulos Luria e Leontiev. . Sofreu censura de suas obras de 1936 a 1956. . Base filosófica de sua teoria: Materialismo Histórico Dialético

A internalização da cultura e a formação dos processos psicológicos superiores DISTINÇÃO ENTRE PROCESSOS ELEMENTARES E PROCESSOS PSICOLÓGICOS SUPERIORES

P. P. SUPERIORES P. P. ELEMENTARES Reflexos, reações automáticas, associações estímulo resposta; Compartilhados c/outras espécies animais; Regulados por mecanismos biológicos; Seguem linha natural de desenvolvimento. P. P. SUPERIORES Ações conscientes e controladas, atenção voluntária, pensamento abstrato, memória ativa, comportamentos deliberados; Tipicamente Humanos; Emergem a partir da interação do sujeito com os membros mais experientes da cultura; Seguem linha cultural de desenvolvimento;

Internalização Uma operação que inicialmente representa uma atividade externa é reconstruída e começa a ocorrer internamente; Um processo interpessoal é transformado em um processo intrapessoal; Tais transformações derivam de uma série de eventos ao longo do desenvolvimento, que continua a mudar até a interiorização definitiva. O sentido da internalização é de “fora para dentro”; Internalização é processo complexo e não é cópia do mundo exterior, pois supõe reconstrução/resignificação; Pela internalização desenvolvemos o plano da consciência; A base da internalização são as operações com signos.

Mediação dos Signos Intervenção de um elemento intermediário numa relação, que deixa de ser direta para ser mediada por esse elemento. S ..........R M

Dois tipos de mediadores: os instrumentos e os signos (conceito marxista de trabalho) Função dos Instrumentos no trabalho: são invenções culturais (ferramentas) voltadas para modificar a natureza externa;

Função dos Signos modificar a natureza interna; são dirigidos para o próprio homem; são instrumentos da atividade psicológica; Signo: elemento que representa outro objeto, evento ou situação; torna presente alguma coisa no plano mental (símbolos, palavras, gestos, desenhos).

Os signos estão presentes na linguagem humana Na função de comunicação. E em outras funções da linguagem, segundo Vygotski: Proporcionando os conceitos com os quais o pensamento trabalha (Função de Pensamento generalizante). Auxiliando no domínio de si e regulação da conduta.

CONCEITO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL - ZDP É através da linguagem (com seus significados que os membros mais experientes da cultura mediam as relações dos menos experientes com o mundo Para Vygotsky o aprendizado está relacionado ao desenvolvimento, fazendo com que este aconteça CONCEITO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL - ZDP

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL É a distância entre o nível real de desenvolvimento e o nível potencial Nível real: definido pelas funções que permitem ao sujeito realizar tarefas e solucionar problemas sozinho Nível potencial: definido através da solução de problemas sob orientação de pessoas mais capazes.

A zona de desenvolvimento proximal permite dizer que o desenvolvimento vem depois e por meio do aprendizado. A mediação que propicia um bom aprendizado propicia também a ampliação do desenvolvimento real do sujeito, do domínio das funções mentais, ao mesmo tempo em que lhe abre novas possibilidades ou novas zdp. Implicações pedagógicas: importância da escolarização na vida dos indivíduos; professores como mediadores; valorização das instruções, demonstrações, apoio e assistência na resolução de problemas, pistas e indicativos.

O ÚNICO BOM ENSINO É O QUE SE ADIANTA AO DESENVOLVIMENTO.