E-mail: ochamon@gmail.com Omar Chamon E-mail: ochamon@gmail.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECURSO ESPECIAL E RECURSO EXTRAORDINÁRIO
Advertisements

DIREITO ADMINISTRATIVO
Metodologia da Análise Crítica da Jurisprudência AULA 3
TRABALHO DE TEORIA GERAL E CRÍTICA DO PROCESSO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO AULA 4 – AS FONTES DO DIREITO
REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS
STF UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
A LEI PROCESSUAL CIVIL.
XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE SERVIDORES DE CÂMARAS MUNICIPAIS
2 Legislação Previdenciária.
ADIN por omissão e ADIN interventiva
Recurso Ordinário Constitucional
APOSENTADORIAS ESPECIAIS NOS RPPS: ASPECTOS GERAIS
Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental
Rafael Pandolfo Doutor PUC/SP e Conselheiro CARF
ASPECTOS LEGAIS DA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO DA APOSENTADORIA Porto Alegre dezembro de 2009 Magadar R.C.Briguet.
Aposentadoria no Serviço Público pelo RPPS: Questões Polêmicas
PROCESSO CONSTITUCIONAL
PROF. ESP. GUSTAVO HENRICK
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
CAPÍTULO V MANDADO DE INJUNÇÃO
APOSENTADORIA ESPECIAL Delúbio Gomes Pereira Silva
O CONCEITO DE “NORMAS GERAIS” EM MATÉRIA DE COMPETÊNCIA LEGISLATIVA CONCORRENTE E SEUS EFEITOS NA GESTÃO E CONTROLE DOS RPPS PRÊMIO MINISTRO GAMA FILHO.
FACULDADES VERIS – METROCAMP CURSO DE DIREITO
Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO
RECURSO EXTRAORDINÁRIO
SEÇÃO DE CONTAGEM DE TEMPO - SCT ENQUADRAMENTO DE FUNÇÃO PERMANENTE
Despesa Pública Na Lei de Responsabilidade Fiscal
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
O Código Eleitoral e o TSE
BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS
MANDADO DE INJUNÇÃO.
DIREITO CONSTITUCIONAL
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
Evolução da Regulamentação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo
DO PROCESSO CONSTITUCIONAL
PREPARATÓRIO - CONCURSO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE GOIÁS PARTE II.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
RECURSO EXTRAORDINÁRIO ( Art. 102, III da C. F. e Art
RECURSO ESPECIAL Resp.
A aposentadoria voluntária do servidor público ao longo das reformas constitucionais.
JUSTIÇA DO TRABALHO II Tribunal Superior do Trabalho
Revisão para OAB 19/04/2017 Revisão para OAB Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade Jurisdição Constitucional e Controle de Constitucionalidade.
HABEAS CORPUS Art
Recurso Ordinário Constitucional Tratado por muitos doutrinadores como Recurso Ordinário Constitucional, teve sua sistemática regulamentada pela Lei 8.038,
Aposentadoria da Pessoa com Deficiência segurada do RGPS
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
GREVE NO SERVIÇO PÚBLICO
Aposentadoria Especial
47º Congresso Nacional ABIPEM
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
AULA 09 – EMBARGOS EMBARGOS
D IREITO C ONSTITUCIONAL TRT/INSS DA NACIONALIDADE – artigos 12 e 13.
FONTES DO DIREITO TRIBUTÁRIO
Recurso Especial Além da dualidade de instâncias ordinárias, existe no sistema processual brasileiro a possibilidade de recursos extremos ou excepcionais.
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL Profº José Victovoski.
PEC 45/2009 PROPOSTA DE EMENDA CONSTITUCIONAL R OBERTO P AULO AMORAS Auditor Geral do Estado Endereço : Rua Domingos Marreiros Nº 2001 Bairro: Fátima -
RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL
TEMAS EMERGENTES Direito Público Unidade III – Efeito Vinculante
A Aposentadoria das Pessoas com Deficiência no Regime Geral de Previdência Social Oscar Valente Cardoso.
ADMINISTRADOR PÚBLICO
Questões Jurídicas de interesse dos RPPS em apreciação no Poder Judiciário Fábio Souza
1. 2 Saúde do trabalhador na Administração Pública: contexto da relação de trabalho e sua repercussão na relação previdenciária.
Faculdade Pitágoras Professora: Fabiana Daniele Simões da Paz DIREITO CONSTITUCIONAL 3 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Omar Chamon
Transcrição da apresentação:

E-mail: ochamon@gmail.com Omar Chamon E-mail: ochamon@gmail.com

Tópicos para reflexão Aposentadoria especial do servidor CF/88– Artigo 40 § 4º- É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores:  I- portadores de deficiência;  II- que exerçam atividades de risco;  III- cujas atividades sejam exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física.   

Tópicos para reflexão STF- Súmula nº33- Aplicam-se ao servidor público, no que couber, as regras do regime geral da previdência social sobre aposentadoria especial de que trata o artigo 40, § 4º, inciso III da Constituição Federal, até a edição de lei complementar específica.

Tópicos para reflexão O que significa súmula vinculante. CF/88 - Artigo 103-A. O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder à sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei. (...)

Tópicos para reflexão Descumprimento da súmula § 3º Do ato administrativo ou decisão judicial que contrariar a súmula aplicável ou que indevidamente a aplicar, caberá reclamação ao Supremo Tribunal Federal que, julgando-a procedente, anulará o ato administrativo ou cassará a decisão judicial reclamada, e determinará que outra seja proferida com ou sem a aplicação da súmula, conforme o caso. 

Tópicos para reflexão Qual legislação deve ser aplicada? A IN INSS 77/15? "Ementa: Mandado de injunção. Aposentadoria especial de servidor público. Art. 40, § 4º, da Constituição Federal, aplicação das normas do Regime Geral de Previdência Social. Súmula Vinculante 33/STF. Agravo desprovido. 1. Segundo a jurisprudência do STF, firmada a partir do julgamento dos Mandados de Injunção 721 e 758 (Min. Marco Aurélio, DJe de 30/11/2007 e DJe de 26/09/2008), a omissão legislativa na regulamentação do art. 40, § 4º, da Constituição deve ser suprida mediante a aplicação das normas do Regime Geral de Previdência Social, atualmente previstas na Lei 8.213/91 e no Decreto 3.048/99. (...) STF Primeira Turma,  DJe de 27.8.2015. Tópicos para reflexão

Tópicos para reflexão Legislação da época do exercício da atividade laboral (Art. 2º da Instrução Normativa MPS/SPPS nº 01, de 2010) a) Até 28 de abril de 1995, data anterior à vigência da Lei nº 9.032, o enquadramento por atividade ou agentes nocivos previstos no Decreto nº 53.831/64 e Decreto nº 83.080/79. b) De 29/04/95 a 5/0397, enquadramento por agente nocivo (decretos de 64 e 79). .

Tópicos para reflexão Legislação da época do exercício da atividade laboral (Art. 2º da Instrução Normativa MPS/SPPS nº 01, de 2010) c) De 6/3/97 a 6/05/99 (rol de agentes nocivos do Anexo IV do Decreto nº 2.172/97). d) a partir de 6/05/97 o Anexo IV do Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999.

Tópicos para reflexão Aposentadoria especial e servidor público portador de necessidades especiais. Deve a Administração acolher? “(...) considerado o contexto ora em exame (pessoa portadora de deficiência), o fato irrecusável é que, com a superveniência da Lei Complementar 142, de 08/05/2013, esta Corte - ao estender à situação de servidores portadores de deficiência (ou de necessidades especiais), por 'analogia legis', referido diploma legislativo - tem rejeitado pretensões recursais que buscam reformar decisões, como a proferida nesta causa, que reconheceu, em favor de agentes públicos nas condições do art. 40, § 4º, I, da Constituição Federal, o direito à aposentadoria especial. STF (MI 3322 - Tribunal Pleno, DJe de 30.10.2014)

Tópicos para reflexão Aplicação retroativa para servidores com deficiência. "Ementa: (...) Mandado de injunção impetrado com base no art. 40, § 4º, I, da Constituição, que assegura o direito à aposentadoria especial aos servidores portadores de deficiência. 2. Ordem concedida nos termos da integração realizada pelo Plenário do STF: aplicação supletiva do art. 57 da Lei nº 8.213/1991, com relação ao período anterior à entrada em vigor da LC 142/2013, e do disposto na referida Lei Complementar, no que se refere ao período posterior. (...) STF - (MI 4625 AgrR, Relator Ministro Roberto Barroso, Tribunal Pleno,  DJe de 20.11.2014)  

Tópicos para reflexão Servidores militares estaduais ou outras atividades de risco. (...) nos termos do art. 42 da Carta, não são aplicáveis aos servidores militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios as regras relativas aos critérios diferenciados de aposentadoria de servidores civis que exerçam atividades de risco ou sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física. Isso porque, nesses casos, cabe à lei própria fixar o regime jurídico de aposentadoria dos servidores militares. E, existindo norma específica (Lei Complementar nº 51/1985 ou Decreto-Lei estadual nº 260/1970), não há que se falar em omissão legislativa. Nesse sentido, veja-se o MI 5.390- AgR, Rel. Min. Cármen Lúcia; e o MI 2.283-AgR, julgado sob a relatoria do Ministro Dias Toffoli, (..)" (ARE 775070 Agr. Reg) Primeira Turma, julgamento em 30.9.2014, DJe de 22.10.2014)

Tópicos para reflexão Ausência de previsão constitucional sobre contagem diferenciada de tempo (conversão de tempo especial em comum). (...) Com efeito, a jurisprudência dessa Corte assentou o não cabimento de mandado de injunção que visa a contagem diferenciada e posterior averbação de tempo do serviço prestado em condições especiais, uma vez que não há previsão constitucional da referida contagem." (MI 1278AgR, Tribunal Pleno, julgamento em 30.4.2014, DJe de 19.5.2014) Tendência a considerar como tempo fictício (vedado pelo artigo 40, parágrafo 10).

Tópicos para reflexão Valor das aposentadorias (servidores antigos). Instrução Normativa MPS/SPPS/nº 01, de 22 de julho de 2010 (não admite aplicação das regras de transição).

Tópicos para reflexão O uso de EPI eficaz (posição atual do Supremo Tribunal Federal) – Desde qual data? Necessidade de contato habitual e permanente com o agente (posição da jurisprudência).

Tópicos para reflexão Laudo extemporâneo (posição da jurisprudência). Rol exaustivo ou exemplificativo (posição da Administração e da jurisprudência). Laudos técnicos por similaridade (tendência jurisprudencial).

Tópicos para reflexão Ruído: superior a 80 decibéis até a edição do Decreto nº 2.171/1997. Após, o patamar mínimo de ruído é o superior a 90 decibéis. Por fim, a partir da entrada em vigor do Decreto 4.882, em 18.11.2003, o limite de tolerância ao agente físico ruído passou a ser de 85 decibéis. Necessidade de laudo técnico anterior a março de 1997 (calor e ruído).

Tópicos para reflexão Adicional de periculosidade (insuficiente para provar a atividade especial). Cabe mandado de injunção no TJ? Ou apenas perante o STF? Há precedentes do STF no sentido de que cabe apenas perante o STF. Há precedentes do TJ em sentido oposto (CF/88 – artigo 24, inciso XII).