PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA

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Transcrição da apresentação:

PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA MARIA ISABEL ALARCÃO

Tema muito badalado Porquê? Educador Reflexivo Tema muito badalado Porquê?

Porque os educadores não podem ser: Burocratas Correias de transmissão de decisões de outros Distribuidores de conhecimentos

Porque os educadores querem ser: Profissionais do humano Homens e mulheres de cultura Informadores informados Gestores de aprendizagens Analistas críticos da realidade

“É assim que venho tentando ser professor, assumindo minhas convicções, disponível ao saber, sensível à boniteza da prática educativa, instigado por seus desafios que não lhe permitem burocratizar-se, assumindo minhas limitações, acompanhadas sempre do esforço por superá-las, limitações que não procuro esconder em nome mesmo do respeito que me tenho e aos educandos” (Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia)

Razões sócio-históricas O avanço rápido das informações A importância da comunicação A sociedade da aprendizagem A responsabilização A escola para todos A multiplicidade de funções do educador

Educador reflexivo Atuação flexível e contextualizada Diálogo com a realidade Mobilização e reconstrução de saberes Aprendizagem continuada Reflexão na e sobre a acção

Escola reflexiva “Organização que continuadamente se pensa a si própria, na sua missão social e na sua estrutura e se confronta com o desenrolar da sua atividade num processo heurístico, simultaneamente avaliativo e formativo” (Alarcão, 2001)

Como formar um educador reflexivo? Como formar-se como educador reflexivo?

As estratégias para uma formação reflexiva se apoiam numa atitude de questionamento sustentado por: Uma vontade de melhor conhecer e melhor agir (querer) Referenciais teóricos de análise (saberes) Domínio das metodologias apropriadas (métodos) Encorajamento e apoio (suporte afetivo - motivacional)

Conhecer e conhecer-se para agir em situação Finalidade Conhecer e conhecer-se para agir em situação

Algumas estratégias Perguntas pedagógicas Observação conjugada com reflexão Análise de casos Pesquisa - acção Portfólios de desenvolvimento Portfólios reflexivos Reflexões em grupo

Perguntas pedagógicas Descrição Interpretação Confronto Reconstrução

Observação Observação “é um processo… orientado por um objetivo / fim ou organizador e dirigido sobre um objeto para dele recolher informações” (De Ketele, 1980: 27)

“Observar não implica apenas constatar o que se passa, mas também colocar questões, ou seja, desmontar a situação. Porque é que é assim? Quais as razões? E se fosse de outra maneira?”

Observação conjugada com reflexão Acompanhada pela reflexão, a observação é o ponto de apoio que facilita o conhecimento e o auto-conhecimento

Análise de casos São descrições contextualizadas Desocultam as teorias subjacentes Clarificam os referentes teóricos Revelam conhecimentos sobre algo Têm valor epistêmico

Caso “Um caso, entendido na sua globalidade, não é apenas o relato de um acontecimento ou incidente. Para que se possa chamar de caso é preciso que se teorize…Um acontecimento pode ser descrito, um caso tem de ser explicado, interpretado, discutido, dissecado e reconstruído. Assim se pode concluir que, não há nenhum acontecimento que se constitua num verdadeiro caso, sem a correspondente interpretação teórica.” (Shulman, 1986)

Pesquisa - ação Combina conhecimento e experimentação através do questionamento e da observação conjugada com a reflexão

Narrativas Escrever implica refletir Intencionalidade refletida

Portfólios de desenvolvimento “ Um conjunto coerente de documentação refletidamente selecionada, significati-vamente comentada e sistematicamente organizada e contextualizada no tempo, reveladora” do desenvolvimento profis-sional. (Alarcão)

Portfólios reflexivos com enfoques Formativos Continuados Reflexivos Compreensivos (Sá – Chaves,2000)

Reflexões em grupo Ver como “se…” Escutar a voz dos outros Partilhar Fazer/receber supervisão horizontal Comprometer-se em conjunto Sentir apoio

Quadro de análise de estratégias de formação reflexiva Dimensões de análise Estratégias objetivos processos contextos conhecer conhecer-se questionamento observação individual em grupo perguntas pedagógicas √ observação e reflexão análise de casos pesquisa - ação narrativas portfólios reflexões em grupo

Diálogo Consigo Com os outros Com as tarefas

O que é ser-se educador reflexivo, afinal? É agir, pensando É saber quem se é É compreender as razões do nosso agir É ter consciência do lugar que ocupamos na sociedade É ser responsável

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática” (Paulo Freire, em A Educação na Cidade)