Superintendente de Serviços Ambulatoriais e Comercial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
Cadeia logística integrada supply chain
Avaliação de Desempenho & Qualidade
Questões sobre Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde
Modelo Integrado de Gestão de Excelência
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
O setor de saúde e suas relações – Um desafio para diversos atores
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
Atividade R05 Grupo 3 Turma 19.
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Uma experiência da Universidade Corporativa Petrobras
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Logística Empresarial
TAREFA R04 Grupo:1993. Suppply Chain! É todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos.
A Qualidade e a Avaliação dos Serviços de Saúde e de Enfermagem
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Apresentação do Sistema Geral do Sistema
Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional
Teorias Modernas de Gestão
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Relacionamento entre Prestadores e Operadoras Rio de Janeiro, 16 de julho de 2009.
Qualificação Assistencial no Setor Suplementar de Saúde
DIRETRIZES CLÍNICAS COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA SUPLEMENTAR: O PAPEL DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE Margareth Crisóstomo Portela.
Qualidade Fazendo diferença
Gerenciamento de Processos - PNQ
QUALIDADE E AVALIAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE Profª. Marcela Araujo.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Enrico De Vettori Setembro de 2014
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
REDES CREDENCIADAS DESENVOLVIMENTO E RELACIONAMENTO Maio
NME – Novos Modelos de Empresas
Câmara Técnica de Mecanismos de Regulação Reunião ANS - 24/10/12 Câmara Técnica de Mecanismos de Regulação Reunião ANS - 24/10/12.
8º Semestre de Debates GVsaúde Impactos da Crise Econômica na Saúde DR. ARLINDO DE ALMEIDA Presidente Abramge 16/03/2009.
EMPRESA SCMFARMA Redesenho do Processo de Sincronismo Mercado – Operação. Apresentação à Diretoria: validação das idéias a serem desenvolvidas e implementadas.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
MATRIZ BCG.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Turma 19 Grupo M Subgrupo X Andryani Piacini e Lucas Silva Santos Unidade 3 O contexto que exigiu a mudança no papel da logística Com o advento da globalização,
Sistema de atenção suplementar no brasil
Planejamento Urbano e Plano Diretor
O modelo de Cuidado Integrado na Saúde Suplementar Uma experiência no Rio de Janeiro Anelise Fonseca Médica, Doutora em Epidemiologia ENSP/Fiocruz Coord.
Plano de SI Aula 5 – 1º Bimestre. As empresas buscam: Excelência operacional Novos produtos Melhor relacionamento com clientes e fornecedores Melhor tomada.
A Construção do Plano de Negócio
NME – Novos Modelos de Empresas Grupo: Plano de Saúde Empresa: Amil Saúde Assistência Médica Grupo 1: Gilmar Gumier Leonardo Arikawa R. Moreira Mario Rolim.
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Porto Alegre, 13 de novembro de Cenário Atual e Perspectivas da Saúde Suplementar.
Gerenciamento de riscos
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
UMA VISÃO GERAL Eduardo Cláudio Nicácio FATEC São Bernardo do Campo.
Princípios de gestão da qualidade
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
7º Seminário FEMIPA – “Novos Rumos para a Saúde!! Financiamento, Custeio e Gestão 13 de novembro de º Seminário FEMIPA l - Curitiba (PR) - 13/11/
Saneamento Básico um Direito de Todos 46ª Assembleia Nacional da Assemae.
Palestra InfoPLD Eficiência Econômica e a Formação de Preço de Curto Prazo no Setor Elétrico São Paulo, 05 de março de 2012.
A atividade inovadora 2005 – Manual de Oslo – 3a. edição FINEP patrocina em 2007 a tradução para o português.
Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento 1 SEMINÁRIO CNI - ITB COMO ELIMINAR OS GARGALOS E UNIVERSALIZAR OS SERVIÇOS DE SANEAMENTO Apresentação:
CMMI Capability Maturity Model Integration
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Objetivos e Instrumentos
Transcrição da apresentação:

Superintendente de Serviços Ambulatoriais e Comercial Modelos de Remuneração e Excelência Operacional em Saúde - o que podemos mudar para melhorar ? Ary Ribeiro Superintendente de Serviços Ambulatoriais e Comercial MD; PhD

O “mercado de saúde”, mesmo com suas particularidades, é um “mercado” e está submetido a forças econômicas fundamentais de oferta e demanda. Mas, a relação entre estas forças não funciona como em outros “mercados”. The McKinsey Quarterly; Sept 2008. Health care costs: A market-based view

Entendendo os custos em saude - os cinco principais direcionadores Entendendo os custos em saude - os cinco principais direcionadores. A equação combina prevalência, frequência, escolha de modalidade de tratamento, quantidade de insumos, de serviços e preços.

Se pensarmos a equação de custos como um “balão”, podemos entender as dificuldades em controlar a inflação da saúde. Se tentarmos “apertar apenas um ponto do balão”, o custo pode aparecer em outros pontos. E este tem sido um dos equivocos em nosso sistema.

O grau de transferência de risco para prestadores de serviço aumenta na proporção direta em que estes assumem os direcionadores do custo total per capita em saúde, de uma população. A evolução do modelo tem como pilar a mudança do foco em volume, para o foco em valor.

Qual é a melhor modalidade de pagamento para um sistema? A combinação de modalidades. Analisar quantidade / variação do custo por episódio e frequência / variação do episódio por condição. Health Affairs; 28, no.5, 2009: 1418 - 1428

Problemas identificados: No Brasil, o modelo de remuneração predominante induz a produção e volume, sem alinhamento com qualidade e resultados assistenciais e tem baixo garu de compartilhamento de risco Contexto atual: O modelo de remuneração dos serviços de saúde no Brasil não é homogêneo e, em alguns casos, privilegia o consumo em detrimento da qualidade Problemas identificados: No sistema de saúde brasileiro, deve-se buscar novos modelos de remuneração que priorizem a qualidade do atendimento Tendências: Internacionalmente são desenvolvidos modelos de remuneração que supõem “risco compartilhado” entre o financiador e o fornecedor ANAHP - Livro Branco | Brasil Saúde 2015. anahp.com.br/livrobranco

O Grupo de Trabalho (ANS) sobre Remuneração de Hospitais produziu três documentos orientadores, disponíveis no site da ANS Sistemática de Remuneração dos Hospitais que atuam na Saúde Suplementar: Diretrizes e Rumos - Junho 2011 Sistemática de Remuneração dos Hospitais que atuam na Saúde Suplementar: Procedimentos Gerenciados - Outubro 2012 Sistemática de Remuneração dos Hospitais que atuam na Saúde Suplementar: Conta Aberta Aprimorada / Tabela Compacta - Outubro 2012 http://www.ans.gov.br/index.php/aans/transparencia-institucional/agenda-regulatoria

Implementação de DRG entrou em pauta GT ANS. A forma de remuneração do evento assistencial é definida pela sua variabilidade. Um avanço conceitual, mas, insuficiente?! Considerando as tendências internacionais, estamos abordando, de forma parcial, 3 dos 5 direcionadores do custo em saude. E, migração de margem! Implementação de DRG entrou em pauta http://www.ans.gov.br/index.php/aans/transparencia-institucional/agenda-regulatoria

Resistência em deixar usar a modalidade “Fee for Service”; Mesmo havendo o entendimento da necessidade de aprimoramento do modelo de remuneração, existem barreiras signficativas na implementação, que tornam o processo lento e indicam que o mesmo deve ter abordagem de transição, sem atropelos ou oportunismos. VISÃO USA: DEZ BARREIRAS! Resistência em deixar usar a modalidade “Fee for Service”; Ter a expectativa que prestadores de serviços vão assumir custos que não podem controlar; Remuneração médica baseada em volume e não em valor; Falta de informação para definir valores de pagamentos; Ausência de engajamento dos pacientes; Métricas inadequadas para aferir a qualidade do cuidado; Ausência de alinhamento entre os pagadores; Impacto negativo para hospitais; Políticas que favorecem concentração de poder de negociação; Ausência de mecanismos neutros de mediação. Tradução livre de Miller HD. Ten Barriers to Healthcare Payment Reform and How to Overcome Them. Center for Healthcare Quality and Payment Reform. December 2012.

Superintendente de Serviços Ambulatoriais e Comercial Modelos de Remuneração e Excelência Operacional em Saúde - o que podemos mudar para melhorar ? Pontos para uma Agenda Positiva Ary Ribeiro MD, PhD Superintendente de Serviços Ambulatoriais e Comercial

O modelo assistencial deve ser integrado, com foco no paciente e na continuidade dos cuidados, com ações específicas, organizadas por tipo de atenção. ANAHP - Livro Branco | Brasil Saúde 2015. anahp.com.br/livrobranco

2= custo agregado por todo o episodio do cuidado Direcionamento da reforma. Valor: a relação entre a qualidade do cuidado e o preço pago por ele. 1= resultado clínico e segurança assistencial + experiências do paciente 2= custo agregado por todo o episodio do cuidado Value in Health Care. Current State and Future Directions. HFMA; June 2011 Observatório ANAHP 2012

Na mudança de modelo de remuneração é de fundamental importância haver clareza do que significa qualidade. Colocando o paciente no lugar que deve ocupar – o centro, a primeira dimensão da qualidade é o acesso. Uma vez que haja acesso ao sistema, três outras dimensões são fundamentais: segurança, resultados assistenciais e respeito ao indivíduo. Value in Health Care. Current State and Future Directions. HFMA; June 2011: Observatorio ANAHP 2012

Precisamos demonstrar a viabilidade da mudança dos modelos de remuneração e cuidado. Assim como desenvolvemos “business plan” para nossos negocios, precisamos desenvolver um “business case” para as reformas. Making the Business Case for Payment and Delivery Reform. Harold D. Miller. Center for Healthcare Quality And Payment Reform

Regional Health Improvement Collaboratives: Uma iniciativa que devemos analisar, como parte de uma agenda positiva para a reforma do modelo de remuneração no Brasil. Esforços coordenados, regionais e com facilitador “neutro” www.nrhi.org/publications/essential-elements-successful-healthcare-reform/

Organizações “non-profit”, regionais (Região Metropolitana ou Estado) Regional Health Improvement Collaboratives: esforços coordenados, regionais e com facilitador “neutro”. Uma visão adaptada a nossa realidade - não inclui ANS / Governo. Organizações “non-profit”, regionais (Região Metropolitana ou Estado) Governança: “multi-stakeholder” (prestadores-médicos, hospitais, medicina diagnóstica), pagadores (operadoras), financiadores / compradores (empresas, associações), consumidores (usuários) Ajudam os “stakeholders” na sua comunidade / região a identificar oportunidades de melhoria da qualidade e valor em saúde, e facilitam planejamento e implementação das estratégias relacionadas as oportunidades. Se posiciona como um facilitador neutro e confiável para os “stakeholders” (estimulando adoção de soluções ganha-ganha) www.nrhi.org/publications/essential-elements-successful-healthcare-reform/

Aumento do engajamento do Corpo Clínico gera utilização mais racional de recursos e redução de custos adicionais

2011. Advisory Board. Securing Doctor Alignment

Alignment No Longer Just About Volume Capture 2013. Advisory Board. Partnering with physicians for supply chain reform

O modelo de remuneração e de prestação devem obedecer a uma co-evolução com visão de longo prazo. O processo de transição do modelo de remuneração deve ser progressivo, com etapas intermediárias. Health Affairs; 28, no.5, 2009: 1418 - 1428

Superintendente de Serviços Ambulatoriais e Comercial Modelos de Remuneração e Excelência Operacional em Saúde - o que podemos mudar para melhorar ? Ary Ribeiro Superintendente de Serviços Ambulatoriais e Comercial MD; PhD