PROCEDIMENTOS DE ENSINO Prof. Davi Rodrigues
O QUE É NECESSÁRIO PARA ENSINAR? ESTRATÉGIA: Meios disponíveis para atingir os objetivos específicos; MÉTODO: Roteiro geral para a atividade; PROCEDIMENTOS: É a operacionalização do método.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO AULA EXPOSITIVA; DISCUSSÃO E DEBATE; ESTUDO DIRIGIDO; SEMINÁRIO; ESTUDO DO MEIO.
AULA EXPOSITIVA Apresentação de um tema logicamente estruturado; O conhecimento deve ser passado com clareza, objetividade, procurando manter os educandos em atitude reflexiva;
AULA EXPOSITIVA Deve ser explorado as vivências dos educandos para enriquecer ou comprovar a exposição; É necessário que o educador use o diálogo com seus educandos;
DEBATE E DISCUSSÃO EM GRUPO Oportunidade de trocar idéias e opiniões, desenvolvendo habilidades necessárias à prática da convivência; Tem como finalidades: enriquecer experiências, treinar capacidade de liderança e tolerância, desenvolver senso crítico, criatividade e espírito de cooperação.
ESTUDO DO MEIO Possibilita estabelecer relações entre a teoria e a prática; Aprender a conviver com as diferenças sócio-econômico, cultural e religiosas; Observação de novas realidades.
QUE MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZAR? Objetivos Educacionais Experiência didática do educador Estrutura do assunto e tipo de aprendizagem envolvido Escolha de métodos e técnicas de ensino Tempo disponível Tipos de educandos Condições Físicas
OBJETIVOS EDUCACIONAIS E TÉCNICAS MAIS ADEQUADAS Objetivo educacional Técnicas mais adequadas Transmitir informações Aula expositiva Instrução Programada Desenvolver a capacidade de verbalização Perguntas e respostas Trabalho em grupo Conseguir que os educandos expressem suas opiniões Desenvolver a capacidade de compreensão de textos Estudo dirigido Trabalhar em equipe na solução de problemas Solução de problemas Projetos