PSICOTERAPIA BREVE 2009 PROFA MICHELE M. BONON

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Dinâmica e Gênese dos Grupos
PROJETO DE PESQUISA.
FUNÇÃO AGREGAR PESSOAS:
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
Rotina na Alfabetização:
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Projetos de Aprendizagem: desenvolvimento e registro
Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Vygotsky – Pensamento e linguagem
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
Diagnóstico do Problema de Aprendizagem
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
A sociologia de Florestan Fernandes
Psicologia Jurídica Instrumentação Profissional para Psicólogos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Terapia comportamental
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Capítulo 7 Direção.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Psicoterapia Breve Psicodinâmica ou de Orientação Psicanalítica
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Metodologia de Pesquisa
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Técnicas de Investigação da Personalidade I
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Natureza, objetivos e funções da Ciência.
Plano de Ensino AHP 2011.
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
Capítulo 7 Direção.
Prof. Esp. Felipe Mio de Carvalho CRP 06/109385
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Períodos no desenvolvimento da terapia centrada na pessoa (HART, 1970)
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PSICOLOGIA PSICOTERAPIA BREVE 2009 MICHELE MAZZOCATO BONON DINAMISMOS E NÍVEIS DE MUDANÇA.
Prof. Esp. Felipe Mio de Carvalho CRP
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
ÉTICA, COMPUTAÇÃO E SOCIEDADE
Novembro 2010 Sara Ferro A SUPERVISÃO EM GRUPANÁLISE “Suas potencialidades” XI Congresso da SPG HORIZONTES E ODISSEIAS EM GRUPANÁLISE.
Importância de Ferenczi
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Tipos de conhecimento e método científico
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
PSICODIAGNÓSTICO Jorge Luiz de Sales.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Carolina Gonçalves Gabriela Cervo Gilberto Marques Mirelle Paula 1 Lavras – MG 2011.
Aprendizagem da matemática
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PSICOLOGIA PSICOTERAPIA BREVE 2009 MICHELE MAZZOCATO BONON DINAMISMOS E NÍVEIS DE MUDANÇA.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
Matriz de avaliação processual
Conceituação Cognitiva
Transcrição da apresentação:

PSICOTERAPIA BREVE 2009 PROFA MICHELE M. BONON UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE PSICOLOGIA PSICOTERAPIA BREVE 2009 PROFA MICHELE M. BONON

FIORINI, HÉCTOR JUAN TEORIA E TÉCNICA DE PSICOTERAPIAS CAPÍTULO 5 – OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO CAPÍTULO 6 – O CONCEITO DE FOCO CAPÍTULO 7 – A RELAÇÃO DE TRABALHO CAPÍTULO 8 – AS FUNÇÕES EGÓICAS NO PROCESSO TERAPÊUTICO

CAPÍTULO 5 OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO TRABALHOS TEÓRICOS E OBSERVAÇÕES CLÍNICAS REVELAM A PRESENÇA COMPLEXO ENTRECRUZAMENTO DE INFLUÊNCIAS DE MUDANÇA NA PSICOTERAPIA

OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO FENÔMENOS BÁSICOS PILARES DESENPENHAM UM DE PAPEL ORGANIZADORES DE UM PROCESSO TERAPÊUTICO

OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO FIORINI ENFATIZA 3 PILARES SOBRE OS QUAIS SE CONSTRÓI UM SISTEMA DE INFLUENCIA DE MUDANÇA:- ATIVAÇÃO EGÓICA ELABORAÇÃO DE UM FOCO RELAÇÃO DE TRABALHO ESTES PILARES CONSTITUEM UM TRIPÉ DE SUSTENTAÇÃO DO PROCESSO

OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO FOCO ATIVAÇÃO DAS FUNÇÕES EGÓICAS PROCESSO TERAPÊUTICO RELAÇÃO DE TRABALHO PERSONIFICADA

OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO PRODUZIR NO PACIENTE UMA ATIVAÇÃO DE SUAS FUNÇÕES EGÓICAS POR MEIO DAS QUAIS TORNE POSSÍVEL ELABORAR DE MODO FOCALIZADO A PROBLEMÁTICA INSERIDA NUMA SITUAÇÃO VITAL ESPECÍFICA

OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO COM BASE NO DIRECIONAMENTO NO ESTÍMULO E NAS REALIZAÇÕES SIMBÓLICAS DO VÍNCULO VIVIDO NUMA RELAÇÃO DE TRABALHO PERSONIFICADA COM O TERAPEUTA

OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO COM A CORRELATIVA ATIVAÇÃO DAS FUNÇÕES EGÓICAS DESTE ÚLTIMO.

OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO FOCO ATIVAÇÃO DAS FUNÇÕES EGÓICAS PROCESSO TERAPÊUTICO RELAÇÃO DE TRABALHO PERSONIFICADA

OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO CAPÍTULO 6, 7 E 8 ASPECTOS TEÓRICOS E TÉCNICOS VINCULADOS A CADA UM DOS EIXOS EM QUESTÃO

CAPÍTULO 6 O CONCEITO DE FOCO FIORINI articula a possibilidade de trabalhar um MODELO TEÓRICO de foco que até o momento é impreciso em função

O CONCEITO DE FOCO O CONCEITO DE FOCO da pluralidade de conceitos e da coexistência de formulações que enfatizam diferentes aspectos:- sintomáticos, interacionais, caracteriológicos e técnicos.

Considerar a origem EMPÍRICA do Conceito de FOCO. IMPORTANTE Considerar a origem EMPÍRICA do Conceito de FOCO. Conceito Elaborado a Partir da Experiência Clinica

1. A ESTRUTURA DO FOCO COMPONENTES REGULADORES O CONCEITO DE FOCO 1. A ESTRUTURA DO FOCO COMPONENTES REGULADORES

COMO DELIMITAÇÃO DE UMA TOTALIDADE CONCRETA SINTÉTICA O CONCEITO DE FOCO COMPONENTES DO FOCO FIORINI ESTABELECE O FOCO COMO DELIMITAÇÃO DE UMA TOTALIDADE CONCRETA SINTÉTICA

COMPONENTES A ESTRUTURA DO FOCO COMPONENTES DO FOCO FIGURA P. 96 O CONCEITO DE FOCO COMPONENTES A ESTRUTURA DO FOCO COMPONENTES DO FOCO FIGURA P. 96

O CONCEITO DE FOCO A ESTRUTURA DO FOCO

A PROFUNDIDADE COM QUE SE INDAGUE O PAPEL DE CADA UM DOS COMPONENTES O CONCEITO DE FOCO REGULADORES DO FOCO A PROFUNDIDADE COM QUE SE INDAGUE O PAPEL DE CADA UM DOS COMPONENTES NA ESTRUTURA E NAS ARTICULAÇÕES DO FOCO COMO UM TODO DEPENDE DESTE OUTRO CONJUNTO DE FATORES PRÓPRIOS DA SITUAÇÃO TERAPÊUTICA

REGULADORES A ESTRUTURA DO FOCO REGULADORES DO FOCO FIGURA P. 97 O CONCEITO DE FOCO REGULADORES A ESTRUTURA DO FOCO REGULADORES DO FOCO FIGURA P. 97

SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 1 2 4 O CONCEITO DE FOCO SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 1 2 4

SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 1 O PACIENTE INICIA A SESSÃO O CONCEITO DE FOCO SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 1 O PACIENTE INICIA A SESSÃO TRAZENDO UM MATERIAL DISPERSO, COMPOSTO DE EPISÓDIOS RECENTES, RECORDAÇÕES, OBSERVAÇÕES SOBRE OS OUTROS E VIVÊNCIAS PESSOAIS

SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 2 O CONCEITO DE FOCO SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 2 O TERAPEUTA INTERVEM COM PERGUNTAS ORIENTADAS NUMA DIREÇÃO ESPECÍFICA OU ENTÃO REFORMULA O RELATO ENFATIZANDO DE MODO SELETIVO CERTOS ELEMENTOS DO PONTO DE VISTA DA SITUAÇÃO-FOCO

SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 3 O PACIENTE RECEBE ESTA REFORMULAÇÃO O CONCEITO DE FOCO SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 3 O PACIENTE RECEBE ESTA REFORMULAÇÃO E COMEÇA A OPERAR COM ELA PRODUZ ASSOCIAÇÕES AMPLIA ELEMENTOS RECORTADOS PELO TERAPEUTA

SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 4 NOVAS INTERVENÇÕES DO TERAPEUTA O CONCEITO DE FOCO SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO 4 NOVAS INTERVENÇÕES DO TERAPEUTA EM ELEMENTOS PARCIAIS COMPONENTES DA SITUAÇÃO EM ARTICULAÇÕES DO CONJUNTO DUPLO MOVIMENTO ANALITICO-SINTÉTICO

SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO DUPLO MOVIMENTO ANALITICO-SINTÉTICO O CONCEITO DE FOCO SEQUÊNCIA DO TRABALHO COM O FOCO DUPLO MOVIMENTO ANALITICO-SINTÉTICO TRATA-SE DE UM MOVIMENTO EM QUE SE TRABALHA AO MESMO TEMPO SOBRE OS DETALHES E SOBRE O CONJUNTO

3. O FOCO NA SESSÃO CASO ERNESTO CASO ANDREA O CONCEITO DE FOCO 3. O FOCO NA SESSÃO CASO ERNESTO CASO ANDREA

4. EVOLUÇÃO DO FOCO O CONCEITO DE FOCO PROCESSOS TERAPÊUTICOS MAIS LONGOS O FOCO PODE IR SE MODIFICANDO DESDOBRA-SE UMA SUCESSÃO DE FOCOS CADA UM DELES CARACTERIZANDO UMA ETAPA D O PROCESSO

A EVOLUÇÃO DO FOCO CONSISTE APENAS O CONCEITO DE FOCO 4. EVOLUÇÃO DO FOCO PSICOTERAPIA BREVE A EVOLUÇÃO DO FOCO CONSISTE APENAS NO ENRIQUECIMENTO DO MODELO ESTRUTURAL

DIFERENÇAS QUALITATIVAS PSICOTERAPIA BREVE 3 A 6 MESES O CONCEITO DE FOCO 4. EVOLUÇÃO DO FOCO DIFERENÇAS QUALITATIVAS PSICOTERAPIA BREVE 3 A 6 MESES PSICOTERAPIA DE PRAZO MODERADO 7 A 17 MESES PSICOTERAPIA PROLONGADA ACIMA DE 18 MESES

CAPÍTULO 7 A RELAÇÃO DE TRABALHO MODALIDADE DE VÍNCULO “ RELAÇÃO FRUTO DA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA DE VIVÊ-LA. DEPOIS DE TÊ-LA EXPERIMENTADO PLENAMENTE NA PRÁTICA CLÍNICA É QUE SE PODE TENTAR CONCEITUÁ-LA”.

RELAÇÃO DE TRABALHO RELAÇÃO INTERPESSOAL COTIDIANA NA QUAL 2 INTERLOCUTORES (OU +) MANTÉM UM DIÁLOGO ATRAVÉS DA COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO VERBAL E COMPARTILHAM UMA TAREFA EM UMA RELAÇÃO IGUALITÁRIA AINDA QUE COM PAPÉIS DIFERENCIADOS

RELAÇÃO DE TRABALHO O FUNCIONAMENTO DESSA RELAÇÃO DEPENDERÁ DE 2 ASPECTOS:- DE VÁRIAS CONDIÇÕES DO PACIENTE E DA CAPACIDADE DO TERAPEUTA EM OFERECER CONTRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS AO VÍNCULO = ATITUDES DO TERAPEUTA

RELAÇÃO DE TRABALHO NOSSA ATENÇÃO ESTARÁ DIRECIONADA A ESTE ASPECTO REGULADOR DA RELAÇÃO DE TRABALHO DA CAPACIDADE DO TERAPEUTA EM OFERECER CONTRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS AO VÍNCULO = ATITUDES DO TERAPEUTA

1. OS TRAÇOS GERAIS DA CONTRIBUIÇÃO DO TERAPEUTA RELAÇÃO DE TRABALHO 1. OS TRAÇOS GERAIS DA CONTRIBUIÇÃO DO TERAPEUTA FIORINI DELIMITA UM CONJUNTO DE TRAÇOS QUE PERMITEM ESBOÇAR UM PERFIL DO PAPEL DO TERAPEUTA NO PROCESSO DA PSICOTERAPIA

RELAÇÃO DE TRABALHO 1. CONJUNTO EMPÁTICO MANIFESTO TERAPEUTA SUGERE EVIDÊNCIAS DE SUA CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DA EXPRESSÃO DO PACIENTE ATRAVÉS DA PERSPECTIVA DELE

RELAÇÃO DE TRABALHO 1. CONJUNTO EMPÁTICO MANIFESTO ESCUTA ATENTA SEGUIR O RELATO EXPRESSÃO DE GESTOS FACILITAÇÃO DA COMUNICAÇÃO (SIM...; ENTENDO...; E ENTÃO...)

RELAÇÃO DE TRABALHO 2. ACOLHIMENTO DEMONSTRAÇÕES AFETO TERNURA SOLIDARIEDADE E SIMPATIA PELA CONDIÇÃO HUMANA

PROPORCIONA A CRIAÇÃO DE UM CLIMA DE RELAÇÃO DE TRABALHO 3. ESPONTANEIDADE PROPORCIONA A CRIAÇÃO DE UM CLIMA DE LIBERDADE CRIATIVIDADE TOLERÂNCIA

RELAÇÃO ENTRE SENSIBILIDADE E EXPRESSIVIDADE RELAÇÃO DE TRABALHO 3. ESPONTANEIDADE RELAÇÃO ENTRE SENSIBILIDADE E EXPRESSIVIDADE MODELO CORPORAL POSTURAL GESTUAL TONAL

PAPEL ATIVO DO TERAPEUTA NO ESTIMULO DA TAREFA RELAÇÃO DE TRABALHO 4. INICIATIVA PAPEL ATIVO DO TERAPEUTA NO ESTIMULO DA TAREFA INTERROGA ORIENTA A BUSCA SOLICITA DETALHES CONSTRÓI MODELOS

RELAÇÃO DE TRABALHO 4. INICIATIVA PROPÕES TESTES FAZ BALANÇOS TRAÇA PERSPECTIVAS VAI ALÉM DA INTERPRETAÇÃO CONCEPÇÃO DA TAREFA COMO TRABALHO EM EQUIPE ENTRE TERAPEUTA E PACIENTE

RELAÇÃO DE TRABALHO 4. INICIATIVA ATUAÇÃO ATIVA ATRAVÉS DE SONDAGENS CONSTANTES OPERA COMO UMA SOLICITAÇÃO DA ATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO DO PACIENTE

RELAÇÃO DE TRABALHO 4. INICIATIVA ATUAÇÃO ATIVA EXPRESSA PELA INICIATIVA DO TERAPEUTA CONSTANTE ATIVADORA DAS CAPACIDADES EGÓICAS DO PACIENTE TAREFA FUNDAMENTAL DA RELAÇÃO DE TRABALHO

RELAÇÃO DE TRABALHO 5. ATITUDE DOCENTE MOBILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS DO TERAPEUTA DESTINADOS A FACILITAR AS APRENDIZAGENS QUE CONSTITUEM UMA PARTE ESSENCIAL DO PROCESSO TERAPEUTICO

PRINCIPIOS PEDAGÓGICOS GERAIS RELAÇÃO DE TRABALHO 5. ATITUDE DOCENTE APLICANDO PRINCIPIOS PEDAGÓGICOS GERAIS FAZENDO USO DE UM ARSENAL DIDÁTICO

PRINCIPIOS PEDAGÓGICOS GERAIS RELAÇÃO DE TRABALHO 5. ATITUDE DOCENTE PRINCIPIOS PEDAGÓGICOS GERAIS MOTIVAR PARA A TAREFA ESCLARECER OS OBJETIVOS REFORÇAR TODO AVANÇO NA TAREFA

RELAÇÃO DE TRABALHO ARSENAL DIDÁTICO 5. ATITUDE DOCENTE D) CLAREZA DO MÉTODO EXPOSITIVO E) EXPOSIÇÃO ABERTA DE SEU MÉTODO DE PENSAMENTO F) UTILIZAÇÃO DE TODO RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO E COMPREENSÃO DA PROBLEMÁTICA

RELAÇÃO DE TRABALHO 6. INCLUSÃO DO TERAPEUTA COMO PESSOA REAL A PRESENÇA PESSOAL DO TERAPEUTA ATUA COMO PARTE NUCLEAR DO INSTRUMENTAL TÉCNICO TRATAMENTO MEDIANTE A PALAVRA E MEDIANTE UMA RELAÇÃO HUMANA ESPECÍFICA

RELAÇÃO DE TRABALHO 2. PERSONALIZAÇÃO DA RELAÇÃO DE TRABALHO FUNDAMENTOS DINÂMICOS DA FLEXIBILIDADE A FLEXIBILIDADE DO TERAPEUTA CARACTERIZA-SE COMO O AJUSTE E A ADEQUAÇÃO DE SUAS ATITUDES E RECURSOS TÉCNICOS A NECESSIDADES MUITO PARTICULARES DE CADA PACIENTE

RETOMANDO ...

OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO FOCO ATIVAÇÃO DAS FUNÇÕES EGÓICAS PROCESSO TERAPÊUTICO RELAÇÃO DE TRABALHO PERSONIFICADA

FIORINI, H. J. TEORIA E TÉCNICA DE PSICOTERAPIAS MICHELE M. BONON CAPÍTULO 5 – OS EIXOS DO PROCESSO TERAPÊUTICO CAPÍTULO 6 – O CONCEITO DE FOCO CAPÍTULO 7 – A RELAÇÃO DE TRABALHO CAPÍTULO 8 – AS FUNÇÕES EGÓICAS NO PROCESSO TERAPÊUTICO

CAPÍTULO 8 AS FUNÇÕES EGÓICAS NO PROCESSO TERAPÊUTICO