Controle e Avaliação Prof. Dr. Robson Barbosa
Definição Controle é a função que a partir de uma comparação com padrões pré-definidos, estabelece divergências ou não e realimenta o processo administrativo. Comparação Padrões Pré-definidos Realidade Medida
Finalidades do Controle e Avaliação Identificar problemas Medir desvios; Aproximar os resultados dos objetivos; Melhorar o desempenho da organização; Fornecer informações para o processo de tomada de decisão;
Assim podemos utilizar o Controle e Avaliação para... Corrigir discrepâncias; Proteger ativos e investimentos; Buscar a manutenção ou aumento de eficiência; Informar a organização; Acompanhar o desempenho organizacional; Avaliar os processos e pessoas;
Aspectos do Controle e Avaliação Eficiência Otimização dos recursos utilizados; Efetividade Relação entre resultados e objetivos; Eficácia Contribuição para os resultados globais da organização;
Informações para o Controle e Avaliação Tipos de Informações: Datas, Quantificação temporal, Interação entre atividades, Quantificação de mão-de-obra, medição da qualidade do trabalho, etc. Freqüência das Informações: Anual, semanal, por evento, a partir de uma data, etc.
Informações para o Controle e Avaliação Qualidade da informação: Grau de abrangência, tolerâncias, detalhamento, síntese, etc. Fontes da Informação: Internas / Externas à organização; pessoas, departamentos, históricos, etc. Responsabilidades: Atribuições, equipes, empresas, auditorias, etc...
Fases do Processo de Controle e Avaliação Estabelecimento de padrões; Medida de desempenho; Comparação do medido com o esperado; Ação corretiva
Aspectos do Controle e Avaliação Em termos temporais, o controle e avaliação pode ocorrer: Preliminar (antes do fato); Em tempo real (durante o fato); Pós-controle (após o fato ocorrido); Ocasionais; Periódicos
Decisões estratégicas Aspectos do Controle e Avaliação Planejam. estratégico NÍVEL ESTRATÉGICO Decisões estratégicas NÍVEL TÁTICO Decisões táticas Planejam. tático NÍVEL OPERACIONAL Decisões operacionais Planejam. operacional
Aspectos do Controle e Avaliação Objetivos Globais, mudanças de mercado, aquisições e fusões, etc.; Políticas departamentais; Rotinas, operações, indivíduos, produão, etc; NÍVEL ESTRATÉGICO NÍVEL TÁTICO NÍVEL OPERACIONAL