Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) Estudo de Caso Andrea Gaspar Paulo Henrique Olzanetti Jr.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

Administração de Sistemas de Informação
Consultoria e Produtos metas, planejamento e resultados
Consultoria Empresarial
Governança de TI COBIT x ITIL
O pós-evento: Conforme aponta a nomenclatura, momento que se inicia logo após a realização do evento programado; De imediato inicia-se a desmontagem de.
Governança de TI ITIL v.2&3 parte 2
COBIT Prof. Luís Fernando Garcia
Terceirização:Ferramenta para a Reestruturação Produtiva
BPMO Escritório de Processos
Control Objectives for Information and related Technology
A MODELAGEM DE PDTI PARA O SETOR PÚBLICO ORIENTADO PARA RESULTADOS
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Marcelo Ribeiro Moreno
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
RUPinho Qualidade de Software
GTI Claudia Salles Haddad
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Governança de TI: A Experiência da RNP
DESMISTIFICANDO TI A P2HE tem foco no entendimento e na capacidade de compreender e sugerir aos seus clientes, em suas estratégias e processos de negócios.
Apresentação Qualidade e Tecnologia a Serviço de sua Empresa ! !
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
5. Abordagem como um sistema de gestão
Sistema de Monitoramento e Avaliação de Riscos em TI
Plano Estratégico de Tecnologia da Informação – PESI Plano de Continuidade de Negócios - PCN COGEF ARP GT-4 20/09/2011.
O Papel da Auditoria Interna no Setor Público
Implementação do ITIL nos Correios
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
EXPERIMENTAÇÃO J3 – GESTÃO DE PROCESSOS
Seminário Avançado - Eletiva A
Soluções inovadoras em governança de TI
Grupo projeto final D  Sthefane Duarte  João Marcus do Amaral  Marisa Nepomuceno  Caio Fernandes Grupo projeto final.
Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Flávio Yamanaka.
Governança em TI Marco Túlio Assis Gondim Rogério Alves Ferreira
Integração.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Técnicas e Projetos de Sistemas SUBSEQUENTE 1.
ITIL E COBIT Componentes: Claudinei Teotonino Fabiano Teixeira
Cobit (continuação) Prof. Fabiano Sabha.
Audiência Pública para Sistemática de Monitoramento Projeto Piloto de Investimentos Processo de Contratação do Monitoramento Brasília, Maio de 2007 COAPI.
POLITICAS DE SEGURANÇA
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 3ª aula 22/04/15.
Gestão da Tecnologia da Informação
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
Acredite, Inove, Realize. 1. Apresentação AIRAtuaçãoPortifólioProjetoContato.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gerenciamento das Informações
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
ITIL com COBIT.
VISÃO TRADICIONAL E POR PROCESSOS
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Estágio Supervisionado II Curso de Administração 2ª/2010
Portfólio de Serviços TI
RCASOLUÇÕESGERENCIAIS QUEM SOMOS OBJETIVOS DA PARCERIA PLANO DE TRABALHO PRINCIPAIS ENVOLVIDOS (PLAYERS) RESULTADOS (ROI) 1 2.
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Ricardo de Andrade Kratz
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
A Governança de TI e o uso dos Modelos de Referência
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
Soluções para modelo de gestão em saúde. Índice I)Modelo de Gestão em Saúde II)Objetivo Geral III)Objetivos Específicos IV)Metodologia V)Descrição VI)Abordagem.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Transcrição da apresentação:

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) Estudo de Caso Andrea Gaspar Paulo Henrique Olzanetti Jr.

RESUMO Este artigo apresenta como o Correio vem utilizando o Framework CobiT em sua Governança de TI. Este trabalho propiciou conhecer o nível de alinhamento da área de TI com os negócios da empresa e identificar o nível de maturidade dos principais controles de TI.

INÍCIO A ECT iniciou o uso do framework CobiT através da área de auditoria interna da empresa, que efetuou pesquisas sobre a possibilidade de utilização deste Framework no início do ano Em 2004 houve a reestruturação da DITEC, tendo a Governança de TI (CobiT) como um dos seus pilares, sendo assim a alta Administração percebeu que a solução de certos problemas da área de TI só seriam resolvidos com a adoção de uma abordagem sistémica e integrada.

INÍCIO No início de 2005 a DITEC decidiu usar o CobiT para implementar a avaliação de todos os seus processos de TI. Optou-se pela contratação de uma consultoria externa especializada no assunto, para levantar todos os processos contidos no CobiT 3.0, criar um Diagnóstico de Maturidade e elaborar um Guia de Recomendações para efetivação de melhorias. Assim iniciou-se o trabalho de amadurecimento da área de TI na identificação dos processos críticos.

PRIMEIRO DIAGNÓSTICO DE MATURIDADE DOS PROCESSOS DE TI As atividades foram conduzidas em Brasília, na Administração Central dos Correios, e grande parte das informações foi obtida por meio de entrevistas com os principais gestores de TI, análise de documentos e uso de questionários específicos relacionados aos 4 domínios do CobiT 3.0: Planejamento e Organização (PO), Aquisição & Implementação (AI), Entrega & Suporte (DS) Monitoramento (M).

METODOLOGIA PADRONIZADA Com base no Cobit Online, foi possível identificar que os processos da área de TI da ECT apresentam nível de maturidade superior ou equivalente aos das empresas nacionais e internacionais constantes da base de dados da ISACA. Originados no BSC Corporativo, com os objetivos e processos de TI do CobiT 4.0. Também foram desenvolvidas atividades de análise de riscos, que originaram várias discussões de viabilidade de atuação dos departamentos.

PLANO DE MELHORIA - OBJETIVOS Financeiro: Redução dos custos direcionados aos serviços de TI; Melhorar a possibilidade de tomada de decisões de investimentos em TI. Cliente: Melhoria da satisfação com os serviços prestados.

PLANO DE MELHORIA - PASSOS Questionários de avaliação dos processos Questionário de entendimento dos processos Relatório de Diagnóstico de Maturidade Plano de Melhoria Relatório de Implementação de Melhoria

CONCLUSÃO A empresa procurou não pular etapas e desenvolveu pesquisas sobre as reais possibilidades de agregação de valor do framework ao negócio da organização. E só agora, com maior entendimento e maturidade do resultado de todos os trabalhos efetuados, tem domínio em efetivar melhorias contínuas em seus processo. A organização entende que o CobiT, utilizado em conjunto com outros frameworks, padrões e melhores práticas, está agregando valor aos variados negócios da ECT.