Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP, 1o semestre, 2008

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Transcrição da apresentação:

Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP, 1o semestre, 2008 Ciência da Computação Metodologia do Trabalho Acadêmico Classificação das Pesquisas Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP, 1o semestre, 2008 JLCJ UNIP/CC/MTA/2008

Como Classificar as Pesquisas (*) Classificação das pesquisas com base em seus objetivos gerais: Pesquisas exploratórias Pesquisas descritivas Pesquisas explicativas Classificação das pesquisas com base em seus delineamentos (planejamento, ou a forma com que serão realizadas): Pesquisas que se valem das chamadas fontes de “papel” Pesquisas bibliográfica e documental Pesquisas que se valem dos dados fornecidos por pessoas Pesquisas experimental, ex-post facto, levantamento e estudo de caso. (*) Baseado na obra de Gil, Antonio C.; 2006. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4a edição, Atlas, São Paulo. JLCJ UNIP/CC/MTA/2007

Classificação das pesquisas com base em seus objetivos gerais Pesquisas exploratórias Tem por objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vista a torná-lo mais explícito ou a construir hipóteses. Também tem por objetivo o aprimoramento de idéias ou a descoberta de intuições. O planejamento das pesquisas envolve: Levantamento bibliográfico Entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado Análise de exemplos que estimulem a compreensão JLCJ UNIP/CC/MTA/2007

Classificação das pesquisas com base em seus objetivos gerais Pesquisas descritivas Tem por objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis. Exemplos: Estudar as características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, estado de saúde física e mental etc. Estudar o nível de atendimento dos órgãos públicos de uma comunidade, as condições de habitação de seus habitantes, o índice de criminalidade que aí se registra etc. Descobrir a existência de associações entre variáveis, como, p. ex., as pesquisa eleitorais que indicam a relação entre a preferência político-partidária e nível de rendimento ou de escolaridade. Descobrir a existência de associações entre variáveis, como, p. ex., o uso de metodologia de desenvolvimento de software e o aumento de produtividade da equipe. Ou o uso das TIC e o desempenho econômico das organizações. Envolvem, em geral, o levantamento de dados. JLCJ UNIP/CC/MTA/2007

Classificação das pesquisas com base em seus objetivos gerais Pesquisas explicativas Tem por objetivo identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos. Visa aprofundar o conhecimento da realidade, explicando a razão e o porquê das coisas. (Pode-se dizer que o conhecimento científico está assentado nos resultados oferecidos pelos estudos explicativos.) Envolvem métodos experimentais, principalmente nas ciências naturais. JLCJ UNIP/CC/MTA/2007

Pesquisa bibliográfica Classificação das pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados Pesquisa bibliográfica Desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Fontes: Livros de leitura corrente: obras literárias, obras de divulgação. Livros de referência: dicionários, enciclopédias, anuários, almanaques. Publicações periódicas: jornais, revistas. Impressos diversos. Meios: papel, eletrônico (Internet, DVD, CD, disco magnéticos) JLCJ UNIP/CC/MTA/2007

Classificação das pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados Pesquisa documental Similar à pesquisa bibliográfica. A diferença está na natureza das fontes. Enquanto a pesquisa bibliográfica se utiliza fundamentalmente das contribuições dos diversos autores sobre determinado assunto, a pesquisa documental vale-se de materiais que não recebem ainda um tratamento analítico, ou que ainda podem ser re-elaborados de acordo com os objetivos da pesquisa. JLCJ UNIP/CC/MTA/2007

Pesquisa experimental Classificação das pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados Pesquisa experimental Consiste em determinar um objeto de estudo, selecionar as variáveis que seriam capazes de influenciá-lo, definir as formas de controle e de observação dos efeitos que a variável produz no objeto. É o melhor exemplo de pesquisa científica. Pode ser desenvolvida em qualquer lugar, desde que apresente as seguintes propriedades: Manipulação: o pesquisador precisa fazer alguma coisa para manipular pelo menos uma das características dos elementos estudados. Controle: o pesquisador precisa introduzir um ou mais controles na situação experimental, sobretudo criando um grupo de controle. Distribuição aleatória: a designação dos elementos para participar dos grupos experimentais e de controle deve ser feita aleatoriamente. JLCJ UNIP/CC/MTA/2007

Pesquisa ex-post facto Classificação das pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados Pesquisa ex-post facto Tradução literal: a partir do passado. Significa que o estudo foi feito após a ocorrência de variações na variável dependente no curso natural dos acontecimentos. Tem por objetivo verificar a existência de relações entre variáveis. Muito utilizada nas ciências da saúde. JLCJ UNIP/CC/MTA/2007

Classificação das pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados Estudo de coorte Refere-se a um grupo de pessoas que têm alguma característica comum, constituindo uma amostra a ser acompanhada por certo período de tempo, para se observar e analisar o que acontece com elas. Pode ser prospectivo (contemporâneo) ou retrospectivo (histórico). JLCJ UNIP/CC/MTA/2007

Classificação das pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados Levantamento Caracteriza-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acercado problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados. Vantagens: Conhecimento direto da realidade; Economia e rapidez; Quantificação. Limitações: Ênfase nos aspectos perceptivos; Pouca profundidade no estudo da estrutura e dos processos socias; Limita apreensão do processo de mudança. JLCJ UNIP/CC/MTA/2007

Classificação das pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados Estudo de campo Tem maior profundidade que o levantamento. Procura identificar as características de um único grupo ou comunidade em termos de sua estrutura social, ou seja, ressaltando a interação entre seus componentes. JLCJ UNIP/CC/MTA/2007

Classificação das pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados Pesquisa-ação “... Um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo.” (Thiollent, 1985) JLCJ UNIP/CC/MTA/2007

Pesquisa participante Classificação das pesquisas com base nos procedimentos técnicos utilizados Pesquisa participante Caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas, assim como a pesquisa-ação. Preocupa-se com a distinção entre ciência popular e ciência dominante. Mostra-se bastante comprometida com a minimização da relação entre dirigentes e dirigidos e por essa razão tem-se voltado sobretudo para a investigação junto a grupos desfavorecidos (operários, camponeses, favelados, índios etc.) JLCJ UNIP/CC/MTA/2007