26.04.2014 Profº Carmênio Barroso

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria Geral do PROCESSO
Advertisements

Profa. Grasiele A.F. Nascimento
PARTES, REPRESENTAÇÃO E PROCURADORES
CURSO INTENSIVO DE PROCESSO CIVIL TERCEIRA PARTE
Processo do Trabalho Relações de Trabalho II – Luiz Guilherme Migliora e Ricardo H. Safini Gama.
CAPACIDADE PROCESSUAL
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL II DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
SUJEITOS DO PROCESSO TEMA 15 – AULA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Litisconsórcio Art. 46s do CPC.
Intervenção de terceiros
PONTO 3. LITISCONSÓRCIO E (INTERVENÇÃO DE) TERCEIROS
LITISCONSÓRCIO - ASSISTÊNCIA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães www. heitormirandaguimaraes. com
DO LISTISCONSÓRCIO E DA ASSISTÊNCIA
PROCESSO CIVIL: Aula 06 - Intervenção de terceiros
PROCESSO CIVIL: Aula 06 - Intervenção de terceiros
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO
Prof. Me. Heitor Miranda Guimarães www. heitormirandaguimaraes. com
1 UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO CURSO DE DIREITO DIREITO PROCESSUAL CIVIL I 3º SEMESTRE.
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6º semestre Professor: MILTON CORREA FILHO TEMA: A INTERVENÇÃO DE TERCEIROS A intervenção.
INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Assistência
Ponto 3: PARTES EMENTA: Parte. ângulos. Classificação. Deveres. Capacidade. Responsabilidade. Representação. Legitimidade de parte. Legitimidade no.
INTERVENÇÕES DE TERCEIROS:
DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
PROCESSO CIVIL: Aula 05 Litisconsórcio
PROVA DOCUMENTAL Conceito: É qualquer coisa capaz de demonstrar a existência de um fato. É considerada a prova mais forte no processo civil, apesar do.
16, 17 e Profº Carmênio Barroso (96)
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
PARTES Arts. 7º a 45, CPc.
Profº Carmênio Barroso
Formação, Suspensão e Extinção do processo Arts. 262 a 269, do CPC. Prof. Gilmar Vieira Processo Civil II.
LITISCONSÓRCIO.
1. Ponto 5: INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
LITISCONSÓRCIO E INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
A HISTÓRIA DO PROCESSO.
1. Ponto 4.1: Litisconsórcio
Profº Carmênio Barroso
Profº Carmênio Júnior
Profº Carmênio Barroso
LITISCONSÓRCIO ARTS. 46 A 49.
PROCESSO CIVIL: Aula 03 Processo e Procedimento
ELEMENTOS DA AÇÃO.
TEORIA GERAL DO PROCESSO – 2009 Profa. Ms. Meyre E. C. Santana.
Profº Carmênio Barroso
Geraldo Fonseca de Barros Neto
Ponto 3: INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. Aula 16 – REVISÃO.. NOME DA AULA – AULA1 NOME DA DISCIPLINA Conteúdo Programático desta aula 1. Revisão dos pontos abordados.
SUJEITOS DO PROCESSO – PRIMEIRA PARTE
AULA 03 – PROCESSO CIVIL Capacidade Postulatória Encontra-se intimamente ligada à aptidão de realizar os atos do processo de maneira eficaz. (Art. 36 CPC)
CLASSIFICAÇÃO E DINÂMICA
Capítulo I – artigos 119 ao 124 CPC
1 Prof. André Kersul AULA Das Partes Partes Reclamante. Capacidade processual, litisconsórcio. Representação. Assistência Reclamado.
LITISCONSÓRCIO.
ELEMENTOS DA AÇÃO O Conhecimento dos elementos da ação propicia ao estudioso do direito entender com profundidade institutos jurídicos tais quais a litispendência,
LITISCONSÓCIO. Litisconsórcio Presença de mais de um sujeito em um dos polos do processo. Diferente da simple pluralidade de partes ou cumulação objetiva.
CONCEITO: é a pluralidade de litigantes; quando mais de um autor e/ou mais de um réu ingressam no processo. PRINCÍPIOS: economia processual (redução de.
SUJEITOS DO PROCESSO SINGULARIDADES E COMPLEXIDADES.
RECONVENÇÃO. 1. Conceito “Ação do réu contra o autor, proposta no mesmo feito em que está sendo demandado” (João Monteiro) Réu – Reconvinte Autor – Reconvindo.
TGP – Processo II Litisconsórcio – pluralidade de pessoas no pólo ativo ou passivo (relação de direito material abrange mais de uma pessoa) Em ambos os.
LITISCONSÓRIO. Conceito 1.Conceito:É o laço que prende no processo dois ou mais litigantes, na posição de autores ou réus; Justificativa princípio da.
Profº Carmênio Barroso
LITISCONSÓRCIO DIREITO PROCESSUAL CIVIL. DEFINIÇÃO É o fenômeno de pluralidade de partes em função da existência de mais de um autor e/ou mais de um réu.
Ponto 1.3: Litisconsórcio
Litisconsórcio Profa. Lucélia Sena.
Ponto 1.3: Litisconsórcio
Ponto 3-3: Litisconsórcio
Transcrição da apresentação:

Profº Carmênio Barroso

DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. A lide pode ser entre diversos sujeitos, ou, ainda, várias lides entre diversos sujeitos podem cumular-se no mesmo processo com pluralidade de partes, sejam vários autores e um réu, ou um autor e vários réus, ou vários autores e vários réus. Ao fenômeno da existência de várias partes, como autores ou réus, no mesmo processo, dá-se o nome de litisconsórcio. (Moacyr Amaral dos Santos)

DO LITISCONSÓRCIO Conforme a posição processual em que se forma, pode haver: 1. LITISCONSÓRCIO ATIVO: mais de um autor 2. LITISCONSÓRCIO PASSIVO: mais de um réu 3. LITISCONSÓRCIO MISTO OU RECÍPROCO: o cúmulo ocorre em ambos os polos da relação processual.

DO LITISCONSÓRCIO Conforme o momento de sua formação, pode ser: 1. LITISCONSÓRCIO INICIAL: formulado na fase postulatória; ocorre já no início do processo. 2. LITISCONSÓRCIO ULTERIOR: ocorre posteriormente, como em alguns casos de intervenção de terceiros (chamamento ao processo e assistência litisconsorcial).

DO LITISCONSÓRCIO Conforme a obrigatoriedade de sua formação, pode ser: 1. LITISCONSÓRCIO NECESSÁRIO: forma-se por determinação legal, e não pela vontade das partes. 2. LITISCONSÓRCIO FACULTATIVO: dá-se por iniciativa e vontade das partes. Deve estar de acordo com os limites legais.

DO LITISCONSÓRCIO Conforme a interdependência dos litisconsortes e o modo de solução da causa, podem ser: 1. LITISCONSÓRCIO SIMPLES: a atuação entre os litisconsorte é independente, uma em relação às outras. O juiz poderá julgar de modo distinto para cada litisconsorte. 2. LITISCONSÓRCIO UNITÁRIO: a demanda tem que ser julgada de maneira uniforme para todos os litisconsortes. A atuação dos litisconsortes se dá de maneira dependente uma em relação às outras.

DO LITISCONSÓRCIO Cabimento – art Quando entre as pessoas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide; 2. Quando os direitos ou as obrigações derivarem do mesmo fundamento de fato ou de direito; 3. Quando entre as causas houver conexão pelo objeto ou a causa de pedir; 4. Quando ocorrer afinidade de questões por um ponto comum de fato ou de direito.