SETOR AGROALIMENTAR. ESPECIFICIDADE DO SETOR Produção local, vinculada a condições climáticas, biológicas e socioculturais específicas X Distribuição.

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SETOR AGROALIMENTAR

ESPECIFICIDADE DO SETOR Produção local, vinculada a condições climáticas, biológicas e socioculturais específicas X Distribuição e consumo globais

CIRCUITOS DE PRODUÇÃO São muito diversificados, dependem do produto (não é como em automóveis ou semicondutores, em que o circuito é homogêneo para todo do setor) Integrados: permite quase um sistema just in time, com controle sobre qualidade do produto e segurança do alimento (produção de frango nos EUA) Alternativos: agricultura orgânica, comércio justo: “redistribuem o valor através da rede contra a lógica da produção de commodities em massa, recuperam a confiança entre produtores e consumidores de alimento e articulam novas formas de associação política e controle de mercado”.

PROCESSOS DE PRODUÇÃO Processos de produção especializada e padronizada respondendo a padrões econômicos de eficiência e competitividade Processos de produção especializada e localizada tentando negociar com base em qualidades ambientais, nutritivas e de saúde

TENDÊNCIAS Globalmente: crescem produtores do Hemisfério Sul, que baseiam sua vantagem no clima (estações alternadas em relação ao Norte): imensos fluxos de longa distância. Regionalmente: áreas de produção mais exótica dentro dos principais mercados da América do Norte, Europa e Leste Asiático leva a fortes fluxos de comércio intraregionais de alimentos de alto valor. Localmente: interesse cada vez maior em redes de alimentos alternativos gera movimentos mais curtos

Espaços especializados de produção Opções e resistência do consumidor Mudanças tecnológicas na produção alimentar Regulamentação da produção de alimentos agrícolas Concentração e consolidação TENDÊNCIAS

ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS Domínio de poucas empresas transnacionais Metade do mercado de semente é controlado por 10 empresas Mercado de pesticida é controlados por 10 empresas (1/5 do mercado) 4/5 do mercado alimentos embalados é controlado por 10 empresas 1/4 do mercado de alimentos é controlado por 10 empresas

CONCLUSÃO Grande transformação do setor nas últimas décadas – ex.: alimentos de alto valor nutritivo Desenvolvimento de importantes complexos de produção territorial e circuitos de produção - complexa interação entre grandes produtores, varejistas, Estados e grupos de consumidores Produção e distribuição de agroalimentos se tornaram cada vez mais industrializados em termos de tecnologia de produção e distribuição Pressão do consumidor está crescendo Setores com alta regulamentação estatal, além de subsídios e protecionismo Setores dominados pelas grandes empresas transnacionais, produtores e varejistas

Matriz Importância x Incerteza A A Clientes Alto grau de diversificação dos mercados (Ex. criadores de suínos, peixes, etc. a empresas de processamento de alimentos) Importância alta / Incerteza baixa B B Social / Certificações Preocupa-se com o ambiente social e o entorno que ela ocupa (maiores detalhes no Wiki) Importância alta / Incerteza baixa C C Tecnológico Minimiza o efeito do clima sobre a lavoura. Entre outros aspectos tecnológicos podemos destacar: colheitadeiras e tratores Importância alta / Incerteza baixa

Matriz Importância x Incerteza Conjuntura tributária mais favorável à exportação de grãos Importância baixa / Incerteza baixa O mercado de commodities agrícolas é um dos setores mais concentrados do mundo Importância baixa / Incerteza baixa Muito dependente do mercado externo e do consumo de produtos alimentícios no mercado brasileiro. Oscila em função da flutuação cambial Importância alta / Incerteza alta D D Jurídico / Tributos E E Concorrência F F Econômico

Matriz Importância x Incerteza Mudança no governo, reflete alta incerteza Incentivos do governo Importância alta / Incerteza alta O fenômeno climático La Niña afetará a safra brasileira de soja em 2010/11 Importância alta / Incerteza alta G Político H H Clima

Incerteza alta baixa alta baixa Importância A A B B C C D D H H G F F E E Matriz Importância x Incerteza A A B B C C D D H H G F F E E Clientes Social Tecnológico Jurídico Concorrência Econômico Político Clima

Matriz Importância x Desempenho Inovação A empresa tem um foco notadamente em inovação pelo fato de se dedicar a produção de proteínas de soja especiais usadas em alimentação animal, como é o caso do SPC (farelo concentrado protéico). Também caracteriza a inovação os processos automatizados de produção de farelo e óleo de soja. Importância alta / Desempenho alto Zona apropriada Custos A empresa busca uma otimização dos custos pela melhoria de seus processos, dando aproveitamento integral a matéria prima manuseada, exemplificado pelo concentração de proteína de soja usada na produção do farelo, que origina como sub-produto o melaço de soja que é utilizado para a produção do etanol (álcool de soja) e também como combustível para geração de vapor. Importância alta / Desempenho alto Zona apropriada

Qualidade A área da Qualidade da IMCOPA é chamada de SGI - Sistema de Gestão Integrado sendo a responsável pela manutenção dos sistemas de gestão que garantem à empresa a certificação de organizações internacionalmente reconhecidas, como a BRTÜV e CERT-ID. Entre as atividades coordenadas pelo SGI estão os programas de auditoria interna dos sistemas de gestão e dos fornecedores de matérias-primas, embalagens e serviços. A manutenção dos certificados de gestão exige atualização constante dos colaboradores da IMCOPA. Para isso, o SGI coordena um programa de treinamento para a capacitação nos requisitos destes sistemas. Importância alta / Desempenho alto Zona apropriada Matriz Importância x Desempenho

Sustentabilidade A IMCOPA possui diversos programas sustentáveis. Entre eles destacam-se: programa Pro Terra de Produção Agrícola Sustentável, Cert ID (produtos não transgênicos), Produção de derivados de soja não geneticamente modificados com identidade preservada Importância alta / Desempenho alto Zona apropriada Matriz Importância x Desempenho

Competitividade Em se tratando do mercado de soja não transgênica e seus derivados, a IMCOPA possui uma vantagem sobre seus concorrentes. No mercado varejista, especificamente em se tratando do produto óleo de soja, a marca Leve, não tem reconhecimento fora do mercado da região sul do país. Importância média / Desempenho médio Zona de melhoramento Matriz Importância x Desempenho

Importância Melhor que Desempenho A A B B C C D D H H G F F E E Matriz Importância x Desempenho Inovação Custos Qualidade Competitividade O Mesmo que Pior que Menos Importante Qualificador Ganhador de pedido Zona de excesso Zona apropriada Zona de melhoramento Zona de ação urgente Sustentabilidade

Produto diferenciado; Mix de produtos Qualidade / Sustentabilidade Versatilidade (vários produtos / mesma matéria prima) Expansão da marca Leve para outras regiões do país Aumento da demanda por soja não transgênica Incentivos ao setor agroindustrial Marca Leve não está consolidada no varejo; Mercado de comodities (com pouca diferenciação) Baixo valor agregado Falta de Infraestrutura logística Câmbio prejudica exportação Efeito do clima sobre a colheita Grandes grupos como concorrentes (setor competitivo) Fortes Fracos Análise SWOT OportunidadesAmeaças

Características - IMCOPA  Atuação regional, com 2 plantas integradas de esmagamento e refino.  Participa dos mercados internacionais de farelo e óleo bruto e detêm parcela dos mercados regionais de óleo refinado de soja  Investiu em plantas de esmagamento com escala suficiente para garantir sua competitividade  Enfrenta desvantagem na obtenção de matéria-prima em relação às firmas ligadas a grandes grupos  Atua no mercado regional (indústria de óleo refinado)

Processos Essenciais Logística Manufatura No processo de comercialização o trajeto percorrido pela soja é basicamente da área de produção ao armazém e destes para a fábrica ou porto. Existe o problema da fila para recebimento da soja: quanto maior a fila, maior a dificuldade para o recebimento da mesma, ocasionando atraso no escoamento da colheita para o produtor, por consequência aumentando o custo final do produto.

Processos Essenciais Inovação Comercial Marketing Os processos de inovação e capacitação tecnológica atuam diretamente no sistema produtivo, exigindo uma ampla capacidade de geração autônoma e disseminação de conhecimento.

Ações propostas Gestão Aquisições e fusões no mercado visando aumento da capacidade produtiva, otimização de custos produtivos e maior market-share. Tecnologia Uso da tecnologia para aumentar a produtividade das unidades fabris.

Ações propostas Pessoas Melhorar / ampliar a área de inovação. Promover a capacitação dos funcionários para esta área.