Qualidade em Serviços 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONCEITO DE SERVIÇOS MARKETING DE SERVIÇOS
Advertisements

Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
Crescimento de 79% no total de empregos.
Administração de Compras
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO IMPLEMENTANDO A GESTÃO DA QUALIDADE
Gestão da Produção com foco nos processos
Administração Estratégica
O MARKETING A COMUNICAÇÃO OS SERVIÇOS.
Aula 3 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Qualidade de Software Aula 2
CUSTEIO DA QUALIDADE: MENSURAÇÃO E CONTROLE
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
Aplicação de Programas de Qualidade em Serviços de Informação
Qualidade em Serviços Aula 3
Profa. Msc. Amábile Brugnaro Santos
Fundamentos de Administração
Diferenciação e Posicionamento
Instrutor: Objetivos:.
GESTÃO DE SERVIÇOS INTRODUÇÃO
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
AS VENDAS NA NOVA ERA Cleber Domingues.
Gestão de serviços Edna Santos A01. Serviços: ações, esforços ou desempenho (são diferentes de bens, contudo, sem eles nada é produzidos). São a forma.
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Administração de Marketing
Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
Gestão Ambiental na Indústria Siderúrgica
Qualidade de Software Aula 2 / 2014/1
Introdução à Qualidade
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Administração de Marketing I
Qualidade na Manutenção
GESTÃO DE PROCESSOS Aula 8 – Modelagem dos Processos / Indicadores de Desempenho de Processos Prof. Cláudio Zeferino.
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Administração da Qualidade
Prof. Me. Patrício Vasconcelos
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
MODELO SERVQUAL: os 5 gap’s da qualidade
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Sistemas de informação para processos produtivos
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
Iniciando na logística empresarial
Administração da Produção
IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS
QUALIDADE.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Sistemas de Informação para Operações
COMPONENTES DO PACOTE DE SERVIÇOS
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre
ISO 9000.
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
Gestão da Produção e Logística
“Ato de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de maneira que ocupem uma posição competitiva distintiva e significativa nas mentes dos consumidores-alvo.”
PRODUTO TURÍSTICO BENS DE CONSUMO SERVIÇOS Duráveis Não duráveis.
Qualidade em Serviços Aula 1 Prof a Dr a Karen Menger da S. Guerreiro
COMPOSTO DE MARKETING O Mix de Marketing é composto pelos 4 P’s:
Conteúdo programático
SUPRIMENTOS CLASSE MUNDIAL. Suprimentos Classe mundial- visão holística do negócio e foco centrado na melhoria, não só centrado na tecnologia Chaves principais:
Qualidade dos serviços - SERVQUAL
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE SERVIÇOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Prof. M.Sc. Glauber Ruan B Pereira GESTÃO DE SERVIÇOS.
POSICIONAMENTO COMPETITIVO
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
Aulas Prof. Rafael de Paiva Lima Administrador prof. Pág. 1 Estratégia de Marketing de Serviços Normalmente não é realista uma.
Transcrição da apresentação:

Qualidade em Serviços 1

SERVIÇOS CONJUNTO DE ATIVIDADES QUE AUMENTAM O "VALOR DE ESTADO" DE PESSOA OU OBJETO. SERVIÇOS E PRODUTOS SÃO, AS VEZES, DIFÍCEIS DE SEREM ISOLADOS. 2

A ADIÇÃO DE VALOR DE UM SERVIÇO 3

UM SERVIÇO É UM "PACOTE" CONTENDO: UM INTANGÍVEL EXPLÍCITO: ATENDE A NECESSIDADE BÁSICA. MENSURÁVEL PELA AVALIAÇÃO DOS SENTIDOS. UM INTANGÍVEL IMPLÍCITO: ATENDE ASPECTOS SUBJETIVOS. ASSOCIADO À SATISFAÇÃO DE ASPECTOS PSICOLÓGICOS. UM BEM "PORTADOR": MATERIAL DE SUPORTE. 4

O SISTEMA DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO É O CONJUNTO DE RECURSOS, NORMAS E MÉTODOS DE TRABALHO QUE PERMITE REALIZAR O SERVIÇO 5

CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS OS SERVIÇOS SÃO HETEROGÊNEOS PERECIBILIDADE SIMULTANEIDADE INTANGIBILIDADE HETEROGENEIDADE 6

CARACTERÍSTICAS DOS SERVIÇOS PERECIBILIDADE: NÃO É POSSÍVEL ANTECIPAR. SIMULTANEIDADE ENTRE PRODUÇÃO E CONSUMO: É DIFÍCIL O "CONTROLE" DA QUALIDADE. JULGAMENTO AFETADO PELO DESEMPENHO DO CLIENTE. INTANGIBILIDADE: AVALIAÇÃO SUBJETIVA DA QUALIDADE. HETEROGENEIDADE: A REPETITIVIDADE DO DESEMPENHO É DIFÍCIL. 7

NÍVEL DE SERVIÇO É UMA MEDIDA DOS NÍVEIS DE BENEFÍCIOS EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS PROVIDOS AO CLIENTE (ESPECIFICA O "DESEMPENHO" DO SERVIÇO). É A PERCEPÇÃO QUE O CLIENTE TEM DA QUALIDADE DO MESMO, PONDERANDO O COMPOSTO DE ATRIBUTOS EXPLÍCITOS E IMPLÍCITOS. É O VALOR, GERADO INTUITIVAMENTE, DA ADEQUAÇÃO DO SERVIÇO OFERECIDO ÀS NECESSIDADES DO CLIENTE. 8

NÍVEL DE SERVIÇO ASSOCIADO AO DESEMPENHO: DOS FUNCIONÁRIOS. DO AMBIENTE FÍSICO. DOS MATERIAIS. 9

É IMPORTANTE: FIXAR A FORMA EM QUE A EMPRESA VAI INTERAGIR COM O CLIENTE EM CADA SEGMENTO, IDENTIFICAR TODOS OS PONTOS ONDE O PROCESSO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO INTERAGE COM O CLIENTE - NELES A INTANGIBILIDADE INTRODUZ FATORES DE HETEROGENEIDADE - PELA PERCEPÇÃO QUE O CLIENTE FAZ DA QUALIDADE DO SERVIÇO. 10

FATORES QUE GERALMENTE AFETAM SÃO: SEGURANÇA. É IMPORTANTE DESCOBRIR COMO O CLIENTE FAZ SEU JULGAMENTO E PROCURAR INTERFERIR NOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO. FATORES QUE GERALMENTE AFETAM SÃO: SEGURANÇA. CONSISTÊNCIA (CONFIABILIDADE E HOMOGENEIDADE). ABRANGÊNCIA. DISPONIBILIDADE. ESPERA E DURAÇÃO. ATITUDES. 11

PROBLEMAS A SIMULTANEIDADE ENTRE PRODUÇÃO, CONSUMO E PROMOÇÃO EM UM SERVIÇO, ELIMINA OU PREJUDICA OS MECANISMOS DE FILTRAGEM DA QUALIDADE, COMUNS NOS SISTEMAS DE MANUFATURA. DEVIDO AS DIFICULDADES DE INTRODUZIR INSPEÇÕES (CONTROLE DA QUALIDADE TRADICIONAL) O NÍVEL DE SERVIÇO DEVE SER PROJETADO NO SISTEMA, EM VEZ DE SER OBTIDO POR INSPEÇÃO. 12

O CLIENTE A EMPRESA FASES NA GESTÃO PELA QUALIDADE DOS SERVIÇOS NECESSIDADES DO CLIENTE SERVIÇO ESPERADO O CLIENTE SERVIÇO PERCEBIDO PRESTAÇÃO DO SERVIÇO COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO A EMPRESA ESPECIFICAÇÃO DO SERVIÇO FASES NA GESTÃO PELA QUALIDADE DOS SERVIÇOS PERCEPÇÃO DO SERVIÇO 13

COMO EVITAR ERROS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS "CONTRATAÇÃO" CLARA DO QUE SE ESPERA E DO QUE OFERECE (INCLUSIVE EM TERMOS DE PARÂMETROS DE QUALIDADE). PROJETO DO SERVIÇO PLANEJANDO A PARTICIPAÇÃO DO CLIENTE (E SUA RESPONSABILIDADE) SELEÇÃO E TREINAMENTO DOS RECURSOS (INCLUSIVE O TREINAMENTO DO CLIENTE) COMUNICAÇÃO PERMANENTE COM O CLIENTE. 14

QUALIDADE DE UM SERVIÇO DESEMPENHO, PERCEBIDO PELO CLIENTE, MEDIDO RELATIVAMENTE À CONCORRÊNCIA, COMPARANDO "PREÇO vs. VALOR”. 15

QUALIDADE DO ATENDIMENTO SATISFAÇÃO DO CLIENTE: NECESSIDADE BÁSICA. SUBJETIVIDADES IMPLÍCITAS. DURAÇÃO DO SERVIÇO: ESPERA. TEMPO DE ATENDIMENTO. RELAÇÃO CUSTO-VALOR DO SERVIÇO. 16

COMO OBTER A QUALIDADE DE SERVIÇOS? ESTRATEGICAMENTE: DEFININDO O SERVIÇO E SEUS COMPONENTES. PROJETANDO O SISTEMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. ESPECIFICANDO OS RECURSOS ( HUMANOS, AMBIENTE, MATERIAIS). GERENCIALMENTE: ADMINISTRANDO OS RECURSOS. OPERACIONALMENTE: EXECUTANDO CORRETAMENTE. 17

ESTRATÉGIAS DE QUALIDADE VALOR/URGÊNCIA NECESSIDADES DO PODER DE COMPRA VALORES E PERCEPÇÕES CONSUMIDOR FORMAS DE ATENDER VISÃO DA ESTRATÉGIAS DE AS NECESSIDADES QUALIDADE PRODUTO PARÂMETROS TECNOLOGIA COMO REALIZAR O PRODUTO ESTRATÉGIAS DE ORGANIZAÇÃO PROCESSO CONTROLE CAPABILIDADE CUSTOS FILOSOFIA ESTRATÉGIAS DE MÉTODOS GESTÃO COMO OBTER A QUALIDADE PLANEJAMENTO CONTROLE QUALIDADE + DISPONIBILIDADE + PREÇO 18