Responsabilidade Civil em Medicina- Noçoes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 5 RESPONSABILIDADE CIVIL RC pelo fato da coisa
Advertisements

Aula 4 RESPONSABILIDADE CIVIL RC por fato de terceiro
Aula 2 RESPONSABILIDADE CIVIL Introdução, conceito e elementos
PL 3301/2004: Dispõe sobre normas de acesso à Internet
Direito Processual Penal I
Direito Contratual revisão Análise econômica dos contratos de consumo
Competência Fiscalizatória, Excessos e Sanções: Responsabilidade do Estado pela Prática de Ilícitos Tributários Tácio Lacerda Gama Professor da PUC-SP.
DANOS MORAIS E DIREITOS DA PERSONALIDADE
GERÊNCIA JURÍDICA DE ABASTECIMENTO
O elemento subjetivo da responsabilidade civil
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A RESPONSABILIZAÇÃO DOS ADMINISTRADORES NÃO-SÓCIOS DAS SOCIEDADES LIMITADAS FRENTE AO NOVO CÓDIGO CIVIL Professora Francini.
Responsabilidade Civil no NCC com ênfase nos artigos 927 e 931
Responsabilidade Civil e Penal decorrente do Acidente do Trabalho
Aspectos éticos legais da atuação do anestesista: Termo de Consentimento informado e o ato anestésico Dr. Edmilson de Almeida Barros Júnior CREMEC 6075 OAB/CE.
DANO MORAL E DANO MATERIAL
RESPONSABILIDADE OBJETIVA
DIREITO CIVIL II.
DIREITO CIVIL Il AULA 05 TEMA 04
Danos Morais Trabalhistas em Espécie
ATESTADO MÉDICO EM MEDICINA DO TRABALHO: DÚVIDAS E POLÊMICAS
RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
Grupo de Empreendedores Evangélicos Luteranos de Novo Hamburgo
RESPONSABILIDADES DOS PROFISSIONAIS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
1. OS ÂMBITOS JURÍDICOS DA RESPONSABILIDADE
Justiça Comum Matéria de Fato: Indenização - erro médico - outras
M ATTOS FILHO, V EIGA FILHO, M ARREY JR. E Q UIROGA ADVOGADOS ASPECTOS JURÍDICOS DAS AUDITORIAS AMBIENTAIS: A PREVENÇÃO COMO MELHOR REMÉDIO Fernando Tabet.
Da Responsabilidade Civil no Direito do Consumidor
DIREITO CIVIL Il RESPONSABILIDADE SUBJETIVA PÁG.21 Data: Prof.ª Graziela Reis AULA 04 TEMA 03.
01/04/2017.
TALENTO COMPET Ê NCIA EXPERI Ê NCIA Nem sempre são suficientes para evitar que Atos m é dicos com maus resultados aconte ç am!
02/04/2017.
Acidentes de Trabalho: A Responsabilidade Civil do Empregador e Ações Regressivas Parte III Clique para adicionar texto.
Aspectos Jurídicos na Ventilação Mecânica
RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Profª.: Luciene 8ºP Enfermagem.  Princípio fundamental: O alvo de toda a atenção do médico é a saúde, em benefício da qual deverá agir com o máximo de.
Profa. Ms.Fatima Santoro
RESPONSABILIDADE CIVIL DO
Profª.: Luciene 8ºP Enfermagem
ELEMENTOS DA ILICITUDE CIVIL
CURSO DE DIREITO Direito Ambiental Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza Tema: Responsabilidade pelo dano ao meio ambiente e a terceiro.
SEGURO DE RESPONSABILIDADE CIVIL PROFISSIONAL PARA MÉDICOS,
ROTEIRO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE CIVIL 1. OS ÂMBITOS JURÍDICOS DA ILICITUDE Os deveres jurídicos originários Os deveres jurídicos sucessivos.
RESPONSABILIDADE CIVIL
Unidade VII: Responsabilidade civil (extracontratual) do Estado
MOMENCLATURA IMPORTANTES
RESPONSABILIDADE CIVIL DO DENTISTA
RESPONSABILIDADE ÉTICA E LEGAL DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
Responsabilidade civil do empreiteiro e do projetista
Responsabilidade civil e criminal nos acidentes do trabalho
Negligência Imprudência imperícia
Direito Administrativo – Professora Amanda Almozara
RESPONSABILIDADE CIVIL
Estabelece o art. 932 do Código Civil:
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ IDÉIAS CONSTRUINDO IDEAIS
CONCEITOS BÁSICOS DE DIREITO
Responsabilidade Civil
Responsabilidade Civil
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo Parte 01
AULA 09 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO
DIRETIO E JORNALISMO Tutela Civil no âmbito do Jornalismo – 2ª Parte Responsabilidade civil: Pressupostos da Responsabilidade civil: 1 - Conduta humana.
ATOS ILÍCITOS Os atos ilícitos- produzem obrigações para os agentes.
PROAB 2013 RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSORA: FLAVIA ZEBULUM Aula 1.
PROAB 2013 RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSORA: FLAVIA ZEBULUM Aula 2.
PREPOSTOS DO EMPRESÁRIO
PROFESSOR: DENIS DE SOUZA LUIZ
CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Responsabilidade Civil
RESPONSABILIDADE POR FATO PRÓPRIO E POR FATO DE OUTREM.
Transcrição da apresentação:

Responsabilidade Civil em Medicina- Noçoes Cristiane Fernandes Medica Gerencia de Risco

Definição Noções de Responsabilização: A noção de responsabilidade civil esta ligada ao sentimento de justiça,todo cidadão sabe, em principio, que devera reparar mal causado a outrem.

Artigo 927 do código civil de 2003-“Aquele que, por ato ilícito (arts Artigo 927 do código civil de 2003-“Aquele que, por ato ilícito (arts.186 e 187),causar dano a outrem fica obrigado a repara-lo”.

Responsabilidade Objetiva. Parágrafo único-Havera obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa ,nos casos especificados em lei, ou quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do ato implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem (Dentista, Enfermeiro, Médico, Fisioterapeuta).”

Responsabilidade Subjetiva Artigo 186 codigo civil de 2003-“Aquele que por ação ou omissão voluntária,negligencia,impericia ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito”.

Obrigação de Meio Culpa a ser provada, diz respeito a “usar de todos os recursos tecnológicos disponíveis na ciência com o intuito de oferecer o melhor tratamento possível.” Obs: Daí que alguns pacientes conseguem na justiça exames que não são do SUS, ou tratamentos de ponta....

Obrigação de resultado Culpa presumida, resultado certo e predeterminado. Atividades que aqui se enquadram:Dentistas, Cirurgiões plásticos em estética,Anestesistas, Patologistas,Bancos de Sangue, Clinicas Radiológicas.

Culpa in Vigilando A partir do momento da internação a Clinica ou Hospital é responsável pela columidade do paciente, devendo portanto, te-lo sob vigília. Exemplo:Incêndio em Hospitais, tentativa de auto extermínio de pacientes psiquiátricos internados..... Cabe processo ao hospital!!!!

Culpa in eligendo ”Cuidando-se de equipe medica vinculada a determinado hospital, hipótese em que NÃO é o paciente a escolher o anestesista, profissional designado pelo nosocômio, responde o hospital solidariamente pelos erros na anestesia”

Exemplo da Jurisprudencia: “Ação de indenização-Erro medico-responsabilidade solidária do cirurgião(culpa in eligendo) e do anestesista reconhecido pelo acordo recorrido-Materia de prova-Sumula7/ST). I- O medico chefe é quem se presume responsável, em principio, pelos danos ocorridos em cirurgia, pois, no comando dos trabalhos, sob suas ordens é que se executam os atos necessários ao bom desempenho da intervenção.

II- Da avaliação fática resultou comprovada a responsabilidade solidária do cirurgião(quando ao aspecto in eligendo)e do anestesista pelo dano causado. Insusceptivel de revisão esta matéria a teor do enunciado na Sumula 7/ST.”(REsp.53.104-7-RJ,3 turma,RSTL 97/179)

Excludentes de Responsabilidade Culpa da Vitima=exclusiva ou concorrente (deveria seguir dieta rigorosa pós cirurgia bariátrica) Culpa de Terceiro (acompanhante que abaixou a grade e o paciente caiu) Caso Fortuito(imprevisível, tipo o médico cirurgia sofre um AVC durante a cirurgia e o paciente prorroga a sua intervenção) Força Maior(previsível porem inevitável, uma tromba dágua atinge a UTI de um hospital...)

Bom dia e Obrigada!