Residência Multiprofissional em Saúde na formação de Redes Campinas 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Fórum Nacional de Residentes em Saúde
Saúde Bucal na esfera pública
Hillegonda Maria Dutilh Novaes 11o Congresso Mundial de Saúde Pública
Educação profissional:
POLO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O SUS - LESTE PAULISTA-
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Escola e Serviço Construindo a Humanização na Saúde
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal da Saúde Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores da Saúde Escola Técnica do SUS.
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Educação Permanente em Saúde :
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
AÇÕES SAÚDE TRANSFORMAÇÃO
SÉCULO XX.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Autor: Pricila Arrojo da Silva
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Bárbara Bezerra Lorena Freitas Taís Ziegler Thaisa Quixadá
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
São Paulo – Abril de 2008 Integração ensino-serviço nas redes municipais de saúde como princípio de gestão Título Laura Camargo Macruz Feuerwerker.
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
Avaliação como ferramenta de mudança na rede de atenção a saúde
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
“NOVOS RUMOS” Escola Nacional de Saúde Pública
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Os Programas de Provimento:
ACOLHIMENTO EM REDE.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde PROJETO DE QUALIFICAÇÃO DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE-ACS.
EAD na formação de Gestores da Inovação em Fitomedicamentos
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Estratégia de Saúde da Família
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Comunicação e Gestão Participativa no SUS Aurea Pitta GTCOM - Abrasco.
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Melhorar a Atenção à Saúde 1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 28/04/2009 1ª Reunião de Monitoramento 2009 –
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Mapeamento das Residências Integradas Multiprofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul TUANE DEVIT Residente Multiprofissional/Campo Adulto Crítico – HCPA.
A FORMAÇÃO DOCENTE EM VIGILÂNCIA DA SAÚDE José Inácio Jardim Motta Paulo Sabroza Marcelo Firpo Marcelo Rasga.
CASOS COMPLEXOS NO CURSO POLÍTICA LGBT: diálogo entre complexidade e Educação Permanente Juliana Mercês, UNA-SUS/UERJ* Paulo Roberto Volpato Dias, UNA-SUS/UERJ.
GRUPO DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇAO NA SA Ú DE.
A Política Nacional de Humanização
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Olga Matoso Consultora Técnica – PNH/DAPES/SAS/MS.
Transcrição da apresentação:

Residência Multiprofissional em Saúde na formação de Redes Campinas 2010

Introdução As residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n° de 2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais. O que é a Res. Multi? Falar da estrutura da residencia

Objetivos Os enfermeiros residentes participam de uma movimentação por mudanças, deixando de ser meros executores de procedimentos para atuar como parceiros no cuidado às pessoas e às populações e atores estratégicos à qualificação da rede de serviços e de gestão do sistema de saúde. Ministério da Saúde, Guia de Orientações para o Enfermeiro Residente, 2005.

São histórias de pessoas que pensam o cuidado como algo complexo e viável de ser realizado com integralidade, que demonstram como, na prática dos serviços, de forma dinâmica, tem-se trabalhado para promover a solução dos problemas de saúde, de forma transdisciplinar, intersetorial, atentos às questões socioeconômicas, culturais, ecológicas e religiosas. No processo de formação do residente, a população, o controle social, a equipe da unidade, as escolas do bairro são convidados a pensar e a produzir espaços de saúde, de qualidade de vida e é neste ethos que se dá a formação dos residentes. Problemas complexos, respostas coletivas.

Resultados Formação de redes Relato de casos

Proposta para 2010 Frisar sobre o novo processo