Introdução à Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

PSICOLOGIA RESPONDER:
Gestão de Pessoas: Motivação
Sistema de Administração de Recursos Humanos
O ambiente organizacional
A tomada de decisão em administração
Características Biográficas:
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Capítulo 12 Liderança, poder e política
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
O Comportamento Microorganizacional e a PERCEPÇÃO
Principais características da Abordagem Comportamental
Comportamento Organizacional
Capítulo 6 Organização.
CAPÍTULO 11 Motivação.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PERCEPÇÃO, ATITUDES E DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIAS ATUAIS DE LIDERANÇA
Comportamento Organizacional
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Capítulo 8 Controle.
O que é Liderança? Liderança
Planejamento e estratégia
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 7 Direção.
O QUE É LIDERANÇA? Liderança Administração
Liderança e Equipes de Alto Desempenho
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Tópicos Especiais de Administração
Prof. Ms. Hely Aparecida Zavattaro
Gestão Estratégica de Pessoas
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Administração Interdisciplinar
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Questões GRUPO 1 GRUPO 2 GRUPO 3 GRUPO 4 GRUPO 5
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
O ambiente organizacional
A Liderança e seus Conceitos
Planejamento e Estratégia
Introdução à Administração Análise Ambiental
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Compreendendo Equipes de Trabalho
Administração de Recursos Humanos
Profª MSc. Gardênia Jardim
Capítulo 7 Direção.
Comportamento Organizacional.  Introdução ao Comportamento Organizacional  Definir comportamento organizacional.  Explicar a importância do estudo.
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Administração de Operações
Comunicação Organizacional
Mudança Organizacional
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
LIDERANÇA E CONFIANÇA.
Introdução à Administração
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
1.
Introdução à Administração
Introdução à Administração
Comportamento Organizacional
Motivação e satisfação no trabalho
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
MOTIVAÇÃO MOTIVAÇÃO Psicologia Escolar
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 6 Organização.
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
Transcrição da apresentação:

Introdução à Administração O capítulo do livro-texto é indispensável para a adequada preparação da seção. 1

Conteúdo da Seção Direção Fundamentos de Direção Bases do Comportamento Individual nas Organizações Bases do Comportamento de Grupo nas Organizações Motivação Liderança Comece a exposição com um caso de uma empresa (local ou nacional) que realce a importância da função direção para a administração. Pode usar o caso introdutório do livro-texto. É importante contextualizar a matéria, dando exemplo e aplicações. 2 2

Objetivos de Aprendizagem Definir os conceitos de direção e de comportamento organizacional; Identificar as principais dimensões do comportamento individual nas organizações; Explicar como os papéis, as normas, o status e a coesão do grupo influenciam o comportamento dos membros organizacionais; Descrever as principais perspectivas teóricas acerca da motivação; Descrever as principais perspectivas teóricas acerca da liderança. 3

Fundamentos de Direção Direção é a função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional. A direção é um processo interpessoal relacionado com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização. A função direção envolve a orientação, a motivação, a comunicação e a liderança dos trabalhadores, buscando compatibilizar os objetivos destes com o desempenho da organização. 4

Contribuições da Abordagem Comportamental 5

Comportamento Organizacional O comportamento organizacional é uma área de conhecimentos multidisciplinar cujo principal foco de análise são as ações e os comportamentos das pessoas nas organizações. A compreensão do comportamento organizacional é uma condição necessária para que os administradores possam explicar e prever o comportamento das pessoas nas organizações. 6

Bases do Comportamento Individual nas Organizações 7

Atitudes 8

Personalidade A personalidade de um indivíduo refere-se ao conjunto de características psicológicas relativamente estáveis que o caracterizam e diferenciam de outras pessoas, e que se refletem no seu comportamento. Entre os modelos que buscam identificar quais os traços de personalidade que mais influenciam o desempenho organizacional estão: Modelo dos cinco fatores; Inteligência emocional; Lócus de controle; Maquiavelismo; Auto-monitoramento. 9

Percepção Principais distorções perceptuais: Percepção seletiva; Projeção; Efeito de halo; Estereótipos. 10

Aprendizagem A aprendizagem se refere à mudança no comportamento como conseqüência da experiência. A importância da aprendizagem no comportamento individual baseia-se no pressuposto de que todos os comportamentos são aprendidos. Existem duas teorias que explicam o processo de aprendizagem individual: Teoria do condicionamento operante; Teoria de aprendizagem social. 11

Bases do Comportamento de Grupo nas Organizações 12

Conceito de Motivação 13 13

Teorias de Motivação Perspectivas de conteúdo acerca da motivação: Teoria da Hierarquia das Necessidades; Teoria ERC; Teoria dos Dois Fatores; Teoria das Três Necessidades; Perspectivas de processo acerca da motivação: Teoria da Expectativa; Teoria da Eqüidade; Teoria do Estabelecimento de Objetivos; Perspectivas de reforço acerca da motivação. Relativamente às teorias de motivação, o professor apenas deve explicar a idéia essencial subjacente a cada teoria. O seu aprofundamento será detalhado em outras disciplinas. Contudo é importante os alunos ficarem com uma idéia geral sobre estas teorias. 14 14

Hierarquia das Necessidades de Abraham Maslow 15

Teoria dos Dois Fatores 16

Teoria da Expectativa 17 17

Teoria do Reforço Teoria que analisa a relação entre o comportamento e as suas conseqüências, baseada na concepção de uma aprendizagem cíclica. Segundo esta teoria quatro métodos de reforço ou de modificação do comportamento: Reforço positivo; Aprendizado da abstenção (ou reforço negativo); Punição; Extinção. 18

Visões Contemporâneas de Motivação 19

Conceito de Liderança 20

Teorias de Liderança Perspectivas de liderança baseada nos traços Partindo do pressuposto que os líderes nascem com características inatas, o objetivo principal é a identificação dos traços individuais dos líderes que os diferenciam de outras pessoa. Perspectivas comportamental da liderança Focam não o que os líderes eram, mas o que eles faziam, tentando isolar as características comportamentais dos líderes eficazes. Perspectivas contingencial da liderança A essência das teorias da liderança contingencial é a idéia de que, para ser eficaz, o estilo tem de ser apropriado à situação. Relativamente às teorias de liderança, o professor apenas deve explicar a idéia essencial subjacente a cada perspectiva. O seu aprofundamento será detalhado em outras disciplinas. Contudo é importante os alunos ficarem com uma idéia geral sobre estas teorias. 21 21

Os Estilos de Liderança 22

Grade Gerencial de Robert Blake e Jane Mouton 23

Estilos de Liderança dos Executivos Brasileiros 24

Teoria de Contingência de Fred Fiedler 25

Teoria do Caminho-Meta 26

Visões Contemporâneas de Liderança 27

Estudo de Caso Livro Texto – Capítulo 7 Analise e Discuta o caso: Mudanças na Direção da São Paulo Alpargatas. O ideal é pedir que os alunos leiam o caso em casa depois de terminar a apresentação do conteúdo, começando a próxima aula com a sua discussão. Se tiver tempo, pode pedir aos alunos que leiam e discutam primeiros em grupos de dois ou três em sala de aula e depois com a turma e o professor. 28

Bibliografia Básica Sobral, Filipe; Peci, Alketa. Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. – Capítulo 7. 29