CENÁRIOS LOGÍSTICOS [ Fabiane Veras ].

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

BENCHMARKING.
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
A busca de oportunidades de negócios
CENÁRIOS LOGÍSTICOS [ Fabiane Veras ]
Abordagem Exploratória e Investigativa - IBSME
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Empreendedorismo AULA 3
Cenários Profa. Lillian Alvares
PETI Planejamento Estratégico de TI
Learning Organization
NOÇÕES PRELIMINARES.
Administração Estratégica Modulo 1 – Planejar para a Incerteza
Administração de Sistemas de Informação II
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Planejamento Estratégico
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
A Construção do Plano de Negócio
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
Inteligência Competitiva na Venda
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
A experiência do Estado de Minas Gerais
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Hoje  Termos concretos: relatório para o 16 de março  Breve lição  Trabalho em grupos  Apresentações de cenários prospectivos HOJE 11:15  Segunda-feira:
Sistema de Comando em Operações
TÉCNICAS DE ENSINO.
A importância do Planejamento Estratégico
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
PRODUTO: ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
METODOLOGIAS DE PESQUISA
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
DESENHO DA PESQUISA - exemplo
Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Comportamento do consumidor
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
MATRIZ BCG.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
OBJETIVO DE DESEMPENHO DETALHAMENTOIMPORTÂNCIADESEMPENHO CUSTO A – Custo do plano de saúde (ou seguro saúde) B – Redução da incidência (ou re-incidência)
Introdução ao Planejamento
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
ENTREVISTA COMPORTAMENTAL
Disciplina: Controladoria
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
Ferramentas da Qualidade
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Empreendedorismo: Quem, O quê, Por quê?
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
O USO DAS EMOÇÕES NAS VENDAS: Como vender mais para o consumidor final e profissionais de arquitetura FLAVIA MARDEGAN As 4 Etapas Principais Para Se Criar.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Disciplina: Direção Estratégica
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Levantamento das ações e projetos de tecnologia realizadas pelo órgão – Nesta etapa devem ser levantados os projetos de TI concluídos ou em andamento.
A PRESENTAÇÃO M ODULO DE P ESQUISA GRIDLOG Edgard Fernandes 18/05/2016.
Contabilidade Gerencial
Cenários Uma metodologia de Estudo. Prof Norton Martins Pombo2.
Transcrição da apresentação:

CENÁRIOS LOGÍSTICOS [ Fabiane Veras ]

DESCRIÇÃO / CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS LOGÍSTICOS 2

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS Segundo a metodologia de Peter Schwartz (GBN), a elaboração dos cenários seguem os seguintes passos: 1.º Orientação, 2.ºExploração – Fatores chaves 3.º Exploração –Forças motrizes 4.º Exploração - Hierarquizar 5.º Síntese – Lógica do cenário 6.º Síntese – Matriz final 7.º Atuação – Implicações 8.º Monitorização- Indicadores e Sinais de Aviso

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS 1º Passo ORIENTAÇÃO Identificar o foco estratégico -> Tema A Questão ou Decisão Central Como fazer ? Pesquisa Entrevista

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS Princípios básicos para conduzir uma entrevista : 1 - Demonstrar Confiança e ter Credibilidade : Planejar; Confidencialidade; Ouvir atentamente; Entrevistar pessoalmente.

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS 2. Saber Interpretar: Não tirar conclusões precipitadas; Explorar mapas mentais e conhecimentos específicos; Olhar para assuntos internos versus assuntos externos.

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS Principais perguntas : Indique uma ou duas decisões estratégicas que a organização deverá tomar no horizonte imediato. Se olhasse 10 anos para trás, qual seria o êxito da organização, qual seria a história e porquê? Se olhasse 10 anos para trás, qual seria o fracasso da organização, qual seria a história e porquê?

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS Quais os obstáculos encontrados pela organização no decorrer da sua história? Como gostaria que a sua organização fosse recordada? Em relação ao seu papel? Como define “estratégia de sucesso”? Quais critérios utilizados? Há algo mais que gostaria de acrescentar, que não foi perguntado? (Pergunta final chave).

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS 2º Passo: Exploração- Fatores Chaves Identificar os: Fatores Chave – conjunto relativamente óbvio e próximo dos fatores que se encontram no setor onde a indústria/ organização está inserida. Fatos sobre clientes , fornecedores , concorrentes,etc.

3º Passo Exploração- Forças Motrizes Forças Motrizes : São os elementos que acionam o mapa dos cenários , que determinam o desenrolar da história.

As Forças Motrizes de dividem em : Os Elementos Pré-Determinados, são forças críticas para o negócio do cliente e relativamente previsíveis no futuro; Forças Ambientais – conjunto de forças motrizes menos óbvias e que se encontram no macro-ambiente (Forças Ambientais). Como exemplos de Forças Ambientais temos: demografia (envelhecimento, imigração), valores (movimentos políticos ou espirituais), inovações tecnológicas, estruturas competitivas da indústria, legislação e regulação, regras “emergentes” (práticas comerciais).

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS 4º Passo Exploração - Hierarquizar por Importância e e Incerteza As Incertezas- macro ambiente; As Incertezas Críticas, são tal como os elementos pré-determinados, forças críticas para o negócio do cliente. São muito importantes porque se tornam fatores estruturantes para a elaboração do conjunto dos cenários.

16

5.º Passo: Síntese – Selecionando a Lógica do cenário Nesta fase vamos sintetizar todo o trabalho já desenvolvido de forma a podermos começar a construir as estruturas das histórias dos nossos cenários. Voltamos para à lista das forças motrizes.

Naturalmente, existem critérios para a criação dos cenários que devem ser seguidos, nomeadamente: Devem ser histórias Plausíveis Relevantes para o Foco Estratégico As histórias dos cenários devem ser divergentes Devem desafiar a tomada de decisão estratégica

Seguindo o Método Dedutivo, vamos obedecer aos seguintes critérios: Construir uma matriz a partir de duas Incertezas Críticas (escolhidas a partir dos quatro eixos previamente selecionados);

Experimentar algumas matrizes (resultado de combinações entre os quatro eixos), até chegar à desejada; Usar os eixos da matriz como forças motrizes e criar quatro cenários, para os quatro quadrantes da matriz e preencher cada quadrante com o que parecem ser as respectivas características.

Fonte : DPP - Catarina Mendes Leal Construir Cenários – o Métodos da GBN

6.º Síntese – Encorpando os Cenários- Matriz final A matriz final deverá ser aquela que parece responder melhor ao Foco Estratégico. Durante este processo devemos verificar se: Surge uma idéia chave em cada quadrante? As histórias potenciais em cada quadrante são diferentes e interessantes? Cada quadrante é potencialmente plausível e expressivo? Este conjunto de quatro cenários/mundos possíveis “ilumina” o Foco Estratégico?

Fonte : DPP - Catarina Mendes Leal Construir Cenários – o Métodos da GBN

7.º Atuação – Implicações Neste passo vamos procurar compreender as implicações. As implicações são avaliações intelectuais, não são ações, sobre o que o cenário pode significar para uma organização. Por exemplo: “os custos estão a aumentar” (implicação) “renegociar acordos de fornecedores” (ação)

Chegamos ao momento apelidado de: “Respostas Estratégicas”. Tendo nas nossas mãos um conjunto de cenários alternativos, quais são as respostas estratégicas possíveis. Neste processo de desenvolvimento de opções devemos olhar para as suas implicações e questionar: O que é que podemos fazer? O que é que devemos fazer?

Fazemos novamente um brainstorm sobre as nossas opções/ações – a nível estratégico – para cada um dos cenários.

8.º Monitorização- Selecionar os Indicadores Inicias e sinais de Aviso Esta fase se divide em 2 etapas : Adaptative Foresight. (previsões adaptáveis) Análise de todos Indicadores Inicias , das informações formais e informais; Early Warning Signals (sinais de aviso prévio): são os Indicadores de alerta, tendem a ser uma “mistura” de elementos subjetivos e objetivos, que nos indicam que esses cenários estão a começar a tornar-se reais.

O grupo de cenaristas deverá está sempre se reunindo para verificar se o foco estratégico ainda se mantém. É importante monitorizar estes sinais críticos e analisar a evolução das idéias ao longo de todo o processo; avaliar as velhas convicções, questionar as novas convicções e procurar respostas para o que ainda se quer saber.

Por fim , o processo de construção de cenários é um círculo contínuo e deverá está sempre sendo reavaliado pelo grupo de cenaristas. Com finalidade de preparar os executivos de empresas e gestores de instituições, ajudá-los a entender as incertezas que estão perante eles e o que elas significam; ajudar a ensaiar respostas para esses futuros possíveis, assim que eles se começam a delinear.

Fonte : GBN