TÉCNICAS DE EXPLORAÇÃO E AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DIAGNÓSTICA.

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Transcrição da apresentação:

TÉCNICAS DE EXPLORAÇÃO E AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DIAGNÓSTICA

CONCEITO E FUNÇÃO DO DIAGNOSTICO  Diagnóstico – uma palavra grega que significa reconhecimento.  Tem como função: Reconhecer a doença - a que categoria pertence através de seus sintomas, sinais, origem e evolução Fazer um prognóstico Estabelecer uma conduta terapêutica

PARA SE ESTABELECER UM DIAGNÓSTICO É necessário: É necessário:  A anamnese clínica (entrevista)  Exame clínico (psíquico) do cliente.

ENTREVISTA -  É um método essencial a qualquer avaliação do cliente psíquico e constitui na coleta de dados e tentativa de compreensão do papel da doença na vida daquele indivíduo. Existem diferentes tipos de entrevista, e permite a coleta de dados através da conversação, das respostas à pergunta e das observação pelo profissional, tornando possível depois da análise e reflexão a formulação de hipótese diagnóstica.

EXAME PSÍQUICO Deve-se observar: consciência, atenção, orientação pensamento,sensopercepção,memória, humor, fala, aparência, atividade motora, afetividade, interação durante entrevista etc. Deve-se observar: consciência, atenção, orientação pensamento,sensopercepção,memória, humor, fala, aparência, atividade motora, afetividade, interação durante entrevista etc.

O EXAME PSIQUIÁTRICO  Consiste de 2 partes: 4 História Psiquiátrica 4 Exame do Estado Mental Atual

História Psiquiátrica (cont) 4 História pessoal pregressa: Infância Idade Adulta: (história ocupacional, conjugal e de relacionamento, militar, educacional, religião, atividade social, situação atual de vida) 4 História psicossexual 4 História familiar 4 Sonhos, fantasias e valores

2) E xame do Estado Mental 4 Descrição geral 1. Aparência 2.Comportamento e Atividade motora 3. Atitude a cerca do examinador

E xame do Estado Mental 4 Descrição geral  Apresentação e vestuário;  Higiene;  Fáscies, mímica  Atitude durante a entrevista  Postura e maneirismo  Linguagem falada (tonalidade da voz, velocidade do discurso, coerência, desagregação, vocabulário, prolixidade, mutismo, etc)  Alterações neurológicas (marcha, movimentos involuntários e estereotipados, transtorno do equilíbrio, etc)

OUTROS MÉTODOS:  Testes e questionários psicológicos Realizado pelo psicólogo. Constitui um conjunto complementares de exploração, que fornece dados sobre o cliente.  Testes de eficiência  Testes de personalidade  Provas de avaliação de deterioração das funções superiores

EXPLORAÇÃO NEUROFISIOLÓGICA  EEG  EEGC  REGISTRO POLIGRÁFICO DO SONO

EXPLORAÇÕES DE NEUROIMAGEM  Ressonância magnética nuclear (rmn) – avalia parte das funções mentais.  Tomografia axial computadorizada cerebral (TAC) – se faz várias radiografias do cérebro com contraste aplicado Ev (suspeita de base orgânica).  Tomografia de emissão de pósitrons – (pet)

EXPLORAÇÃO NEUROQUÍMICA  Exames laboratoriais.  Provas neuroendócrinas

O pessimista se queixa do vento. O otimista espera que ele mude. O realista ajusta as velas. William George Ward O pessimista se queixa do vento. O otimista espera que ele mude. O realista ajusta as velas. William George Ward tlemos/08

OBRIGADA!!! ATÉ A PROXIMA!!!