Relacionamento Interpessoal na Enfermagem Prof. Eliana Amorim
Objetivos Objetivo geral: Analisar a importância do relacionamento interpessoal na enfermagem e o papel da comunicação no estabelecimento desta relação.
Objetivos Objetivos específicos: Identificar a comunicação como instrumento básico na construção de um relacionamento terapêutico entre o enfermeiro e o paciente; Conhecer os elementos e os tipos de comunicação; Analisar os fatores que afetam e os que favorecem o processo de comunicação.
conceito EXPRESSE EM UMA IMAGEM O QUE REPRESENTA relacionamento interpessoal O QUE favorece o (a) ... Cite no máximo três itens
RELAÇÕES INTERPESSOAIS As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência do processo de interação. Não há processos unilaterais na interação humana: tudo que acontece no relacionamento interpessoal decorre de duas fontes: EU e OUTRO ( S).
É IMPORTANTE RELACIONAR-SE ?
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Forças que Impulsionam Empatia Motivação Iniciativa Competência Apoio Forças que Restringem + Vaidade + Apatia + Dependência +Timidez + Manipulação
É realmente importante relacionar bem com as pessoas?
RELACIONAMENTO X SUCESSO...
O relacionamento entre os membros de um grupo, sejam de simpatia e amizade ou de antipatia e confronto, resulta na criação ou na destruição de sua eficácia como equipe,
A valorização dos relacionamentos vem tomando força no perfil profissional que as organizações exigem. Onde se buscava, acima de tudo, a experiência técnica, hoje ganhou-se o espaço para as habilidades comportamentais de flexibilidade, inteligência emocional, criatividade etc.
È fácil ?
PROCESSO DE TRABALHO DO ENFERMEIRO GERENCIAR CUIDAR EDUCAR Como articular os diferentes processos de trabalho, respondendo às necessidades de saúde da população, os anseios dos profissionais e o que o mercada espera da enfermeira. Geralmente enfermeiras buscam conjugar o cuidar e o gerenciar – gerenciar se sobrepõe. Como buscar com que este gerenciar responda ao cuidado e a educação?
Auxiliar de Enfermagem Enfermeiro Médico Nutricionista Téc. em Laboratório Farmacêutico Téc. de RX Fisioterapeuta Assistente Social Bioquímico
ARTICULAR CUIDAR, GERENCIAR E EDUCAR desenvolver competências; liderança; cuidado como essência; gerenciar e ensinar o cuidado – cuidando. LIDERAR A EQUIPE PARA UM CUIDADO TERAPÊUTICO E COM COMPROMISSO DE TODOS
COORDENAÇAO DO CUIDADO PAPEL ENFERMEIRA COORDENAÇAO DO CUIDADO Entendemos que uma das dificuldades em desenvolver o papel gerencial, suplantando a administração direta, técnica e operativa do processo de trabalho, está na lacuna que os enfermeiros tem em sua formação no que se refere à coordenação das relações interpessoais – dificuldade no gerenciamento de conflitos, lembrando que hoje os enfermeiros tem atuado em diferentes áreas, assumido papéis de destaque na gestão dos serviços básicos – secretarias municipais e estaduais de saúde. Lembrar ainda que a negação das atividades gerenciais é decorrente do modelo de formação, que tem priorizado o cuidar como ação própria da enfermeira, em detrimento do gerenciar e do educar. ASSUMIR COORDENAÇÃO DO CUIDADO, COM COMPETÊNCIA, ÉTICA, RESPONSABILIDADE, RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA NOSSA FUNÇÃO.
RELAÇÕES INTERPESSOAIS Busque idéias; Debata propostas; Não combata pessoas; Evite questões pessoais; Leve em consideração apenas as idéias e as informações, jamais os aspectos pessoais de quem as expõe.
Reflita sobre a sua forma de agir.
Relacionamento interpessoal X Enfermagem CUIDAR 1-Mudança na forma de se relacionar com o paciente. 2-Relação Terapêutica X Relação pessoal
O QUE É ESSÊNCIAL PARA RELACIONAR-SE?
Comunicare = “por em comum”. COMUNICAÇÃO Comunicare = “por em comum”. Pressupõe o entendimento das partes envolvidas
Conceitos de Comunicação “É o processo de transmitir informações de pessoa para pessoa através da fala, da escrita, de imagens e sons com o objetivo de gerar conhecimentos”. Paulina Kurcgant (1991)
“ A comunicação como parte do papel da enfermagem, constitui uma técnica como a da aplicação de injeções ou troca de curativos cirúrgico”. Murray (1989)
Elementos do processo de comunicação Estímulo Canal Estímulo Emissor Receptor Mensagem Feedback
Fatores que afetam a Comunicação Emissor Dificuldade na fonação Estado físico e emocional Conhecimento dos símbolos
Fatores que afetam a Comunicação Mensagem Dificuldade de expressar Emissão de duas mensagens conflitantes
Fatores que afetam a Comunicação Receptor Problemas auditivos Nível cultural Integridade física e do processo fisiológico Fator emocional
Formas de Comunicação Verbal X Não verbal “As ações muitas vezes falam mais alto que as palavras.” (Potter,1999)
Verbal (palavra falada e escrita) Clareza e Concisão Vocabulário Significado Denotativo e Conotativo Ritmo Oportunidade e Relevância Humor
Não Verbal (expressão facial, gestos, postura ... ) Aparência pessoal Entonação Expressão Facial Postura e Marcha Gestos Toque
Finalidades da comunicação Coleta de informações Instruir/esclarecer Trocar idéias Registro de informações Passar informações para a equipe (Passagem de plantão, relatórios)
Clima Favorável para a Comunicação Ouvir atenciosamente Transmitir aceitação Dar informação Sigilosidade Ambiente adequado
Atitudes que Interferem na boa Comunicação Falsas esperanças Atitudes defensivas Julgamentos Mudança de assunto
“Tão importante quanto conhecer a doença que o homem tem, é conhecer o homem que tem a doença”. Osler