  DIREITO DIPLOMÁTICO:   DOCUMENTOS PRINCIPAIS:   AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS ENTRE OS ESTADOS E AS ORGANIZAÇÕES EMBASARAM- SE PRINCIPALMENTE EM DUAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Advertisements

Diplomatas e agentes consulares
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
PROAB 2013 RESPONSABILIDADE CIVIL PROFESSORA: FLAVIA ZEBULUM Aula 1.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 1.
Curso “MERCOSUL e Negociações Internacionais” Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) BRASIL Aragon Érico Dasso Júnior Boa Vista, 03 a 05 de dezembro.
Absolutismo Régio Características Características:  Absolutismo de direito divino ou seja o poder do rei tem origem divina (o rei apenas tinha que prestar.
Professor Hudson de Paula. Relação entre população e economia Setores da economia Setor Primário: atividades ligadas a natureza. Agricultura e pecuária.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Projeto «Formação em Literacia Digital» D IREITOS E D EVERES NA INTERNET Agrupamento de Escolas de Porto de Mós Biblioteca Escolar / Centro de Recursos.
1 Direitos Humanos e Desenvolvimento Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP 1.
DIREITO EMPRESARIAL Regula as atividades dos empresários (pessoas físicas) e das sociedades empresárias (pessoas jurídicas) no desenvolvimento de suas.
DIREITO CONSTITUCIONAL Prof.º Paulo Rodrigues Teoria Geral da Constituição.
PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL PATRIMÔNIO DOCUMENTAL, CIDADANIA E O INSTITUTO DO INQUÉRITO CIVIL X Encontro Paulista.
RAMOS DO DIREITO CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL.
A Arbitragem em Acção Desenvolvimentos Recentes em Portugal I Conferência Internacional de Arbitragem Luanda, 4 de Dezembro de 2012 Luis Miguel Cortes.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Direito Internacional Público André L. P. B. Lupi.
Acordo de Leniência Brasília, 17 de março de 2016.
ARBITRAGEM Processo e Procedimento Abril de 2015.
Introdução ao Diálogo Social Fernando Fonseca Programa Diálogo Social, Legislação do Trabalho e Administração do Trabalho CIF/OIT 7 de setembro de 2010.
II. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ENQUANTO MEMBRO DA MESA DO ÓRGÃO DELIBERATIVO MUNICIPAL: MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
0 ABONO PARA FALHAS. 1.CONCEITO 2.QUEM PODE AUFERIR? 3.MONTANTE PECUNIÁRIO 4. ATRIBUIÇÃO DO ABONO ABONO PARA FALHAS Programa.
DIREITO E SOCIEDADE NO ORIENTE ANTIGO
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
Governador Valadares/MG – IMPOSTOS MUNICIPAIS Direito Tributário Prof. Amanda Sá
A cooperação entre autoridades de supervisão: a troca de informação e os regimes de confidencialidade José Figueiredo Almaça XXVII Assembleia anual da.
DIREITO INDIVIDUAL DO TRABALHO II. Jornada de Trabalho No princípio das regulamentações sobre jornada de trabalho, havia fixação de jornada de 10 horas.
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO - LAI Lei nº /2011 Decreto Estadual nº /2013 PAULO MARCONDES CALDAS LOPES ASSESSOR TÉCNICO - CGE 2/6/2016.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Taxas Federais Tributos Federais (DEF0512) Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Organização de eventos II Docente Prof. Ms. Marcelo A. Mascarenhas 1.
6º ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
CONSUMO SEGURO: NOVO DETERMINANTE DA SAÚDE Coordenação Geral de Doenças e Agravos Não Transmissíveis Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não.
ARBITRAGEM e DIREITO ELETRÔNICO: Possibilidades e Riscos Eduardo Grebler Fecomercio-SP 5 de agosto de 2014 Belo Horizonte.
FONTES ATORES CENÁRIOS e ATIVIDADE EMPRESÁRIA PROF. WILIAM CARVALHO.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Sujeitos do Processo Processo é o instrumento para a resolução imparcial dos conflitos da vida social. Sujeitos que compõe.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO O ESTADO E O DIREITO INTERNACIONAL - Classificação.
Roteiro Legal – projetos culturais. -De quem é a obra?  autorização, licença e cessão - A obra usa outras obras protegidas por direito autoral?  autorização,
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
Art. 3º - A Agência de Propaganda é pessoa jurídica e especializada na arte e técnica publicitária, que, através de especialistas, estuda, concebe, executa.
Princípios e Critérios Internacionais FSC Professora Assistente: Luciana Maria Papp Professor Edson Vidal.
DIREITO PROCESSUAL TRABALHISTA PROFESSORA: EMMANUELLE BELTRÃO.
SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO. PERSONALIDADE INTERNACIONAL A personalidade refere-se à aptidão para a titularidade de direitos e de obrigações.
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
ÓRGÃOS DO ESTADO NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
 Direito Empresarial - Introdução o Direito Empresarial – Introdução Histórica e Noções Básicas o Teoria da Empresa o Introdução às Sociedades.
AGÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONÓMICA MODELO DE GOVERNAÇÃO MODELO DE GOVERNAÇÃO Praia, 07 de Julho de 2009 João Renato Lima.
SOCIEDADES EMPRESÁRIAS Atos constitutivos: a sociedade empresária adquire personalidade jurídica com o arquivamento dos atos constitutivos na Junta Comercial.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
LEI PENAL EM RELAÇÃO ÀS PESSOAS. A lei penal, em regra, deve ser aplicada a todas as pessoas que se inserem em seu âmbito de aplicação. No entanto, o.
Prof. Rodrigo Carmona Faculdade Anísio Teixeira Ponto 1 – Noções Introdutórias Direito do Trabalho 1. História do Direito do Trabalho Sociedade pré-industrial.
DIREITOS FUNDAMENTAIS – 2ª parte. DIREITO DE ACESSO AO JUDICIÁRIO Acesso à Justiça  Determinação de duas finalidades básicas do sistema jurídico;  Reivindicação.
Arquivos e Métodos de Acesso SEMTAS – IDECAM – 2015 Prof. Jefferson Ferreira Natal/2015.
As normas em matéria de liberdade sindical, direito de greve e negociação colectiva.
Noções Preliminares sobre o Direito Penitenciário
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: I) Introdução: a) Evolução histórica: b) Distinção com relação aos Estados c) OI versus ONGs: II) Personalidade jurídica:
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
DIREITO INTERNACIONAL Módulo 02. Direito Internacional Público – NOÇÕES PRELIMINARES CONCEITO: “É o conjunto de normas jurídicas que regulam as relações.
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
Comunicação de Resultados de Pesquisa Propriedade Intelectual Plágio Ética em Pesquisa Prof. Eduardo R. Hruschka * Slides elaborados com base nos originais.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Transcrição da apresentação:

  DIREITO DIPLOMÁTICO:   DOCUMENTOS PRINCIPAIS:   AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS ENTRE OS ESTADOS E AS ORGANIZAÇÕES EMBASARAM- SE PRINCIPALMENTE EM DUAS CONVENÇÕES PATROCINADAS PELA O.N.U. ( COMISSÃO DE DIREITO INTERNACIONAL):   CONVENÇÃO DE VIENA SOBRE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ( 1961);  CONVENÇÃO DE VIENA SOBRE RELAÇÕES CONSULARES ( 1963).  

 2. ASPECTOS HISTÓRICOS:  ESSAS CONVENÇÕES TRANSFORMARAM-SE EM UM CÓDIGO DE DIREITO INTERNACIONAL PRÁTICAS E COSTUMES QUE JÁ ERAM OBSERVADOS HÁ SÉCULOS:  A HISTÓRIA MOSTRA QUE JAMAIS QUALQUER IMPÉRIO E ESTADO PODE VIVER EM TOTAL ISOLAMENTO;   AS RELAÇÕES ENTRE DIFERENTES POVOS E COLETIVIDADES SÃO, EM MUITO, ANTERIORES AO SURGIMENTO DO ESTADO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ATIVIDADE DIPLOMÁTICA (DURANTE A IDADE MÉDIA), PORÉM, NA ANTIGUIDADE TEMOS O DELINEAMENTO DA ATIVIDADE DIPLOMÁTICA.   O ENVIO DE PESSOAS POR PARTE DE UM LÍDER DE UMA COMUNIDADE, DO REI OU IMPERADOR PARA TRATAR DE ASSUNTOS QUE LHE INTERESSAM NO ESTRANGEIRO REMOTAM À ANTIGUIDADE. O AGENTE DIPLOMÁTICO É A PESSOA ENVIADA PARA REPRESENTAR O SEU POVO, COMUNIDADE, REINO, IMPÉRIO, E, MAIS TARDE O ESTADO NO ESTRANGEIRO.   ).

 DIPLOMACIA CLÁSSICA- “É DEFINIDA COMO A ATIVIDADE DESENVOLVIDA NO ÂMBITO DAS RELAÇÕES BILATERAIS” (MISSÕES DIPLOMÁTICAS PERMANENTES ESTABELECIDAS POR TRATADOS BILATERAIS);   DIPLOMACIA “AD HOC” – “É AQUELA DESENVOLVIDA EM QUESTÕES ESPECIAIS E TRANSITÓRIAS. SURGE EM RAZÃO DE CRESCENTE DOMÍNIO EM MATÉRIAS DE ORDEM TÉCNICA NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. DELEGADOS EM CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS, ENVIADOS ITINERANTES, MISSÃO ESPECIAL (É AQUELA TEMPORÁRIA PARA CONCLUSÃO DE TAREFAS ESPECÍFICAS).  DIPLOMACIA DIRETA- “É AQUELA DESEMPENHADA PELO PRÓPRIO CHEFE DE ESTADO, CHEFE DE GOVERNO, MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES.”

 DIREITO DE LEGAÇÃO.   3.1.DIREITO DE LEGAÇÃO TEM ORIGEM CONSUETUDINÁRIA E COMPREENDE O DIREITO DE ENVIAR E RECEBER AGENTES DIPLOMÁTICOS.   3.2. DIREITO DE LEGAÇÃO ATIVO : DIREITO DE ENVIAR REPRESENTANTES DIPLOMÁTICO AO ESTADO ESTRANGEIRO.   3.3. DIREITO DE LEGAÇÃO PASSIVO: SE REFERE À RECEPÇÃO DE AGENTES DIPLOMÁTICOS.   3.4. O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS DEPENDEM DO DIREITO DE LEGAÇÃO E DO “CONSENTIMENTO MÚTUO”.

 DIPLOMACIA NAS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS.   DIPLOMACIA MULTILATERAL:   RELAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÃO E O ESTADO QUE ENVIA A MISSÃO DIPLOMÁTICA;  RELAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÃO E O ESTADO ANFITRIÃO OU DE SEDE;  RELAÇÃO ENTRE O ESTADO QUE ENVIA A MISSÃO E O ESTADO SEDE.   5.CORPO DIPLOMÁTICO E MISSÃO DIPLOMÁTICA   CORPO DIPLOMÁTICO – ENTENDE-SE O CONJUNTO FORMADO PELOS AGENTES DIPLOMÁTICOS ACREDITADOS PERANTE O CHEFE DE ESTADO. DELE FAZEM PARTE O CHEFE DE MISSÃO (EMBAIXADORES, NUNCIOS, ENVIADOS, ENCARREGADOS DE NEGÓCIO).   MISSÃO DIPLOMÁTICA- TEM DEFINIÇÃO MAIS AMPLA COMPOSTA: A) CORPO DIPLOMÁTICO; B) MEMBROS DO PESSOAL ADMINISTRATIVO E TÉCNICO, MEMBROS DO PESSOAL DE SERVIÇO E CRIADOS PARTICULARES.

 ENTRE AS DIVERSAS FUNÇÕES DA MISSÃO DIPLOMÁTICA PODEMOS CITAR:   REPRESENTAÇÃO DO ESTADO ACREDITANTE (QUE ENVIA MISSÃO) PERANTE O ESTADO ACREDITADO (QUE RECEBE A MISSÃO);  PROTEÇÃO DOS INTERESSES DO ESTADO ACREDITANTE E SEUS NACIONAIS PERANTE O ESTADO ACREDITADO;  PROMOÇÃO DAS RELAÇÕES AMISTOSAS E DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES ECONÔMICAS, CULTURAIS E CIENTÍFICAS ENTRE O ESTADO ACREDITANTE E O ESTADO ACREDITADO.   AS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS REGIDAS PELO MÚTUO CONSENTIMENTO E RECIPROCIDADE: CABE O ESTADO  ACREDITANTE CERTIFICAR-SE DE QUE A PESSOA QUE PRETENDE NOMEAR PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO DE CHEFE DA MISSÃO OBTENHA O “DE ACORDO” DO ESTADO ACREDITADO. ESTA ACEITAÇÃO É DENOMINADA “AGRÉMENT”. 

 6.1. AS IMUNIDADES E PRIVILÉGIOS:  INVIOLABILIDADE PESSOAL DO AGENTE DIPLOMÁTICO: não pode ser objeto de qualquer forma de detenção ou prisão; não está obrigado a testemunhar; estende-se á sua residência particular;  IMUNIDADE DE JURISDIÇÃO CIVIL E ADMINISTRATIVA: NÃO É ABSOLUTA. Ações reais, salvo para o local de missão; sucessórias a título privado; referente a atividades profissional ou comercial desenvolvido fora do exercício de suas funções oficiais;  IMUNIDADE PENAL: ABSOLUTA;  INVIOLABILIDADE DOS LOCAIS DE MISSÃO, ARQUIVOS E DOCUMENTOS: liberdade de comunicação (mala diplomática); imunidade de execução ;  ISENÇÃO FISCAL: salvo o art.34 da CONVENÇÃO DE VIENA (1961).  6.2.TEORIAS QUE APRESENTARAM JUSTIFICATIVAS PARA OS PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES:  TEORIA DA EXTRATERRITORIALIDADE; (ULTRAPASSADA)  TEORIA DO CARÁTER REPRESENTATIVO; (ULTRAPASSADA)  TEORIA DA FUNÇÃO- PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES SÃO CONCEDIDOS A FIM DE QUE OS AGENTES DIPLOMÁTICOS POSSAM EXERCER AS SUAS FUNÇÕES QUE LHE FORAM CONFIADAS 

 7. SANÇÃO DIPLOMÁTICA:   7.1. DECLARAÇÃO DE “PERSONA NON GRATA”;  7.2. RUPTURA DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS. 

 DIREITO CONSULAR:  DOCUMENTOS PRINCIPAIS:  CONVENÇÃO DE VIENA SOBRE RELAÇÕES CONSULARES ( 1963).   ASPECTOS HISTÓRICOS:   AS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS E AS RELAÇÕES CONSULARES NÃO SE CONFUNDEM, TANTO QUANTOS A SEUS OBJETOS E SEUS ESTATUTOS JURÍDICOS. EM LINHAS GERAIS, O DIPLOMATA REPRESENTA O ESTADO ACREDITANTE PERANTE O ESTADO ACREDITADO, O CÔNSUL REPRESENTA O ESTADO DE ORIGEM NO ESTRANGEIRO PARA CUIDAR DE INTERESSE PRIVADO.  A EXISTÊNCIA DOS CÔNSULES É MUITO ANTIGA, NA GRÉCIA TEMOS OS “PROXENOS” OS QUAIS ERAM ESCOLHIDOS ENTRE OS QUE RESIDIAM NO ESTRANGEIRO PARA SERVIREM DE INTERMEDIÁRIOS NAS RELAÇÕES ENTRE OS “ESTRANGEIROS E O GOVERNO DA CIDADE”

 ESTABELECIMENTO:   CONVENÇÃO DE RELAÇÕES CONSULARES DE 1963: “O CONSENTIMENTO DADO PARA O ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS ENTRE OS DOIS ESTADOS IMPLICA, SALVO INDICAÇÃO EM CONTRÁRIO, O CONSENTIMENTO PARA O ESTABELECIMENTO DAS RELAÇÕES CONSULARES”.   -AS RELAÇÕES CONSULARES DIFEREM DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS; ESTAS TRATAM DE ASSUNTOS POLÍTICOS DE ESTADO, AQUELAS CUIDAM DE MATÉRIA PRIVADA : ASSUNTOS DE INTERESSES PARTICULARES E ADMINISTRATIVOS DO ESTADO QUE ENVIA E SEUS NACIONAIS.   AS RELAÇÕES CONSULARES REGEM-SE: A)CONSENTIMENTO MÚTUO; B) NÃO- DISCRIMINAÇÃO E C)DA RECIPROCIDADE.

 FUNÇÕES CONSULARES:   -PROTEGER NO ESTADO TERRITORIAL OS INTERESSES DO ESTADO DE ENVIO E DOS SEUS NACIONAIS, PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS;  -FOMENTAR O DESENVOLVIMENTO DAS RELAÇÕES COMERCIAIS, ECONÔMICAS, CULTURAIS E CIENTÍFICAS ENTRE O ESTADO DE ENVIO E O ESTADO RECEPTOR;  -OBTER INFORMAÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES E A EVOLUÇÃO DA VIDA COMERCIAL, ECONOMIA, CULTURAL E CIENTÍFICA DO ESTADO RECEPTOR;  -EMITIR PASSAPORTES, VISTOS E OUTROS DOCUMENTOS;  -PRESTAR SOCORRO E ASSISTÊNCIA AOS NACIONAIS DO ESTADO DE ENVIO;  -AGIR NA CONDIÇÃO DE NOTÁRIO;  -RESGUARDAR OS INTERESSES DOS NACIONAIS DO ESTADO DE ENVIO NOS FEITOS SUCESSÓRIOS EM CURSO NO TERRITÓRIO DO ESTADO RECEPTOR;  -SALVAGUARDAR OS INTERESSES DOS MENORES E DOS INCAPAZES NACIONAIS DO ESTADO DE ENVIO, NO ESTADO RECEPTOR;  -REPRESENTAR OS NACIONAIS DO ESTADO DE ENVIO E ADOTAR AS MEDIDAS CABÍVEIS PARA A SUA REPRESENTAÇÃO APROPRIADA PERANTE OS TRIBUNAIS E OUTRAS ATIVIDADES DO ESTADO RECEPTOR;  -TRANSMITIR ATOS JUDICIAIS E DAR CUMPRIMENTO ÀS CARTAS ROGATÓRIAS;  -INSPECIONAR, CONTROLAR E DAR ASSISTÊNCIA AOS NAVIOS E AERONAVES DO ESTADO DE ENVIO;

 CATEGORIAS DE FUNCIONÁRIOS CONSULARES:  OS CÔNSULES “MISSI” SÃO ENVIADOS OU DE CARREIRA “DESIGNADOS PELO ESTADO ENTRE SEUS NACIONAIS PARA DEFENDER NO ESTRANGEIRO OS SEUS NACIONAIS.”- SÃO REMUNERADOS PELO ESTADO E NORMALMENTE NÃO EXERCEM OUTRAS FUNÇÕES PROFISSIONAIS;  OS CÔNSULES “ELECTI” OU HONORÁRIOS SÃO AQUELES NOMEADOS DENTRE OS NACIONAIS DO ESTADO RECEPTOR OU DE RESIDÊNCIA, PODEM PRATICAR O COMÉRCIO OU EXERCER OUTRAS PROFISSÕES E, EMBORA POSSAM RECEBER UMA GRATIFICAÇÃO PELO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES, NÃO SÃO REMUNERADOS.  ALGUMAS CATEGORIAS DO CONSULADO:  CHEFE DO POSTO CONSULAR É A PESSOA ENCARREGADA DE AGIR COMO TAL. A NOMEAÇÃO DO CHEFE DO POSTO CONSULAR É PRECISO AGUARDAR O “EXEQUATUR” QUE É A AUTORIZAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES.;  FUNCIONÁRIO CONSULAR É A PESSOA ENCARREGADA DO EXERCÍCIO DAS FUNÇÕES CONSULARES;  EMPREGADO CONSULAR É TODO AQUELE EMPREGADO NOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E TÉCNICOS DO POSTO CONSULAR;  MEMBRO DO PESSOAL DE SERVIÇO – É A PESSOA ENCARREGADA DO SERVIÇO DOMÉSTICO DO POSTO CONSULAR. 

 FACILIDADES, PRIVILÉGIOS E IMUNIDADES:  TAMBÉM TEORIA DO INTERESSE DA FUNÇÃO.  -INVIOLABILIDADE DOS LOCAIS CONSULARES: APLICA-SE TÃO-SOMENTE ÀS INSTALAÇÕES CONSULARES UTILIZADAS EXCLUSIVAMENTE PARA AS NECESSIDADES DE SEU TRABALHO.  -LIBERDADE DE COMUNICAÇÃO: O POSTO CONSULAR É EQUIPARADO AO DA MISSÃO DIPLOMÁTICA; TODAVIA A MALA CONSULAR É MENOS RÍGIDA QUE A MALA DIPLOMÁTICA;   -ISENÇÃO DE TRIBUTOS;  -INVIOLABILIDADE DOS FUNCIONÁRIOS CONSULARES É MAIS LIMITADA, LHES É ASSEGURADA A INVIOLABILIDADE PESSOAL, NA MEDIDA EM QUE NÃO PODEM SER PRESOS OU DETIDOS, EXCETO A PRÁTICA DE CRIMES GRAVES OU DECISÃO DE AUTORIDADE JUDICIÁRIA COMPETENTE.  -IMUNIDADE JURISDICIONAL NÃO É ABSOLUTA, APENAS ESCAPAM DA JURISDIÇÃO DO ESTADO RECEPTOR OS ATOS PRATICADOS NO DESEMPENHO DAS FUNÇÕES CONSULARES;  -FUNCIONÁRIOS E EMPREGADOS GOZAM DE ISENÇÃO FISCAL, EXCETOS IMPOSTOS INDIRETOS, TAXAS, SUCESSÃO, PRESTADOS A TÍTULO PARTICULAR, DIREITOS DE REGISTRO.  TAMBÉM PODEM SER CONSIDERADOS “PERSONA NON GRATA”

 SOLUÇÃO PACÍFICA DAS CONTROVÉRSIAS : SOLUÇÃO DAS CARTAS DAS NAÇÕES UNIDAS : ART.33 –1  MEIOS DIPLOMÁTICOS :  NEGOCIAÇÕES – SERÃO BILATERAIS :SE A SOLUÇÃO INTERESSA A APENAS DOIS ESTADOS, E MULTILATERAIS : SE INTERESSA A DOIS OU MAIS ESTADOS;   SERVIÇOS AMISTOSOS – SÃO OS PRESTADOS SEM ASPECTO OFICIAL PÔR DIPLOMATA DESIGNADO PELO GOVERNO PARA QUE SE CHEGUE A UM BOM TERMO SEM NECESSIDADE DE MAIORES MOVIMENTAÇÕES E SEM CHAMAR A ATENÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA;   BONS OFÍCIOS – CONSISTE NA SOLUÇÃO DE CONFLITO PELA INTERFERÊNCIA DE UM ESTADO ALHEIO A ELE, QUE APROXIMA OS LITIGANTES, PARA QUE ESTES ENCONTREM UM MELHOR DIÁLOGO;   MEDIAÇÃO – AO CONTRÁRIO DOS BONS OFÍCIOS, O ESTADO ALHEIO AO CONFLITO PROPORCIONA, NESSE CASO, EFETIVAMENTE, A SOLUÇÃO;

 MEIOS JURISDICIONAIS OU JUDICIAIS:   ARBITRAGEM – CONSISTE NA ESCOLHA, PELAS PARTES, DE UM OU MAIS ÁRBITROS, TERCEIROS IMPARCIAIS, QUE, ATRAVÉS DE UM COMPROMISSO ESPECÍFICO, PROCURAM ENCONTRAR A SOLUÇÃO PARA O CONFLITO SEGUNDO AS NORMAS JURÍDICAS APLICÁVEIS;  SOLUÇÃO JUDICIÁRIA – RESULTA NA SUBMISSÃO DA QUESTÃO A UM TRIBUNAL PREEXISTENTE, SÓ SE REFERINDO AOS CONFLITOS DE CARÁTER JURÍDICO; 