Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS:
Advertisements

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
Meio ambiente e desenvolvimento
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Sistema de Informação Gerencial
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Desenvolvimento sustentável
Sistemas de Gestão Integrada
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Estratégias do agronegócio
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Auditoria da Qualidade
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Repensando a Logística
Importância da Certificação
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Teorias Modernas de Gestão
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Profª: Cristiane M. Zanini
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Administração da Qualidade
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
5. Abordagem como um sistema de gestão
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Iniciando na logística empresarial
Planejamento e Responsabilidade Social
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
ISO – IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Sistema de Gestão Ambiental
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Conteúdo programático
A Gestão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Equipe: Ana Carla Pires Everton Luiz Petean Igor Alexandre de Brito Professor Orientador: Alexandre Violin Garcia. APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
GESTÃO AMBIENTAL Capítulo 6:. INTRODUÇÃ O Até a década de 1960 os problemas ambientais eram um tema restrito a um pequeno grupo de ecologistas, pois eram.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental Aula 2 Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental SHS0176 SHS0415 SHS0416

Conceituação - Gestão Processo de articulação das ações dos diferentes agentes sociais que interagem em um dado espaço, com vistas a determinados objetivos, tendo como base princípios e diretrizes previamente acordados; Compreende um conjunto de medidas e procedimentos bem definidos e que devem ser adequadamente aplicados a fim de se alcançar os objetivos estabelecidos.

Conceituação - GESTÃO AMBIENTAL Conjunto de atividades, procedimentos, que visam garantir a utilização dos recursos ambientais observando-se os limites de sua exploração; Ação institucional (do Poder Público) no sentido de implementar uma política ambiental.

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL Entende-se que o planejamento está contido no sistema de gestão, uma vez que estrutura as diretrizes a serem seguidas nos planos de ação e pela própria gestão ambiental; Cabe ao sistema de gestão fornecer a retroalimentação para que o planejamento possa adequar as diretrizes à nova realidade do sistema.

Sistemas de Gestão Ambiental no meio empresarial A inclusão do meio ambiente no processo decisório das organizações empresariais e a adoção de concepções administrativas e tecnológicas que resultem em resultados efetivos para a minimização dos problemas ambientais dificilmente ocorre de modo espontâneo. Mesmo assim, observa-se um crescente envolvimento das empresas em matéria ambiental

Gestão ambiental empresarial – INFLUÊNCIAS GOVERNO (ESTADO) EMPRESAS SOCIEDADE MERCADO fonte: Barbieri (2004)

FATORES EXTERNOS INDUTORES DE RESPOSTAS DAS EMPRESAS Papel do Estado Legislação: limita a liberdade da empresa para contaminar Comunidade Local benefícios: usufruir de um ambiente saudável; Meio Ambiente é bem comum Mercado Local, regional, nacional e internacional Fornecedores Bom desempenho ambiental ao longo da cadeia produtiva

A estrutura orientada pelo Estado ECONOMIA X MEIO AMBIENTE Instrumentos: Fiscalização do cumprimento da lei - controle (leis, normas), multas Econômicos – cobrança pelo uso dos recursos, incentivos para ações de proteção ambiental. Efeitos: Custos de produção (benefícios ambientais e sociais) COMPETITIVIDADE (dos países e das empresas) ECONOMIA X MEIO AMBIENTE

A estrutura orientada pelo mercado A influência dos investidores MINIMIZAÇÃO DE RISCOS DECISÃO = $ CAPITAL NECESSÁRIO TAXA DE RETORNO PERÍODO (RETORNO) RENTABILIDADE PASSIVO AMBIENTAL DESEMPENHO AMBIENTAL EXIGÊNCIAS DOS INVESTIDORES SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EFICIENTE

Meio ambiente “organizacional” Empresa como instituição econômica ESCOLHA DE EMPREGADOS PREÇO E QUALIDADE DO PRODUTO FINAL EMPRESA QUANTIDADE PRODUZIDA REQUISITOS DE DESEMPENHO (PRODUTIVOS E FINANCEIROS) UTILIZAÇÃO DE RECURSOS Na visão tradicional da empresa, a gestão se baseia apenas nos aspectos econômicos que dizem respeito ao funcionamento da empresa.

A estrutura orientada pelo mercado A influência dos consumidores A crescente conscientização da população em geral com relação às questões ambientais resulta na geração de uma classe de consumidor que procura cada vez mais utilizar produtos e serviços ambientalmente saudáveis (incluindo-se a fase do pós-consumo). Recentemente, agregaram-se às exigências ambientais as exigências de cunho social – saúde do trabalhador, relações com a comunidade, etc. Além disso, os consumidores podem decidir boicotar certo produto ou empresa que tenha uma imagem negativa diante de questões sócio-ambientais. As empresas têm desenvolvido mecanismos para diferenciar o desempenho ambiental de seus produtos diante desse tipo de consumidor – vide, por exemplo, o crescente número de elementos de rotulagem ambiental.

A estrutura orientada pelo mercado A influência dos consumidores Conforme aumenta a capacidade de influência dos consumidores por produtos e serviços ambientalmente adequados, aumenta na mesma proporção o comprometimento das empresas pela manutenção e melhoria de seu desempenho. Com isso, aumenta a demanda por um sistema de gestão ambiental eficiente – basta lembrar que a obtenção de selos e certificados não garantem, na prática, um desempenho adequado.

A RESPOSTA DA EMPRESA AOS ESTÍMULOS EXTERNOS E INTERNOS Reduzir Emissões Instalar Tecnologia de “Ponta de Tubo” Atividades de prevenção ao longo de todo o processo produtivo Uso mais eficiente de materiais e energia Diminuição de resíduos Reciclagem de materiais Reuso EFEITOS: melhor qualidade de produto; mais rentável; menores gastos de matéria prima e energia; redução ou eliminação de custos futuros com destinação adequada de resíduos; menores custos operacionais e de manutenção; menos complicações legais; menores riscos futuros para funcionários, popualaçãp e meio ambiente

Meio ambiente “organizacional” Empresa como instituição sociopolítica ELEVAÇÃO DO PADRÃO ÉTICO A SER ALCANÇADO PELAS ORGANIZAÇÕES MUDANÇA DE VALORES E IDEOLOGIAS SOCIAIS IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EMPRESA AMBIENTE INTERNACIONAL ATUAÇÃO DO ESTADO (ECONOMIA) INFLUÊNCIA DOS STAKEHOLDERS

GESTÃO AMBIENTAL E COMPETITIVIDADE Melhor Gestão Ambiental (maior inserção em mercados mais exigentes) Design Adequado Ambientalmente (mais flexivel na instalação e operação custo menor e vida útil maior) Redução do Consumo de Energia (redução dos custos de produção) Redução do Consumo de Matéria Prima (redução dos custos de produção) Uso de Materiais Renováveis (melhora imagem da empresa) Otimização de Técnicas de Produção (aumenta a capacidade de inovação) Otimização do Uso do Espaço Físico (economia de tempo e encurtamento de percursos)

OPÇÕES ESTRATÉGICAS DAS EMPRESAS FRENTE À LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Não Cumprimento – Razões: custos envolvidos; baixa percepção da importância dos fatores ambientais Cumprimento – Estratégia reativa Cumprimento a Mais – Postura pó-ativa; incorporam instrumentos voluntários de política ambiental (selos ecológicos, ISO 14001) Excelênca Comercial e Ambiental – Premissa: “gestão ambiental é boa administração”; procuram desenvolver e projetar produtos e processos limpos; consideram poluição equivalente à ineficiência Liderança Ambiental – Incentivam sua força de trabalho para “trabalhar com base numa ética ambiental”. São as primeiras a assumir medidas de cunho ambiental.

GESTÃO AMBIENTAL DE PROCESSOS E DE PRODUTOS Gestão Ambiental de Processos: Técnicas de Produção Mais Limpa (P+L) Gestão Ambiental de Produtos: Análise do Ciclo de Vida (ACV) Certificação de Produtos (selos ecológicos) Ecodesign

GESTÃO AMBIENTAL DE PROCESSOS E DE PRODUTOS ECODESIGN O que é? “Conjunto específico de práticas de projeto orientados para a criação de produtos e processos ecoeficientes, respeitando-se os objetivos ambientais, de saúde, de segurança durante todo o ciclo de vida destes produtos e processos.” É focado, principalmente, no projeto e desenvolvimento de produtos. Procura a redução do consumo de matéria prima, de energia e de água para a fabricação de produtos.

ESTÍMULOS PARA A ADOÇÃO DE MÉTODOS DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS Estímulos Internos Necessidade de redução de custos Incremento da qualidade do produto (funcionabilidade, confiabilidade, durabilidade, facilidade de manutenção) Melhoria da imagem da empresa Necessidade de inovação Aumento da responsabilidade social Sensibilidade do pessoal interno

ESTÍMULOS PARA A ADOÇÃO DE MÉTODOS DE GESTÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS Estímulos Externos Demanda do mercado Concorrência Poder público e legislação ambiental Meio sócio-cultural (A sociedade está cada vez mais valorizando a qualidade de vida e, portanto, valorizando o meio ambiente saudável) Certificações ambientais Fornecedores

Gestão ambiental das organizações A visão moderna da empresa em relação a seu ambiente é muito mais complexa, pois ela é vista como uma instituição sociopolítica, a qual inclui aspectos sociais, valorizando aspectos que incluem distribuição mais justa da renda, qualidade de vida, relacionamento humano, realização pessoal etc. Assim, uma quantidade crescente de atenção, por parte das organizações, tem se voltado para problemas que vão além das considerações meramente econômicas, atingindo um espectro muito mais amplo, envolvendo preocupações de caráter político-social, tais como proteção ao consumidor, controle da poluição, segurança e qualidade de produtos, assistência médica e social, defesa de grupos minoritários etc. Isso tem pressionado as organizações a incorporar esses valores em seus procedimentos administrativos e operacionais e implementarem sistemas de gestão ambiental.

Instrumentos corretivos e preventivos . Conformidade legal . Auditorias ambientais . Certificações . SGAs (integrados ou não aos instrumentos anteriores) . Adequação ambiental - P+L - ACV - rotulagem