Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo de Mercados.
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
Planejamento Estratégico de Marketing
Análise das cinco forças de Porter
Prof. Nelson Vicentini - Uninove
O PROCESSO ESTRATÉGICO
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
MICRO E MACRO AMBIENTES DE MARKETING
MICRO E MACRO AMBIENTES DE MARKETING
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
Prof. Elcio Galioni – Planejamento Estratégico
O Processo de Gestão Estratégica
GESTÃO DE MARKETING Análise Ambiental
Análise do ambiente de marketing
IDENTIFICAÇÃO DAS PRINCIPAIS FORÇAS DO MACRO AMBIENTE
Análise do Meio Ambiente
ECONOMIA EMPRESARIAL.
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Aula 2 Ambiente de Marketing.
ANÁLISE DE DECISÃO Profª: Elizabete Nunes.
Planejamento de Campanha – A4
Sessões de hidroginástica
Marketing Internacional
MARKETING & EDUCAÇÃO ANDRÉ PUGLIESE PAULA KARINI.
MARKETING INTERNACIONAL
O Ambiente de Marketing
Diagnóstico Estratégico
Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico
Capítulo 3 Coleta de informações e análise do ambiente de marketing
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Análises: externa, variáveis ambientais, cenários
As empresa não atuam sozinhas no mercado
Planejamento Organizacional Integrado
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
O Ambiente de Marketing
Lavratti.com Análise externa da organização Análise das variáveis ambientais.
AMBIENTES ORGANIZACIONAIS
Estratégia e o Cenário de Negócios
O Ambiente de Marketing
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
1-Relacionando o grau de impacto e o grau de certeza em relação aos direcionadores (empresa presente na sala) Aumento da concorrência X China Aumento.
Assuntos preliminares
Marketing Carlos Freire.
As organizações vivem em um contexto ao qual denominamos ambiente
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
AMBIENTES DE MARKETING
AULA 3 Marketing.
Análise Ambiental O Ambiente de Marketing e suas Forças
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
©2000 Prentice Hall Objetivos ä Análise das necessidades e tendências no macroambiente ä Tendências demográficas, econômicas, naturais, tecnológicas,
Planejamento Estratégico de Marketing
Marketing Mercado e Consumo 1.
07:20 Pensamento do dia “De nada vale um produto que atende às expectativas dos consumidores se ele é muito caro. De nada vale o mesmo produto a um preço.
Análise Macroambiental
O Macroambiente de Marketing é formado por forças que estão fora do controle da empresa, e que interferem na sua capacidade de desenvolver e manter bons.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 3 Coleta de informações e previsão de demanda.
ESTRATÉGIASDEMARKETING ConceitoseAplicações. CONCEITO DE ESTRATÉGIA É Um Conjunto Integrado de Escolhas Sobre Como Criar e Conquistar Valores Para os.
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
AMBIENTES DE MARKETING. Análise Ambiental A prática de rastrear as mudanças externas que podem afetar os mercados, incluindo demanda por bens e serviços.
Transcrição da apresentação:

Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING

Forças do Microambiente A estrutura empresarial Os fornecedores Os intermediários de marketing - Distribuição física - Agências de propaganda - Revendedores - Intermediários financeiros

Forças do Microambiente Os clientes - Mercado Consumidor - Mercado Revendedor - Mercado Governamental - Mercado Internacional Os concorrentes

Forças do Macroambiente Ambiente Demográfico Ambiente Econômico Ambiente Tecnológico Ambiente Natural Ambiente Sócio-Cultural Ambiente Político-Legal

Ambiente Demográfico Crescimento da população mundial Composição da população Mercados étnicos Níveis de Instrução Padrões de Moradia Movimentação Geográfica da população Mercado de massa - micromercado

Disponibilidade de Crédito Ambiente Econômico Distribuição de Renda Custo de Vida Taxa de inflação Juros Financeiros Taxa de Câmbio Poupança, Débitos,e Disponibilidade de Crédito

Mudança no Papel dos Governos Ambiente Natural Elevados Níveis de Poluição Escassez de Matéria-Prima Custo Elevado da Energia

Mudanças Tecnológicas Oportunidades Ilimitadas AMBIENTE TECNOLÓGICO Alto Ritmo das Mudanças Tecnológicas Oportunidades Ilimitadas para a Inovação Variações dos Orçamentos de P&D Regulamentações Mais Rigorosas

Ambiente Político-Legal Ação de “Lobistas” Ética nas Ações Políticas Ambiente Político-Legal Grupos de Interêsse Uso de Informações Privilegiadas

Ambiente Sócio-Cultural Inter- relacionamento entre Pessoas Crenças Influências na Sociedade Valores Culturais Blocos Econômicos Globalização As Pessoas e a Natureza

Tipos de Forças Competitivas Ameaça de Novos Ingressantes Rivalidade Entre Concorrentes Existentes Poder de Barganha Dos Compradores Poder de Barganha dos Fornecedores Ameaça de Produtos Substitutos