Chapter 5 ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING
Forças do Microambiente A estrutura empresarial Os fornecedores Os intermediários de marketing - Distribuição física - Agências de propaganda - Revendedores - Intermediários financeiros
Forças do Microambiente Os clientes - Mercado Consumidor - Mercado Revendedor - Mercado Governamental - Mercado Internacional Os concorrentes
Forças do Macroambiente Ambiente Demográfico Ambiente Econômico Ambiente Tecnológico Ambiente Natural Ambiente Sócio-Cultural Ambiente Político-Legal
Ambiente Demográfico Crescimento da população mundial Composição da população Mercados étnicos Níveis de Instrução Padrões de Moradia Movimentação Geográfica da população Mercado de massa - micromercado
Disponibilidade de Crédito Ambiente Econômico Distribuição de Renda Custo de Vida Taxa de inflação Juros Financeiros Taxa de Câmbio Poupança, Débitos,e Disponibilidade de Crédito
Mudança no Papel dos Governos Ambiente Natural Elevados Níveis de Poluição Escassez de Matéria-Prima Custo Elevado da Energia
Mudanças Tecnológicas Oportunidades Ilimitadas AMBIENTE TECNOLÓGICO Alto Ritmo das Mudanças Tecnológicas Oportunidades Ilimitadas para a Inovação Variações dos Orçamentos de P&D Regulamentações Mais Rigorosas
Ambiente Político-Legal Ação de “Lobistas” Ética nas Ações Políticas Ambiente Político-Legal Grupos de Interêsse Uso de Informações Privilegiadas
Ambiente Sócio-Cultural Inter- relacionamento entre Pessoas Crenças Influências na Sociedade Valores Culturais Blocos Econômicos Globalização As Pessoas e a Natureza
Tipos de Forças Competitivas Ameaça de Novos Ingressantes Rivalidade Entre Concorrentes Existentes Poder de Barganha Dos Compradores Poder de Barganha dos Fornecedores Ameaça de Produtos Substitutos