Sylvia Campos da Luz e Silva Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Introdução à Programação uma Abordagem Funcional Programação I Prof.ª Claudia Boeres CT VII - Sala 32 Departamento de Informática Centro.
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Disciplina:Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
Demais Áreas de Conhecimento do PMBOK
Definição de Prioridades de Requisitos
Avaliação de Sistemas Operacionais
FACENS – Engenharia da Computação Inteligência Artificial
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Gerenciamento de Riscos
Pós-graduação Disciplina: Gerenciamento de Riscos em Projeto Prof. Claudemir Vasconcelos Gerenciamento de Riscos em Projetos Aula 6 Parte 2.
Planejamento do gerenciamento de riscos
Fontes, Identificação e Categorização de riscos
Qualificação e Quantificação por Valor Esperado dos Riscos
Projeto em Engenharia de
Gerenciamento de Projetos e
Aspectos Avançados em Engenharia de Software Aula 3 Fernanda Campos
Gerenciamento de riscos
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Desafios do desenvolvimento de software
Aprendizado Baseado em Instâncias – Algoritmo k-NN
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Fundamentos de Engenharia de SW
PMBOK 5ª Edição Capítulo 11
Projeto: Capacitação em GP
Gerenciamento dos riscos
Gerenciamento dos custos do projeto
MPRIME Thiago Fernandes – Copyright © Suppera Solutions. Todos os direitos reservados. (All Rights Reserved) Sua gestão de.
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Sistemas Especialistas
11 - Gerenciamento de Riscos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Software engineering, the software process and their support M.M. Lehman Apresentadora: Tarciana Dias da Silva.
GESTÃO DE RISCOS Master in Project Management FMU 2014
Metodologia Proposta para Suportar o Relacionamento entre Análises Qualitativas e Quantitativas de Riscos em Prazos em Projetos Marcello A. Ribeiro (Petrobras)
Riscos em Engenharia de Software
Gestão de Riscos Corporativos
Estimativas de Custos e Orçamentação
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Testes Baseados Em Riscos: Uma revisão do Estado-da- Arte Nielson Pontes Outubro, 2010.
Universidade Federal de Pernambuco
Um Estudo Analítico sobre técnicas de Identificação de Riscos no Planejamento de Testes de Software Liliane Silva, Cristine Gusmão,Alexandre Vasconcelos.
Qualidade de software Fabiano Gonçalves dos Santos Aula 10.
Gerenciando Riscos em Ambientes de Múltiplos Projetos de Software: da Teoria à Prática Cristine Gusmão Hermano Perrelli Universidade Federal de Pernambuco.
Integração.
Fundamentos de Engenharia de Software
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Gestão de Risco em Múltiplos Projetos de Software
Gestão de projetos UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Gerência de Riscos Jeferson Silveira Santos de Andrade
Natália Cabral Silva e Renata Carvalho Orientação: Profº Ricardo Massa Ferreira Lima Plataforma para executar processos flexíveis através de web services.
Gerenciamento de Projetos CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS – 2015/1 15, 16, 22, 23 e 30/05/2015 Prof. Leandro Piva, MBA.
Marcos Corrêa Neves Gilberto Câmara Renato M. Assunção
Gestão de Riscos em Ambientes de Múltiplos Projetos Cristine Gusmão 29/03/2006 GP2 | Grupo de Pesquisa em Gestão de Projetos.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
ISO/IEC Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
PSDS com CMMI Nível 2 Dimitri de Almeida Malheiros Barbosa 27/03/2006.
1 Identificando Riscos em Projetos de IP-cores Aluno: Tiago Lins Orientador: Hermano Perrelli 29/03/2007.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
MAPS: Um Modelo de Adaptação de Processos de Software Ciro Carneiro Coelho Orientador Prof. Hermano Perrelli de Moura.
Gerenciamento de riscos
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Estudo de Caso de Gerência de Riscos
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
Gerência de Projetos de Software
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Transcrição da apresentação:

Sylvia Campos da Luz e Silva Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação

 Introdução  Gerenciamento de Riscos ◦ Identificação de Riscos  Raciocínio Baseado em Casos  Identificação de Riscos + RBC ◦ CBR Risk  Conclusões  Referências

 “Para ser bem-sucedida, a organização deve estar comprometida com uma abordagem de riscos pró-ativa e consistente durante todo o projeto” [PMBOK 2004]  Identificação de Riscos ◦ É crucial para que os mesmos possam ser gerenciados de forma efetiva  Gestão do Conhecimento ◦ Armazenar e recuperar informações sobre riscos em projetos passados.

 Risco ◦ “Evento ou condição incerta que, se ocorrer, terá um efeito positivo ou negativo sobre pelo menos um objetivo do projeto..” [PMBOK 2004] ◦ Causas x Impactos  Gerenciamento de Riscos ◦ Minimizar/evitar tais impactos ou transformá-los em oportunidades ◦ Utilizada por gestores e executivos para prevenir-se dos aspectos críticos associados aos seus negócios  Potencializar os resultados das ocorrências positivas e minimizar as conseqüências negativas ◦ Parte da gerência de projetos

 Fases/Processos [PMBOK 2004] ◦ Planejamento do gerenciamento de riscos  Decidir como abordar e executar as atividades de gerenciamento de riscos ◦ Identificação de Riscos  Determinar quais são os riscos que podem afetar o projeto e documentar suas características ◦ Análise qualitativa de riscos  Avalia a prioridade dos riscos identificados, baseando-se na probabilidade de ocorrência e impacto

 Fases/Processos [PMBOK 2004] ◦ Análise quantitativa de riscos  Analisar numericamente os efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto. ◦ Planejamento de resposta a riscos  Disponibilizar respostas às mudanças nos riscos, através da definição de planos de contingências. ◦ Monitoramento e controle de riscos  Monitorar riscos residuais, identificar novos riscos, executar planos de redução de riscos e avaliar seus efeitos através do ciclo de vida do projeto.

 É crucial para que os mesmos possam ser gerenciados efetivamente  É um processo iterativo  Atividade complexa ◦ Própria natureza incerta do risco  Métodos de suporte ◦ Fator Histórico  Especialistas com experiência, projetos passados, documentos anteriores..  Brainstorming  Listas de verificação ( checklist )  Comparação por analogia  Análise de premissas  Técnica Delphi  Revisão de documentação  Entrevistas

 Técnica que busca uma solução para um problema novo baseando- se em experiências passadas  Recupera um problema anterior que mais se aproxima com o problema atual apresentado ◦ Representação do conhecimento ◦ Cálculo de similaridade ◦ Recuperação de casos

 Representação do Conhecimento  Conhecimento é representado na forma de casos (problema e solução)  A descrição do problema precisa conter informações que devem dar suporte para a aplicação de uma regra de similaridade  Técnicas de Representação  Representação Atributo-Valor  Conjunto de tuplas utilizadas para representar informações de um determinado domínio, ex:.  Uma das formas mais simples de representação de casos

 Técnicas de Representação  Representação Orientada a Objetos ◦ Permitem a representação de relações em diversos níveis. ◦ Os atributos de uma classe podem referenciar outros objetos, permitindo a modelagem de domínios de aplicação mais complexos ◦ Dificulta o cálculo da similaridade  Representação Através de Estruturas ◦ Redes Semânticas: tipo de grafo com nodos e arestas dirigidas. ◦ RRC (Rede de Recuperação de Casos), foi desenvolvida como uma técnica mais flexível, capaz de trabalhar com dados ambíguos, além de manipular bases de casos maiores de modo eficiente

 Cálculo de similaridade  Soluções == Similaridade entre o novo problema e os demais casos existentes no sistema  Medidas de Similaridade ◦ Similaridade global – medida utilizada na comparação entre casos levando em consideração todos os seus índices.  Nearest neighbour  Casos são interpretados como pontos em um plano ou espaço dimensional por um par de índice (x,y).  Calculada uma distância entre os casos somando a diferença no eixo x à diferença no eixo y, o resultado é o valor da distância entre os casos

 Medidas de Similaridade  Similaridade global ◦ Similaridade entre objetos  Leva em consideração as informações de hierarquia de classes  Objetos mais próximos tem similaridade maior  Similaridade intraclasse – Comparação feita entre objetos de mesma classe, utiliza apenas os atributos do objeto.  Similaridade interclasse – Comparação feita entre objetos de classes diferentes que herdam de uma mesma classe pai.

 Medidas de Similaridade  Similaridade local – medida utilizada na comparação entre índices de um caso. ◦ Número  Diferença calculada diretamente ◦ Símbolo ordenado  Podemos atribuir valores numéricos aos mesmos e assim utilizar as mesmas medidas utilizadas nos tipos numéricos, exemplo:  {ótimo → 1, muito bom → 2, bom → 3, ruim → 4, inaceitável → 9} ◦ Símbolo não-ordenado v i / v k WebAplicaçãoSistema Embarcado Web Aplicação10.3 Sistema Embarcado1

 Medidas de Similaridade  Similaridade local ◦ Símbolos taxonômicos – Símbolos ordenados taxonomicamente são dispostos em uma árvore onde cada nodo carrega um valor numérico que simboliza a similaridade entre seus nodos filhos, quanto mais próximo das extremidades maiores os valores.

 Recuperação de casos ◦ Recuperação dos casos considerados relevantes ao problema atual ◦ A recuperação seqüencial é uma técnica simples, onde o cálculo de similaridade é aplicado a todos os casos da base de dados seqüencialmente, em seguida os casos são ordenados de acordo com a similaridade em relação ao problema, depois disso são eleitos os n casos mais similares.  O processo de similaridade é completo  A consulta na base de casos independe da medida da similaridade, podendo desse modo ser combinada com diferentes técnicas em um mesmo sistema RBC.  Fácil implementação.

 Representação do Conhecimento no CBR Risk ◦ Casos  Projetos de Software  Solução  informações sobre os riscos de um projeto de software ◦ Caracterização  Identificação de índices capazes de fornecer informações suficientes para o cálculo de similaridade entre os casos  Modelo de Adaptação de Processo de Software [MAPS]  Tamanho da equipe;  Distribuição Geográfica;  Experiência da equipe de desenvolvimento;  Tamanho do projeto;  Tipo de Projeto  Plataforma Tecnológica “Projetos de software semelhantes têm riscos semelhantes”

 Cálculo da Similaridade ◦ Feito através da similaridade global, que consiste em calcular a distância euclidiana entre todos os atributos  Recuperação ◦ Recuperação de casos forma seqüencial  Cálculo da similaridade aplicado em todos os projetos  Ordenação dos projetos de acordo com a similaridade

 Importância da Identificação de Riscos  RBC: Utilização de dados históricos de forma sistemática  Facilidade de adapatação ◦ Representação do Conhecimento ◦ Cálculo de Similaridade ◦ Recuperação dos casos

 Gusmão, C (2007) Um Modelo de Processo de Gestão de Riscos para Ambientes de Múltiplos Projetos de Desenvolvimento de Software. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife – PE, Brasil.  [Lins 2007] Lins, Arthur. CBR Risk Method. Trabalho de Graduação. Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil  [MAPS 2003] COELHO, C.C. MAPS: um Modelo de Adaptação de Processos de Software. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós- Graduação em Ciência da Computação, Centro de Informática, Universidade Federal de Pernambuco, Recife. 2003

 [PMBOK 2004] Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) Terceira edição 2004 Project Management Institute.  [Trigo 2007] Trigo, Thiago. Avaliação Experiemental do CBR Risk Method. Trabalho de Graduação. Universidade de Pernambuco, Recife, Brasil