Múltiplos Saberes: Entre o dizer e o fazer

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Aluno.
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
Programa aluno pesquisador
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Informática na Educação
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
ESCOLA MODELO Um projeto de inclusão digital do Grupo Abril, Fundação Bradesco e Intel.
A implementação de avaliação formativa na sala de aula
Educação no contexto do Trabalho
Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa:
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Encontro de Diretores Escolares SRE Metropolitanas A, B e C
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Tecnologia e Educação.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Dominando as práticas pedagógicas
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O que é ensinar história?
Relatório sobre o Curso de Graduação de Administração – FEA USP.
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Navegando nos mares da leitura digital Cláudia Augusta Goulart.
Formar professores, contribuir para criar mundos possíveis
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Relatório de Proposta de Projeto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
RELACIONAMENTO FAMÍLIA x ESCOLA.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Informática na Educação
Daniela Santana João Rodrigues Braga
Sejam bem vindos!.
• Manejo – Formação – Professor.
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
PEI – Programa Educacional Individualizado
Por que o jornal na escola?
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Professor(es) Apresentador(es):
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Professor Dr. Renato Vaz
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Conscientização sobre a importância do SARESP
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Transcrição da apresentação:

Múltiplos Saberes: Entre o dizer e o fazer Prof. Luiz N. Serrano

DISCURSO DE MARCA Acreditamos que mais do que preparar alunos para a vida, o papel da educação deve ser prepará-los para mudar o mundo. Somos é a marca que move a educação brasileira em diversas frentes: temos escolas, sistemas de ensino, editoras, além de produtos e serviços para gestão e formação complementar dos alunos, professores e pais. Nosso trabalho é fazer com que os dias desses jovens na escola sejam desafiadores e os inspirem a sonhar alto, ensinando-os a pensar por conta própria e a trabalhar melhor em grupo. A Somos é feita por um time de profissionais inquietos que compartilha o compromisso de formar gerações de brasileiros cada vez melhores. Pessoas que escrevem suas próprias histórias, encaram de frente qualquer desafio e agarram a infinidade de oportunidades que os cercam. Vídeo Institucional

Somos o que criamos ao nosso redor. Vídeo – um novo tempo

Perguntas Você acredita na mudança de um país por meio da educação? Você acredita na mudança do nosso país por meio da educação? Por que a escola de hoje não evoluiu tão rápido quanto a sociedade? A educação de hoje permite extrair o melhor do aluno?

Perguntas 5. A escola atual prepara para o futuro? 6. Como você pode contribuir para a transformação da educação? Vídeo – nova geração Uma nova geração...

Aumento da criminalidade Revolução tecnológica Falta de segurança As loucuras do mundo moderno... Questões ambientais Pobreza contínua Aumento da criminalidade Revolução tecnológica Falta de segurança Colapso da família Mudanças no papel da mulher Desemprego Falta de tempo

Um novo olhar... Novas Perspectivas...

Na Educação 1.0 o currículo consistia apenas em aprender a ler, escrever, conhecer a bíblia, canto e um pouco de aritmética, com o tempo incluiu o latim, gramática, retórica e dialética. Segundo FAVA (2012, p22): Na fase da Educação 1.0 o mestre era a figura mais importante na organização e no trabalho de formação do estudante.

Na Educação 2.0 o local de aprendizagem é praticamente a sala de aula, e é programada data e hora para aprendizagem. Segundo FAVA (2012, p45): O Exemplo de dessa sincronização é o controle de frequência, todos devem estar sempre no mesmo local, na mesma hora, para responder a chamada de forma sincronizada

A Educação 3.0 é uma nova concepção do que ensinar (mudança de conteúdos), como ensinar (mudança de metodologia), com o que ensinar (recursos didáticos variados, principalmente tecnológicos) e o que desenvolver (novas habilidades) para entregar como resultado, ao final do processo educativo, uma pessoa apta a trabalhar nesse novo panorama.

Habilidades

Perfil do Profissional Moderno

Escola é o lugar dos múltiplos saberes Merendeiras, administrativos, porteiros, serviços gerais, seguranças, professores, alunos, gestores e auxiliares, e família - todos são responsáveis pela construção da vida escolar. Vídeo do Líder em Mim Escola é o lugar dos múltiplos saberes

O que entendemos por Excelência?

De acordo com o Dicionário Aurélio: 1. Qualidade do que é excelente. 2 De acordo com o Dicionário Aurélio: 1. Qualidade do que é excelente. 2. Grau elevado de perfeição, de bondade. 3. Por excelência: no mais alto grau, com primazia sobre todos. Em qualquer área ou segmento de trabalho – metal, roupas, alimentação... não importa a área o que importa é você superar as expectativas Em educação isso é muito mais evidente – naturalmente o cliente vai dizer uau! “Somos o que repetidamente fazemos . A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito!” Aristóteles

“Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção.” “Quem ensina, aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” Paulo Freire

Criar Altas Expectativas Acadêmicas “Sem Escapatória” – Quando um aluno se mostra incapaz de responder a uma pergunta, o professor deve começar com uma sequência de questionamentos à turma, que termina apenas quando esse primeiro aluno responder corretamente, mostrando que ele não poderá fugir da busca às soluções ao problema proposto. Doug Lemov -

“Certo é Certo” – A segunda técnica sugerida consiste em estabelecer um padrão de exatidão a ser atingido em todas as respostas dadas durante as participações na aula, induzindo o aluno a atingir a exatidão quando o que diz é “quase certo”. E mesmo quando a resposta é correta, pode-se solicitar que discorra mais sobre o tema, incentivando a cognição e o raciocínio.

“Puxe Mais” – O professor deve criar a sensação de que novas perguntas são recompensas a perguntas certas, o que evita aos alunos a falsa sensação, após uma única resposta correta, de que eles dominam o conteúdo e também estimula a busca por mais conhecimento.

“Boa Expressão” – Lemov explica que, quando respondem, os alunos costumam empregar a sua linguagem corriqueira. Ao professor cabe criar condições acadêmicas e solicitar as respostas com os termos “corretos” e típicos da disciplina, comunicando o seu conhecimento com a “linguagem de oportunidade”.

“Sem Desculpas” – Recomenda-se ao professor jamais usar escu por uso de conteúdos considerados, por senso comum, como difíceis demais para a turma ou chatos. Para demonstrar que acredita no potencial dos alunos, o professor não pode atribuir determinados temas a elementos externos, como à direção escolar. Antes, deve buscar o desempenho dos alunos.

6. Planeje exatamente onde quer chegar 7. O Objetivo da aula – é viável? É mensurável? É definidor e prioritário na marcha para o conhecimento 8. Deixe claro o objetivo da sua aula 9. Qual a melhor atividade que deverá garantir atingir os objetivos. Faça de forma simples 10. Planejar com cuidado cada etapa, passo a passo de sua aula 11. Tenha controle do espaço físico de sua sala. Garanta a interação de acordo com o objetivo

Como selecionar conteúdos sem que se perca a essência do conhecimento? Traçar sua rota. Ponderar: básicos (formam a estrutura); essenciais (apareceram nas 3 últimas provas); importantes (não vivo sem eles!) descartáveis (não fazem falta) E como o professor vai saber o que é realmente importante? Planejando! Traçando os passos que deverão ser seguidos e nesses passos deve estabelecer o que é básico (fazem parte da estrutura, o pré-requisito), essencial (a tendência das últimas provas), importante (não pode faltar) e descartável (pode ser retirado sem prejuízo). No planejamento isso também deve prever esses pontos.

Mercado de Trabalho Competitivo Exigente Diferença entre eficiência e eficácia No mundo moderno não existe espaço para profissional razoável

Perfil do Profissional Moderno Coragem de vencer

Perfil do Profissional Moderno Determinação e ousadia

Perfil do Profissional Moderno Conhecimento prático e teórico

Perfil do Profissional Moderno Abertura para o aprendizado constante

Perfil do Profissional Moderno Relacionamento humano

Perfil do Profissional Moderno Bom Humor

Perfil do Profissional Moderno “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível.” São Francisco de Assis

Prof. Luiz Serrano Contatos: (83) 99146-2855 Luiz Prof. Luiz Serrano Contatos: (83) 99146-2855 Luiz.serrano@somossistemas.com.br Video – hoje eu só quero que o dia termine bem