PORTUGUÊS – 4ºANO Domínio: Oralidade

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Transcrição da apresentação:

PORTUGUÊS – 4ºANO Domínio: Oralidade Metas - objetivos Descritores Operacionalização 1. Escutar para aprender a construir conhecimentos. 2. Utilizar técnicas para registar e reter a informação. Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível: .1 distinguir informação essencial e acessória; .2 identificar informação explicita e implícita; .3 diferenciar facto de opinião; .4 identificar ideias-chave de um texto ouvido; .5 identificar diferentes graus de formalidade em discursos ouvidos; .1 preencher grelhas de registo; Reter o essencial das narrativas e exposições que ouve e identificar o que aprendeu. Fazer perguntas relevantes sobre exposições orais. Recontar narrativas ou eventos contados, ao vivo ou gravados, e expressar a sua opinião sobre o que ouve. Responde a questões acerca do que ouviu; Reter o essencial de uma história ouvida ou de uma ocorrência; Fazer inferências; Identificar diferentes intencionalidades comunicativas; Hierarquizar a informação; Esquematizar; Tomar notas; Articular a informação retida com conhecimentos prévios; Procurar informação complementar.

PORTUGUÊS – 4ºANO Domínio: Oralidade Metas - objetivos Descritores Operacionalização 3. Produzir um discurso oral com correção. Planificar o discurso de acordo o objetivo, o destinatário e os meios a utilizar. .1 usar a palavra de forma audível, com boa articulação, entoação e ritmo adequados, e olhando o interlocutor; .2 Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e preciso, e estruturas frásicas cada vez mais complexas; Contribuir na discussão a pares ou em pequeno grupo para a consecução de um objetivo comum (e.g. planeamento de tarefas; distribuição de papéis). Descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas; Apropriar-se de novos vocábulos; Usar vocabulário diversificado. Formular pedidos, dar ordens e informações, tendo em conta a situação e o interlocutor. Usar algumas formas de tratamento adequadas ao contexto escolar. Interagir verbalmente de uma forma confiante e participar na discussão a pares ou em pequeno grupo. Dizer textos poéticos memorizados com clareza e entoação adequadas. Reproduzir e recitar trava-línguas, lengalengas, adivinhas, provérbios, contos. Respeitar as convenções que regulam a interação: ouvir os outros; esperar a sua vez; respeitar o tema. acrescentar informação pertinente; Usar os princípios de cortesia e formas de tratamento adequados.

PORTUGUÊS – 4ºANO Domínio: Oralidade Metas - objetivos Descritores Operacionalização 4. Produzir discursos com diferentes finalidades tendo em conta a situação e o interlocutor. 5. Participar em atividades de expressão oral orientada, respeitando regras e papéis específicos. .1 adaptar o discurso às situações de comunicação e à natureza dos interlocutores; .2 informar, explicar; .3 formular avisos, recados, perguntas, convites; .4 fazer perguntas sobre a apresentação de um trabalho de colegas; .5 fazer uma apresentação oral (cerca de 3 minutos) sobre um tema previamente planificado, e com recurso eventual a tecnologias de informação; .6 fazer um pequeno discurso com intensão persuasiva; .7 debater ideias (por exemplo, por solicitação do professor, apresentar “prós e contras” de uma posição); .1 assumir diferentes papéis (entrevistador, entrevistado, porta-voz...); .2 interpretar pontos de vista diferentes; .3 retomar o assunto em situação de interação; .4 justificar opiniões, atitudes, opções; .5 acrescentar informação pertinente; .6 precisar ou resumir ideias; Narrar com pormenores descritivos situações vividas e imaginadas. Detetar semelhanças e diferenças entre o texto oral (ouvido ou lido) e o texto escrito. Manifestar sentimentos, emoções, sensações, ideias e pontos de vista pessoais suscitados pelos discursos ouvidos (uma audição musical, uma peça de teatro, noticias, reportagens, anúncios publicitários, histórias). Relatar, recontar, contar; Informar, explicar, dar instruções; Descrever; Partilhar informações e conhecimentos; Descrever cenas (e.g.: paisagens, imagens) e objetos observados. Usar o tom de voz e a expressividade adequados ao narrar uma história e ao recitar um poema. Tomar a palavra com confiança para narrar e descrever. Reagir ao que é dito; Dramatizar textos e situações.

PORTUGUÊS – 4ºANO Domínio: Leitura e Escrita Metas - objetivos Descritores Operacionalização 6. Ler em voz alta palavras e textos. 7. Ler textos diversos. 8. Apropriar-se de novos vocábulos. 9. Organizar os conhecimentos do texto. .1 descodificar palavras com fluência crescente (não só palavras dissilábica de 4 a 6 letras como trissilábicas de 7 ou mais letras): decodificação altamente eficiente e identificação automática da palavra; .2 ler corretamente um mínimo de 95 palavras por minuto de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente; .3 ler um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 125 palavras por minuto; .1 ler textos narrativos, descrições, retratos, notícias, cartas, convites, avisos, textos de enciclopédias e de dicionários, e banda desenhada; .1 reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, países e regiões, meios de comunicação, ambiente, geografia, história, símbolos das nações); .1 identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 400 palavras; .2 identificar o tema ou assunto do texto (do que trata) e distingue os subtemas, relacionando-os, de modo a mostrar que compreendeu a organização interna das informações; .3 realizar ao longo da leitura, oralmente ou por escrito, sínteses parciais (de parágrafos ou secções); Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de atividades ou tarefas; Localizar a informação a partir de palavras ou expressões-chave; Utilizar técnicas para recolher, organizar e reter a informação: - sublinhar; - tomar notas; esquematizar. Mobilizar conhecimentos prévios; Antecipar o assunto de um texto; Definir o objetivo da leitura; Saber utilizar diferentes estratégias de leitura de acordo com o objetivo; Fazer uma leitura que possibilite: - confrontar as previsões feitas com o assunto do texto; - detetar informação relevante; - identificar o tema central e aspetos acessórios; - relacionar a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto; - responder a questões; formular questões; Identificar as principais características de diferentes tipos de texto ou sequências textuais; - identificar o sentido global de um texto; - resumir textos, sequências ou parágrafos: - procurar informação complementar; - propor títulos para textos ou partes de textos.

PORTUGUÊS – 4ºANO Domínio: Leitura e Escrita Metas - objetivos Descritores Operacionalização 10. Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo. 11. Monitorizar a compreensão. 12. Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos. 13. Desenvolver o conhecimento da ortografia. 14. Mobilizar o conhecimentos da representação gráfica e da pontuação. .1 escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informação contida num texto de cerca de 150 palavras, lido anteriormente; .2 propor e discutir diferentes interpretações, por exemplo sobre as intenções ou sobre os sentimentos da personagem principal, num texto narrativo, tendo em conta as informações apresentadas; .1 identificar segmentos de texto que não compreendeu; .2 verificar a perda da compreensão e ser capaz de verbalizá-la; .1 procurar informação em suportes de escrita variados, segundo princípios e objetivos de pesquisa previamente definidos; .2 preencher grelhas de registo, fornecidas pelo professor, tirar notas e identificar palavras-chave que permitam reconstituir a informação; .1 escrever um texto em situação de ditado sem cometer erros, com especial atenção a homófonas mais comuns; .1 utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuação: dois pontos (introdução de enumerações); reticências; vírgula (deslocação de elementos na frase); .2 utilizar os parêntesis curvos; .3 fazer a translineação de palavras em consoantes seguidas pertencentes a sílabas diferentes e em palavras com hífen; Recorrer a diferentes estratégias para resolver problemas; Ler em voz alta para diferentes públicos; Ler, de acordo com orientações previamente estabelecidas, textos de diferentes tipos e com diferente extensão; Ler por iniciativa própria; Recriar textos em diferentes formas de expressão (verbal, musical, plástica gestual e corporal); Exprimir sentimentos, emoções opiniões provocados pela leitura de textos; Comparar diferentes versões da mesma história; Identificar estratégias usadas pelo autor para construir sentido; Escolher autonomamente livros de acordo com os seus interesses pessoais; Ler e ouvir ler obras de literatura para a Infância e reagir aos textos;

PORTUGUÊS – 4ºANO Domínio: Leitura e Escrita Metas - objetivos Descritores Operacionalização 15. Planificar a escrita de textos. 16. Redigir corretamente. 17. Escrever textos narrativos. 18. Escrever textos informativos. 19. Escrever textos dialogais. .1 registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as e hierarquizando-as; .1 utilizar uma caligrafia legível; .2 escrever com correção ortográfica e de pontuação; .3 usar vocabulário adequado e específico dos temas tratados no texto; .4 escrever frases completas, respeitando relações de concordância entre os seus elementos; .5 redigir textos, utilizando os mecanismos de coesão e coerência adequados: retomas nominais e pronominais; adequação dos tempos verbais; conectores discursivos; .1 escrever pequenas narrativas, integrando os elementos quem, quando, onde, o quê, como e respeitando uma sequência que contemple: apresentação do cenário e das personagens, ação e conclusão; .2 introduzir descrições na narrativa; .1 escrever pequenos textos informativos com uma introdução ao tópico; o desenvolvimento deste, com a informação agrupada em parágrafos; e uma conclusão; .1 escrever diálogos, contendo a fase de abertura, a fase de interação e a fase de fecho, com encadeamento lógico; Copiar textos, formulários, tabelas... tendo em vista a recolha de informação: - de modo legível e sem erros; no computador; Elaborar, de modo autónomo, respostas a questionários; Utilizar técnicas especificas para registar, organizar e transmitir a informação; Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos : - recolher a informação em diferentes suportes; organizar a informação; Redigir textos (de acordo cora o plano previamente elaborado; respeitando as convenções (orto)gráficas e de pontuação; utilizando os mecanismos de coesão e coerência adequados; Construir narrativas, no plano do real ou da ficção, obedecendo à sua estrutura;

PORTUGUÊS – 4ºANO Domínio: Leitura e Escrita Metas - objetivos Descritores Operacionalização 20. Escrever textos descritivos. 21. Escrever textos diversos. 22. Rever textos escritos. .1 escrever descrições de pessoas, objetos ou paisagens, referindo características essenciais; .1 escrever avisos, convites e cartas; .2 escrever falas, diálogos ou legendas para banda desenhada; .1 verificar se o texto respeita o tema proposto; .2 verificar se o texto obedece à tipologia indicada; .3 verificar se o texto inclui as partes necessárias e se estas estão devidamente ordenadas; .4 verificar se as frases estão completas e se respeitam as relações de concordância entre os seu elementos; proceder às correções necessárias; .5 verificar a adequação do vocabulário usado e proceder às reformulações necessárias; .6 identificar e corrigir os erros de ortografia e de pontuação; Elaborar uma descrição - de uma cena, objeto, paisagem, pessoa ou personagem; Elaborar um texto formativo-expositivo- relativo a uma experiência/observação, explicação de um fenómeno uma viagem, desenvolvimento de um tema... Elaborar cartazes; Redigir uma noticia breve ou um pequeno artigo; Escrever uma curta mensagem —recado, aviso, nota, correio eletrónico; Redigir uma carta, com intenção específica; Elaborar um texto instrucional; Elaborar um texto, integrando situações de diálogo (banda desenhada, entrevistas...); Rever os textos com vista ao seu aperfeiçoamento : - identificar erros; - acrescentar, apagar, substituir; - condensar, reordenar, reconfigurar; reescrever o texto; Cuidar da apresentação final dos textos; Escrever textos por sua iniciativa; Escrever diferentes textos mediante proposta do professor;

PORTUGUÊS – 4ºANO Domínio: Educação Literária Metas - objetivos Descritores Operacionalização 23. Ler e ouvir ler textos literários. 24. Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. .1 ler e ouvir ler obras de literatura parta a infância e textos da tradição popular; .2 fazer a leitura expressiva de pequenos textos, após preparação da mesma; .3 ler poemas em coro ou em pequenos grupos; .1 reconhecer características essenciais do texto poético: estrofe, verso, rima e sonoridades; .2 reconhecer onomatopeias; .3 Identificar, justificando, personagens principais e coordenadas de tempo e de lugar; .4 delimitar os três grandes momentos da ação: situação inicial, desenvolvimento e situação final; .5 fazer inferências (de agente – ação, de causa – efeito, de problema – solução, de lugar e de tempo); .6 recontar histórias lidas, distinguindo introdução, desenvolvimento e conclusão; .7 propor alternativas distintas: alterar características das personagens ; sugerir um cenário (temporal ou espacial) diferente; .8 recontar uma história a partir do ponto de vista de uma personagem; .9 interpretar sentidos da linguagem figurada; .10 responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a questões sobre os textos;

PORTUGUÊS – 4ºANO Domínio: Educação Literária Metas - objetivos Descritores Operacionalização 25. Ler para apreciar textos literários. 26. Ler em termos pessoais. 27. Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos. .1 ler e ouvir ler obras de literatura parta a infância e textos da tradição popular; .2 manifestar sentimentos e ideias suscitados por histórias e poemas ouvidos; .1 ler, por iniciativa própria ou com orientação do professor , textos diversos, nomeadamente os disponibilizados na Biblioteca Escolar; .2 apresentar à turma livros lidos, justificando a escolha e recomendando a sua leitura; .1 memorizar e dizer poemas, com clareza e entoação adequadas; .2 dramatizar textos (treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação e da expressão facial); .3 escrever pequenas narrativas, a partir de ajudas, que identifiquem a sequência: apresentação do cenário (tempo e lugar); das personagens, acontecimento desencadeador da ação, ação, conclusão; emoções ou sentimentos provocados pelo desfecho da narrativa; .4 escrever pequenos poemas rimados (por exemplo, recorrendo a poemas modelo, a jogos poéticos, como o “poema fenda”, ou a formulas, como o acróstico); .5 reescrever um texto, escolhendo as diferentes perspectivas das personagens;

PORTUGUÊS – 4ºANO Domínio: Gramática Metas - objetivos Descritores Operacionalização 28. Conhecer propriedades das palavras e explicar aspetos fundamentais da sua morfologia e do seu comportamento sintático. .1 formar o plural dos nomes e adjetivos terminados em consoante; .2 formar o feminino de nomes e adjetivos terminados em consoante; .3 identificar os graus dos adjetivos e proceder a alterações de grau; .4 fazer variar os nomes em grau (aumentativo e diminutivo); .5 identificar pronomes pessoais (forma átona), possessivos e demonstrativos; .6 conjugar verbos regulares e verbos irregulares muito frequentes no indicativo (pretérito perfeito, pretérito imperfeito e futuro) e no imperativo. .7 Substituir nomes pelos correspondentes pronomes pessoais; .8 relacionar os pronomes pessoais com os nomes que substituem; .9 identificar radicais; .10 identificar prefixos e sufixos de utilização frequente; .11 distinguir palavras simples e complexas; .12 produzir novas palavras a partir de sufixos e prefixos; .13 organizar famílias de palavras; Plano fonológico Manipular os sons da língua e observar os efeitos produzidos : - segmentar e reconstruir a cadeia fónica; produzir palavras por alteração, supressão e inserção de elementos; Comparar; dados e descobrir regularidades; Explicitar regras e procedimentos: - distinguir sons orais e sons nasais; - distinguir ditongos orais e ditongos nasais; - classificar palavras quanto ao número de sílabas; - distinguir sílaba tónica e sílaba átona; - classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica; - identificar os diferentes tipos de entoação; identificar diferentes estruturas silábicas nas palavras; Plano da Representação Gráfica e Ortográfica Comparar dados e descobrir regularidades; - identificar os acentos gráficos e diacríticos; - identificar os sinais auxiliares de escrita; - explicitar as regras de pontuação; - explicitar regras de ortografia (incluindo a translineação); identificar palavras homónimas homófonas e homógrafas. Plano morfológico - explicitar algumas regras de flexão nominal, adjetival, pronominal e verbal (verbos regulares); Identificar os processos de formação de palavras; Mobilizar o saber adquirido na compreensão e expressão oral e escrita;

PORTUGUÊS – 4ºANO Domínio: Gramática Metas - objetivos Descritores Operacionalização 29. Reconhecer classes de palavras. 30. Analisar e estruturar unidades sintáticas. .1 integrar as palavras nas classes a que pertencem: nome: próprio e comum (coletivo); adjetivo: qualificativo e numeral; verbo; advérbio: de negação, de afirmação, de quantidade e grau; determinante: artigo (definido e indefinido), demonstrativo possessivo; pronome: pessoal, demonstrativo e possessivo; quantificador numeral; preposição; .1 identificar as seguintes funções sintáticas: sujeito e predicado; .2 identificar o tipo de frase imperativa; .3 distinguir discurso direto de discurso indireto; .4 expandir e reduzir frases, acrescentando, substituindo e deslocando palavras e grupos de palavras. Plano da classe das palavras Manipular palavras em frases; Explicitar: - classificar e seriar (estabelecer classes, ordenar elementos em classes, distinguir uma classe de outra); Plano sintático Manipular palavras (ou grupos de palavras) em frases expandir, substituir, reduzir, segmentar e deslocar elementos. Explicitar regras e procedimentos: - distinguir frase simples e frase complexa; - identifica e classificar os tipos de frases; - distinguir sujeita de predicado; - identificar os constituintes principais, da frase; identificar funções sintáticas; Mobilizar o conhecimento adquirido na compreensão e expressão oral e escrita; Plano lexical e semântico Manipular palavras e frases; - identificar palavras que pertencem à mesma famí1ia; - Identificar relações de significado entre palavras; distinguir frase afirmativa e negativas; Plano discursivo e textual - identificar marcas de registo formal e informal; - identificar marcas do discurso direto no modo oral e escrito; distinguir texto oral e texto escrito; Comparar dados e descobrir regularidades e processos de concordância em todos os planos;