ABEP - ASPECTOS JURÍDICOS, ADMINISTRATIVOS E TRIBUTÁRIOS ● FLÁVIO FERNANDES PESSINO Advogado, especialista em Direito Empresarial (Fundação Getúlio Vargas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL
Advertisements

Sistema Tributário Nacional
ACADEMIA DE ENSINO SUPERIOR
Imunidades Tributárias: Instituições de Assistência Social
CO-BILLING QUESTÕES FISCAIS
Vieira Ceneviva, Almeida, Cagnacci de Oliveira & Costa Advogados Associados 1 Tributação das Telecomunicações e do Comércio Eletrônico 26 de junho de 2003.
CAPTAÇÃO DE RECURSOS.
1 – Garantias Constitucionais tributárias
JOZÉLIA NOGUEIRA BROLIANI PROCURADORA DO ESTADO
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
REATECH 2012.
BOLSAS DE ESTUDOS E PESQUISA VI Simpósio Ministério Público e Terceiro Setor – Brasília, DF 29 de novembro de 2005.
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
Limitações ao Poder de Tributar
PRINCIPIOS CONSTITUCIONAIS TRIBUTÁRIOS
Jump to first page 23/10/2002 Regra-matriz de incidência tributária 1 Imunidades Tributárias n A Constituição Federal outorga competência e estabelece.
Imunidades e Isenções Fiscais
Desenvolvimento Social Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome LUCILENE RODRIGUES Consultora Jurídica Brasília Abril/2007 Desenvolvimento.
DIREITO FINANCEIRO X DIREITO TRIBUTÁRIO
ICMS Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicações.
Direito Tributário na Gestão Empresarial
Contabilidade Comercial
Direito Tributário II Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Direito Sindical Aspectos Gerais do Direito Sindical e as transformações do Direito do Trabalho.
PRINCÍPIO DA LEGALIDADE
Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho
REPARTIÇÃO DA COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
ASPECTOS TRIBUTÁRIOS NO COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
Título VI Da Tributação e do Orçamento Capítulo II Das Finanças Públicas Clarissa Duarte 2009.
Direito Tributário II Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Prof. Alessandro Lucas Santos
DIREITO FINANCEIRO JULIANA BRAGA.
CONTABILIDADE GERAL Prof. Régio Ferreira.
A CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
Limitações ao Poder de Tributar
UNIDADE I Tributos Incidentes no Comércio Exterior
AULA 02: SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
Cleusa Tosin Fone= Home page:
Receita Federal 1 ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÕES PARA A SEGURIDADE SOCIAL PL 3.021, de certificação e isenção de entidade beneficente de assistência social.
C.E.B.A.S Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS
Políticas sociais setoriais Modulo do CFESS Maria do Socorro Reis Cabral.
CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA Art A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos: [...] III - contribuição.
Histórico Competência Contribuintes Fato Gerador Base de Cálculo
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: Geraldo Antônio Moreira de Oliveira.
Profa. Silvia Bertani.
SIMPLES. CF/1988 / SIMPLES “Art. 146 – Cabe à lei complementar: [...] III - estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente.
Lei de Incentivo ao Esporte
Profa. Silvia Bertani.
(ESAF/AFRF/2002.2) O imposto sobre operações financeiras está sujeito ao princípio da anterioridade. (F)
Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: IMUNIDADE.
PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE CURITIBA CURITIBA 12 DE DEZEMBRO DE 2015.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
Apontamentos Jurídicos Orientação às Instituições Espíritas.
Desoneração da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios.
Sistema tributário nacional “ É o conjunto de tributos vigentes em um país em determinada época, e das regras jurídicas que os disciplinam” Rosa Jr., pag.
CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS 09/03/2015. Art Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de.
Art. 9º§ 4º- Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre,
PESSOA JURÍDICA. DA PESSOA JURÍDICA É um conjunto de pessoas ou de bens, dotados de personalidade jurídica própria e constituído na forma da lei, para.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS. Constituição da República Federativa do Brasil Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte,
Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores(IPVA)‏ É um tributo devido anualmente pelos proprietários de automóveis de passeios ou utilitários, caminhonetes.
RELAÇÕES ENTRE AS IFES E AS FUNDAÇÕES DE APOIO: IMPACTOS DA LEI /2010 E DO DECRETO 7.423/2010 VII REUNIÃO TÉCNICA DOS PROCURADORES CHEFES DAS IFES.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
ABIMO 338 associados divididos em 6 setores % 80% De todas as empresas do setor médico são associadas à ABIMO Do faturamento do setor médico vem.
Transcrição da apresentação:

ABEP - ASPECTOS JURÍDICOS, ADMINISTRATIVOS E TRIBUTÁRIOS ● FLÁVIO FERNANDES PESSINO Advogado, especialista em Direito Empresarial (Fundação Getúlio Vargas ), especialista em Direito Público

A Associações sem fins lucrativos possuem imunidade Tributária ? ● DEPENDE !

CASO PRÁTICO ● LEI No , DE 23 DE JULHO DE Art. 1 o Ficam reduzidas a 0 (zero) as alíquotas da contribuição para o PIS/PASEP e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS incidentes na importação e sobre a receita bruta de venda no mercado interno de: ● XI – leite fluido pasteurizado ou industrializado, na forma ultrapasteurizado, destinado ao consumo humano

CASO PRÁTICO DECRETO Nº , DE 29 DE MARÇO DE Aprova o novo Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal. Art Denomina-se leite, sem outra especificação, o produto normal, fresco, integral oriundo da ordenha completa e ininterrupta de vacas sadias.

CASO PRÁTICO DECRETO Nº 1.812, DE 8 DE FEVEREIRO DE Altera dispositivos do Decreto n° , de 29 de março de 1952 Art. 475 Entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa, ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie de que proceda."

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA - REQUISITOS ● REQUISITOS: ● Art Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: VI - instituir impostos sobre: c) patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos, inclusive suas fundações, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei;

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA - REQUISITOS LEI Nº 5.172, DE 25 DE OUTUBRO DE Art. 14. O disposto na alínea c do inciso IV do artigo 9º é subordinado à observância dos seguintes requisitos pelas entidades nele referidas: I – não distribuírem qualquer parcela de seu patrimônio ou de suas rendas, a qualquer título; II - aplicarem integralmente, no País, os seus recursos na manutenção dos seus objetivos institucionais; III - manterem escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar sua exatidão.

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA - REQUISITOS LEI Nº 9.532, DE 10 DE DEZEMBRO DE Art. 12. Para efeito do disposto no art. 150, inciso VI, alínea "c", da Constituição, considera-se imune a instituição de educação ou de assistência social que preste os serviços para os quais houver sido instituída e os coloque à disposição da população em geral, em caráter complementar às atividades do Estado, sem fins lucrativos.art. 150, inciso VI, alínea "c", da Constituição

RELAÇÃO DOS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES ABRANGIDOS PELA IMUNDADE ● SOBRE O PATRIMÔNIO ● IPTU ● ITBI (USO EXCLUSIVO DE SUAS FINALIDADES ESSENCIAIS, MAS SE O ALUGUEL SE DESTINAR A SUAS ATIVIDADES FINS – STF RE ) ● IPVA (DESDE QUE ESSENCIAL A SUAS ATIVIDADES)

RELAÇÃO DOS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES ABRANGIDOS PELA IMUNDADE ● IMUNIDADE SOBRE A RENDA ● IMPOSTO DE RENDA ● IMUNIDADE SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA (ISSQN) –(STF AC ● , )

RELAÇÃO DOS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES ABRANGIDOS PELA IMUNDADE ● ICMS – VENDA DE PRODUTOS É CONTROVERSO, PORQUE É REPASSADO AO CONSUMIDOR; ● PRODUTOS INTERNOS E EXTERNOS: ● EX: IMPORTAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS PARA ASSOCIAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

RELAÇÃO DOS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES ABRANGIDOS PELA IMUNDADE ● IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO (AS FINALIDADES PARA AS QUAIS OS BENS FORAM IMPORTADOS DEVERÃO ESTAR PREVISTAS NOS OBJETIVOS INSTITUCIONAIS DA ENTIDADE, CONSTANTE NO RESPECTIVO ESTATUTO. ● EX: IMPORTAÇÃO DE BOLSAS PARA COLETA DE SANGUE PARA ENTIDADE DE ASSISTÊNCIAS SOCIAL

RELAÇÃO DOS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES ABRANGIDOS PELA IMUNDADE ● ALÉM DESSES BENEFÍCIOS A LEI N /90 EM SEU ART. 1. ESTABELECE QUE SÃO ISENTA DESSE IMPOSTO AS IMPORTAÇÕES DE MÁQUINA, EQUIPAMENTOS, APARELHOS DESTINADOS À PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, DESDE QUE OPERADAS PELO CNPQ.

RELAÇÃO DOS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES ABRANGIDOS PELA IMUNDADE ● IOF ( A LEI N /96 INSTITUIDORA DESSE TRIBUTO NÃO PREVÊ ISENÇÃO PARA ELE, O QUE TORNA MAIS DIFÍCIL SUA CONCESSÃO) ● IPI ( DESTINAÇÃO EXCLUSICA A USO PRÓPRIO OU À DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A SEUS EDUCANDO OU ASSISTIDOS, NO CUMPRIMENTO DE SUAS FINALIDADES – LEI N /64 E DECRETO N /10

RELAÇÃO DOS IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES ABRANGIDOS PELA IMUNDADE ● CONFINS ( LEI /09 E LEI N. 9532/97 ● PIS/PASEP – ART. 195, P. 7 DA CF E LEI /09 ● CPMF, CSLL, ( ART. 195, P. 7)

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DA ABEP ● PATROCINIO ( ICMS OU ISS ?) Lei Complementar federal n.o 116, de 31 de julho de 2003 (ISSQN) ● ICMS - Lei Complementar n.o 87, de 13 de setembro de 1996, que estabelece as normas gerais pertinentes ao ICMS, dispo ̂ s em seu artigo 2o, inciso III, que: “Art. 2o - O imposto incide sobre: (...) III – prestac ̧ ões onerosas de servic ̧ os de comunicac ̧ ão, por qualquer meio, inclusive a gerac ̧ ão, a emissão, a recepc ̧ ão, a transmissão, a retransmissão, a repetic ̧ ão e a ampliac ̧ ão de comunicac ̧ ão de qualquer natureza;”

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DA ABEP A grande questão gira em torno de se confundir o contrato de patrocínio com um contrato de veiculac ̧ ão de publicidade. PARECER No 0074/2008 – PROFIS/PGDF REF. PROC. N /2008 1) os valores repassados pelo patrocinador não se justificavam pela prestac ̧ ão de um servic ̧ o de comunicac ̧ ão; 2) Valor revertido para despesas, o intenção expressa em contrato é apoiar projeto da ABEP

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DA ABEP ALÍQUOTA DO ICMS – 25% VALORES RECEBIDOS A TÍTULO DE PATROCÍNIO DA ABEP ● R$ ,00 ● ICMS – R$ ,00

ECONOMIA DA SECOP SECOP 2015 TOTAL R$ ,00 IMPOSTO R$ ,00 PERCENTUAL DE IMPOSTO EM CIMA DO PERCENTUAL DA EMPRESA DE EVENTOS 20%, VALOR DO IMPOSTO: R$ ,53 ECONOMIA DE R$ ,00 + ECONOMIA DO ICMS R$ ,00 TOTAL R$ ,000

SUGESTÕES DE INCLUSÃO DOS OBJETIVOS DO ESTATUTO SOCIAL Realizar programas educacionais, conceder cursos ou ajuda de custo para capacitação de servidores públicos atuantes na Área de Tecnologia da Informação e Comunicação. ● UNIABEP destinação dos recursos captados para a sua manutenção e consecução das atividades relacionadas às finalidades essenciais da ABEP