A Rejeição nas Organizações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Relação professor/aluno
A busca do ajustamento e da produtividade
CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
Teoria em Dinâmica de Grupo
As Pessoas e o Grupo Eu - Eu. As Pessoas e o Grupo Eu - Eu.
Praticando a Avaliação de desempenho
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Por Quê os Planos Falham?
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Função Aplicação de pessoas:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
versus Revisando... Teoria X  Escola da Administração Científica
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Comportamento Organizacional
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
FAMÍLIA: avaliar para crescer
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
Diferenças e preconceitos nas práticas corporais
Os processos psicossociais da exclusão
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL APARENTE E SUBJACENTE
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A palavra conviver originou-se
Amor e Sexualidade.
Socialização Organizacional
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
MEDO DE DIRIGIR CFC VIP/NACIONAL. O QUE É MEDO É uma sensação que o impede de agir, deixando a pessoa sem ação, tensa, confusa, incapacitada de atuar.
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Processos Gerenciais Planejamento da Informação Feedback nas equipes
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Diferentes enfoques A influência da missão e estratégia na forma de trabalho As pessoas perante as.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Competência, comprometimento e identificação das atividades no trabalho Prof. Tatiane Darino.
Escola e Família Ambas são responsáveis pela transmissão e construção do conhecimento culturalmente organizado, modificando as formas de funcionamento.
Marketing e Sociedade: Responsabilidade Social e Ética do Marketing
Avaliação de Desempenho Treinamento dos Avaliadores
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
Fundamentos do Comportamento em Grupo
CULTURA ORGANIZACIONAL
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Liderança e Comportamento Organizacional
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
Autonomia e Independência
Satisfação Cristina Gama Guerra. Satisfação Comportamento organizacional.
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
Comportamento Organizacional
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

A Rejeição nas Organizações Luís Carlos Nebenzahl Fevereiro/2010

Conceito O processo de rejeição é fundamental para a integridade e desenvolvimento de qualquer pessoa, pois o indivíduo tem a liberdade de fazer a opção de não querer algo ou alguém, fazendo escolhas que agreguem valor para si e para os outros Escolher e aprender a dizer NÃO

Segundo o Dicionário Aurélio a rejeição é o ato ou efeito de rejeitar. Conceito de Rejeição Segundo o Dicionário Aurélio a rejeição é o ato ou efeito de rejeitar. Rejeitar é não dar aprovação, reprovar, desprezar, repelir, afastar, não admitir.

A Rejeição Nas Organizações Rejeição é como um ato do empregado e/ou da empresa de dizer não as idéias, pensamentos, comportamentos, processos, pessoas e situações,visando se proteger de algo que possa vir a ameaçá-los de alguma forma, assim como para manter o negócio, as normas e diretrizes organizacionais.

Objetivo O estudo das rejeições nas organizações tem como objetivo identificar, conhecer e analisar comportamentos de pessoas no ambiente de trabalho, os quais podem causar conflitos intrapessoais, interpessoais e interdepartamentais.

Vamos conhecer um pouco sobre alguns temas de rejeições estudadas...

A Rejeição e as Organizações: Como a rejeição está inserida no dia-a-dia das pessoas e das organizações; A dificuldade de compreender as diferenças entre as pessoas; O envolvimento do empregado na empresa; A resistência pessoal e cultural em aceitar as outras pessoas, independente da raça cor e sexo.

Aspectos Sociais da Rejeição A rejeição pode ser positiva e negativa no contexto social das organizações; a utilização do poder gerencial; impacto das demissões; a estagnação do empregado na função; o fenômeno da velhice na empresa.

Aspectos Psicológicos da Rejeição Conhecer a história de vida da pessoa para compreender como ela lida com a rejeição; A rejeição consciente e inconsciente; As posturas de mobilização, paralisação, reclamação e motivações adotadas pelas pessoas que se sentem rejeitadas; A importância da psicoterapia na vida das pessoas e a rejeição familiar; Falta de tempo do empregado.

Atitudes de Rejeição nas Organizações Rejeitando o sucesso; Rejeitando uma promoção; Rejeição de tarefas e funções; Rejeição por se sentir inferior; Rejeição pelo outro ganhar mais ou menos; Rejeitando pessoas que não consegue controlar Rejeição da chefia pela fala dos empregados.

Atitudes de Rejeição nas Organizações Rejeição do novo empregado pelo grupo; Rejeição dos benefícios concedidos pela empresa; Rejeição por ter sido rejeitado; Rejeitando uma empresa desorganizada; Rejeitando uma chefia injusta e incoerente; Rejeição do empregado pela desqualificação pessoal; Rejeição pela falta de escolaridade; Rejeitando a cultura e o comportamento das pessoas; Rejeição entre departamentos.

A Rejeição e a Qualidade nas Organizações O Desejo das pessoas em melhorar os processos; A dificuldade de se fazer o certo; A rejeição pela desinformação; A rejeição pela impotência do fracasso e pela qualidade pessoal.

A Rejeição e a Afetividade nas Empresas A competência feminina; A rejeição pela atração por outras pessoas e os jogos de sedução; A rejeição da educação e da sensibilidade humana; A rejeição e a aceitação do relacionamento afetivo/sexual A rejeição de quem não é heterossexual e pelo sentimento de prazer em ver o sentimento do outro.

Rejeitando a Ética nas Organizações Falta de honestidade no trabalho e nos relacionamentos; Rejeição à solidariedade; Relações interpessoais deficientes; Rejeição à humilhação, à ironia e à discriminação.

A Rejeição e o Processo Grupal A rejeição do novo empregado mais competente, do empregado transferido e do ex-empregado recém-admitido A rejeição de uma pessoa pela sua fama Falta de transmissão e de conhecimento A rejeição do empregado para com seu supervisor para ocupar sua colocação da fábrica Quando o empregado rejeita as críticas à empresa

Rejeição às Inovações Dificuldades e tempo do desenvolvimento pessoal; A rejeição as competências essenciais; A aceitação da necessidade de mudança pessoal;

AGRADECIMENTOS MUITO OBRIGADO!!!!!