Grupo: Maria Antonieta Ribeiro Marcolino - Nº Usp: Samanta Gabriela Malvino - Nº Usp: Tamiris Ciccilini Guerra - Nº Usp: Vivian Soares Villalba - Nº Usp: Disciplina: Introdução à Administração Prof. Dr. Leonardo Guimarães Garcia CID – Segundo Semestre 2010 Ribeirão Preto - SP Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto
Fonte: gestao-agil-de-projetos.html/ Projetos são empreendimentos temporários com começo, meio e fim bem determinados. Seu objetivo é fornecer um produto singular como resultado final. Os projetos são estabelecidos através de planejamento estratégico, organização de equipes e preparação de cronogramas e orçamentos. Projeto - Conceito
Fonte: gerenciar-o-projeto-perfeito Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura 17.1 O cliente do projeto é uma pessoa ou organização que queira um produto (resultado final do projeto) em função de um problema, oportunidade ou interesse. O sucesso do projeto é definido ao verificar se o interesse do cliente foi realizado. O desempenho do projeto pode ser comprometido por razões como não fornecer o produto, não realizá-lo dentro do prazo previsto, ou utilizar recursos maiores do que o orçamento.
Produtos Físicos São os produtos que são tangíveis. Produtos Conceituais São os produtos que são intangíveis. Fonte: Fonte: bandeirante-para.html
Eventos São produtos que consistem na realização de tarefas, serviços ou atividades. O projeto é a própria execução da atividade que, em geral, representa apenas a parte final de um conjunto de atividades de planejamento, organização e controle. Exemplo: Planejar, organizar e realizar estudos, pesquisas e diagnósticos, cursos e seminários, reuniões e congressos. Fonte: m%20projeto.htm Fonte: Essas três categorias são interligadas. Todo projeto sempre combina elementos físicos, conceitos e serviços. Exemplo: A realização da Copa do Mundo de Futebol, que envolve conceitos (planejamento), produtos físicos (construções) e eventos (os jogos).
Ciclo de Vida do Projeto Fonte: A sequência de fases que passam do começo ao fim de um projeto é chamada de Ciclo de Vida. A compreensão desse ciclo possibilita a visualização do começo ao fim do projeto, tornando mais fácil o estudo e a aplicação das técnicas de administração de projetos. Fonte:
Fonte:
Inspiração e Transpiração Fonte: Antes de se tornar um produto e até mesmo de passar pelas fases de ciclo de vida, todo projeto começa de uma ideia, que pode ser gerada por diferentes razões. A ideia é a fase de inspiração – 1% do projeto (proporção de Thomas Edison). O trabalho manual corresponde a fase de transpiração – 99% do projeto. Isso significa que para a ideia se transformar em produto é preciso trabalhar muito.
Fases do Ciclo de Vida Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura Fase da inspiração – Descoberta da ideia ou visão do produto. 2.Concepção – A ideia é transformada em um modelo mental. 3.Desenho (ou projeto do produto) – O modelo mental transforma-se em desenho detalhado do produto. 4.Desenvolvimento – Produto sendo elaborado. 5.Entrega – Produto apresentado ao cliente. O ciclo de vida e o número de fases pode aumentar ou diminuir de acordo com cada tipo de projeto.
Administração de um Projeto Fonte: Fonte: gerenciamento-de-projetos-project-management- office-pmo/ É o processo de tomar decisões que envolvem o uso de recursos, para realizar atividades temporárias, com o objetivo de fornecer um resultado. Planejamento e Execução são os processos básicos da Administração de um Projeto.
Entender a necessidade a que o projeto deverá atender. Planejar o produto a ser fornecido pelo projeto. Planejar o tempo e os recursos necessários para fornecer o produto. Mobilizar os recursos. Executar e controlar as atividades e o consumo de recursos. Fornecer o produto. Encerrar o produto. Roteiro para a Administração de um Projeto
Planejamento de Projeto Fonte: /
Avaliação de interesse e viabilidade do projeto; Plano Operacional: Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura 17.5
Plano de Projeto Quatro Variáveis de desempenho: Escopo; Prazo; Custo; Riscos.
Elementos básicos de um Plano de Projeto: Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura 17.6
Planejamento do escopo Trabalho a ser executado pelo projeto: produto que será fornecido; Processo de definir qual produto será fornecido e de dividi-lo em componentes; Parte mais importante do Planejamento de um projeto.
Estrutura analítica do projeto: Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura 17.7
Cronograma e Orçamento Para fornecer o produto do projeto algumas decisões são analisadas: Estima-se os riscos do projeto; Define-se as atividades necessárias para execução do projeto; a sequência das atividades e a duração de cada uma; Elabora-se um Cronograma; Define-se os recursos para realizar as atividades; Por fim o orçamento do projeto é elaborado.
Estrutura para execução do Projeto Escolha das pessoas que realizarão as atividades; Formação de uma equipe; Trabalho no detalhamento do plano operacional; Recursos para a realização do projeto são adquiridos de acordo com o cronograma.
Execução do projeto Consiste em realizar as atividades; Aplicar os recursos previstos nos planos; A realização das atividades possibilita o fornecimento do produto ou serviço; Atividades completando-se + Recursos consumidos = produto concretizado; Projeto aproxima-se do encerramento.
Atividades da fase de encerramento Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura 17.9
Profissional responsável por planejar e assegurar a execução da criação de um produto. Qualidade Prazo Orçamento Fonte: O Gerente do Projeto deve satisfazer a exigência de todos para ser avaliado com um desempenho de alto nível.
“Um papel é um conjunto organizado de responsabilidades e competências”. (MAXIMIANO, Antonio C. A) Planejador: preparar o projeto é a principal tarefa do gerente. Ele deve decidir todas as etapas do projeto. Organizador: o gerente trabalha na montagem da estrutura organizacional – mobiliza as pessoas e negocia a participação no projeto; define as competências necessárias. Administrador de pessoas: responsabilidade de transformar um grupo de pessoas em uma equipe entregue ao sucesso do projeto. Tem que lidar com as pessoas como pessoas e não como recursos do projeto. Fonte:
Administrador de Interfaces: a responsabilidade nesse papel é a de articular as unidades de organização entre si e com a equipe do projeto. Administrador de Tecnologia: papel de fornecer conhecimento técnico para capacitar a equipe para a realização do projeto. Fonte: Implementador: o gerente do projeto tem a tarefa de executar e corrigir os planos; fornecer informações; avaliar o desempenho; cobrar providências; tratar dos recursos. Formulador de Métodos: formula-se métodos, procedimentos, estruturas organizacionais, enfim, o que se pode utilizar para a realização do projeto para depois, no planejamento, decidir o que fazer.
Administração Geral: Envolve o domínio dos processos administrativos básicos, necessário para tomar as decisões do processo com eficácia – planejamento, organização, execução e controle. Administração de Projetos: O gerente deve ter os conhecimentos necessários para lidar com o escopo, com o tempo, com custo risco e com outras variáveis. Interpessoais: Fonte: Clareza na comunicação de ideias, instruções e solicitações para a equipe; capacidade de inspirar confiança na equipe; carisma; liderança e motivação (tanto do grupo quanto de si mesmo).
Há 3 tipos principais de estrutura para projetos: Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura 17.13
Preparando um Projeto
1º Passo - Denifinir os objetivos. Ex: Criação do site de uma empresa 2º Passo - Esclarecer a necessidade a ser atendida Ex: Divulgação dos produtos fornecidos 3º Passo - Definir o produto do projeto Ex: O site
4º Passo - Definir os meios para atingir os objetivos - Programa de trabalho : Cada participante ficará responsável por determinada atividade do protejo. - Atividades: 1 - Apresentação da empresa ( Levantamento de dados informativos para que o consumidor saiba mais sobre o fornecedor) e divulgação dos termos de adesão bem como dos direitos do consumidor 2 - Definição dos produtos a serem vendidos e levantamento dos preços 3 - Definição das formas de pagamento e prazos de entrega 4 - Criação do design e manutenção do site.
Distribuição de tarefas Participante 1 - Atividade 1 Prazo de conclusão: 3 meses Participante 2 - Atividade 2 Prazo de conclusão: 2 meses Participante 3 - Atividade 3 Prazo de conclusão: 3 meses Participante 4 - Atividade 4 Prazo de conclusão: 5 meses
Recursos Utilizados: Atividade 1 - Base documental da própria empresa Atividade 2 - Intranet e internet Atividade 3 - Sistemas responsáveis por transações online Atividade 4 - Computador e internet Custo total do projeto: Aproximadamente R$ 500,00 levando - se em conta somente o design e a manutenção do site, uma vez que a empresa já possui os demais recursos.
Referências Bibliográficas asp s_ ncprojetos.mspx
Referências Bibliográficas MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 7. ed., São Paulo: Atlas, SxUm1GDw1rI/AAAAAAAAAOo/OIMVDDDu2IQ/s400/Planejamento%2Bestrategico. jpg&imgrefurl= html&usg=__tsERqt3MY7w7CMflmqIA7IycpLM=&h=383&w=357&sz=23&hl=pt- br&start=0&sig2=aTX8LCR4AU3oP8AfLWhjOA&zoom=1&tbnid=6y100vTWVjg8EM: &tbnh=116&tbnw=108&ei=YQn1TNm-AYubnAfbmYm9Bw&prev=/images%3Fq%3Dp lanejamento%2Bestrat%25C3%25A9gico%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1003%26bih %3D341%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=287&oei=YQn1TNm- AYubnAfbmYm9Bw&esq=1&page=1&ndsp=12&ved=1t:429,r:2,s:0&tx=65&ty=52
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