Grupo: Maria Antonieta Ribeiro Marcolino - Nº Usp: 7148578 Samanta Gabriela Malvino - Nº Usp: 7148407 Tamiris Ciccilini Guerra - Nº Usp: 7148599 Vivian.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DE PROJETOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Advertisements

Curso Superior de Engenharia Elétrica
Gerenciamento de Projetos
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
PMBoK.
PROJETO – O QUE É Um empreendimento temporário ou uma seqüência de atividades com começo, meio e fim programados, que tem por objetivo fornecer um produto.
Gestão de Projetos Áreas de conhecimentos Integração
PMBoK Project Management Body of Knowledge
ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO
Processo Administrativo
Gestão de Projetos.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Gerenciamento do Escopo
Gestão de Projetos.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Projeto: Capacitação em GP
Gestão da Inovação Tecnológica
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Concepção de um projeto
Análise e Projeto de Sistemas
Administração de Projetos
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Profª. Selma Maria da Silva
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
Aula 4: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Escopo
Elaboração e Análise de Projetos
Gerenciamento de Processos - PNQ
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
O Processo de desenvolvimento de software
GESTÃO DE PROJETOS Aula 4 1.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
UNIDADE 2 PRINCIPAIS ÁREAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Wagner Rios.
Integração.
FERRAMENTAS DE MARKETING
do Processo de Administração
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Logística Integrada Engenharia de Produção
Gestão de Projetos Aula 01.
Aula 3: Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projeto, Integração
Processos Administrativos Aula 1
Gerenciamento de Projetos
Disciplina: Controladoria
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
Visão Geral da Gestão de Projetos
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerência de Projetos de Software
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE
DISCIPLINA PROJETO INTEGRADO – OUTSOURCING
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
PROPOSTA DO PROJETO Justificativas do projeto Escopo do projeto
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Contabilidade Gerencial
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Transcrição da apresentação:

Grupo: Maria Antonieta Ribeiro Marcolino - Nº Usp: Samanta Gabriela Malvino - Nº Usp: Tamiris Ciccilini Guerra - Nº Usp: Vivian Soares Villalba - Nº Usp: Disciplina: Introdução à Administração Prof. Dr. Leonardo Guimarães Garcia CID – Segundo Semestre 2010 Ribeirão Preto - SP Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Fonte: gestao-agil-de-projetos.html/ Projetos são empreendimentos temporários com começo, meio e fim bem determinados. Seu objetivo é fornecer um produto singular como resultado final. Os projetos são estabelecidos através de planejamento estratégico, organização de equipes e preparação de cronogramas e orçamentos. Projeto - Conceito

Fonte: gerenciar-o-projeto-perfeito Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura 17.1 O cliente do projeto é uma pessoa ou organização que queira um produto (resultado final do projeto) em função de um problema, oportunidade ou interesse. O sucesso do projeto é definido ao verificar se o interesse do cliente foi realizado. O desempenho do projeto pode ser comprometido por razões como não fornecer o produto, não realizá-lo dentro do prazo previsto, ou utilizar recursos maiores do que o orçamento.

Produtos Físicos São os produtos que são tangíveis. Produtos Conceituais São os produtos que são intangíveis. Fonte: Fonte: bandeirante-para.html

Eventos São produtos que consistem na realização de tarefas, serviços ou atividades. O projeto é a própria execução da atividade que, em geral, representa apenas a parte final de um conjunto de atividades de planejamento, organização e controle. Exemplo: Planejar, organizar e realizar estudos, pesquisas e diagnósticos, cursos e seminários, reuniões e congressos. Fonte: m%20projeto.htm Fonte: Essas três categorias são interligadas. Todo projeto sempre combina elementos físicos, conceitos e serviços. Exemplo: A realização da Copa do Mundo de Futebol, que envolve conceitos (planejamento), produtos físicos (construções) e eventos (os jogos).

Ciclo de Vida do Projeto Fonte: A sequência de fases que passam do começo ao fim de um projeto é chamada de Ciclo de Vida. A compreensão desse ciclo possibilita a visualização do começo ao fim do projeto, tornando mais fácil o estudo e a aplicação das técnicas de administração de projetos. Fonte:

Fonte:

Inspiração e Transpiração Fonte: Antes de se tornar um produto e até mesmo de passar pelas fases de ciclo de vida, todo projeto começa de uma ideia, que pode ser gerada por diferentes razões. A ideia é a fase de inspiração – 1% do projeto (proporção de Thomas Edison). O trabalho manual corresponde a fase de transpiração – 99% do projeto. Isso significa que para a ideia se transformar em produto é preciso trabalhar muito.

Fases do Ciclo de Vida Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura Fase da inspiração – Descoberta da ideia ou visão do produto. 2.Concepção – A ideia é transformada em um modelo mental. 3.Desenho (ou projeto do produto) – O modelo mental transforma-se em desenho detalhado do produto. 4.Desenvolvimento – Produto sendo elaborado. 5.Entrega – Produto apresentado ao cliente. O ciclo de vida e o número de fases pode aumentar ou diminuir de acordo com cada tipo de projeto.

Administração de um Projeto Fonte: Fonte: gerenciamento-de-projetos-project-management- office-pmo/ É o processo de tomar decisões que envolvem o uso de recursos, para realizar atividades temporárias, com o objetivo de fornecer um resultado. Planejamento e Execução são os processos básicos da Administração de um Projeto.

Entender a necessidade a que o projeto deverá atender. Planejar o produto a ser fornecido pelo projeto. Planejar o tempo e os recursos necessários para fornecer o produto. Mobilizar os recursos. Executar e controlar as atividades e o consumo de recursos. Fornecer o produto. Encerrar o produto. Roteiro para a Administração de um Projeto

Planejamento de Projeto Fonte: /

Avaliação de interesse e viabilidade do projeto; Plano Operacional: Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura 17.5

Plano de Projeto Quatro Variáveis de desempenho: Escopo; Prazo; Custo; Riscos.

Elementos básicos de um Plano de Projeto: Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura 17.6

Planejamento do escopo Trabalho a ser executado pelo projeto: produto que será fornecido; Processo de definir qual produto será fornecido e de dividi-lo em componentes; Parte mais importante do Planejamento de um projeto.

Estrutura analítica do projeto: Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura 17.7

Cronograma e Orçamento Para fornecer o produto do projeto algumas decisões são analisadas: Estima-se os riscos do projeto; Define-se as atividades necessárias para execução do projeto; a sequência das atividades e a duração de cada uma; Elabora-se um Cronograma; Define-se os recursos para realizar as atividades; Por fim o orçamento do projeto é elaborado.

Estrutura para execução do Projeto Escolha das pessoas que realizarão as atividades; Formação de uma equipe; Trabalho no detalhamento do plano operacional; Recursos para a realização do projeto são adquiridos de acordo com o cronograma.

Execução do projeto Consiste em realizar as atividades; Aplicar os recursos previstos nos planos; A realização das atividades possibilita o fornecimento do produto ou serviço; Atividades completando-se + Recursos consumidos = produto concretizado; Projeto aproxima-se do encerramento.

Atividades da fase de encerramento Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura 17.9

 Profissional responsável por planejar e assegurar a execução da criação de um produto.  Qualidade  Prazo  Orçamento Fonte:  O Gerente do Projeto deve satisfazer a exigência de todos para ser avaliado com um desempenho de alto nível.

 “Um papel é um conjunto organizado de responsabilidades e competências”. (MAXIMIANO, Antonio C. A)  Planejador: preparar o projeto é a principal tarefa do gerente. Ele deve decidir todas as etapas do projeto.  Organizador: o gerente trabalha na montagem da estrutura organizacional – mobiliza as pessoas e negocia a participação no projeto; define as competências necessárias.  Administrador de pessoas: responsabilidade de transformar um grupo de pessoas em uma equipe entregue ao sucesso do projeto. Tem que lidar com as pessoas como pessoas e não como recursos do projeto. Fonte:

 Administrador de Interfaces: a responsabilidade nesse papel é a de articular as unidades de organização entre si e com a equipe do projeto.  Administrador de Tecnologia: papel de fornecer conhecimento técnico para capacitar a equipe para a realização do projeto. Fonte:  Implementador: o gerente do projeto tem a tarefa de executar e corrigir os planos; fornecer informações; avaliar o desempenho; cobrar providências; tratar dos recursos.  Formulador de Métodos: formula-se métodos, procedimentos, estruturas organizacionais, enfim, o que se pode utilizar para a realização do projeto para depois, no planejamento, decidir o que fazer.

 Administração Geral: Envolve o domínio dos processos administrativos básicos, necessário para tomar as decisões do processo com eficácia – planejamento, organização, execução e controle.  Administração de Projetos: O gerente deve ter os conhecimentos necessários para lidar com o escopo, com o tempo, com custo risco e com outras variáveis.  Interpessoais: Fonte: Clareza na comunicação de ideias, instruções e solicitações para a equipe; capacidade de inspirar confiança na equipe; carisma; liderança e motivação (tanto do grupo quanto de si mesmo).

Há 3 tipos principais de estrutura para projetos: Fonte: Livro Introdução à Administração. Amaru Maximiano. Capítulo 17: Administração de projetos. Figura 17.13

Preparando um Projeto

1º Passo - Denifinir os objetivos. Ex: Criação do site de uma empresa 2º Passo - Esclarecer a necessidade a ser atendida Ex: Divulgação dos produtos fornecidos 3º Passo - Definir o produto do projeto Ex: O site

4º Passo - Definir os meios para atingir os objetivos - Programa de trabalho : Cada participante ficará responsável por determinada atividade do protejo. - Atividades: 1 - Apresentação da empresa ( Levantamento de dados informativos para que o consumidor saiba mais sobre o fornecedor) e divulgação dos termos de adesão bem como dos direitos do consumidor 2 - Definição dos produtos a serem vendidos e levantamento dos preços 3 - Definição das formas de pagamento e prazos de entrega 4 - Criação do design e manutenção do site.

Distribuição de tarefas Participante 1 - Atividade 1 Prazo de conclusão: 3 meses Participante 2 - Atividade 2 Prazo de conclusão: 2 meses Participante 3 - Atividade 3 Prazo de conclusão: 3 meses Participante 4 - Atividade 4 Prazo de conclusão: 5 meses

Recursos Utilizados: Atividade 1 - Base documental da própria empresa Atividade 2 - Intranet e internet Atividade 3 - Sistemas responsáveis por transações online Atividade 4 - Computador e internet Custo total do projeto: Aproximadamente R$ 500,00 levando - se em conta somente o design e a manutenção do site, uma vez que a empresa já possui os demais recursos.

Referências Bibliográficas asp s_ ncprojetos.mspx

Referências Bibliográficas MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. 7. ed., São Paulo: Atlas, SxUm1GDw1rI/AAAAAAAAAOo/OIMVDDDu2IQ/s400/Planejamento%2Bestrategico. jpg&imgrefurl= html&usg=__tsERqt3MY7w7CMflmqIA7IycpLM=&h=383&w=357&sz=23&hl=pt- br&start=0&sig2=aTX8LCR4AU3oP8AfLWhjOA&zoom=1&tbnid=6y100vTWVjg8EM: &tbnh=116&tbnw=108&ei=YQn1TNm-AYubnAfbmYm9Bw&prev=/images%3Fq%3Dp lanejamento%2Bestrat%25C3%25A9gico%26hl%3Dpt-br%26biw%3D1003%26bih %3D341%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=287&oei=YQn1TNm- AYubnAfbmYm9Bw&esq=1&page=1&ndsp=12&ved=1t:429,r:2,s:0&tx=65&ty=52

news/wp-content/uploads/2010/10/Planejamento-Estrat%C3%A9gico.jpg&imgre furl= co-em-cooperativas-de-credito/&usg=__yejv1jthK4S0WKK0E-My3kWBND8=&h =282&w=425&sz=186&hl=pt-br&start=0&sig2=E0roiob_mOG-Vpk7Dnf7GQ&zo om=1&tbnid=qf24vbjAhRItkM:&tbnh=116&tbnw=162&ei=YQn1TNm-AYubnAfbm Ym9Bw&prev=/images%3Fq%3Dplanejamento%2Bestrat%25C3%25A9gico%2 6hl%3Dpt-br%26biw%3D1003%26bih%3D341%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1 &itbs=1&iact=hc&vpx=218&vpy=24&dur=41&hovh=183&hovw=276&tx=102&ty= 174&oei=YQn1TNm-AYubnAfbmYm9Bw&esq=1&page=1&ndsp=12&ved=1t:429, r:1,s:0 9/05/servicos.jpg&imgrefurl= -nao-saber-eis-a-questao-conclusao/&usg=__cJStIruZm8JRxKBhIjtArvnFsrA=&h =363&w=374&sz=29&hl=pt-br&start=33&sig2=lJq5txKnhk0bvhEWmnerag&zoom =1&tbnid=ab4AwpiGYR6R5M:&tbnh=106&tbnw=109&ei=cAr1TJaIFcO88gaIosy2 BQ&prev=/images%3Fq%3Dconclus%25C3%25A3o%26hl%3Dpt-br%26biw%3D 1003%26bih%3D341%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=683& oei=_gf1TN3MEY-cnwfS8cC0Bw&esq=3&page=4&ndsp=11&ved=1t:429,r:1,s:33& tx=55&ty=45

kH1I/AAAAAAAABtE/Tj9oLmSvcHY/s1600/large-curso-de-planejamento-e-elaboracao-de-pro jetos.jpg&imgrefurl= NCda5-77o2cVGSn9GglYnWk=&h=313&w=313&sz=16&hl=pt-br&start=0&sig2=iAykCgGB GFTcHzKhgL5YRg&zoom=1&tbnid=l1uyVzACZUVxSM:&tbnh=134&tbnw=140&ei=6AP1T P_dHIScnwemkc2wBw&prev=/images%3Fq%3Dplanejamento%2Bde%2Bprojetos%26hl%3Dp t-br%26biw%3D780%26bih%3D325%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=12 4&oei=uQr1TMy2D-GQnwflzYi2Bw&esq=1&page=1&ndsp=8&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=45&ty = /reuniao.jpg&imgrefurl= nduzir-reunioes/&usg=__WE6wve36MMbsMk-nFRwEXAYeTO8=&h=1144&w=1683&sz =119&hl=pt-br&start=0&zoom=1&tbnid=Ru1SuYSck0MCiM:&tbnh=128&tbnw=188&pre v=/images%3Fq%3Dexecutivos%2Breuni%25C3%25A3o%26um%3D1%26hl%3Dpt-br %26biw%3D1003%26bih%3D341%26tbs%3Disch:1&um=1&itbs=1&iact=rc&dur=770 &ei=qRD1TJm_JZOLnAeVl42xBw&oei=qRD1TJm_JZOLnAeVl42xBw&esq=1&page=1 &ndsp=8&ved=1t:429,r:0,s:0&tx=58&ty=69