EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA. 2012 APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ÁREA DO CONHECIMENTO.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
ESCOLA MUNICIPAL MÁRCIO ANDRADE GUERRA
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Orientação Técnica ALFABETIZAÇÃO.
AGRUPAMENTOS PRODUTIVOS
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
PROJETO PEDAGÓGICO EMEFM ANTONIO ALVES VERÍSSIMO
ALFABETIZANDO UM DOWN.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
AMBIENTE ALFABETIZADOR E ARITIMETIZADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MUITO ALÉM DO LETRAMENTO E DA PURA BRINCADEIRA " A alfabetização não é apenas um objetivo.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
alfabetização INTRODUÇÃO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Planejamento PNAIC 2014.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
PROJETO UNIDADE II DISCIPLINA: NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
A Função do Professor Articulador
OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+
Organizando o trabalho pedagógico
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Planejamento da Rotina Semanal
TEMA: PRODUÇÃO TEXTUAL
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
REGISTRO DE ESTUDO DE CASO Pesquisa diagnóstica:
CÁTIA CAMARGO CÁTIA CAMARGO PÓLO VACARIA PÓLO VACARIA ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR.
3ª Coordenadoria Regional de Educação
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
E.E.F. Alberto Pretti Portfólio do Mês de Junho
Didática da alfabetização
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
Atuação diante das dificuldades de aquisição da língua escrita
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
1ª Formação de Professores Coordenadores
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
Mapa da Escola Seqüência didática:.
EMEF J OSÉ B ENIGO G OMES APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO UCA.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
Projeto UCA EMEF José Benigo Gomes.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
Análise dos Cenários de uso do Laptop EMEF. Dr. Airton Policarpo Pedreira/SP.
EMEF José Benigo Gomes. A dificuldade dos alunos compreenderem os conceitos geométricos, não relacionando a “teoria” com a “prática”.
EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.
O movimento do Abinv na Escola
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Abrir o Apetite Poético
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Softwares educacionais Vantagens softwares educacionais nas salas de aula.
Transcrição da apresentação:

EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA

2012 APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO

APRENDIZAGEM BASEADA NA INVESTIGAÇÃO 2012 Coordenador Responsável: Gislene Basso Professor Responsável: Jane Patrícia Turma Investigada: 5ª A série (2012), Alunos Integrados e Grêmio Estudantil.

PROBLEMA Os Conceitos Geométricos por vários anos foram deixados de lado pela escola, sendo pouco explorado pelos educadores, provocando uma geração de docentes e discentes com saber superficial sobre o conteúdo.

EXECUÇÃO DA ATIVIDADE 1- Pesquisa: O que você acha que significa o termo “Espaço Geométrico”? 2- Relacionar os espaços que você faz parte. 3- Qual(is) instrumento(s) você conhece que podem ser utilizados para medir o “espaço”? 4- Trazer para a próxima aula os instrumentos citados acima.

EXECUÇÃO DA ATIVIDADE 5- Realizar a estimativa das medidas dos objetos; 6- Comparar a estimativa com a medida real (medição); 7- Transformar as respostas obtidas em gráficos (feito pelo aluno). 8- Relacionar “área” como espaço que pode ser ocupado, e “perímetro” como contorno do espaço.

APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS

2013 UCA

Formação para a “Equipe de Formação Local” Datas Previstas:  28 de junho;  09 de agosto;  25 de outubro; “Web Conferências” com datas a serem definidas.

ALUNOS INTEGRADOS Nova Turma (ocorre a permanência de alguns membros):  5º ano: 01 aluno;  6º ano A: 01 aluno;  6º ano B: 01 aluno;  6ª série: 01 aluno;  7ª série: 01 aluno;  8ª série: 02 alunos.

FORMAÇÕES: PROFESSORES E ALUNOS INTEGRADOS  Encontros presenciais;  Cenários;  Aprendizagem Baseada na Investigação (FOCO)

ENCONTROS MENSAIS  Junho;  Agosto;  Setembro;  Outubro;  Novembro;  Dezembro. Durante os ATPF, na unidade escolar

FORMAÇÕES: PROFESSORES E ALUNOS INTEGRADOS  Encontros presenciais;  Cenários;  Aprendizagem Baseada na Investigação (FOCO)

CENÁRIOS  Elaboração (plano de aula) com o uso do laptop;  Desenvolvimento em sala de aula. No decorrer do ano letivo

FORMAÇÕES: PROFESSORES E ALUNOS INTEGRADOS  Encontros presenciais;  Cenários;  Aprendizagem Baseada na Investigação (FOCO)

Aprendizagem Baseada na Investigação PROJETO EM ACOMPANHAMENTO Coordenador Responsável: Gislene Basso Professor Responsável: Juliana Souza Turma Investigada: 1º ano (24 alunos) No decorrer do ano letivo

Aprendizagem Baseada na Investigação Professores em Formação:  Desenvolver uma atividade de investigação com uma turma ou determinado grupo de alunos. No decorrer do ano letivo

2013 APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO

RECONHECENDO O PROBLEMA... “ O Processo de Leitura e Escrita na Alfabetização” O nível evolutivo das crianças no aprendizado

A turma qual será aplicado o projeto de pesquisa (1ºAno), apresenta dificuldades em relacionar a “fala” com a “escrita”, são elas:  Relacionam o tamanho da palavra com o tamanho do objeto citado: Ex: Formiga – por ser um animal pequeno, o aluno utiliza poucas letras para escrever.

 Dificuldade em saber que tudo tem um “nome próprio”, e pode ser escrito;  Dificuldade em saber que toda sílaba simples é composta por uma vogal e uma consoante.

EXPLICAÇÕES TESTÁVEIS  Sondagem da Escrita - Diagnóstico:

EXPLICAÇÕES TESTÁVEIS  Alfabeto Móvel - Intervenções

EXPLICAÇÕES TESTÁVEIS  Momentos de Leitura – Mala Viajante

CENÁRIOS  Sala de aula;  Laboratório de Informática;  Sala Multimídia;  Atividades para Casa.

RECURSOS MATERIAIS  Alfabeto Móvel;  Laptop Uca;  Computadores;  Livros Literários;  Livros Paradidáticos;  Projetor Multimídia;  Atividades Impressas;  Jogos Pedagógicos;  Confecção de livretos e cartazes;  Câmera Fotográfica;

COLETA DE DADOS  Observação do professor – Registros e Relatórios;  Observações do coordenador - Registros e Relatórios;  Observações do aluno – Desenhos, reescrita, legenda de imagens, listas de palavras;  Fotografia e vídeos - Portifólio

DÚVIDAS E ANGÚSTIAS  O que fazer para ajudar as crianças aprender?  De que forma as crianças se apropriam da escrita alfabética?  O que fazer com aqueles alunos que parecem não avançar?

CONCLUSÃO A proposta é utilizar formas e meios que permitam ao aluno entender que o processo de leitura e escrita parte de algo concreto. É importante ampliar o vocabulário das crianças,para que isto reflita escrita.