C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SELEÇÃO DE FONTES DE INFORMAÇÃO:
Advertisements

Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
Sistema de Informação Gerencial
(CARGOS, SALÁRIOS E BENEFÍCIOS)
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Programa de Qualificação
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
Analisar as metodologias e as práticas utilizadas em projetos de websites no Brasil, partindo de estudos quantitativo e qualitativo junto a arquitetos.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Titulo do Trabalho Acadêmico (a): Orientador (a):
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
SÉCULO XX.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Disciplinas do curso 06mar2008
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Góes, A.O.S. Doutor em Sociologia Econômica e das Organizações, ISEG-UTL, Lisboa, Portugal Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Prof. Msc. Melissa Lucchi
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Acadêmica: Graziela de C. F. Wolf Disciplina: Controle dos Registros do Conhecimento III - CIN 5432 Profª: Ursula Blattmann Florianópolis, março de 2005.
O profissional da Informação: em tempo de mudança.
Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Educação Departamento de Ciências da Informação Controle do Registro do Conhecimento III Profª.
FONTES DE INFORMAÇÃO o conteúdo, a forma e o processo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Instituições responsáveis:
COACHING Danielle Dias Fernanda Campos Marcella Carvalho Samilly Diniz.
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
AVALIAÇÃO DE EFETIVIDADE DE CURSOS A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA Lucia Henriques Sallorenzo (Profª Assistente - UCB,
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Seminário de Pesquisa Aula 4. Pesquisa em Arquivologia “O desenvolvimento (...) de um campo de conhecimento passa pela pesquisa.” Garon1990,p.18 Sendo.
Introdução Este estudo irá caracterizar a situação do esporte nas universidades brasileiras assim como a situação do esporte nas universidades norte-americanas.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
DISCUSSÃO SOBRE QUESTÕES GERACIONAIS ENFOCANDO A GERAÇÃO Z
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Coordenação de Pessoal Técnico-Administrativo A UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE E O DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO.
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
Metodologia Científica
Elaboração de relatório
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
MARKETING DE SERVIÇOS Prof. Edval Carlos dos Santos Filho
Atuação dos agentes de Controle Social
Informática Aplicada a Educação II Profº Gilca Dos Santos Vilarinho Introdução Educação á Distância III Profº Zeila Miranda Didática doa Meios II Profº.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Introdução ao Serviço Social
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Sugestão de Vídeo Parte 1
Encontro Nacional com os Trabalhadores do SUAS 30 de março de 2011.
Projeto de Pesquisa União de Ensino Superior de Campina Grande
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
A EDUCAÇÃO INDÍGENA NA BAHIA: saberes no ensino fundamental
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
A Universidade Corporativa do Sistema Eletrobrás Programas Educacionais Orientações.
Sindicatos Observações FNU. 1. Critério Temporal para que haja movimentação por mérito: A Eletrobrás está analisando e estruturando mecanismo que contemple.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Universidade Federal do Pará Assessoria de Educação a Distância Curso de Especialização em Gestão Pública IDENTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS RELEVANTES PARA.
Transcrição da apresentação:

C ARACTERIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO EM REPOSITÓRIOS DE ACESSO ABERTO NO B RASIL Elis Gabriela COPA SANTOS ¹ Ariadne Chloë FURNIVAL² ¹Graduanda ²Docente Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação, Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar “Conferência Internacional Acesso Aberto, Preservação Digital, interoperabilidade, Visibilidade e Dados Científicos - Brasil, 2014” INTRODUÇÃO Entre os muitos desafios enfrentados por profissionais da informação hoje, o tratamento da informação digital é, sem dúvida, um dos maiores. No tocante à informação científica, existem muitas questões. Entre elas está a sua disponibilização em repositórios de acesso aberto, muitos destes estabelecidos, gerenciados e mantidos em universidades pelo mundo todo (os chamados “repositórios institucionais” – RIs). Há, inclusive, um consenso em grande parte da literatura que trata o tema de RIs de que a responsabilidade pela realização do conjunto de atividades relacionadas ao RI recai sobre as respectivas Bibliotecas Universitárias e seu quadro de pessoal formado na área de biblioteconomia, usualmente contando com o apoio contínuo e integrado de pessoal técnico dos setores de informática da universidade em questão. Mas é indiscutível que, na vida útil do RI (pós-implementação), as tarefas principais envolvidas na alimentação, processamento, divulgação e avaliação do seu conteúdo, são atribuídas aos profissionais de informação, usualmente bibliotecários. INTRODUÇÃO Entre os muitos desafios enfrentados por profissionais da informação hoje, o tratamento da informação digital é, sem dúvida, um dos maiores. No tocante à informação científica, existem muitas questões. Entre elas está a sua disponibilização em repositórios de acesso aberto, muitos destes estabelecidos, gerenciados e mantidos em universidades pelo mundo todo (os chamados “repositórios institucionais” – RIs). Há, inclusive, um consenso em grande parte da literatura que trata o tema de RIs de que a responsabilidade pela realização do conjunto de atividades relacionadas ao RI recai sobre as respectivas Bibliotecas Universitárias e seu quadro de pessoal formado na área de biblioteconomia, usualmente contando com o apoio contínuo e integrado de pessoal técnico dos setores de informática da universidade em questão. Mas é indiscutível que, na vida útil do RI (pós-implementação), as tarefas principais envolvidas na alimentação, processamento, divulgação e avaliação do seu conteúdo, são atribuídas aos profissionais de informação, usualmente bibliotecários. A QUESTÃO DE PESQUISA aqui proposta discute o papel desenvolvido pelo profissional da informação que atua por trás desses RIs, focando nas competências que serão demandadas desse profissional e a relação da atuação dele como mediador (ou não) no processo de depósito de itens no repositório. Os OBJETIVOS deste trabalho são os de compreender e delinear o papel do profissional da informação (bibliotecário) no universo dos RIs de acesso aberto brasileiros, bem como realizar pesquisa bibliográfica sobre a evolução do papel do bibliotecário e sua relação com a ampliação do alcance do movimento do acesso aberto, sobre o início e fortalecimento da implantação de RIs em universidades e centros de pesquisa. A IMPORTÂNCIA DESTE TRABALHO ESTÁ JUSTIFICADA no fato de que no Brasil ainda existem poucos trabalhos voltados à compreensão da relação entre os repositórios e os profissionais que atuam em sua gestão, bem como nas dificuldades encontradas neste processo e nas habilidades demandadas e desenvolvidas por este profissional. A QUESTÃO DE PESQUISA aqui proposta discute o papel desenvolvido pelo profissional da informação que atua por trás desses RIs, focando nas competências que serão demandadas desse profissional e a relação da atuação dele como mediador (ou não) no processo de depósito de itens no repositório. Os OBJETIVOS deste trabalho são os de compreender e delinear o papel do profissional da informação (bibliotecário) no universo dos RIs de acesso aberto brasileiros, bem como realizar pesquisa bibliográfica sobre a evolução do papel do bibliotecário e sua relação com a ampliação do alcance do movimento do acesso aberto, sobre o início e fortalecimento da implantação de RIs em universidades e centros de pesquisa. A IMPORTÂNCIA DESTE TRABALHO ESTÁ JUSTIFICADA no fato de que no Brasil ainda existem poucos trabalhos voltados à compreensão da relação entre os repositórios e os profissionais que atuam em sua gestão, bem como nas dificuldades encontradas neste processo e nas habilidades demandadas e desenvolvidas por este profissional. METODOLOGIA O método adotado é de caráter exploratório, usando métodos qualitativos e quantitativos, já que engloba tanto a fase de levantamento, estudo e análise e síntese da literatura relevante ao estudo, quanto a fase empírica de levantamento de dados. Esta foi composta pelo desenvolvimento e envio de questionários online aos gestores e demais envolvidos na gestão dos RIs de universidades e centros de pesquisa brasileiros. E ainda, houve a coleta e análise de 20 anúncios de emprego divulgados na Inglaterra, Irlanda, Arábia Saudita, os EUA e Nova Zelândia, entre 2012 e o primeiro semestre de 2014 que buscaram por profissionais da informação para lidar com informação digital, com o objetivo de identificar as competências requisitadas para esses profissionais. METODOLOGIA O método adotado é de caráter exploratório, usando métodos qualitativos e quantitativos, já que engloba tanto a fase de levantamento, estudo e análise e síntese da literatura relevante ao estudo, quanto a fase empírica de levantamento de dados. Esta foi composta pelo desenvolvimento e envio de questionários online aos gestores e demais envolvidos na gestão dos RIs de universidades e centros de pesquisa brasileiros. E ainda, houve a coleta e análise de 20 anúncios de emprego divulgados na Inglaterra, Irlanda, Arábia Saudita, os EUA e Nova Zelândia, entre 2012 e o primeiro semestre de 2014 que buscaram por profissionais da informação para lidar com informação digital, com o objetivo de identificar as competências requisitadas para esses profissionais. RESULTADOS PARCIAIS Os resultados esperados são os de realizar apontamentos e delineamentos iniciais para o blueprint (caracterização ideal) das competências necessárias para o profissional de informação visando traçar o perfil desejável ao Repository Manager – denominação usada para o profissional de informação responsável pelo dia-a-dia do RI, visando possíveis recomendações relativas aos conteúdos necessários na formação desses profissionais aqui no Brasil. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ATUAÇÃO: Dimensões predominantes nos cargos Áreas de formação solicitadas dos profissionais pesquisados: nos anúncios analisados: Cargos disponíveis nos anúncios analisados: Áreas de formação dos profissionais pesquisados Cargos ocupados pelos profissionais pesquisados: Dos que não responderam a área de formação, todos possuem: RESULTADOS PARCIAIS Os resultados esperados são os de realizar apontamentos e delineamentos iniciais para o blueprint (caracterização ideal) das competências necessárias para o profissional de informação visando traçar o perfil desejável ao Repository Manager – denominação usada para o profissional de informação responsável pelo dia-a-dia do RI, visando possíveis recomendações relativas aos conteúdos necessários na formação desses profissionais aqui no Brasil. FORMAÇÃO PROFISSIONAL: ATUAÇÃO: Dimensões predominantes nos cargos Áreas de formação solicitadas dos profissionais pesquisados: nos anúncios analisados: Cargos disponíveis nos anúncios analisados: Áreas de formação dos profissionais pesquisados Cargos ocupados pelos profissionais pesquisados: Dos que não responderam a área de formação, todos possuem: Os títulos dos cargos foram classificados de acordo com as funções exercidos e apresentados segundo uma classificação criada pela autora. Técnica Gestão Administração Caracterizado igualmente Pelas três dimensões Foram consideradas as definições: Gestão - gestão estratégica e financeira, apoio jurídico e comunicação, gestão de pessoal e de projetos, consultoria especializada para a instituição. Administração - realização dos registros, checagem de metadados e de copyright. Técnico - conhecimento e experiência em softwares, desenvolvimento, testes, melhorias. Obs.:Todos os gráficos apresentam números absolutos