ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS

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Transcrição da apresentação:

ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS 13.10.2015

Então, a área que não vai ser refeita é de 117m2. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL 1. A malha quadriculada tem todos os quadradinhos de mesma medida e representa um calçamento. A parte que aparece sombreada está danificada e será totalmente refeita. A parte sombreada mede 108 m2. Portanto, a parte do calçamento que não será refeita mede: A área sombreada é de 108 m2 e é formada por 12 quadradinhos( formados pelos triângulos também). Fazendo 108 : 12 = 9, logo cada quadradinho tem área 9 m2. Como temos 25 quadradinhos, a área total da figura é de 25 x 9m2 = 225m2. Fazendo: 225m2- 108m2 = 117m2 Então, a área que não vai ser refeita é de 117m2. Letra D

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL 2. As Seis latas cilíndricas da figura têm, cada uma, 15 cm de altura e 10 cm de diâmetro.Foram embaladas como mostra a figura. a)Volume da seis latas: V=πr2 h r = 5 cm h = 15 cm V= 3,14 .52.15 = 3,14.25.15 = 1177,5 cm3 6 .V = 6. 1177,5 = 7065 cm3 b)Volume da embalagem de papelão: V=c. l. h c = 30 cm l = 20c h = 15 cm V= 30. 20. 15 = = 9000 cm3 c)Volume perdido: Vembalagem - Vlata= 9000 -7065 = 1935 cm3

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL 3.Novo aumento!!!. A gasolina subiu!. No novo reajuste a gasolina aumentou de R$ 2,40 para R$ 2,70, o aumento percentual foi de: % Valor 100 2,40 x 2,70 112,5 - 100 = 12,5 logo a resposta é: Letra B

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL 4.(GAVE). A figura seguinte é composta por dois quadrados e um triângulo equilátero. Como a o ângulo interno do quadrado é 90o e do triângulo equilátero é 60o, temos que o replemento : 90o + 90o + 60 + α = 360o α = 360o - 240 α = 120o Letra C

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL 5. A professora escreveu a seguinte expressão no quadro negro. Então, o valor de M é: Utilizando as propriedades da potência, temos: M = ( 710)5 : 748 = 750 -748 = 72 = 49 Letra B

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL 6.O professor de Matemática selecionou uma relação de 73 exercícios que destes alguns iriam cair no trabalho final do bimestre. e Dudu Ana já resolveu , Bernardo , Cláudio Até o momento, os alunos que resolveram a mesma quantidade de exercícios foram: Observando as frações , podemos perceber quê a fração é equivalente a fração simplificando temos: A resposta é: Letra D

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL 7.Seu José produziu 10 litros de licor de cupuaçu e vai encher 12 garrafas de 750 ml para vender na feira. Não havendo desperdício, quantos litros de licor sobrarão depois que ele encher todas as garrafas? 1 litro (L) = 1000 ml 10 litros = 10000 ml cada garrafa tem capacidade de 750 ml, como são 12 garrafas. Temos: 12 . 750ml = 9000ml Então 10 000ml - 9000ml = 1000ml , logo sobra 1L Letra D

Dividindo V(I) por V(II) Logo temos: 240 : 30 = 8 FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL 8.(Supletivo 2011). A figura, abaixo, mostra duas caixas de papelão com as medidas internas indicadas. O interior da caixa tipo (I) foi totalmente preenchido com cubos de aresta medindo 1 cm. Esses cubos serão transferidos para caixas menores do tipo (II). Quantas caixas do tipo (II) serão necessárias para fazer essa transferência? Dividindo V(I) por V(II) Logo temos: 240 : 30 = 8 Letra D

Usando o princípio multiplicativo. Salgados X Sucos FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL 9.( Supletivo 2010). O quadro, abaixo, mostra as opções de salgados e sucos vendidos na cantina de uma escola. Tatiana vai escolher um salgado e um suco. De quantas maneiras diferentes ela pode fazer essa escolha? Usando o princípio multiplicativo. Salgados X Sucos 5 x 3 = 15 maneiras. Letra C

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL 10. Marcio contratou 5 operários para construir sua casa. Esses operários, trabalhando 8 horas por dia, levarão 150 dias para terminar a construção. Mantendo o mesmo ritmo de trabalho, 8 operários, trabalhando 10 horas por dia, terminam a mesma obra em: A resposta é: Operários Horas Dias 5 8 150 8 10 x Letra A

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL 11. A figura abaixo mostra uma roldana, na qual em cada um dos pratos há um peso de valor conhecido e esferas de peso x. Uma expressão matemática que relaciona os pesos nos pratos da roldana é: O esquema mostra que um dos pratos está suspenso, logo esse apresenta menor peso enquanto o outro maior peso. Assim os dois pratos apresentam expressões: 5 + 3x e 2x + 8. O prato com menor peso tem expressão 2x + 8; o de maior peso 5 + 3x, logo a alternativa é: Letra C

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL 12. Uma fazendo retangular que tem 10 km de largura por 15 km de comprimento foi desapropriado para reforma agrária. A fazenda deve ser dividida entre 1000 famílias, de modo que todas as famílias recebam a mesma área. Quantos metros quadrados cada família vai receber? 1km = 1000 m 10 km = 10 000 m 15 km = 15 000 m 10km 15km Área do retângulo = b x H Área = 15 000 x 10 000 = 150 000 000 m2 Como a fazenda tem área de 150 000 000 m2 e será dividida entre 1000 família: 150 000 000 : 1000 = 150 000 m2 cada família vai ganhar uma área de 150 000 m2 Letra B

13.A reta traçada é o eixo de simetria da figura sombreada. FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL 13.A reta traçada é o eixo de simetria da figura sombreada. Considerando os comprimentos indicados, a área total da figura é: 5cm Área do retângulo menor = 9 x 5 = 45 cm2 Área do retângulo maior = 8 x 15 = 120 cm2 45 cm2 + 120 cm2 = 165 m2 como a figura foi dividida em duas parte pelo eixo de simetria. Temos que multiplicar por 2 o resultado. 2 x 165cm2 = 330 cm2 15 cm 9cm 13cm Letra D

FORMAÇÃO DE PROFESSORES ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL Sobre a relação entre o ângulo central e o ângulo inscrito, podemos afirmar: B med (ACB) = C 30 60 A Assim, um ângulo inscrito é igual à metade da medida do ângulo central ou o ângulo central é dobro do ângulo inscrito. Letra B

Por enquanto é só pessoal!!! FORMAÇÃO DE PROFESSORES - ENSINO FUNDAMENTAL - GRE RECIFE SUL Por enquanto é só pessoal!!!