Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 10 – 27/10/2011 - Planejamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MESTRE DA PRODUÇÃO
Advertisements

Estoques.
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional
5 – PPCP Planejamento, Programação e Controle da Produção
Unidade 2 - Estoques Existem três caracaterísticas básicas de controle de estoques: Custos associados: custos relacionados aos pedidos e à manutenção.
PLANEJAMENTO PROGRAMA E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PPCP) AULA 3
Planejamento da Necessidade de Materiais

Planejamento-Mestre da Produção
Programação da Produção
Planejamento e Controle da Produção Teoria e Prática
VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DOS ESTOQUES
Treinamento Industrial
U07 Grupo 19V.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Terminologia de Capital de Giro.
Jogo Programação da Produção
Dinâmica intraorganizacional
Controle de estoques.
Estoques R02.
Planejamento da Produção / MPS Exercícios
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
Programa mestre de Produção (Master Production Scheduling – MPS)
Demandas dependentes e independentes
LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DA CADEIA DE ABASTECIMENTO – EDITORA SARAIVA
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
TELAS DE ESQUEMAS DE AULA
Quantidade de Pedidos Exercícios
Logística Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INTEGRADO A LOGÍSTICA
Materials Requirements Plan (MRP) - Exercícios
Controle de estoque.
GESTÃO LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
Plano mestre de produção
Sistema de Planejamento de Produção
Faculdade Morumbi Sul Prof.º Renan Okumura G. Godoy Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais II 3 Forma de Cálculo: C: Custo de Manter _Q_ x.
Planejamento e controle de estoques. Revisão Plano Mestre de Produção lida com períodos de médio prazo, que variam de bimestres há seis meses. Atua dentro.
6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO Curso: Administração da Produção I
ORÇAMENTO CONTÍNUO Prof. Alessandro.
GERENCIA DA PRODUÇÃO Docente: JOYCE HELENA BALIEIRO
CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAIS Este capítulo estuda como é feito o planejamento das necessidades de materiais.
MRP II Prof. Arsonval Fleury.
Prazos e Planos.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Administração de Materiais
Programação da Produção
1 n O que é? n Programa mestre de produção n Plano de materias n Processo de Cálculo do MRP n Programação de ordens Capítulo 14:MRP.
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira GESTÃO LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS.
Prof. João Carlos Gabriel
GERENCIANDO A FÁBRICA COM A TECNOLOGIA MRP
Planejamento Desagregado e Controle de Itens de Lead Time Longo
Logística Política de Estoques.
CONTABILIDADE DE CUSTOS
UNIDADE IV – PLANEJAMENTO MESTRE DA PRODUÇÃO
Profº Adalberto J. Tavares Vieira NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO.
MRP – Cálculo de necessidade de materiais na rede de operações
PLANEJAMENTO AGREGADO
NÍVEIS HIERÁRQUICOS DE PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO Profº Adalberto J. Tavares Vieira Universidade do Estado de Santa.
Planejamento das necessidades de Materiais
Aula 1 – António Albano Baptista Moreira PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.
Sistemas de Planejamento de Produção
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
Gestão de Estoques São considerados estoques todos os bens e materiais mantidos por uma organização para suprir demandas futuras, ou seja, é a diferença.
Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 13 – 17/11/ Inventário.
PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre1 Curso: Administração da Produção I Professor: Robson Silva Aula nº 10 – 27/10/ Planejamento Agregado da Produção 6º SEMESTRE DE ADMINISTRAÇÃO

PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre2

Planejamento agregado: É o processo de planejar a quantidade a ser produzida a médio prazo por meio do ajuste da cadência de produção, da disponibilidade da mão-de-obra, estoques e outra variáveis controláveis. Podemos dizer que a sua primeira fase é a previsão da demanda, a segunda é a transformação dessa previsão em uma previsão de fabricação e a terceira fase a tomada de providências para realizar a fabricação. Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre3

Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre4 Plano Mestre de Produção (PMP): O Plano ou Programa Mestre de Produção (MPS - Master Production Schedule) é a fase mais importante do planejamento e controle de uma empresa, constituindo-se na principal entrada para o planejamento das necessidades materiais. O PMP refere-se à produção de produtos finais transformando a previsão de vendas em ordens de produção, determinando as quantidades e os momentos em que os produtos devem ser produzidos.

Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre5 PREVISÃO DE VENDAS PLANO MESTRE DE PRODUÇÃO PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO Plano Mestre de Produção (PMP):

Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre6 Elaboração do Plano Mestre de Produção: A lógica para o planejamento da produção baseia-se na fórmula básica de entrada e saída de estoques: Estoque final = Estoque inicial + Recebimentos – Consumo Para facilitar a elaboração do PMP vamos utilizar uma planilha que pode ser facilmente informatizada, a partir de alguns dados que explicaremos a seguir: Período Período a que se refere a operação (dias, semanas, meses, quinzena, etc.) Necessidade Bruta É a necessidade total do item para o período correspondente (previsão de vendas, carteira de pedidos, etc.). Estoque disponívelÈ o estoque resultante disponível ao fim de cada período. Recebimento programado Trata-se das quantidades do item que já foram programadas anteriormente e estão previstas para darem entrada no período. Necessidade líquida É a quantidade de itens que faltam para atender a demanda prevista e o estoque de segurança. Liberação das ordens de produção (PMP) É a quantidade de itens que deverão ser produzidos em cada período. As ordens de produção serão emitidas indicando essas quantidades e enviadas aos setores de produção.

Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre7 A elaboração do PMP normalmente é feita de duas maneiras que serão abordadas a seguir: a) Fabricação por lote fixo: Seja uma empresa que possui um estoque atual de equipamentos e que produz obedecendo ao lote econômico de fabricação (LEF) que é de equipamentos. A previsão de vendas para o próximo semestre é: Mês Demanda

Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre8 Período Necessidade bruta Estoque disponível Necessidade líquida Liberação das ordens de produção (PMP) a) Fabricação por lote fixo:

Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre9 b) Fabricação lote por lote: Fabricar lote por lote significa que só serão emitidas ordens de fabricação nas quantidades necessárias para atender a demanda. Vamos supor que no mesmo exemplo anterior, a empresa deseja uma fabricação do tipo lote por lote. Vamos supor também que a empresa deseja manter um estoque de segurança equivalente a unidades.

Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre10 Período Necessidade bruta Estoque disponível Necessidade líquida Liberação das ordens de produção (PMP) b) Fabricação lote por lote:

Centro Universitário Padre AnchietaAdmistração - 6º Semestre11 Exercícios: (atividade em sala) 1) Seja uma empresa que possui um estoque atual de equipamentos e que produz obedecendo ao lote econômico de fabricação (LEF) que é de equipamentos. A previsão de vendas para o próximo semestre é: A)Elaborar do PMP por lote fixo. B)Qual será o saldo do estoque ao final do 6º período? Mês Demanda