-Administração. Controle de ação empresarial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Aula – Conceito de Planejamento
Planejamento Tático Profa. Marta Valentim Marília 2008
Análise e Projeto de Sistemas III
ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Controle e Avaliação Prof. Dr. Robson Barbosa.
Qualidade em Serviços 1.
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
Anexo 1.
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Administração Financeira III
5Ws & 2Hs INDICADORES DE DESEMPENHO
Processo Administrativo
Funções do Líder Cristão
Fundamentos de Administração
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
PLANEJAMENTO DA AÇÃO EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
Aula 08 Revisão para AV1.
Diagnóstico e Planejamento como Instrumental Normativo
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI
Aula 05 Processo Administrativo
Aula 04 Processo Administrativo
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
CONTROLE Universidade Federal do Amapá
ESTRATÉGICO, TÁTICO e OPERACIONAL
Funções de administração
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Conceito de Processo A realização de qualquer ação (fim, resultado) é precedido por uma seqüência de ações (causas). É um conjunto de causas que produz.
Estratégia Organizacional
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento Estratégico
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Profª. Selma Maria da Silva
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
A Arte de Administrar Prof. Joel Brogio.
O PROCESSO ADMINISTRATIVO
Planejamento Estratégico
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Profª Claudia Pedro Corrêa
Teoria Geral da Administração
Gestão de Controle Dayane Ramos dos Santos
REVISÃO GERAL ADMINISTRAÇÃO Prof° Demetrius Alexandre FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1.O QUE É ADMINISTRAÇÃO? 2.As empresas.
Funções da Administração
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Ferramentas de Gestão Ciclo PDCA,BSC, Benchmark e SWOT
PLANEJAMENTO Planejamento Estratégico: É o planejamento mais amplo e abrange toda a organização. -É projetado no longo prazo. -Envolve a empresa como.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Ciclo PDCA Ciclo PDCA , ciclo de Shewhart ou ciclo de Deming: Introduzido no Japão após a guerra, o ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros.
PROFESSOR RUBENS DE FRANÇA
Professora responsável: Dra. Flávia da Cunha Bastos
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Profª. Ana Carolina Marini PLT 302 Capítulo 1.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
Planejamento estratégico
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
4.4 Implementação e Operação
Função Controle GUI I Relações entre Planejamento e Controle – planejamento: antecipação da ação – controle: processo que procura manter o planejamento.
Planejamento e Processo Decisório Aula 2 Planejamento Estratégico: importância e peculiaridades Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
Transcrição da apresentação:

-Administração. Controle de ação empresarial -Administração *Controle de ação empresarial *Controle estratégico, tático e operacional. Dr.(a) Simoni Grupo 7 Engenharia Mecatrônica Nomes: Leandro Beato Tiago da Silva Cruz Leonardo kin Sasaki Hudson Sordi

Controle de ação empresarial. Confirir, regular, frear… Controle como função restritiva. Controle como um sistema automático de regulação. Controle como função administrativa.

Processo Administrativo Planejamento Objetivos Informações Decisões Organização Métodos Recursos Racionalização Direção Comunicação Ação Treinamento OB J E T I VO S CONTROLE Acompanhamento Correções Retorno

Níveis de controle Nível da Empresa Tipo de Controle Tempo Amplitude Institucional Estratégico Direcinado para longo prazo Macroorientado. Aborda a empresa como uma totalidade, como um sistema. Intermediário Tático Direcionado para médio prazo Aborda cada unidade da empresa (departamento) ou cada conjunto de recurdod isoladamente. Operacional Drecionado para curto prazo Microorientado. Aborda cada trefa ou operação isoladamente

Uma visão geral do controle organizacional Controle estratégico Uma visão geral do controle organizacional Em organizações, controlar significa monitorar, avaliar e melhorar as diversas atividades que ocorrem dentro de uma organização. Em primeiro lugar definimos o termo controle e, então esboçaremos as características gerais do processo de controle.

Controle estratégico

Controle estratégico

Cotrole estratégico

Controle estratégico

Controle estratégico

Controle tático

Controle tático

Controle tático

Controle tático

Controle tático

Controle operacional

Controle operacional Estabelecimento de padrões: os padrões são a base fundamental do controle operacional. Neste nível o padrão é uma norma ou um critério que serve de base para a avaliação ou comparação de alguma coisa. É o ponto de referência para aquilo que será feito. 2) Avaliação do desempenho: avaliar o desempenho por meio do acompanhamento e monitorização daquilo que está sendo executado.

Controle operacional 3) Comparação do desempenho com o padrão: comparar o desempenho com aquilo que foi previamente estabelecido como padrão, para verificar se há desvio ou variação, falha ou erro em relação ao desempenho desejado. 4) Ação corretiva: corrigir o desempenho para adequá-lo ao padrão estabelecido. Se o objetivo foi de acordo com o padrão, não há ação corretiva a aplicar, caso contrário é preciso determinar quando, onde, como e quanto corrigir para manter o processo conforme foi previamente estabelecido.

Controle operacional O controle operacional é um processo cíclico e repetitivo. É cíclico por envolver um ciclo composto de quatro fases. É repetitivo porque se repete indefinidademente. A medida que se repete, o controle tende a fazer com que as coisas controladas se aperfeiçoem e reduzam seus desvios em relação aos padrões estabelecidos. Ou seja, quanto mais se repete, maior a tendência de corrigir gradativamente os erros ou desvios, graças a um processo de aprendizagem.