Texto 2: A função social da avaliação escolar Parte um: a trajetória da avaliação educacional
Século XX: quatro fases preponderantes Fase da mensuração. Fase da avaliação por objetivos. Fase do juízo de valor. Fase democratizante.
Fase da mensuração Décadas 10 a 40. Avaliar = mensurar. Foco no indivíduo e no inatismo Mensurar as características (QI, personalidade, aptidões, temperamento, etc.) e as capacidades (potencialidades) inatas do aluno. Testes Psicométricos.
Alguns tipos de Testes Psicométricos Testes de Aptidão: verbal, numérica, espacial e lógica. Testes de QI: médio (91 – 110), infradotação (< 66) e superdotação (> 127). Testes de personalidade: inibição, extroversão, colérica, sensível, patológica, etc. Inventários de interesses: talentos vocacionais.
Fase da avaliação por objetivo Objetivos Educacionais – cognitivos, afetivos e psicomotores - (expressos em comportamentos) Desempenho escolar Escala Classificatória Testes Exames Identificar os personagens principais e secundários da narrativa. Identificar as idéias implícitas no texto. Correlacionar o texto com o contexto histórico de sua produção Décadas de 50 e 60. Avaliar = descrever para comparar Avaliar no final do processo
Fase do juízo de valor Julgar o olhar do avaliador Avaliar ao longo do processo Objetivos Educacionais Desempenho escolar Julgar à luz do contexto sócio-cultural Julgamento crítico dos programas educacionais Décadas de 70 e 80. Avaliar = Julgar a própria avaliação Julgar a sociedade capitalista
Fase democratizante Década de 90 e atualmente. Avaliar = emancipar para transformar. Comunidade escolar: protagonista do processo. Metodologia: dialógica, dialética, participativa. Avaliar para transformar os alunos em cidadãos e a sociedade em democracia.