EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: CONCEPÇÕES ENTRELAÇADAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA Raimunda Maria da Cunha Ribeiro Aluna do PPG/EDU/PUCRS Professora.

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Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO: CONCEPÇÕES ENTRELAÇADAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA Raimunda Maria da Cunha Ribeiro Aluna do PPG/EDU/PUCRS Professora da Universidade Estadual do Piauí/Brasil

EIXO TEMÁTICO 3. Políticas de Planejamento e Financiamento da Educação Superior OBJETIVO:  Compreender o conceito de responsabilidade social universitária, a partir da análise dos Estatutos de universidades públicas de Portugal e do Brasil.

METODOLOGIA: Qualitativa  análise documental como técnica recolha de dados;  análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados. Foram estudados os Estatutos de 15 universidades públicas portuguesas e 27 universidades públicas federais brasileiras: 42 documentos.

RSU Herrera (2009): a responsabilidade social das universidades forma o elo entre o conhecimento gerado no contexto de sua aplicação e as necessidades locais, nacionais e globais Calderón (2006): deveres que a universidade tem para com a sociedade, principalmente na procura de soluções para os principais problemas sociais e e a criação de mecanismos de promoção social de setores historicamente marginalizados. Kliksberg (2006): diz respeito a uma forma de gestão capaz de assistir aos grupos sociais excluídos.

Conhecimento Desenvolvimento SocialCulturalAmbientalEconômico

Desenvolvimento CategoriaMF MF Social15100Sustentável426.6 Cultural15100Econômico853.3 RSULTADOS Conceitos de RSU das universidades portuguesas Fonte: Estatutos das IES

Desenvolvimento CategoriaMF MF Social15100Sustentável418.5 Cultural15100Econômico837.3 RSULTADOS Conceitos de RSU das universidades brasileiras Fonte: Estatutos das IES

Dimensões do conceitoFrequência % PortugalBrasil Desenvolvimento social 100 Desenvolvimento cultural 100 Desenvolvimento sustentável Desenvolvimento econômico ,03 Dimensões do conceito de RSU: relevância em cada país Fonte: Estatutos das IES

CONSIDERAÇÕES FINAIS Há uma forte presença dos desafios sociais e culturais, sendo que os desafios econômicos e ambientais aparecem em menor frequência; As universidades portuguesas e as brasileiras, presentes no estudo, apresentam algumas semelhanças em relação à proposta de responsabilidade social como contribuição com o desenvolvimento, como e.g. o desenvolvimento social e cultural em termos de frequência; Em relação ao desenvolvimento ambiental e econômico, a diferença, é que aparecem com maior frequência nos Estatutos das universidades portuguesas, embora não ficam de fora dos Estatutos das universidades brasileiras; Os Estatutos remetem, quase que exclusivamente, às mesmas propostas de desenvolvimento em termos de ideal e de missão.