Secretaria de Estado da Educação do Paraná Superintendência da Educação Departamento de Educação Básica Coordenação do Ensino Médio II Seminário Estadual.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Plano de Trabalho Docente
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Avaliação Mediadora.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Construindo o futuro do seu filho!
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Monica Ribeiro da Silva Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Política Educacional Brasileira
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Caminhos para a elaboração coletiva de uma proposta
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Professor(es) Apresentador(es):
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Projetos e Sequências Didáticas
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Estado da Educação do Paraná Superintendência da Educação Departamento de Educação Básica Coordenação do Ensino Médio II Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio Novembro/ /17/13

FORMAÇÃO DAS IES (formadores regionais e orientadores de estudos) UNIOESTE – 10 encontros* UNICENTRO – 06 encontros UEL – 06 encontros UEPG – 06 encontros* UENP – 06 encontros UFPR – 09 encontros UNESPAR – 07 encontros UEM – 06 encontros* UTFPR – 06 encontros *

GRUPO DE ESTUDO EM REDE - GER OBJETIVOS Contribuir pedagogicamente nas discussões realizadas pelos cursistas a partir dos materiais e recursos disponibilizados no ambiente virtual. Auxiliar formadores regionais e orientadores de estudos na preparação e (re)organização das leituras, análises e discussões do grupo. Subsidiar a SEED para posterior ações na melhoria do Ensino Médio.

GRUPO DE ESTUDO EM REDE - GER ALCANCE (ETAPA II) 09 coordenadores gerais das IES 42 formadores regionais 999 orientadores de estudo professores e pedagogos Coordenação do ensino médio - SEED Técnicos da SEED

GRUPO DE ESTUDO EM REDE - GER MATERIAIS DISPONIBILIZADOS Cadernos elaborados pelo MEC Caderno elaborado pela SEED Vídeos com técnicos da SEED e convidados Documentos oficiais ATIVIDADES Reflexão e ação Fóruns Wikis

A formação do PACTO contribuiu e vem conduzindo para uma mudança de postura, diante do que se apresenta no mundo contemporâneo, na vida de professores e alunos, com práticas mais inovadoras e significativas. Podemos destacar ações que repercutiram positivamente nas práticas pedagógicas. E que todas as atividades realizadas na coletividade, com certeza, conduziram para um fazer pedagógico mais positivo: Grupos de estudo, trabalho em equipe, planejamento mais coletivo, debates, discussões, trocas de ideias e de experiências, professores mais hábeis no uso das tecnologias auxiliando os colegas que têm maior dificuldade, desenvolvimento de conteúdos e temáticas na interdisciplinaridade, auxílio mútuo nas aulas de experimentos e revisão do PTD.

Isso proporcionou a relação do conteúdo com a realidade, promovendo maior sentido à vida dos educandos, conhecimento da realidade dos estudantes, fazendo com que houvesse maior proximidade na relação professor-aluno e maior reconhecimento acerca dos desejos, anseios e necessidades dos jovens. Integração de conteúdos de uma determinada disciplina em relação às outras disciplinas ou áreas de conhecimento. No Pacto foram realizadas inúmeras ações que conduziram os alunos para uma melhor aprendizagem. As mais relevantes e significativas, que repercutiram na vida dos mesmos, foram atividades inovadoras e diversificadas, como: reorganização do PTD, pesquisas orientadas, um grande avanço no uso das mídias, mais uso das tecnologias disponíveis na escola,

incluindo o laboratório de informática para pesquisa e aulas, data show, vídeos, TV e slides, várias entrevistas feitas pelos professores e para os professores, e feitas pelos alunos e para os alunos, desenvolvimento de atividades (na interdisciplinaridade) com conteúdos e temáticas sobre saúde, prevenção de doenças, educação ambiental (água, lixo, reciclando com arte), História e cultura afro-brasileira, africana e indígena, projeto sobre o tema “envelhecer com dignidade” com várias entrevistas, visitas, campanhas de conscientização e ações em prol dos idosos de Capanema. Participação em programas na Rádio Comunitária local, feita pelos próprios alunos, campanhas de doação de sangue e de agasalho. Com isso, podemos dizer que os nossos estudantes são, hoje, mais questionadores e reflexivos, contribuindo para a efetivação da aprendizagem, favorecendo a socialização, novos conhecimentos e um novo modo de pensar.

Essa integração de conteúdos, quando aliada ao diagnóstico da realidade e à proposta de pesquisa para os alunos, é fundamental para que haja um crescimento considerável no interesse dos estudantes pelas atividades propostas por seus professores. Com isso, eles tiveram a oportunidade de participar desde a construção do planejamento de uma aula até a discussão do caráter científico dos conteúdos trabalhados. Isso também permitiu-lhes compreender o efeito da ação humana sobre o real, e de como o conhecimento pensado cientificamente pode influir sobre os aspectos que envolvem o processo de desenvolvimento humano e social. Além disso, os educandos obtiveram um fazer de maior conhecimento de mundo, criticidade e desenvolvimento social e cultural. Aprenderam a não estudar, simplesmente por estudar, mas sim, para saber interpretar a vida com mais segurança.

O PACTO proporcionou mais qualidade de entendimento, discernimento e enriquecimento nas práticas pedagógicas, promovendo também reflexão sobre os valores humanos, comportamentos éticos e situações mais concretas de como viver melhor dentro e fora de sala de aula, buscando respostas para seus questionamentos. Tivemos alguns fatores que dificultaram e impediram a realização de certas atividades planejadas pelo PACTO. A realidade de nossa escola, que é de EJA, e vem diminuindo a demanda a cada ano, fazendo com que os professores lotados precisem completar padrão em outras escolas. Temos também os professores contratados que precisam pegar aulas em várias escolas e com rotatividade, e aí, a dificuldade de reuni-los para encontros e horas atividade fora daqueles do calendário programado pelo PACTO aos sábados.

Outro fator foi o reinício da segunda etapa um pouco tarde, em um momento pós greve, onde os professores estavam um tanto desmotivados e o acúmulo de trabalho nas escolas por certo influenciou na Formação do PACTO também, comprometendo o tempo para as leituras e para as pesquisas, bem como para as discussões sobre os temas estudados sobre as Áreas, que foram tão importantes na formação dos professores e consequentemente na atuação em sala de aula com os alunos. E entendimento de que deverá haver um redesenho curricular. Para atender as reflexões realizadas pelo PACTO precisaríamos de mais formação aos professores, rever o currículo e tempo para os professores se reunirem por área para estarem reorganizando, selecionando os conteúdos e consequentemente o seu planejamento.

E para isso, seria muito importante o acompanhamento de um profissional mais preparado, com conhecimento especializado como os orientadores das IES, pois percebemos que uma grande maioria de nossos professores tem pouco conhecimento, até de sua própria disciplina. Promover ação interdisciplinar considerando a importância dos eixos integradores “trabalho, ciência, tecnologia, cultura”. Considerar o conhecimento científico como centro do processo educativo, sendo o aluno o sujeito da aprendizagem e, o professor, seu mediador. Tornar a pesquisa um princípio pedagógico como fonte de aquisição de conhecimento científico. O próximo passo a ser dado pelo PACTO seria a continuidade do curso, a continuidade dos estudos sobre as disciplinas e áreas de conhecimento. O PACTO veio agregar novos conhecimentos e melhorias na qualidade do Ensino Médio.

É preciso, em relação ao que deve ser eliminado ou acrescentado, em primeiro lugar, que o professor tenha conhecimento, e o porquê de se ensinar tal conteúdo, e para isso é importante que as secretarias de educação organizem encontros de formação para todos os professores. É preciso ainda, muito estudo, muitas discussões e orientações para se chegar em uma reformulação de currículo, principalmente neste momento em que está se construindo uma nova BNCC. E como a participação das IES foi significativa durante o curso, seria interessante esta participação também nos momentos de Formação Continuada e Semanas Pedagógicas. Isto somente acrescentaria mais conhecimentos a respeito do Currículo do Ensino Médio, de como inovar, melhorar e fazer novas mudanças de acordo com a evolução e a realidade dos alunos.

O PACTO conduz para a superação de metodologias tradicionais por metodologias mais avançadas e modernas, onde o educando possa se tornar um sujeito interativo, que pensa, questiona, reconstrói hipóteses, acha soluções e é capaz de se expressar socialmente, tornando-se desse modo um cidadão preparado para enfrentar a vida. Daí a importância de aprofundar a forma de ação interdisciplinar por disciplinas ou áreas de conhecimento, promovendo melhor compreensão, maior tempo para debate e realização de experimentos.

GER 2015ET2 – 686 Temática 6 – encerramento (wiki final) Orientadora de estudo: Antonia Brembati Ortolan Formadora Regional: Adriana Cristina Kozelski NRE: Francisco Beltrão (Capanema) IES: UNIOESTE Eliane Cristina Venutes Krilow – Francisco Beltrão Ewerton Rodrigo Libardi – Planalto Fernanda Aparecida dos Santos – Capanema Maria Rosane Florentino Dalcin – Planalto Anita Izabel de Mello da Silva – Francisco Beltrão Helia Ribeiro Mendes – Capanema Edson Luiz Muller – Capanema Neiva Dariva Michel – Capaema Marisa Gorete Stuelp – Capanema Delmar Cesar Balzan – Capanema Lucia Terezinha Zanato Tureck – Palotina