PRINCÍPIOS PROCESSUAIS Professora Larissa Pochmann.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRINCÍPIOS DO PROCESSO CIVIL
Advertisements

Princípios Gerais do Direito Processual
“Direito ao exercício da atividade jurisdicional”
PALESTRAS/ MINI CURSOS 20 ANOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
15. a) Princípio da justiça gratuita.
PROFA. SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO WEB-TUTORA: MAÍRA BOGO BRUNO
ATENÇÃO: PRÓXIMA AULA REVISÃO PARA PROVA
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I ROSA MARIA DA SILVA LEITE
TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP
TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Intervenção de terceiros
PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR LUCIA XAVIER SIMÕES
PRINCÍPIOS DO PROCESSO INSERIDOS NA CONSTITUIÇÃO.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Processo Civil I e TGP II- Niterói/Macaé
Sandra Krieger Gonçalves
Justiça Pública e Poder Judiciário
Princípios
DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO
UNIVERSIDADE TIRADENTES PROCESSO CIVIL I PONTO 2
PRINCÍPIOS DO PROCESSO CIVIL NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL
UNIVERSIDADE TIRADENTES PROCESSO CIVIL I PONTO 1
Posição enciclopédica do direito processual
TGP – TEORIA GERAL DO PROCESSO
Prof. Eudes Vitor Bezerra
TUTELA Jurisdicional Direito do consumidor.
O juiz e os auxiliares da justiça
DIREITO PROCESSUAL CIVIL Conceitos básicos Prof. Marlon Corrêa
PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO
27, 28 e Profº Carmênio Barroso (96)
CURSO DE DIREITO Teoria Geral do Processo
PONTO 1. PRINCÍPIOS PROCESSUAIS
Módulo 17 – Recursos em processo civil
PRINCIPIOS JURIDICOS DO PROCESSO TRIBUTARIO
Pressupostos Processuais. Existência 1. Demanda “Petição inicial, ainda que inepta, ajuizada por iniciativa da parte, pois todo processo só começa pelo.
AÇÃO PROCESSO CIVIL.
PARTES Arts. 7º a 45, CPc.
DPPI Prof. Héber Uzun.  É toda atividade da parte acusada de oposição à atuação da pretensão punitiva. Defensor é o sujeito que realiza os atos em que.
Direito Processual Civil I
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
COISA JULGADA Considerações iniciais
PROCESSO ADMINISTRATIVO
Prof. Eudes Vitor Bezerra
PROCESSO CIVIL: Aula 03 Processo e Procedimento
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
1 SOCIEDADE E A PROTEÇÃO JURÍDICA 1.1 CONFLITOS E INSATISFAÇÕES
- MARCHA AVANTE - CAMINHADA - SEGUIR ADIANTE. - Latim “PROCEDERE”
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Ponto 3: INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PROCESSUAL
A Tutela jurisdicional fenômeno do plano processual que visa a tutela dos direitos fenômeno do plano material.
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PROCESSUAL
Disciplina Processo Administrativo Marcos Gonçalves.
PROCESSO CIVIL I PONTO 2 FLAVIA MOREIRA GUIMARÃES PESSOA.
COISA JULGADA Considerações iniciais Considerações iniciais: A coisa julgada é instituto jurídico que integra o conteúdo do direito fundamental à segurança.
PETIÇÃO INICIAL (a partir de cumulação de pedidos)
Formas de Solução de Conflitos
ÓRGÃOS DA FUNÇÃO JURISDICIONAL E COMPETÊNCIA
TEORIA GERAL DA PROVA RITUAL DA RECOGNIÇÃO.
Professora Larissa Pochmann
Professora Larissa Pochmann
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO AP IPLEIRIA.
III Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Princípios do processo administrativo: formação, desenvolvimento e validade.
AÇÃO CONCEITO: é o direito de provocar o exercício da tutela jurisdicional pelo Estado, para a solução de dado conflito entre determinadas pessoas. É o.
TEORIA GERAL DO PROCESSO DO TRABALHO
LITISCONSÓRIO. Conceito 1.Conceito:É o laço que prende no processo dois ou mais litigantes, na posição de autores ou réus; Justificativa princípio da.
Transcrição da apresentação:

PRINCÍPIOS PROCESSUAIS Professora Larissa Pochmann

 O direito fundamental à tutela jurisdicional  Devido Processo Legal (Emendas 5 a 14 da Constituição Americana) ou Processo Justo (Convenção Europeia de Direitos Humanos)  Devido Processo Legal – artigo 5º, LIV, da Constituição Federal. Formal ou procedimental e substancial.  Garantias Individuais  1) Amplo acesso à justiça – artigo 5º, inciso XXXV. Garantia do acesso à Justiça não se esgota no direito de provocar o exercício da função jurisdicional, mas abrange também o direito de defesa, ou seja, o direito de ser ouvido e de influir na atividade jurisdicional.

 2 ) Imparcialidade do Juiz - julgamento por um juiz imparcial, ou seja, um juiz equidistante das partes e dos interesses a ele submetidos.  3) Ampla Defesa - As partes ou os interessados na administração da Justiça devem ter o direito de apresentar todas as alegações, propor e produzir toda as provas que, a seu juízo, possam militar a favor do acolhimento da sua pretensão ou do não acolhimento da postulação do seu adversário. Esse direito abrange tanto o direito à autodefesa quanto à defesa técnica por um advogado habilitado.

 4) Direito dos Hipossuficientes - devem ser assegurados os direitos de agir e de defender-se perante qualquer jurisdição em igualdade de condições com quaisquer outros cidadãos.  5) Juiz Natural - têm direito ao julgamento de sua causa por um juiz abstratamente instituído como competente pela lei antes da ocorrência dos fatos originadores da demanda.  6) Inércia - a jurisdição somente interfere na vida privada e nas relações jurídicas das pessoas quando provocada por algum interessado.  7) Contraditório - ampla possibilidade de influir eficazmente na sua formação.

 Pressupõe: a) audiência bilateral: adequada e tempestiva notificação do ajuizamento da causa e de todos os atos processuais através de comunicações preferencialmente reais, bem como ampla possibilidade de impugnar e contrariar os atos dos demais sujeitos, de modo que nenhuma questão seja decidida sem essa prévia audiência das partes; b) direito de apresentar alegações, propor e produzir provas, participar da produção das provas; c) congruidade dos; d) contraditório eficaz e prévio; e) o contraditório participativo pressupõe que todos os contra-interessados tenham o direito de intervir no processo e exercer amplamente as prerrogativas inerentes ao direito de defesa e que preservem o direito de discutir os efeitos da sentença que tenha sido produzida sem a sua plena participação.

 Garantias Estruturais  1) Impessoalidade da Jurisdição - idoneidade do magistrado e preparação técnico-profissional.  2) Motivação das Decisões - todo provimento jurisdicional deve ser motivado, apresentando justificação suficiente do seu conteúdo e evidenciando o respeito ao contraditório participativo através s do exame e consideração de todas as alegações e provas pertinentes apresentadas pelas partes.

 4 ) Igualdade Concreta – as partes devem ser tratadas com igualdade, de tal modo que desfrutem concretamente das mesmas oportunidades de sucesso final, em face das circunstâncias da causa.  5) Prazo Razoável - O direito à prestação jurisdicional em prazo razoável é uma exigência da tutela jurisdicional efetiva. A demora no julgamento cria uma instabilidade na situação jurídica das partes, incompatível com a noção de segurança jurídica exigível em toda sociedade democrática.

 6) Publicidade – a supressão da publicidade em nenhum caso pode impedir a presença das partes e dos seus advogados aos atos processuais orais, como exigência imperiosa da plenitude de defesa.  Outros Princípios – novo CPC  Boa-Fé Processual – artigo 5 NCPC. Cláusula Geral Processual. Normas de Litigância de Má-Fé – artigos 79 a 81 NCPC.  Cooperação Processual – regra ou princípio?