Página 1 Projeto Final Aplicação prática dos conceitos teóricos vistos em sala de aula Data Entrega: 19-11-2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Ferramentas da Qualidade
Análise e Solução de Problemas
Prof. MSc. Larissa Luz Gomes Aula 6 Análise e Projeto de Sistemas I.
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
PMBoK Project Management Body of Knowledge
Kaoru Ishikawa - Japonês ( Aproximadamente 1943 )
Gerenciamento da Integração
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
Ferramentas do SQC Por Carlos Reis.
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Planejamento e Controle de Projetos Logístico
Geração de Alternativas e Análise de Decisão
Unidade 07 Dinâmica intraorganizacional – Processo interno visando atender demanda externa.
Gráfico de Pareto O termo Gráfico de Pareto ficou conhecido depois que Juran começou a utilizá-lo. O nome se originou no trabalho de Vilfredo Pareto, durante.
Projeto: Capacitação em GP
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Gerenciamento da Integração
Análise e Projeto de Sistemas
Gerenciamento de Integração.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Essência do Projeto.
MÉTODOS ESTATÍSTICOS Gerenciamento da Qualidade
“Integrando o país, com logística de resultado.”
GERENCIAMENTO DA QUALIDADE FERRAMENTAS DE CONTROLE
Gerenciamento da Qualidade
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Avalição de Processos Produtivos
Gestão da Qualidade.
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE LABORATORIAL
FTAD – Módulo de Planejamento Gestão de Projetos
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Gestão de defeitos.
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Documentar, mapear e analisar processos
IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE e MELHORIA DOS PROCESSOS CRÍTICOS
Profª Claudia Pedro Corrêa
Equipe Prof. Henrique Freitas
7 FERRAMENTAS BÁSICAS DA QUALIDADE
Logística Integrada Engenharia de Produção
“ GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS”
Gestão de Projetos Aula 01.
Gerenciamento de Qualidade
DMAIC – Seis Sigmas (6σ) Prof. Fábio Benevenuto de Lima
Institucional OnSet.
Projeto de Melhoria – Setor Varejista Idéias de hoje melhorando o amanhã.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS
Prof. Fernando Penteado
Gestão da Produção e Logística
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
O QUE SÃO... FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Planejamento Estratégico
Logística Política de Estoques.
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
Gerenciamento da Qualidade
Diagrama de Ishikawa, Causa e Efeito ou 6M
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Engenharia de Produtos
PREVENÇÃO E RECUPERAÇÃO DE FALHAS
MASP Método de Análise e Solução de Problemas. 2 OBJETIVO AFAM consultoria técnica Entendimento dos conceitos de não conformidade, disposição, ação imediata,
Prof. Fernando Penteado Kaizen significa melhoria contínua. Para se tornar uma ferramenta efetiva, o Kaizen deve envolver todos os empregados da empresa.
Sistemas de Medição e Desempenho Aplicados Dentro da Porteira Bibliografia utilizada Gestão do Sistema de Produção Agropecuário – Gestão Qualidade Emater.
Transcrição da apresentação:

Página 1 Projeto Final Aplicação prática dos conceitos teóricos vistos em sala de aula Data Entrega:

Página 2 Projeto Prático  Definir um problema real ou fictício  Desenvolver o Project Charter  Aplicar as ferramentas 6Sigma (pelo menos 4 incluindo o Project Charter)  A seguir, sugestões de algumas das ferramentas aprendidas que podem compor o projeto.

Página 3 Definir

Página 4 Project Charter Caso de negócio A nossa média de tempo para entrega do Produto X é de 72 horas. Os clientes estão exigindo entrega em 48 horas. Os nossos concorrentes estão atendendo a exigência de 48 horas. Como resultado, estamos perdendo 1,5% da nossa base de clientes por mês durante os últimos 10 meses (U$75.000/mês), e as novas vendas caíram 10% para os mesmos 10 meses (US$60.000/mês). Ao diminuir o nosso tempo de entrega, antecipamos que a perda de nossa base atual de clientes cairá para menos de 0,3% (economia = US$60.000/mês) e as novas vendas aumentarão 18% acima da sua base original (US$ /mês). Lista de oportunidades Atualmente temos uma média de 72 horas para o ciclo de entrega de pedidos. Os nossos clientes exigem que seja 48 horas. O nosso processo está operando em nível 2.1 Sigma no momento. Escopo do projeto Processamento de pedido – processo principal –Início: entrado do pedido no sistema –Fim: produto nas mãos do cliente Envolve todos os departamentos –Processo principal – Depto de Atendimento de Pedidos –Processo de possibilitação – Tecnologia da Informação (Sistemas), Financeiro (Contas Receber), Logística (Transporte) etc Resumo da meta Reduzir o tempo entre o telefonema do cliente e o recebimento pelo cliente para 48 horas no quarto trimestre. Reduzir o número de defeitos em 10 vezes: de para até o final do ano. Aumentar o processo Sigma até 3,5. Seleção da equipe Mary FosterPatrocinador Jose VinaMaster Black Belt Dwayne WilliamsBlack Belt Paul FergusonServiço de atendimento ao cliente Betty PaullinCompras Tamika WhiteVendas Joe ByrneDepósito John AppsDepósito Rita AbreauPreenchimento de Pedidos Bob LakeController Atividade Tempo sem1sem2sem3sem4sem5 Formar equipe Finalizar gráfico Coletar dados Analisar dados Selecionar solução Atender gerenciamento Desenvolver plano para implementar Encerramento e reconhecimento Plano do projeto

Página 5 SIPOC F ornecedores: E ntradas Limite de início ____________ R esultados C lientes Limite de término ____________ Processo

Página 6 Mapeamento de Processo

Página 7 Medirr

Página 8 Plano de medição Exemplo: Tempo de ciclo para processamento de aplicação de empréstimo Considerações para outros dados que devem ser coletados ao mesmo tempo: Como você exibirá os dados? O que você quer fazer com os dados após coletá-los? Como quer estratificar os dados? Que dados você poderia precisar para identificar e verificar a causa raiz? A coleta de dados é um equilíbrio entre tempo, dinheiro e precisão (obtendo os dados que você precisa).

Página 9 Analisar

Página 10 Fase Analisar – Resumo de Etapas  Definir qual é e onde está o problema ( estratificar o processo) –Diagrama de Pareto  Identificar as possíveis causas –diagrama de Ishikawa  Validar as causas raízes –Ferramentas gráficas para validação de causas raízes Diagrama de dispersão Análise de correlação Matriz de causa e efeito Análise de modos e efeitos da falha (FMEA)  Encontrar formas de resolver ou controlar as causas –Solucionar o problema Problema -> Causa -> Solucao

Página 11 Diagrama Pareto (Estratificação) Gráfico de Pareto de opções por tipos de conta Tipos de conta = Gas-Res

Página 12 FMEA Identificar modos de falha e seus efeitos Identificar causas dos modos de falha e controles Priorizar Determinar e avaliar as providências

Página 13 Por quê... [ definir o problema ] ? Método / Processo Material Máquina Atividades que não agregavam valor Rebarba excessiva em diversas Operações Gargalo nos posicionadores de solda Baixo Rendimento Mão-de-obra(Pessoas) Mão-de-obra não qualificada Indisponibilidade Quebras constantes e excessivas Checar diâmetro Processador ausente Máquina não confiável Problema com Dispositivos e Posicionadores Alto número de contratações Ineficiência do operador Interferências Ineficiência do operador Interferências Baixa Produtividade Checagem de diâmetro na usinagem Discrepância entre planejado e real Falta de Fluxo gerando Problemas de Desbalanceamento FIPS não seguida Identificação das Causas Raízes Diagrama Ishikawa (Causa e Efeito)

Página 14 Melhorar

Página 15 Matriz de Avaliação (Pugh)