Fundamentos em Agronomia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resistência de Fungos a Fungicidas
Advertisements

Segurança na Utilização de Produtos Fitofarmacêuticos
PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO DE USO E COMÉRCIO DE AGROTÓXICOS DA ADERR
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
Por quê ocorre doenças em plantas?
DEFENSIVOS AGRICOLAS QUÍMICA INDUTRIAL II
Pontos importantes na tomada de decisão do controle químico
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL
NR 13 - CALDEIRAS E VASOS DE PRESSSÃO
Insucesso no controle quimico de doenças
Professora e enfermeira : Carla Gomes
AGRICULTURA E PECUÁRIA E SISTEMAS AGRÁRIOS
GEOGRAFIA.
Apresentação O trabalho apresenta uma alternativa para melhorar o nível de informações disponíveis sobre a utilização de agrotóxicos, com o que se pretende.
AQUISIÇÃO LEITURA RÓTULO E BULA PREPARO DA CALDA PRIMEIROS SOCORROS
SOLUÇÕES SOB MEDIDA PARA SEU ARMAZÉM.
LABORATÓRIO DE ECOTOXICOLOGIA
SELEÇÃO DE BICOS DE PULVERIZAÇÃO
Saneamento da Habitação
Agroecossistemas: Conceitos de agroecossistemas
Saiba como lavar e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos.
Visando a obtenção de alimentos seguros Boas Práticas de Higiene no manuseio de Alimentos O Vigilante Sanitário
Sustentabilidade CST em Agronegócio.
Boas Práticas de Processamento e Armazenagem
Aplicação de Defensivos Agrícolas
Tecnologia dos Alimentos
IMPACTOS ECONÔMICOS DAS CULTURAS GENETICAMENTE MODIFICADAS NO BRASIL
Resíduos de Pesticidas!
HIGIENE NA OPERAÇÃO CARNES EM GERAL.
Saiba como lavar e devolver suas embalagens vazias de agrotóxicos.
Processo de Reciclagem do Vidro
Meteorologia Agrícola
WORKSHOP Sementes De Forrageiras Tropicais: Parte 1 Do beneficiamento à comercialização – aspectos normativos Engº Agrº Sérgio Paulo Coelho Engª Agrª.
Receituário Agronômico
PLANTAS MEDICINAIS DA AMAZÔNIA
INTEGRAÇÃO AMBIENTAL 2010.
Introdução à Agronomia
HERBICIDAS Química Orgânica Prof. Leonardo Fernandes Fraceto
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Agricultura Olá! Eu sou o Sr. Joaquim, Engenheiro Agrícola, e vou ser o vosso guia nesta viagem!
EMBALAGEM REEMBALAGEM SEMENTES TRATADAS MISTURA DE SEMENTES
HIGIENE NA OPERAÇÃO CARNES EM GERAL.
USO DE AGROTÓXICOS DE ACORDO COM A LEI
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
ROTEIRO PARA INSPEÇÃO EM DROGARIAS
Aula 3. Interação entre organismos
Controle de Plantas Daninhas
UMA RELAÇÃO DO HOMEM COM A TERRA
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
Melhoramento Genético
transporte e armazenamento
transporte e armazenagem de produtos perigosos
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS
1 Depoimentos de Agricultores Africanos (continuação)
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
Fundamentos em Agronomia
Condições Edafoclimáticas em Viticultura
SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS EM ALIMENTOS
Introdução à toxicologia de alimentos
O MEIO AMBIENTE É TUDO QUE NOS CERCA
Universidade Federal da Grande Dourados Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais Curso de Ciências Biológicas Programa de Educação Tutorial – PET.
A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini.
Manejo e destino final das embalagens
Good Agricultural Practices Boas Práticas Agropecuárias Evelise Oliveira Telles
Política Nacional de Resíduos Sólidos e Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos Brasília, 28 de maio de 2013.
AGROTÓXICOS - USO, ARMAZENAMENTO E MEDIDAS DE SEGURANÇA
FONTES RADIOATIVAS Cuidados e manuseio.
COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA
Palestrante: Ythia Karla
Transcrição da apresentação:

Fundamentos em Agronomia Curso de Agronegócio Prof. Norton Victor Sampaio

Fitossanidade

Plantas Daninhas: combate de plantas invasoras – HERBICIDA Fitossanidade Entomologia: combate de insetos – INSETICIDA Fitopatologia: combate de doenças – FUNGICIDA Plantas Daninhas: combate de plantas invasoras – HERBICIDA

AGROQUÍMICOS OU AGROTÓXICOS: Fitossanidade AGROQUÍMICOS OU AGROTÓXICOS: Produtos químicos que tem por finalidade evitar a ação danosa de seres vivos considerados nocivos a cultura de interesse comercial.

Fitossanidade AGROTÓXICOS: Aquisição: Os agrotóxicos só podem ser adquiridos no mercado através de um receituário agronômico emitido por profissional registrado. Neste receituário consta o produto a ser utilizado, a quantidade necessária, o porquê da prescrição, como o produto deverá ser aplicado e os cuidados com seu manuseio.

Dosagem e indicação para a cultura: Fitossanidade AGROTÓXICOS: Dosagem e indicação para a cultura: - A determinação da dosagem é dependente dos níveis de infestação da praga/doença/plantas daninhas, da cultura agrícola e do produto comercial a ser usado.

Fitossanidade AGROTÓXICOS: Transporte: Transporte de agroquímicos, separados de combustíveis, alimentos, medicações.. Veículo do tipo caminhonete Embalagens seguras na carroceria

Fitossanidade AGROTÓXICOS: Transporte: O transporte de produtos fitossanitários deve ser feito sempre com nota fiscal do produto.

- Local livre de inundações e separado de outras construções Fitossanidade AGROTÓXICOS: Armazenamento: - Local livre de inundações e separado de outras construções - Construção deve ser de alvenaria, com boa ventilação e iluminação natural

- Local sinalizado com placa Fitossanidade AGROTÓXICOS: Armazenamento: - Local sinalizado com placa

Fitossanidade AGROTÓXICOS: Armazenamento: - Não é recomendável armazenar estoques de produtos além das quantidades para uso em curto prazo (no máximo para uma safra)

AGROTÓXICOS: Grau de toxicidade: Fitossanidade AGROTÓXICOS: Grau de toxicidade: Dependente da toxicidade do produto é recomendado um EPI (equipamento de proteção individual)

Fitossanidade

Fitossanidade

Principais vias de contaminação: Fitossanidade AGROTÓXICOS: Principais vias de contaminação:

Fitossanidade AGROTÓXICOS: Formas de aplicação: - Os produtos disponíveis no mercado podem ser iscas ou pulverizados. No caso dos produtos a serem pulverizados, é realizada a diluição destes antes da colocação nos pulverizadores (preparo da calda).

Fitossanidade AGROTÓXICOS: Formas de aplicação:

Fitossanidade AGROTÓXICOS: Formas de aplicação: Revisão e manutenção periódica em pulverizadores (bicos, mangueiras) Pressão excessiva causa deriva e perda do produto

Fitossanidade AGROTÓXICOS: Contaminação:

Fitossanidade AGROTÓXICOS: Formas de aplicação: A quebra da tensão superficial (ilustração acima) propicia maior contato entre o agroquímico aplicado e a superfície das folhas das plantas alvo

Contaminações podem ser evitadas com hábitos simples de higiene Fitossanidade AGROTÓXICOS: Higiene: Contaminações podem ser evitadas com hábitos simples de higiene

Fitossanidade AGROTÓXICOS: Descarte: Toda a embalagem de agrotóxicos deve ser devolvida vazia, após o procedimento da tríplice lavagem, e com o fundo furado ao estabelecimento em que foi adquirida.

Fitossanidade AGROTÓXICOS: Descarte: As embalagens de produtos cuja formulação é granulada ou em pó geralmente são sacos plásticos, sacos de papel ou mistas. Estas embalagens são flexíveis e não podem ser lavadas. Após o uso devem ser guardadas dentro de um saco plástico padronizado.

Fitossanidade AGROTÓXICOS: Descarte: Devolução de embalagens vazias

Fitossanidade

N° de dias respeitado entre a última aplicação e a colheita Fitossanidade AGROTÓXICOS: Período de carência: - Todo produto tem um período mínimo que deve ser respeitado para que seus resíduos não comprometam a saúde de quem vier a manejar a cultura ou consumir o alimento que recebeu o agrotóxico. N° de dias respeitado entre a última aplicação e a colheita

Classificação de herbicidas quanto a seletividade: Fitossanidade HERBICIDAS Classificação de herbicidas quanto a seletividade: Herbicidas seletivos: São aqueles que, sob algumas condições, são mais tolerados por determinada espécie ou variedade de plantas do que por outras. Ex: 2,4-D (cana-de-açúcar), atrazine (milho), imazethapyr (soja) A seletividade é sempre relativa, pois depende do estádio de desenvolvimento da planta, condições climáticas, tipo de solo, dose aplicada...

Classificação de herbicidas quanto a seletividade: Fitossanidade HERBICIDAS Classificação de herbicidas quanto a seletividade: Herbicidas não seletivos: São aqueles que atuam indiscriminadamente sobre todas as espécies de plantas Normalmente são recomendados como dessecantes ou em aplicações dirigidas Ex: diquat, paraquat, glyphosate Por meio da biotecnologia é possível tornar seletivo um herbicida não-seletivo por determinada espécie, como a soja transgênica que é resistente ao glyphosate.

Classificação de herbicidas quanto a época de aplicação: Fitossanidade HERBICIDAS Classificação de herbicidas quanto a época de aplicação: - pré-plantio - pós-plantio (pré ou pós emergência da cultura)

Classificação de herbicidas quanto a translocação: Fitossanidade HERBICIDAS Classificação de herbicidas quanto a translocação: - De contato: atuam no local ou próximo de onde penetram nas plantas. - Sistêmico: atuam em grandes distâncias nas plantas pelos vasos condutores dos vegetais (xilema e floema)

Fitossanidade Segue o desafio do Agronegócio Brasileiro, que é o de conciliar , no seu processo, os conceitos de competitividade, sustentabilidade e equidade.