Ricardo Henriques Superintendente Instituto Unibanco CONSED – Manaus, 29 outubro 2015 ENSINO MÉDIO: CURRÍCULO E CAMINHOS PARA FLEXIBILIZAÇÃO
CONTEXTO
13 a 15 disciplinas Disciplinas, em geral, “conteudísticas” e enciclopédicas As mesmas disciplinas, com todos conteúdos obrigatórios para todos estudantes, ao longo de todo período do EM Itinerários idênticos para todos estudantes CONTEXTO DO CURRÍCULO IMPLICAÇÕES (algumas) Desinteresse dos estudantes Incompreensão sobre relevância das disciplinas Poucos vínculos e engajamento com a aprendizagem Elevada evasão Desempenho dos estudantes estagnado ou retrocedendo
MODELO de Ensino Médio Flexível
Conhecimento Global comum a todos estudantes Conhecimento Específico escolha de trajetórias para aprofundamento (Acadêmica ou Técnica) Ensino Médio FLEXÍVEL
Desafios para implementação da Flexibilidade do Ensino Médio
DC DIMENSÃO COMUM Conhecimento Global que seria “comum” a todos estudantes O conhecimento global permite escolhas de trilhas para aprofundamento Referenciado na BNCC
DE DIMENSÃO ESPECÍFICA AC2 AC3 AC4 AC1 ENSINO TÉCNICO ET2 ET3 ET4 ET1 ET5 Campo de escolha dos estudantes para aprofundamento Trajetórias acadêmicas/propedêuticas ou técnicas Acadêmico desenhado por (4) áreas de conhecimento Pode estar referenciado na BNCC Técnico: conjunto finito e pequeno de escolhas (a definir)
DD DIMENSÃO DIVERSIFICADA Adequada ao contexto histórico, físico, político e cultural local Elegível por cada rede de ensino Estruturado por disciplinas ou abordagem transversal
DC DD DE DIMENSÃO COMUM DIMENSÃO DIVERSIFICADA DIMENSÃO ESPECÍFICA
avaliação ENEM 1 certificação ENEM 2 A A B EXAME TÉCNICO COMUM dimensão ESPECÍFICO PROPEDÊUTICO ESPECÍFICO TÉCNICO Conteúdos e pesos adequados Específico Universal
DC DE 4h/a5h/a6h/a HORAS/AULA 1/3 - DE DIMENSÃO ESPECÍFICA 2/3 - DC DIMENSÃO COMUM EM UM DIA 4h/a hoje DC
Esforço de adequação da BNCC HORAS/AULA NOS TRÊS ANOS DE ENSINO MÉDIO 2400 Dimensão Comum Dimensão Específica E se o estabelecido no documento da BNCC for equivalente a 2400 horas de ensino em 3 anos? Hipótese de Composição: 2/3 para DC 1/3 para DE
Dimensão Comum Dimensão Específica HORAS/AULA NOS TRÊS ANOS DE ENSINO MÉDIO E se o estabelecido no documento da BNCC for equivalente a 3600 horas de ensino em 3 anos? Hipótese de Composição: 2/3 para DC 1/3 para DE Esforço de adequação da BNCC
RESULTADOS ESPERADOS
Dar mais sentido ao Ensino Médio Reduzir a evasão escolar Aumentar a permanência dos estudantes na Escola Reduzir desigualdades entre estudantes Aumentar o nível de aprendizagem
DESAFIOS (alguns)
Dimensão Comum: Garantia de relevância e pertinência sobre o que é “comum” Dimensão Específica de aprofundamento: Condições de oferta por escola Condições de oferta por territórios Riscos de aumento da desigualdade diante das condições de oferta
VISÃO GERAL
DIREITO A ESCOLHA CERTIFICAÇÃO TEMPO ADEQUADO PRINCÍPIO DA FLEXIBILIDADE