PODERES ADMINISTRATIVOS Curso de Direito – CEAP Direito Administrativo I Professora Veronice Alves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIOS PARA O EXERCÍCIO DO PODER DE POLÍCIA
Advertisements

DIREITO ADMINISTRATIVO
Poder de Polícia Prof. Alain Alan.
Escola Nacional de Administração Pública -ENAP maio de 2005
Atividades e atos administrativos
Direito Processual Penal I
Direito Processual Penal I
Taxas Nívea Cordeiro 2012.
Taxas Nívea Cordeiro A CF/88 cria a competência para instituir as taxas no art. 145, II: Art A União, os Estados, o Distrito Federal e os.
Taxas Nívea Cordeiro A CF/88 cria a competência para instituir as taxas no art. 145, II: Art A União, os Estados, o Distrito Federal e os.
CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIREITO ELEITORAL ELEIÇÕES 2010 Dra. JOANA DOS SANTOS MEIRELLES Diretora da Escola Judiciária Eleitoral do Amazonas.
PODERES DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DO PROCESSO
Direito Administrativo – Professora Amanda Almozara
GESTÃO DE TRIBUTOS TAXAS FATEC.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Espécies tributárias.
O PODER DE POLÍCIA MUNICIPAL E SUA FISCALIZAÇÃO
POR OUTORGA POR DELEGAÇÃO
Ato administrativo. Conceito: ato jurídico que decorre do exercício da função administrativa, sob um regime jurídico de direito público. Elementos ou Requisitos.
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
Cronograma de Aulas Sábados: 22/01 22/01 29/01 29/01 12/02 12/02 19/02 19/02 Horário: 08h00 às 09h40 09h50 às 11h30.
Definição  Direito Administrativo: “ramo do direito público que tem por objetivo os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE E NO DOMÍNIO ECONÔMICO.
ATUAÇÃO DO ESTADO NO DOMÍNIO ECONÔMICO
Direito Administrativo I Professora Veronice Alves Ribeiro
DIREITO ADMINISTRATIVO I
Poder de Polícia Art. 78 CTN. Poder de Polícia é a Atividade da Administração Pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse público concernente.
Atos administrativos.
Taxas Nívea Cordeiro A CF/88 cria a competência para instituir as taxas no art. 145, II: Art A União, os Estados, o Distrito Federal e os.
DIREITO PROCESSUAL PENAL
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
1 UNIDADE 2 PODERES ADMINISTRATIVOS PODERES ADMINISTRATIVOS 1. Conceito. “Expressão genérica que corresponde aos instrumentos próprios de que dispõe a.
Unidade 3 Sistema Tributário Nacional
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
A relação entre o Estado de Direito Democrático e o Processo Administrativo: anotações sobre o Direito Brasileiro Positivado (Constituição Federal, Lei.
Características Classificação Validade
Direito Administrativo
Prof. Msc. Roseniura Santos
AULA 3 – Atos Administrativos
Tributo: conceito e espécies
PODERES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
PROCESSO ADMINISTRATIVO
AGENTES PÚBLICOS.
AULA 06 – PODERES ADMINISTRATIVOS – continuação
PODER DE POLÍCIA.
2009. Alguns autores consideram seu surgimento na década de vinte; após a primeira Guerra Mundial, pois as condições econômicas dos países naquele momento.
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
AULA 02: SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
Direito Administrativo I
Direito Administrativo
MANIFESTAÇÃO/DECLARAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ATOS ADMINISTRATIVOS ATUAÇÃO MATERIAL/AÇÃO CONCRETA.
Aula 04 FUNDAMENTOS DA RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA AMBIENTAL
DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa Turma 2015 / 2.
CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE
DIREITO TRIBUTÁRIO.
PROAB 2013 DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: JOSÉ MADEIRA Aula 4.
ADMINISTRADOR PÚBLICO
LIMITAÇÕES ADMINISTRATIVAS
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Interpretação: Processo de definição do sentido e alcance da norma.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Poderes da Administração Pública  O Regime jurídico-administrativo  Poder e faculdade  Poder-dever  Conceito de José dos Santos:  “conjunto de prerrogativas.
IV Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Poder de Polícia e Processo Administrativo Sancionador Gerlena Siqueira Procuradora Federal –
Poderes e deveres do administrador público
Transcrição da apresentação:

PODERES ADMINISTRATIVOS Curso de Direito – CEAP Direito Administrativo I Professora Veronice Alves

PODERES ADMINISTRATIVOS PODER DE POLÍCIA É o modo de atuar da autoridade administrativa que consiste em intervir no exercício das atividades individuais suscetíveis de fazer perigar interesses gerais, tendo por objeto evitar que se produzem, ampliem ou generalizem os danos sociais que a lei procura prevenir (Marcelo Caetano apud J. Santos Carvalho Filho)

PODER DE POLÍCIA Dispõe o art. 78, do CTN: * Considera-se poder de polícia – “a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou a abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do poder público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos”

PODER DE POLÍCIA A expressão poder de polícia em sentido amplo e restrito Competência 1 – os assuntos de interesse nacional ficam sujeitos à regulamentação e policiamento da União – art. 22, CF; 2 – as matérias de interesse regional sujeitam-se às normas e à polícia estadual – art. 25, § 1°, CF 3 – e os assuntos de interesse local subordinam-se aos regulamentos edilícios e ao policiamento administrativo municipal - art. 30, I, CF (Hely Lopes)

PODER DE POLÍCIA Poder de polícia originário e delegado DA POLÍCIA ADMINISTRATIVA e JUDICIÁRIA “A polícia Administrativa é atividade da Administração que se exaure em si mesma, ou seja, inicia e se completa no âmbito da função administrativa. O Mesmo não ocorre com Polícia Judiciária, que, embora seja atividade administrativa, prepara a atuação da função jurisdicional penal, o que a faz regulada pelo Código de Processo Penal (arts. 4° e ss.) e executada por órgãos de segurança (polícia civil ou militar), ao passo que a Polícia Administrativa o é por órgãos administrativos de caráter fiscalizador” (J. Carvalho Santos Filho)

PODER DE POLÍCIA Polícia Administrativa e Judiciária a) Outra diferença reside na circunstância de que a Polícia Administrativa incide basicamente sobre atividades dos indivíduos; a Polícia Judiciária preordena-se ao indivíduo em si, ou seja, aquele a quem se atribui o cometimento de ilícito penal.

PODER DE POLÍCIA Caráter preventivo (polícia administrativa) Caráter repressivo (polícia judiciária) - FUNDAMENTOS - FINALIDADE - ÂMBITO DE INCIDÊNCIA

PODER DE POLÍCIA - Atuação da Administração: a) atos normativos e concretos b) Determinações e Consentimentos Estatais c) Atos de fiscalização

PODER DE POLÍCIA LIMITAÇÃO AO PODER DE POLÍCIA DAS CARACTERÍSTICAS (ou atributos) a) Discricionariedade e Vinculação b) Auto-executoriedade c) Coercibilidade

PODER DE POLÍCIA DA LEGITIMIDADE DA POLÍCIA ADMINISTRATIVA a) Requisitos gerais de validade b) Princípio da Proporcionalidade DAS SANÇÕES DE POLÍCIA POLÍCIA SANITÁRIA - comentar