Desenvolvimento motor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

O mundo da criança VISÃO PSICOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Teorias do Desenvolvimento
Habilidades Motoras Característica do existência humana
PSICOLOGIA.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Factores psicomotores
Avaliação Psicomotora
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A IDADE PRÉ-ESCOLAR 3-6/7 anos (entrada na escola) = Idade de ouro da infância Aumento de 6 cm na estatura e 2-2,5 Kg no peso (com 4 anos a criança já.
Fatores externos que afetam o desenvolvimento (motor)
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Psicologia da Aprendizagem
Área dos Conhecimentos
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Desenvolvimento e crescimento da criança
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Perfil das crianças de 3 a 6 anos
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
PSICOMOTRICIDADE.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Ed. Física no Ensino Infantil e Fundamental
Desenvolvimento motor
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
Desenvolvimento motor
FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR Modelo de Gallahue
Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
Determinação, Detecção, Seleção e Promoção do Talento Esportivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Aprendizagem Motora TEORIA DO MOVIMENTO.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Fase de movimentos especializados
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
Metodologia de Ensino do Futsal
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MOTORAS
CARACTERÍSTICAS DAS FAIXAS ETÁRIAS PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Arte, Corpo e Aprendizagem Profa. Mônica Riet Goulart
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
ADOLESCÊNCIA X PUBERDADE CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO
Planejamento plurianual
TEORIAS ASSOCIADAS AOS ESTÁGIOS DE HABILIDADES NA APRENDIZAGEM MOTORA.
Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (DAM) (80h)
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 6. ENCONTRO)
Fase Motora Rudimentar
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Segunda Infância 3 aos 6 anos (pré escolar).
O desenvolvimento do adulto
Psicologia, Infância e Educação
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento motor Ensino médio Desenvolvimento motor

Conceito DESENVOLVIMENTO MOTOR é a contínua alteração no comportamento motor, durante o processo permanente de aprender a mover-se com controle e competência, ao longo do ciclo da vida, relacionando-se a idade cronológica, mas não dependendo dela, que apenas fornece estimativa aproximada, ocorrendo da interação das necessidades e exigências das tarefas motoras, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente.

Identificação de conceitos relacionados ao desenvolvimento motor MATURAÇÃO – é inata, determinada geneticamente e refere-se as alterações qualitativas que possibilitam a progressão a níveis mais elevados de funcionamento. CRESCIMENTO:ocorre em razão de fatores hereditários e ambientais, constitui-se no aumento da estrutura corporal, causado pela multiplicação ou aumento das células.

Prontidão Motora é a faixa etária indicada como mais adequada para o início da aprendizagem de movimentos específicos. Experiências Motoras:são fatores que podem alterar o ritmo do processo de desenvolvimento.

Movimento Humano deslocamento do corpo e/ou membros, no espaço e tempo, em conseqüência de uma contração muscular. PADRÕES DE MOVIMENTO:são séries organizados de movimentos isolados, relacionados de acordo com uma seqüência tempo-espaço particular. Os padrões de movimentos fundamentais referem-se a combinação de padrões de dois ou mais segmentos corporais. Ex. correr, pular, girar,arremessar.

Habilidade Motora é um padrão de movimento realizado com precisão, acuidade, controle e economia de energia. São classificados em habilidades de locomoção, manipulação e estabilização.

Fatores que interferem no desenvolvimento Indivíduo ( hereditariedade) Ambiente ( experiências culturais) tarefa( complexidade) Interação(influenciados) Transação (modificados)

Fatores que intervém no desenvolvimento motor AMBIENTE • VÍNCULOS (pais / crianças) • ESTÍMULOS E PRIVAÇÕES • CLASSE SOCIAL • CULTURA E ETNIA • ESCOLHA DO ESTILO DE VIDA (família)

Organização e estrutura para o desenvolvimento motor O planejamento de um programa de aprendizado de habilidades motoras, com abordagem desenvolvimentista, deve considerar o aprendizado como uma função da interação entre a biologia do indivíduo, o objetivo da tarefa e as condições do ambiente

CONTEÚDOS • BRINCADEIRAS/ JOGOS • ESPORTES • ATIVIDADES RÍTMICAS/•DANÇA • LUTAS Ginástica • AUTO-ANÁLISE - Indivíduo trabalha por conta própria

ABORDAGENS DE ENSINO SIMPLES PARA COMPLEXO GERAL PARA O ESPECIFICO

ABORDAGENS DE ENSINO INDIRETAS- EXPLORAÇÃO- DESCOBERTA ORIENTADA. COMBINAÇÃO: ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE, SITUAÇÕES PROBLEMAS, COMANDO, TAREFA. DIRETAS: APLICAÇÃO: JOGOS, BRINCADEIRAS. REFINAMENTO:ESPORTES, DANÇAS. INDIVIDUALUZAÇÃO: PERSONALIZAR O MOV.

Fases do desenvolvimento motor 4 meses a 1 ano: FASE MOTORA REFLEXIVA, Estágio de Decodificação de Informações Estágio de Codificação de Informações DE 1 A 2 ANOS: FASE MOTORA RUDIMENTAR, Estágio de Pré-Controle Estágio de Inibição de Reflexos

Fases do desenvolvimento Motor De 2 a 7 anos: FASE MOTORA FUNDAMENTAL: Estágio Maduro, Estágio Elementar, Estágio Inicial. De 7 a 14 anos acima:FASE MOTORA ESPECIALIZADA, Estágio de Utilização Permanente, Estágio de Aplicação, Estágio Transitório,Estágio Maduro

Fases do desenvolvimento especializado É a resultante das fases anteriores, pois é o período em que as habilidades fundamentais (locomoção, manipulação e estabilização) são progressivamente elaboradas, refinadas e combinadas para o uso em situações de exigência crescente.

Estágio da fase de movimento especializado TRANSITÓRIO (7 a 10 anos) - momento de combinação dos movimentos fundamentais, com forma, precisão e controle maior. APLICAÇÃO (11 a 13 anos) - período em que busca ou evita a participação em atividades específicas de uma prática culturalmente conhecida. ESTÁGIO DE UTILIZAÇÃO PERMANENTE (14 a...) - participação em atividades físicas específicas com uma especialização das determinadas habilidades exigidas a função.

Características importantes nesta faixa etária Grande identificação com o sexo oposto, Grande diferença de habilidades e força entre os sexos; Aceitação e discussão das diferenças de habilidades entre os sexos; Apresenta um pouco de necessidade de auto-afirmação; Desprezo pelas atividades físicas Valorização por atividades culturais e sociais

Maturações Maturação Física: Meninos: A capacidade de força aumenta com a maturidade sexual, as extremidades inferiores crescem mais rapidamente, existe um aumento de peso e de estatura. MENINAS: O aumento da estatura começa a declinar aos 14- ganham apenas 60 de força, os quadris de alargam, há uma grande perda da flexibilidade.

Maturação cognitiva: O cérebro alcançou seu tamanho final, mas prossegue sua maturidade neurológica, continuam melhorando as habilidades de pensamento abstrato e complexo. Maturação Psicossocial: Conflitos – o mundo esta contra ele! Ligações amorosas.

“Quando a gente diz: ‘a luta continua’, significa que não dá para parar. O problema que a provoca está aí presente. É possível e normal um desalento. O que não é possível é que o desalento vire desencanto e passe a imobilizar.” Paulo Freire (1991)