Motivação Aula 6
Definição Processo psicológico básico de relativa complexidade Teoria da ação: Ação humana é multicausal Latim Motivus Conceitos associados: satisfação envolvimento Comprometimento
conceitos associados satisfação envolvimento comprometimento nível de contentamento com as relações, sistemas de recompensa e tarefas envolvimento nível de identidade e afinidade com o trabalho comprometimento afetos dirigidos à organização, trabalho ou carreira
Ação dirigida a objetivos autoregulada biologicamente cognitivamente persistente no tempo ativada por necessidades emoções valores metas e expectativas
Modelos Teóricos ATIVAÇÃO ÊNFASE DIREÇÃO INTENSIDADE FOCO PERGUNTA RESPOSTA PERSISTÊNCIA Estado inicial da pessoa Objeto ou alvo da ação Variação da força da ação Manutenção da ativação Como é ativada? Há escolha do alvo? Onde está a força? O que mantém a ação? Intrínseco ou extrínseco Consciência ou inconsciente Necessidade Desejo/afeto Objetivo/meta Pessoa ou ambiente
Modelo 1 Conteúdo Processo conduta orientada para a satisfação necessidades que orientam a ação Processo tomada de decisão percepções, objetivos, expectativas e metas pessoais
modelo 2 reforço cognição fator externo fator interno o que acontece depois da ação aumenta a chances dela se repetir cognição fator interno o que acontece no sistema cognitivo orienta ações futuras
Teorias e Conteúdo Hierarquia das necessidades Teoria ERC Teoria das necessidades adquiridas Teoria X e Y Teoria Bifatorial
Hierarquia das necessidades Maslow (1943): Necessidades tem origem biológica Fisiológicas Segurança Sociais Estima Realização
Teoria ERC Alderfer (1969) Mesmo raciocínio de Maslow Existência Relacionameto Crescimento Frustração
Teoria das necessidades adquiridas McClelland Poder Afiliação Realização Necessidades que se relacionam Necessidades que são aprendidas Perfil psicológico
Teoria Bifatorial Herzberg Satisfação – Fatores motivadores Insatisfação – Fatores higiênicos Enriquecimento do trabalho A motivação resulta da natureza do trabalho e não de recompensas externas
Teorias X e Y McGregor X O ser-humano tem aversão ao trabalho e precisa ser controlado e punido Y O ser-humano está disposto a se auto-dirigir, aprender a aceitar responsabilidades e colocar em prática seu potencial criativo
Comparação Motivação - Maslow McCLELLAND E-R-G Higiene MOTIVADORES Auto-realização Estima Sociais Segurança Fisiológicas Relação Existência Afiliação Poder Sucesso Crescimento MOTIVADORES Progresso Realização HIGIÊNICOS Salário Condições trabalho E-R-G Maslow
Teorias de Processo Teoria da Avaliação cognitiva Teoria do Fluxo Teoria da expectância Teoria do estabelecimento de metas Teoria da equidade Teoria da aprendizagem social Teoria da auto-regulação
Teoria da avaliação cognitiva Deci (1971) Recompensas extrínsecas podem vir a diminuir motivação intrínseca Superjustificação Reforçamento aleatório Suporte para políticas injustas de gestão
Teoria do fluxo Estado emocional de curta duração e de alta motivação. Oferecer metas claras e atingiveis Feedbacks contínos Controle do processo Minimizar fatores de distração
Teoria da Expectância Vroom (1995) Força emocional, consciente. Ativação Processos de escolha Valência Instrumentalidade Expectância Motivação para a realização
Teoria do estabelecimento de metas (Locke, 1990) Metas afetam o comportamento Metas claramente específicas são os verdadeiros fatores motivadores da conduta humana no trabalho Fatores moderadores Teoria mais util para psicologos org. Curto, médio e longo prazo APO
Teoria da equidade Adams As pessoas são motivadas a alcançar uma condição de igualdade ou justiça nas suas relações com outras pessoas e com as organizações Desigualdade gera insatisfação, tensão emocional Justiça de processos
Teoria da aprendizagem social Bandura Auto-observação Auto-avaliação Auto-reação Auto-eficácia Motivação e desempenho podem ser melhorados pelo aumento da auto-eficácia.
Teoria da auto-regulação Perceber Comparar Agir Adiamento da gratificação
Mediadores entre motivação e desempenho no trabalho Significado do trabalho Sistema de recompensas e punições Valores pessoais e organizacionais Estilo Gerencial
Significado do trabalho
Alta performance Estados psicológicos experimentar o trabalho como significativo auto-percepção de ser responsável pelos resultados capacidade de determinar como surge o esforço e o resultado e se estes são válidos e satisfatóios
Dimensões Variedade de habilidades pessoais importância da tarefa identidade com a tarefa autonomia feedback Moderadores qualificação para realizar a tarefa motivação pela necessidade de crescimento pessoal e profissional nível de satisfação com o contexto formal e informal de trabalho
Sistema de recompensas e punições
valores organizacionais idéias abstratas sobre o que é bom e desejável para a organização e são expressos sob a forma de princípios hierárquicos básicos que orientam as ações das pessoas na própria organização aspectos que expressam como a organização trata o empregado como a organização estrutura os seus processos de trabalho como a organização se relaciona com o ambiente externo se a organização valoriza o empregado, tenderá a adotar políticas que incentivem o seu crescimento pessoal mais do que aquelas que direcionam ações para a conformidade aos padrões e normas estabelecidas. os valores declarados e os valores arraigados nem sempre são congruentes congruência VP X VO Motivação
Estilo gerencial
elementos para uma boa relação de trabalho incentivo para o desenvolvimento e crescimento profissional qualidade e frequência de feedback oferecido pelos gerentes reflexão conjunta sobre os desempenhos individuais e grupais
Teoria e prática
As teorias de conteúdo não consideram: necessidades humanas variam entre pessoas e se modificam ao longo do tempo o modo como as necessidades são expressas em comportamentos também se alteram de pessoas para pessoa o comportamento das pessoas nem sempre é coerente com suas necessidades o modo como as pessoas atuam para satisfazer suas necessidades e quando são frustradas também é complexo as necessidades humanas sofrem transformação em suas prioridades de acordo com a cultura
teorias de processo necessário desenvolver instrumentos mais confiáveis para avaliação de cognição e estados internos teoria da expectância teoria do estabelecimento de metas
Programas de envolvimento do empregado
administração participativa subordinados realmente compartilham de um grau significativo de poder a participação aumenta o comprometimento com as decisões fornece recompensas intrínsecas teoria Y
circulos de qualidade grupo de trabalho de 8 a 10 empregados e supervisores que: compartilham responsabilidade se encontram regurlamente para discutir e resolver problemas de qualidade pouca efetividade