Elaboração de Cardápios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

Estudo de Mercados.
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
5 – PPCP Planejamento, Programação e Controle da Produção
Gestão Financeira das Unidades de Alimentação e Nutrição Prof
Teorias da Administração
Formação de Custo para Impressão Digital Flávio Botana
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS UNIDADE ACADÊMICA-ADMINISTRATIVA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Prof.: Ms Egon C. Feistel.
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2013 GPE.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
CARDÁPIO INSTITUCIONAL
CONSULTORIA E ASSESSORIA EM UAN
Custeio da Produção.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
A Unidade de Alimentação e Nutrição U.A.N. Prof.: Ricardo Laino
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Orçamento de Vendas
Planejamento Mestre (Agregado) de Produção e Operações
Desenvolvimento Publicitário
Aprendendo a montar sua empresa...
Índice 1. Sobre o PRATO LEGAL 2. Parceiros 3. Metodologia 4. O Portal 5. Conteúdo e Ferramentas 6. Benefícios Exclusivos.
Publicidade e propaganda
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Briefing.
Instrutor: Objetivos:.
GUIMARÃES, MPS¹; FERNANDES, L¹; FERNANDES, AS¹; RODRIGUES, MAS²; CORREIA, MITD³. 1 Graduandas de Nutrição/ UFMG. 2 Doutoranda de Nutrição da UFMG. 3 Professora.
Recrutamento e Seleção 2 Aula 3 – Seleção de Pessoas
PERFIS DOS CARGOS que deverão compor a Equipe
AULA 03: ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
O plano de Negócio.
Distribuição Física - Expedição
Tópicos Profa. Viviane Salazar
Elaboração de Cardápios
Produtividade, Eficiência, Eficácia e Efetividade
Simulação de negócios na área industrial
Elaboração de Cardápios
Classificação de Restaurantes
Preço na Prestação de Serviços
Fluxo de Caixa o que é? É um Instrumento de gestão financeira, que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros.
MÍDIA O QUE É MÍDIA NA PUBLICIDADE Significa meios de comunicação em massa. Meios convencionais de mídia: rádio, jornal, televisão,revista. As emissoras.
Elaboração de Cardápios
MRP II Prof. Arsonval Fleury.
HR - REFEIÇÕES Carolina Corazza Hudson Douglas Oliveira Johnson Yang
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
BRIEFING Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categoria
Aula 1: Funções da Administração
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Etapas do processo orçamentário
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PELO NUTRICIONISTA
O PROCE$$O DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
Metodologias d a Qualidade Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bcalhau.

Elza Ferreira Alexandre
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Missão do cargo Assegurar o cumprimento das metas de produção, dentro dos padrões de qualidade, quantidade, custos.
Módulo de Gestão de Operações e Logística II Msc. Renata Quemel.
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa Programa de Atualização Didática Professor: Osvaldo Malta Callegari Estagiária: Franciele Apdª Cecato.
PLANO DE MARKETING Prof. Glauco Carvalho. Fundamentos Mercado e Competitividade O que é o papel do Marketing Marketing & Publicidade Concorrências Clientes.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
PLANO DE VENDAS E OPERAÇÕES Prof. Glauco Carvalho.
Transcrição da apresentação:

Elaboração de Cardápios Prof. Pedro Campaña e Natasha Gargano

Oque é????? Cardápio é definido como lista de preparações culinárias que compõe uma refeição ou lista de preparações que compõem todas as refeições de um dia ou período determinado. Para tal, utilizam-se de padrões nutricionais e reconhecimento das técnicas dietéticas dos alimentos a fim de atender às leis da alimentação (BERNARDES, 1997).

Oque é????? O cardápio pode também ser chamado menu, lista ou carta. Nos serviços comerciais é um veículo de informações, venda e publicidade de um restaurante e tem por finalidade auxiliar os clientes na escolha de alimentos e/ou bebidas (SILVA &BERNARDES, 2002).

Oque é?????      O cardápio é a ferramenta que inicia todo o processo produtivo, por isto deve ser planejado desde o início da abertura do restaurante. A partir dele é que se determinará o que será produzido, quando, em que quantidade, com que matéias-primas, com que equipamentos, quais procedimentos e por quem (MAGNÉE, 1996)

Planejamento de Cardápios Aspectos: Intuição: nada científica, manifesta-se geralmente em decoração, uniformes, logotipo e cores, modismos.

Planejamento de Cardápios Aspectos: Informação: objetiva e mensurável , obtida por meio de pesquisas e dados oficiais; Utilização de novos produtos no mercado, Busca de novos hábitos alimentares, Idade, sexo, poder aquisitivo e ocupação, População , localização, clima e tráfego, Concorrência, Escolaridade e formação profissional , Mão de obra necessária.

Planejamento de Cardápios Objetivos: Que tipo de cardápio? Haverá sugestão do chefe? Como será apresentada? Qual será a margem de lucro? Qual a previsão de vendas?

Atenções que devemos tomar ao montar um cardápio A elaboração de um cardápio deve partir do conhecimento dos seguintes itens: Apresentação, Filosofia da empresa quanto a compras , Mercado fornecedor, Disponibilidade e capacidade de mão-de-obra, Disponibilidade e capacidade das instalações, equipamentos e áreas, Hábitos alimentares da clientela , Harmonia de cores, consistência e criatividade.

Atenções que devemos tomar ao montar um cardápio Custos: o custo da refeição é considerado global quando é representada pelas despesas com matéria-prima, mão-de-obra, encargos sociais, energia elétrica, gás, água, material de higiene, depreciação de equipamentos, descartáveis, entre outros;

Atenções que devemos tomar ao montar um cardápio Aceitação: é importante que o cardápio tenha uma aceitação clientes, e esta pode ser avaliada ; Freqüência de preparações: em função da aceitação, determinar a periodicidade dos alimentos de preferenciais dos clientes ;

Atenções que devemos tomar ao montar um cardápio Safra: alimentos em melhores condições e mais baratos, uma vez que o conhecimento prévio da safra de determinados alimentos, possibilita a elaboração de um cardápio com menores custos e melhor qualidade. Criatividade: refere-se ao desenvolvimento da capacidade de encontrar novas idéias e conceitos para resolver até mesmo simples problemas

Atenções que devemos tomar ao montar um cardápio Adequação ao clima: em locais, regiões e épocas do ano onde há predominância do calor deve-se servir preparações assadas, grelhadas, frutas, sobremesas geladas; já em regiões mais frias, deve-se priorizar preparações como, feijoada, sopas, caldos, consumée; Recursos humanos: no planejamento do cardápio é imprescindível observar a correlação entre pessoal disponível, habilitação e tempo hábil para a execução ;

Atenções que devemos tomar ao montar um cardápio Estoque: é importante levar em consideração os alimentos disponíveis no estoque para que seja evitado o desperdício e que os alimentos do estoque não permaneçam sem utilização e não ultrapassem seus prazos de validade, auxiliando assim também e não elevação do custo dos cardápios

Dinâmica de Grupo Montar um boneco de um cardápio, usando os conhecimentos adquiridos em aula.