POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Programa de Qualificação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
SÉCULO XX.
Ministério da Educação
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação
Coordenador de Curso Profa. Márcia Nome: Alexandre Violin Garcia
Especialização em Gestão Social em Políticas Públicas UNISUL-EGEM-AMESC Disciplina: Política Pública II – Assistência Social e Saúde SEGURIDADE SOCIAL.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PORTIFÓLIO PSICOLOGIA.
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
A Importância da Educação Continuada
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
1.(1.1) Objetivos do Curso; (1.2) Perfil do Egresso e (1.3) Eixo de Formação: (1.1.1) Considerando as demandas de mercado, desenvolver as capacidades humanas,
Instrumentais técnicos
PROGRAMA PSICOLOGIA FORENSE
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
O que é ensinar história?
Faculdade de Educação de Costa Rica
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO INTERVENTIVA NA REALIDADE SOCIAL: ASPECTOS CENTRAIS.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
CONCEITUAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PROJETO POLÍTICO
EMPREENDEDORISMO   Carga horária semanal: 2 Carga horária total: 40 Carga horária em aulas expositivas: 33 Carga horária em atividades práticas supervisionadas.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
CEAP Prof.ª Erika Figueira
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
Tópicos Especiais em Saúde Residentes: Gabrielle Oliveira (Economista) Mariane Oliveira (Economista) Jaqueline Castro (Economista) Patrick Dias (Economista)
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Tópicos Especiais em Saúde
SUPERVISÃO DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL
Sejam bem vindos!.
PIPA (Programa de Iniciação às Práticas Administrativas)
Plano de Ensino AHP 2011.
Introdução ao Serviço Social
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
MESTRADO PROFISSIONAL
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
PLANO DE ENSINO – SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
SERVIÇO SOCIAL NA PREVIDÊNCIA
Plano de Ensino da Disciplina de Política Social e Serviço Social II
PLANO DE ENSINO SERVIÇO SOCIAL E REALIDADE REGIONAL
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETOS: Apresentação da Disciplina e discussão do Plano de Ensino. Unidade.
Apresentação da Disciplina Prof.ª Marielen A. C. da Silva Msc. em Desenvolvimento Rural Eng. Agrônoma Administração do agronegócio.
Matriz Teórico-Metodológica do Serviço Social
Bruna Ferreira (Administradora) - R1 Carolina Cardoso (Administradora) - R2 Helder Pereira (Administrador) – R1 Rafaela Landim (Administradora) - R2.
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Plano de curso História da Educação Brasileira
Faculdade Piaget - Brasil
SERVIÇO SOCIAL 2009/2. DOCENTE ROSANGELA DE FREITAS BARRETO
Disciplina: ENFERMAGEM INTEGRADA NA PRATICA GERENCIAL I Profª. Ms. Vera Lúcia Tavares.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
Estágio Supervisionado II Serviço Social Claudete Batista Tutor Externo – Marcos Vinícius S. Silva Supervisor de Campo – Laís Nobre dos Anjos.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
Transcrição da apresentação:

POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL Plano de ensino POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL III PREVIDÊNCIA SOCIAL

1) EMENTA: Política de previdência social: gênese e determinantes. Organização e funcionamento da previdência social: gestão, financiamento, controle e benefícios. Sistema previdenciário brasileiro: público e privado. Tendências atuais do sistema previdenciário. Reforma da previdência no Brasil. A intervenção do assistente social na política previdenciária.

2) JUSTIFICATIVA: A disciplina de seguridade social III tem como foco a Política de Previdência Social. Esta disciplina possibilitará desenvolver habilidades e competências fundamentais para a intervenção profissional do assistente social no trato das especificidades requeridas em relação à Política Previdenciária, quer a partir de demandas profissionais, dos usuários ou institucionais. Objetiva discutir a política de previdência social tendo como eixo norteador a gênese e determinantes, organização, tendências, reformas e o trabalho do assistente social nesta política. A disciplina mantém interfaces com as demais disciplinas do semestre em curso, tratando os conhecimentos adquiridos para a intervenção do assistente social no conjunto das competências da profissão, comprometidas com os princípios éticos. O domínio dos conteúdos desta disciplina tem a perspectiva de aproximar os alunos do exercício profissional na política de previdência social.

3) OBJETIVOS: 3.1) OBJETIVO GERAL: Instrumentalizar o/a acadêmico/a para a compreensão e intervenção na política de previdência social. 3.2) OBJETIVOS ESPECIFICOS: 3.2.1) Subsidiar os alunos com elementos históricos e determinantes da política de previdência social, da sua organização e funcionamento. 3.2.2) Situar os alunos das tendências e reformas da Política de Previdência Social e seu rebatimento no cotidiano dos usuários; 3.2.3) Potencializar os alunos para atuar na área profissional, com vistas a subsidiar a prática do cotidiano, no que se refere à Política Previdenciária; Subsidiar os alunos no que se refere à política Previdenciária, para materializar na prática a atuação profissional.

4) CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 4.1) Política de previdência social: gênese e determinantes da previdência social no Brasil. 4.1.1) Trabalho e Estado - abordagens fundamentais no entendimento da política previdenciária brasileira. 4.1.2) O sistema de proteção social e a previdência social brasileira. 4.2) O Estado brasileiro e a construção da política previdenciária 4.2.1) Organização e funcionamento da previdência social: gestão, financiamento, controle e benefícios. 4.2.2) Benefícios previdenciários e assistenciais.

4.4) Tendências atuais do sistema previdenciário. 4.5.) As reformas da política previdenciária brasileira 4.6) Serviço Social e política previdenciária pública - resgate e construção. 4.6.1) A desestruturação do Serviço Social no INSS: o impacto da reforma previdenciária e administrativa e os desafios apontados para a profissão. 4.6.2) A intervenção do assistente social na política previdenciária. 4.6.3) O Serviço Social na previdência social: funções, estratégias de atuação.

5) METODOLOGIA: A disciplina de Seguridade Social III será ministrada a partir da distribuição do conteúdo programático através de seis unidades, conforme exposto no item conteúdo programático. Os conteúdos serão desenvolvidos mediante: aulas expositivas; diálogo interativo professor/aluno; leituras individuais e discussões coletivas de textos, trabalhos em grupos e avaliações individuais.

6) AVALIAÇÃO: Serão utilizados como critérios de avaliação: -clareza e coerência na exposição e análise dos trabalhos apresentados (verbalmente e/ou em textos); -compromisso acadêmico diante da elaboração individual e ou grupal dos trabalhos; - participação, interesse e envolvimento nas discussões realizadas em sala; -articulação e apreensão das discussões teóricas com a realidade social circundante. -leitura dos textos indicados; Serão utilizados como instrumentos de avaliação: -Exercícios individuais e grupais, sendo que a avaliação de G1 contará com: trabalho individual (20%); estudo dirigido (20%); prova (60%). -Avaliação de G2 prova (100%). -os trabalhos entregues sofra do prazo estabelecido terão decréscimo de 1 ponto.

REFERENCIAS: SILVA, Ademir Alves da. A gestão da seguridade social brasileira: entre a política pública e o mercado . 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 255 p. VIANNA, Maria Lucia Teixeira Werneck. A americanização (perversa) da seguridade social no Brasil: estratégias de bem-estar e políticas públicas. Rio de Janeiro: Revan, 2000. 286 p. FALEIROS, Vicente de Paula. A política social do estado capitalista: as funções da previdência e da assistência sociais. 7. ed. Sao Paulo: Cortez, 1995. 175 p.

REFERENCIAS : BRAGA, Lea E CABRAL, Maria do Socorro Reis (Orgs). Serviço Social na Previdência: trajetória, projetos profissionais e saberes. São Paulo: Cortez, 2007. Boschetti, Ivanete. Seguridade Social e Trabalho: paradoxos na construção das políticas de previdencia e assistencisocial no Brasil. Brasilia: UNB, 2006. CARTAXO, Ana Maria Baima. Estratégias de sobrevivência: a previdência e o serviço social. São Paulo: Cortez,1995. Plano de Beneficios da Previdência Social. Brasilia: MPAS, 1997. Regulamento da Previdência Social: decreto 3048. Brasilia: MPAS,1999. Boschetti Ivanete. Seguridade Social e projeto ético-p,olítico do Serviço Social: que direitos para qual cidadania? In: Serviço Social e Sociedade 79. São Paulo: Cortez, 2004. Maria Lucia Lopes da Silva. Um novo fazer profissional.In: capacitação em SS e política Social. O trabalho do Assistente Social e as políticas sociais. Brasilia: UNB, 2000.