Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Advertisements

ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS INDICADORES DE RENTABILIDADE
INTRODUÇÃO - CAPITAL DE GIRO
Capítulo 2 Demonstrações financeiras e sua análise
ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO
Análise das Demonstrações
Análise das Demonstrações Financeiras
Análise das Demonstrações Contábeis
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ANÁLISE CONTÁBIL-FINANCEIRA
Contabilidade para executivos
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
INDICADORES FINANCEIROS CASO 4 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA I
Aula 06.
Macroeconomia do Desenvolvimento
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.
Análise Fundamentalista
Objetivo Introduzir a avaliação do desempenho financeiro da empresa de forma integrada através da fórmula Dupont modificada.
Demonstrações Financeiras e sua Análise
Análise de Demonstrações Financeiras.
ANALISE DE DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Criação de Valor A Ciência Econômica é responsável pelo conceito base de adição ou agregação de valor. Produção deve ser vista como um processo contínuo.
GESTÃO FINANCEIRA 1 CICLO OPERACIONAL E FINANCEIRO COMPRA VENDARECEBIMENTO CICLO OPERACIONAL PAGAMENTO CLIENTES ESTOQUES FORNECEDORES CICLO FINANCEIRO.
CONTADORES: MAURO.
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
Objetivos Apresentar a estrutura dos demonstrativos econômico-financeiros. Identificar as funções da Contabilidade Financeira. Analisar as demonstrações.
Indicadores de liquidez
A IMPORTÂNCIA DAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS E A UTILIZAÇÃO DOS ÍNDICES FINANCEIROS AULAS 3, 4 E
OBJETIVO DA ANÁLISE A análise econômico-financeira tem por objetivo extrair informações das demonstrações financeiras e dos demais relatórios dos últimos.
Gestão Financeira Aula 4
GRAU DE ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
MBA Gestão Estratégica de Pessoas
Análises Financeira Profª : Suzana Habitzreuter Muller
DISCIPLINA: Mercado de Capitais CURSO: Tecnólogo em Gestão Financeira
Análise das Demonstrações Financeiras
ECONOMIA E FINANÇAS FINANÇAS PARA ENGENHEIRA E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
André Amorim. Representação Gráfica MÊS 0 MÊS 1 MÊS 1/2 MÊS 2 Fluxo Operacional Ciclo Econômico Rotação do Estoque Prazo Médio de Pagamento Prazo Médio.
EBITDA Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Analise das Demonstrações Contábeis
ANÁLISE FINANCEIRA Procedimentos de Análise Financeira Econômica e Patrimonial Professora :Suzana Habitzreuter Muller Alunas: Bianca Falcão Cardoso Camile.
Capítulo 6 – Análise das Demonstrações Financeiras
PROF. JOSÉ MANOEL DA COSTA
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
Análise das Demonstrações Contábeis
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
Sociedade Anônima Características
Disciplina: Contabilidade Gerencial
Importância do orçamento de capital
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
Preferências do acionista
Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Análise das Demonstrações Financeiras Administrador interno: avaliação do desempenho geral da empresa Introdução Objetivo dos usuários Objetivo da análise.
Administração Financeira e Orçamentária I
Administração Financeira e Orçamentária I
Decisão de Investimento
Ciclo de conversão de caixa
Análise pelo Método Dupont
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Índices de liquidez Liquidez imediata (LI)= Disponível
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
Transcrição da apresentação:

Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento quanto suas operações durante um período passado. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Análise dos índices No entanto, seu valor está no fato que elas podem ser utilizadas para avaliar a saúde financeira da sociedade, permitindo que os acionistas e futuros investidores possam compreender seu valor. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Análise dos índices Ao sabermos que uma sociedade anônima apresenta uma dívida de 5 milhões e despesas com juros de 500 mil tais informações não permitem compreender muito. Não temos a menor ideia dos ativos dessa sociedade bem como sua capacidade de pagar juros. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de liquidez Através deles é possível compreender a capacidade da sociedade em pagar seus compromissos de curto prazo. Neste momento, os ativos líquidos são todos aqueles que podem ser convertidos em (dinheiro) recursos financeiros. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de atividade É possível verificar a eficácia em gerir seus ativos, bem como avaliar as relações comerciais com relação ao seu ciclo operacional, prazos médios de pagamentos e recebimentos e ciclo de conversão de caixa. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de atividade Índice giro do ativo total É usado para indicar a eficiência com que a sociedade usa seus ativos para gerar receita. Em geral, quanto mais elevado for este índice de forma eficiente os ativos estão sendo usados. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de atividade Índice giro do ativo total O índice giro do ativo total é dado pela equação: PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de atividade Índice giro do ativo total Cada unidade de recurso financeiro do ativo total gera 0,44 unidades de receita líquida. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de endividamento É possível verificar o volume de capital de terceiros que a sociedade está usando para gerir suas atividades bem como a capacidade que a mesma apresenta para pagar suas despesas com juros. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de endividamento Índice de cobertura de juros Mede a capacidade da sociedade de efetuar seus pagamentos de juros previstos. Quanto mais elevado esse índice maior a capacidade da empresa melhor. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de endividamento Índice de cobertura de juros O índice de cobertura de juros é dado pela equação: PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de endividamento Índice de cobertura de juros Dispõe de 4,76 unidades de recurso financeiro para pagar cada unidade das despesas com juros. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de endividamento Índice de alavancagem Avalia o impacto do endividamento da sociedade. Quanto mais elevado este índice maior a participação de capital de terceiros na sociedade. O índice de alavancagem é dado pela equação: PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de endividamento Índice de alavancagem A sociedade necessita de 1,79 vezes o valor do seu patrimônio líquido para realizar suas atividades. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de rentabilidade Através desses índices, é possível avaliar o lucro da sociedade anônima em relação ao resultado, sejam eles bruto, operacional ou líquido. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de rentabilidade Índice margem líquida Mede-se a porcentagem de cada unidade da receita líquida que fica para a sociedade após o pagamento dos custos, das despesas e dos impostos. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de rentabilidade Índice margem líquida O índice margem líquida é dado pela equação: PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices de rentabilidade Índice margem líquida Depois de pago os custos, despesas e impostos, restam 0,17 unidades de cada unidade da receita líquida. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices rentabilidade Índice retorno do ativo Através dele (ROA – Return on Total Asset), mede-se a eficiência em termos de geração de lucro através do seu ativo total. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices rentabilidade Índice retorno do ativo O índice retorno do ativo é dado pela equação: PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices rentabilidade Índice retorno do ativo Indica que a sociedade é responsável por um resultado que remunera cada unidade do ativo em 8%. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices rentabilidade Índice retorno do patrimônio líquido Através deste índice (ROE – Return on Common Equity), mede-se a eficiência em termos de geração de lucros através do seu patrimônio líquido. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices rentabilidade Índice retorno do patrimônio líquido O índice retorno do patrimônio líquido é dado pela equação: PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices rentabilidade Índice retorno do patrimônio líquido A sociedade é responsável por um resultado que remunera cada unidade do patrimônio líquido em 14%. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices valor de mercado Esses índices relacionam como os investidores avaliam a sociedade anônima em termos de retorno e risco. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices valor de mercado Índice preço lucro O índice preço lucro é dado pela equação: PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices valor de mercado Índice preço lucro Esse valor indica que os investidores estão dispostos a pagar 17,49 por cada unidade de lucro por ação. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices valor de mercado Índice preço valor patrimonial O índice preço valor patrimonial é dado pela equação: PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Índices valor de mercado Índice preço valor patrimonial Esse valor indica que os investidores estão dispostos a pagar 2,37 por cada unidade de valor patrimonial. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Sistema DuPont de análise O sistema é usado para visualizar como os índices se relacionam. Então, a partir das informações disponíveis da Duratex S.A e dos seus índices, podemos compreender melhor essas relações. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Sistema DuPont de análise PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.

Sistema DuPont de análise PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais. 2013.