EMEF José Benigo Gomes. REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
PRÁTICAS DOCENTES EM UMA TURMA MULTISSERIADA DE 1ª À 4ª SÉRIES DA EJA
Alunos do e-TEC Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam cursos do técnicos do e-TEC Brasil. Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam.
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
O Cenário Virtual.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
experiências INESQUECÍVEIS!
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
A Associação de Amigos do Autista da Bahia - AMA-Ba é uma OSCIP ( Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ), filantrópica, de caráter assistencial,
Quando falamos em aprender...
Licenciatura em Pedagogia a Distância
PROJETO “TEIA DO SABER”
Planejamento PNAIC 2014.
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Orientação Educacional
O ano letivo está chegando ao fim e os alunos do Colégio Cidade fizeram algumas homenagens durante as aulas de Informática e a festa de encerramento.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
Colocar o dedo no ar, para poder falar
As coisas que aprendi....
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
II ENCONTRO DE PAIS 2012 Programa Palavra de criança
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Diretora Educação Infantil: Rosângela Vanzella Fernandes.
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Ug0Lin1.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Portfólio de matemática
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Minha experiência no PIBID e meu crescimento como docente Tinha muito receio de como seria minha atuação docente, já que por característica sou uma pessoa.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Escola Estadual Guaicuru STE ALCIDINEIA LUIZ CARLOS DEODATO.
Feliz aquele que transfere o que sabe, e aprende o que ensina
Dando uma guinada.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
A queda da cibercultura Katylin Nicoli 2PPN. Pesquisa sobre a cibercultura, com a pergunta principal: “O que tem que interferir para a passagem da cibercultura?
Professor(es) Apresentador(es):
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
 No dia da aplicação do questionário (03/03/2015) estavam presentes 27 alunos, onde a maioria respondeu de forma compromissada, mesmo quando negativamente.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
EMEF JOSÉ BENIGO GOMES UCA APRESENTAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO.
EMEF J OSÉ B ENIGO G OMES APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO UCA.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
Os sentimentos de cada um
EMEF José Benigo Gomes. A dificuldade dos alunos compreenderem os conceitos geométricos, não relacionando a “teoria” com a “prática”.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Transcrição da apresentação:

EMEF José Benigo Gomes

REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Após o projeto aprendi que ao preparar as minhas aulas devo levar em consideração o que os alunos já sabem, o que precisavam aprender naquele momento e quais estratégias devo utilizar para que esse aprendizado se torne significativo para eles. Percebi que quando o assunto é de interesse de todos as aulas se tornam mais dinâmicas, todos participam e realizam as atividades propostas com mais segurança.

REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” No início, as observações do experimento foram difíceis porque os alunos não sabiam esperar sua vez de realizar determinada tarefa e não respeitavam a opinião do colega. No decorrer do trabalho foram aprendendo a interagir de uma forma mais positiva uns com os outros.

REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Na elaboração do capítulo onde registramos cada passo do projeto, fiquei surpresa com os resultados, quantas atividades foram desenvolvidas, quais dúvidas foram levantadas pelos alunos e o modo como encontramos respostas para elas. Antes, não acreditava que meus alunos, por serem crianças com apenas 6 anos de idade, poderiam levantar uma pergunta que seria tema de uma investigação. Hoje, vejo que foram além: aguçaram a curiosidade dos adultos, fizeram com que a professora aprendesse também, aproximaram seus pais da escola.

REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Aprendi muito com o Projeto. Hoje tenho a certeza de que não é somente os professores que ensinam os alunos, mas nós também aprendemos com eles. Vivi uma experiência fantástica; tive um grande amadurecimento e minha visão como professora alfabetizadora é outra; estou segura de que a aprendizagem dos alunos não tem limites e vai além do que planejamos.

REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Aprendi muito com o Projeto. Hoje tenho a certeza de que não é somente os professores que ensinam os alunos, mas nós também aprendemos com eles. Vivi uma experiência fantástica; tive um grande amadurecimento e minha visão como professora alfabetizadora é outra; estou segura de que a aprendizagem dos alunos não tem limites e vai além do que planejamos.

REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” De início tive grandes dificuldades, pois pensava que uma pesquisa só poderia ser desenvolvida a partir de uma dúvida/pergunta do professor. Agora, ao término do Projeto, percebo que quando se dá voz e vez ao aluno no trabalho pedagógico, surgem resultados.

REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” De início tive grandes dificuldades, pois pensava que uma pesquisa só poderia ser desenvolvida a partir de uma dúvida/pergunta do professor. Agora, ao término do Projeto, percebo que quando se dá voz e vez ao aluno no trabalho pedagógico, surgem resultados.

REFLEXÃO “PROFESSORA JULIANA” Neste momento sou grata à diretora da minha escola, Jane Patrícia Satin, e à coordenadora Gislene, por acreditarem que eu seria capaz, por me incentivarem e apoiarem do inicio ao fim, sempre me dando forças para não desistir. Ao Secretário de Educação, Luiz Miguel, pelo apoio ao grupo e, por fim, a minha “orientadora” Fernanda Freire, pelo seus ensinamentos, sua paciência e dedicação que, apesar da distância, esteve muito presente, não mediu esforços desde o início dos trabalhos. Dos nossos momentos de interação, levo muitos conhecimentos adquiridos com você. Como disse acima, meu amadurecimento profissional teve uma grande contribuição sua.