VYGOTSKY VIDA E OBRA
VIDA E OBRA NACIONALIDADE NO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 1896 NASCE LEV SEMENOVICH VYGOTSKY NACIONALIDADE ORSHA, CIDADE PRESENTE EM UM PAÍS DA EXTINTA UNIÃO SOVIÉTICA.
VIDA E OBRA FILHO DE FAMÍLIA JUDÁICA COM BOAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS VIVIAM EM UM AMBIENTE DE GRANDE ESTIMULAÇÃO INTELECTUAL
VIDA E OBRA INGRESSA EM UMA ESCOLA PRIVADA AOS 15 ANOS SUA EDUCAÇÃO FORMAL FOI REALIZADA EM CASA, POR MEIO DE TUTORES
VIDA E OBRA FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIA O CURSO DE DIREITO, NA UNIVERSIDADE DE MOSCOU, EM 1913 FREQÜENTA AULAS DE HISTÓRIA E FILOSOFIA EM OUTRA UNIVERSIDADE DISCIPLINAS QUE CONTRIBUIRAM EM SUAS PESQUISAS
VIDA E OBRA EM 1917 FORMA-SE TAMBÉM ESTUDOU MEDICINA OBJETIVO = COMPREENDER ASPECTO NEUROLÓGICO
ATIVIDADE PROFISSIONAL VIDA E OBRA ATIVIDADE PROFISSIONAL
VIDA E OBRA “PEDOLOGIA” CIÊNCIA DA CRIANÇA QUE INTEGRA OS ASPECTOS BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS
VIDA E OBRA ESCREVEU APROXIMADAMENTE 200 ARTIGOS CIENTÍFICOS OBJETIVAVAM A CONTRUÇÃO DE UMA NOVA PSICOLOGIA
VIDA E OBRA
VIDA E OBRA Síntese? “HOMEM ENQUANTO CORPO E MENTE, ENQUANTO SER BIOLÓGICO E SOCIAL, ENQUANTO MEMBRO DA ESPÉCIE HUMANA E PARTICIPANTE DE UM PROCESSO HISTÓRICO”.
VIDA E OBRA PILARES DA TEORIA DE VIGOTSKI As funções psicológicas tem um suporte biológico pois são produto das atividade cerebral; O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais, as quais desenvolvem-se em um processo histórico; A relação homem mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos.
VIDA E OBRA O homem transforma-se de biológico em sócio-histórico por meio da apreensão da cultura.
EM 1934, MORRE DE TUBERCULOSE, AOS 37 ANOS VIDA E OBRA EM 1934, MORRE DE TUBERCULOSE, AOS 37 ANOS
A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA FOCO DE ATENÇÃO DE VIGOTSKI FUNÇÕES PSICOLÓGICAS CARÁTER VOLUNTÁRIO INTENCIONAL FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES
VYGOTSKY A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA
A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA MEDIAÇÃO PROCESSO DE INTERVENÇÃO DE UM ELEMENTO INTERMEDIÁRIO NUMA RELAÇÃO; A RELAÇÃO DEIXA DE SER DIRETA E PASSA A SER INDIRETA
A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA S ----------------------- R X A relação do homem com o mundo é mediada
CRIA CULTURA E FAZ HISTÓRIA ELEMENTOS MEDIADORES INSTRUMENTOS RELACIONA-SE COM A IDÉIA DE TRABALHO, QUE É A AÇÃO TRANSFORMADORA DO HOMEM SOBRE A NATUREZA CRIA CULTURA E FAZ HISTÓRIA
ELEMENTOS MEDIADORES SIGNOS INSTRUMENTO DA ATIVIDADE PSÍQUICA AÇÃO PSICOLÓGICA TORNA-SE MAIS SOFISTICADA E MENOS IMPULSIVA
OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO Mudanças na utilização dos signos essenciais para o desenvolvimento dos processos mentais superiores
OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO APÓS O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COLETIVO OS SIGNOS PASSAM A SER COMPARTILHADOS PELO CONJUNTO DOS MEMBROS DO GRUPO SOCIAL, PERMITINDO A COMUNICAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS E O APRIMORAMENTO DA INTERAÇÕES SOCIAIS
OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO LINGUAGEM SISTEMA SIMBÓLICO BÁSICO DE TODOS OS GRUPOS HUMANOS
OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO É ATRAVÉS DE RELAÇÃO INTERPESSOAL CONCRETA COM OUTROS HOMEM QUE O INDIVÍDUO VAI CHEGAR A INTERIORIZAR AS FORMAS CULTURALMENTE ESTABELECIDAS DE FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO
DESENVOLVIMENTO INSERÇÃO DO INDIVÍDUO EM DETERMINADO GRUPO CULTURAL DESENVOLVIMENTO OCORRE “FORA PARA DENTRO”
FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO É SOCIAL E CONSEQÜENTEMENTE HISTÓRICO A ORIGEM DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DEVEM SER BUSCADAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO É SOCIAL E CONSEQÜENTEMENTE HISTÓRICO
PENSAMENTO E LINGUAGEM PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES SÃO MEDIADOS POR SISTEMAS SIMBÓLICOS SISTEMA SIMBÓLICO BÁSICO DE TODOS OS SERES HUMANOS – INTERESSE ESPECIAL DE VYGOTSKY LINGUAGEM
PENSAMENTO E LINGUAGEM A LINGUAGEM TEM DUAS FUNÇÕES BÁSICAS LGG. INSTRUM/O DO PENSAM/O
PENSAMENTO E LINGUAGEM O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM
PENSAMENTO E LINGUAGEM TRAGETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO DIFERENTE E INDEPENDENTE
PENSAMENTO E LINGUAGEM FASE DO PENSAMENTO PRÉ-VERBAL MODO DE FUNCIONAMENTO INTELECTUAL INDEPENDENTE DA LINGUAGEM TIPO DE INTELIGÊNCIA PRÁTICA
PENSAMENTO E LINGUAGEM FASE DA LINGUAGEM PRÉ-INTELECTUAL UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM PRÓPRIA LINGUAGEM NÃO TEM A FUNÇÃO DE SIGNO
PENSAMENTO E LINGUAGEM SÓ O SER HUMANO É QUE TEM A CAPACIDADE DE TORNAR O PENSAMENTO VERBAL E A LINGUAGEM RACIONAL UNIÃO DURANTE O TRABALHO PENSAMENTO LINGUAGEM
PENSAMENTO E LINGUAGEM MOMENTO EM QUE O BIOLÓGICO SE TRANSFORMA EM SÓCIO-HISTÓRICO
FASE PRÉ-LINGUISTICA DO PENSAMENTO utilização de instrumento inteligência prática PENSAMENTO VERBAL LINGUAGEM RACIONAL transformação do biológico para o sócio-histórico filogênese ontogênese trabalho grupo cultural FASE PRÉ-INTELECTUAL DA LINGUAGEM alívio emocional função social
PENSAMENTO E LINGUAGEM O SIGNIFICADO DA PALAVRA
PENSAMENTO E LINGUAGEM SIGNIFICADO ATO DO PENSAMENTO SIGNIFICADO GENERALIZAÇÃO O SIGNIFICADO DA PALAVRA NO SIGNIFICADO DA PALAVRA É QUE O PENSAMENTO E A FALA SE UNEM EM PENSAMENTO VERBAL
PENSAMENTO E LINGUAGEM NO SIGNIFICADO DA PALAVRA ENCONTRA A UNIDADE DAS DUAS FUNÇÕES BÁSICAS DA LINGUAGEM
PENSAMENTO E LINGUAGEM NO SIGNIFICADO DA PALAVRA CONSTRUIDO PELOS HOMENS AO LONGO DA HISTÓRIA DEPENDENDO DAS RELAÇÕES DO HOMEM COM O MUNDO FÍSICO E SOCIAL
PENSAMENTO E LINGUAGEM SIGNIFICADOS NÃO SÃO ESTÁTICOS MODIFICAM-SE COM O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA
PENSAMENTO E LINGUAGEM ESTE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO SIGNIFICADO DA PALAVRA É SIMILAR AO QUE ACONTECE COM A CRIANÇA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
PENSAMENTO E LINGUAGEM UMA PALAVRA SIGNIFICA VÁRIAS COISAS UMA PALAVRA SIGNIFICA APENAS UMA COISA A PALAVRA É UM CONCEITO
PENSAMENTO E LINGUAGEM
PENSAMENTO E LINGUAGEM
PENSAMENTO E LINGUAGEM O DISCURSO INTERIOR E A FALA EGOCÊNTRICA
PENSAMENTO E LINGUAGEM A GENERALIZAÇÃO E A ABSTRAÇÃO SÓ SE DÃO PELA LINGUAGEM. USO DA LINGUAGEM = PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO. DISCURSO INTERNO = DIÁLOGO CONSIGO MESMO – DIÁLOGO PESSOAL.
PENSAMENTO E LINGUAGEM PARA VYGOTSKY A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM OCORRE: O PROCESSO SE DÁ DE FORA PARA DENTRO
PENSAMENTO E LINGUAGEM FALA EGOCÊNTRICA DISCURSO DA CRIANÇA QUANDO DIALÓGA ALTO CONSIGO MESMA – QUANDO FALA SOZINHA.
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO VIGOTSKI ABORDAGEM GENÉTICA BUSCA COMPREENDER A ORIGEM E O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS PSICOLÓGICOS AO LONGO DA HISTÓRIA DA ESPÉCIE HUMANA E DA HISTÓRIA INDIVIDUAL
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO NÃO HÁ PREOCUPAÇÃO EM NOMEAR FASES DO DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO MATURAÇÃO INTERAÇÃO COM O MEIO SÓCIO-CULTURAL APRENDIZADO
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO O CONCEITO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO NDR NDP capacidade de desempenhar a tarefa com ajuda etapa etapas já alcançadas ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL “distância entre o NDR e o NDP”
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DEFINE AQUELAS FUNÇÕES QUE AINDA NÃO AMADURECERAM, MAS QUE ESTÃO EM PROCESSO DE MATURAÇÃO. ESTAS FUNÇÕES PODERIAM SER CHAMADAS DE BROTOS OU FLORES DO DESENVOLVIMENTO.
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO O papel da intervenção pedagógica
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO PARA VIGOTSKI O APRENDIZADO IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO A ESCOLA TEM PAPEL ESSENCIAL NA CONSTRUÇÃO DA PSIQUE DO ADULTO QUE VIVEM NAS SOCIEDADES ESCOLARIZADAS NESTE SENTIDO
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INICIA PELO NDR PASSA PELO NDP NESTE SENTIDO, O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM INICIA DO DESENVOLVIMENTO JÁ CONSOLIDADO TENDO COMO METAS ETAPAS POSTERIORES, AINDA NÃO ALCANÇADAS
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO INTERVENÇÃO INTERFERIR NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL EDUCAÇÃO DIRETIVA E AUTORITÁRIA
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO MECANISMO DE IMITAÇÃO “NÃO É MERA CÓPIA DE UM MODELO, MAS RECONSTRUÇÃO INDIVIDUAL DAQUILO QUE É OBSERVADO NOS OUTROS” SÓ É POSSÍVEL IMITAR AS AÇÕES QUE ESTÃO DENTRO DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO IMITAÇÃO NA ESCOLA NÍVEL INTRARPSÍQUICO NÍVEL INTERPSÍQUICO SOCIAL INDIVIDUAL
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO TRABALHO EM GRUPO GRUPOS HETEROGÊNEOS CRIANÇA COMO MEDIADORA
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO BRINQUEDO E DESENVOLVIMENTO
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO BRINQUEDO CRIA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NA CRINAÇA
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA A CRIANÇA É LEVADA A AGIR EM UM MUNDO IMAGINÁRIO
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO O BRINQUEDO UTILIZADO NA BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA LEVA A CRIANÇA À TRANSIÇÃO ENTRE SUA AÇÃO COM OBJETOS CONCRETOS E SUAS AÇÕES COM SIGNIFICADOS
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO FAZ-DE-CONTAS = REGRAS FAZ COM QUE AS CRIANÇAS SE COMPORTEM DE FORMA MAIS AVANÇADA QUE A HABITUAL PARA SUA IDADE
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO A EVOLUÇÃO DA ESCRITA
Importante aspecto da teoria de Vigotski Ideias contemporâneas e surpreendentes; Enquanto sistema simbólico de representação da realidade, esta estreitamente associada a questão central em sua teoria
Preocupa-se com o processo de aquisição da linguagem, no qual se inicia muito antes da entrada da criança na escola; Pré-história da língua escrita = o que se passa com a criança antes de ser submetida aos processos de alfabetização; Escrita = culturalmente mediada;
A criança deve descobrir que a língua escrita é um sistema de signos que não tem significado em si; O que se escreve tem função instrumental – suporte para a memória e transmissão de ideias e conceitos
Experiência de Luria Requisitou que crianças não alfabetizadas decorassem frases ditas por ele e depois as escrevessem Resultados
Rabiscos mecânicos Imitação do formato de escrita do adulto
Marcas topográficas Distribuição dos registros no espaço do papel
Representação pictográfica Desenhos estilizados usados como forma de escrita
A aquisição da escrita depende das experiências concretas da criança O desenvolvimento da escrita contribui com o desenvolvimento do desenho e do jogo simbólico = processos representativos
Percepção Torna-se cada vez mais complexa com o desenvolvimento; A mediação simbólica e a origem sócio cultural dos processos psicológicos superiores explicam o funcionamento da percepção; Bebê nasce com a capacidade de perceber sensorialmente; Ao longo do desenvolvimento a percepção será mediada por conteúdos culturais
Atenção Ocorre de forma semelhante a percepção Inicialmente inata; Depois mediada por sistemas simbólicos culturais; Atenção involuntária para atenção voluntária
Memória Seu desenvolvimento esta atrelado ao desenvolvimento dos significados e da linguagem; Distinção entre memória natural - não mediada e a memória mediada por signos A memória mediada permite o indivíduo controlar seu comportamento