VYGOTSKY VIDA E OBRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Psicologia e práticas educativas.
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
PSICOLOGIA.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Psicologia Histórico-Cultural
A Pré-História da Linguagem Escrita
Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Conceitos de aprendizagem
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
SISTEMA HISTÓRICO-CULTURAL
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Questões introdutórias
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
O trabalho de Jean Piaget
Antropologia Conceitos básicos
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
O aparecimento da consciência humana
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Processos culturais: formas cotidianas de fazer as coisas. Desenvolvimento humano: as pessoas se desenvolvem como participantes das práticas e tradições.
1. Pressupostos Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas:
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI Aula 5
Vygotsky e o Sócio-interacionismo

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Pedagogia Psicologia da Educação I Prof Silvia Maria Alves de Almeida ABORDAGEM SÓCIO HISTÓRICA.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
A pré história da linguagem escrita
 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
 Linguagem e cognição Aula 8_IEEC_2015 Joana Andrade Falada Escrita Ouvida Sentida Silenciada Recriada Ecoada Constituidora Libertadora Transformada....
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

VYGOTSKY VIDA E OBRA

VIDA E OBRA NACIONALIDADE NO DIA 17 DE NOVEMBRO DE 1896 NASCE LEV SEMENOVICH VYGOTSKY NACIONALIDADE ORSHA, CIDADE PRESENTE EM UM PAÍS DA EXTINTA UNIÃO SOVIÉTICA.

VIDA E OBRA FILHO DE FAMÍLIA JUDÁICA COM BOAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS VIVIAM EM UM AMBIENTE DE GRANDE ESTIMULAÇÃO INTELECTUAL

VIDA E OBRA INGRESSA EM UMA ESCOLA PRIVADA AOS 15 ANOS SUA EDUCAÇÃO FORMAL FOI REALIZADA EM CASA, POR MEIO DE TUTORES

VIDA E OBRA FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIA O CURSO DE DIREITO, NA UNIVERSIDADE DE MOSCOU, EM 1913 FREQÜENTA AULAS DE HISTÓRIA E FILOSOFIA EM OUTRA UNIVERSIDADE DISCIPLINAS QUE CONTRIBUIRAM EM SUAS PESQUISAS

VIDA E OBRA EM 1917 FORMA-SE TAMBÉM ESTUDOU MEDICINA OBJETIVO = COMPREENDER ASPECTO NEUROLÓGICO

ATIVIDADE PROFISSIONAL VIDA E OBRA ATIVIDADE PROFISSIONAL

VIDA E OBRA “PEDOLOGIA” CIÊNCIA DA CRIANÇA QUE INTEGRA OS ASPECTOS BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS

VIDA E OBRA ESCREVEU APROXIMADAMENTE 200 ARTIGOS CIENTÍFICOS OBJETIVAVAM A CONTRUÇÃO DE UMA NOVA PSICOLOGIA

VIDA E OBRA

VIDA E OBRA Síntese? “HOMEM ENQUANTO CORPO E MENTE, ENQUANTO SER BIOLÓGICO E SOCIAL, ENQUANTO MEMBRO DA ESPÉCIE HUMANA E PARTICIPANTE DE UM PROCESSO HISTÓRICO”.

VIDA E OBRA PILARES DA TEORIA DE VIGOTSKI As funções psicológicas tem um suporte biológico pois são produto das atividade cerebral; O funcionamento psicológico fundamenta-se nas relações sociais, as quais desenvolvem-se em um processo histórico; A relação homem mundo é uma relação mediada por sistemas simbólicos.

VIDA E OBRA O homem transforma-se de biológico em sócio-histórico por meio da apreensão da cultura.

EM 1934, MORRE DE TUBERCULOSE, AOS 37 ANOS VIDA E OBRA EM 1934, MORRE DE TUBERCULOSE, AOS 37 ANOS

A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA FOCO DE ATENÇÃO DE VIGOTSKI FUNÇÕES PSICOLÓGICAS CARÁTER VOLUNTÁRIO INTENCIONAL FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES

VYGOTSKY A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA

A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA MEDIAÇÃO PROCESSO DE INTERVENÇÃO DE UM ELEMENTO INTERMEDIÁRIO NUMA RELAÇÃO; A RELAÇÃO DEIXA DE SER DIRETA E PASSA A SER INDIRETA

A MEDIAÇÃO SIMBÓLICA S ----------------------- R X A relação do homem com o mundo é mediada

CRIA CULTURA E FAZ HISTÓRIA ELEMENTOS MEDIADORES INSTRUMENTOS RELACIONA-SE COM A IDÉIA DE TRABALHO, QUE É A AÇÃO TRANSFORMADORA DO HOMEM SOBRE A NATUREZA CRIA CULTURA E FAZ HISTÓRIA

ELEMENTOS MEDIADORES SIGNOS INSTRUMENTO DA ATIVIDADE PSÍQUICA AÇÃO PSICOLÓGICA TORNA-SE MAIS SOFISTICADA E MENOS IMPULSIVA

OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO Mudanças na utilização dos signos essenciais para o desenvolvimento dos processos mentais superiores

OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO APÓS O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO COLETIVO OS SIGNOS PASSAM A SER COMPARTILHADOS PELO CONJUNTO DOS MEMBROS DO GRUPO SOCIAL, PERMITINDO A COMUNICAÇÃO ENTRE OS INDIVÍDUOS E O APRIMORAMENTO DA INTERAÇÕES SOCIAIS

OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO LINGUAGEM SISTEMA SIMBÓLICO BÁSICO DE TODOS OS GRUPOS HUMANOS

OS SISTEMAS SIMBÓLICOS E O PROCESSO DE MEDIAÇÃO É ATRAVÉS DE RELAÇÃO INTERPESSOAL CONCRETA COM OUTROS HOMEM QUE O INDIVÍDUO VAI CHEGAR A INTERIORIZAR AS FORMAS CULTURALMENTE ESTABELECIDAS DE FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO

DESENVOLVIMENTO INSERÇÃO DO INDIVÍDUO EM DETERMINADO GRUPO CULTURAL DESENVOLVIMENTO OCORRE “FORA PARA DENTRO”

FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO É SOCIAL E CONSEQÜENTEMENTE HISTÓRICO A ORIGEM DAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES DEVEM SER BUSCADAS NAS RELAÇÕES SOCIAIS FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO É SOCIAL E CONSEQÜENTEMENTE HISTÓRICO

PENSAMENTO E LINGUAGEM PROCESSOS MENTAIS SUPERIORES SÃO MEDIADOS POR SISTEMAS SIMBÓLICOS SISTEMA SIMBÓLICO BÁSICO DE TODOS OS SERES HUMANOS – INTERESSE ESPECIAL DE VYGOTSKY LINGUAGEM

PENSAMENTO E LINGUAGEM A LINGUAGEM TEM DUAS FUNÇÕES BÁSICAS LGG. INSTRUM/O DO PENSAM/O

PENSAMENTO E LINGUAGEM O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM

PENSAMENTO E LINGUAGEM TRAGETÓRIAS DE DESENVOLVIMENTO DIFERENTE E INDEPENDENTE

PENSAMENTO E LINGUAGEM FASE DO PENSAMENTO PRÉ-VERBAL MODO DE FUNCIONAMENTO INTELECTUAL INDEPENDENTE DA LINGUAGEM TIPO DE INTELIGÊNCIA PRÁTICA

PENSAMENTO E LINGUAGEM FASE DA LINGUAGEM PRÉ-INTELECTUAL UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM PRÓPRIA LINGUAGEM NÃO TEM A FUNÇÃO DE SIGNO

PENSAMENTO E LINGUAGEM SÓ O SER HUMANO É QUE TEM A CAPACIDADE DE TORNAR O PENSAMENTO VERBAL E A LINGUAGEM RACIONAL UNIÃO DURANTE O TRABALHO PENSAMENTO LINGUAGEM

PENSAMENTO E LINGUAGEM MOMENTO EM QUE O BIOLÓGICO SE TRANSFORMA EM SÓCIO-HISTÓRICO

FASE PRÉ-LINGUISTICA DO PENSAMENTO utilização de instrumento inteligência prática PENSAMENTO VERBAL LINGUAGEM RACIONAL transformação do biológico para o sócio-histórico filogênese ontogênese trabalho grupo cultural FASE PRÉ-INTELECTUAL DA LINGUAGEM alívio emocional função social

PENSAMENTO E LINGUAGEM O SIGNIFICADO DA PALAVRA

PENSAMENTO E LINGUAGEM SIGNIFICADO ATO DO PENSAMENTO SIGNIFICADO GENERALIZAÇÃO O SIGNIFICADO DA PALAVRA NO SIGNIFICADO DA PALAVRA É QUE O PENSAMENTO E A FALA SE UNEM EM PENSAMENTO VERBAL

PENSAMENTO E LINGUAGEM NO SIGNIFICADO DA PALAVRA ENCONTRA A UNIDADE DAS DUAS FUNÇÕES BÁSICAS DA LINGUAGEM

PENSAMENTO E LINGUAGEM NO SIGNIFICADO DA PALAVRA CONSTRUIDO PELOS HOMENS AO LONGO DA HISTÓRIA DEPENDENDO DAS RELAÇÕES DO HOMEM COM O MUNDO FÍSICO E SOCIAL

PENSAMENTO E LINGUAGEM SIGNIFICADOS NÃO SÃO ESTÁTICOS MODIFICAM-SE COM O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA

PENSAMENTO E LINGUAGEM ESTE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO SIGNIFICADO DA PALAVRA É SIMILAR AO QUE ACONTECE COM A CRIANÇA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

PENSAMENTO E LINGUAGEM UMA PALAVRA SIGNIFICA VÁRIAS COISAS UMA PALAVRA SIGNIFICA APENAS UMA COISA A PALAVRA É UM CONCEITO

PENSAMENTO E LINGUAGEM

PENSAMENTO E LINGUAGEM

PENSAMENTO E LINGUAGEM O DISCURSO INTERIOR E A FALA EGOCÊNTRICA

PENSAMENTO E LINGUAGEM A GENERALIZAÇÃO E A ABSTRAÇÃO SÓ SE DÃO PELA LINGUAGEM. USO DA LINGUAGEM = PROCESSO DE INTERNALIZAÇÃO. DISCURSO INTERNO = DIÁLOGO CONSIGO MESMO – DIÁLOGO PESSOAL.

PENSAMENTO E LINGUAGEM PARA VYGOTSKY A CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM OCORRE: O PROCESSO SE DÁ DE FORA PARA DENTRO

PENSAMENTO E LINGUAGEM FALA EGOCÊNTRICA DISCURSO DA CRIANÇA QUANDO DIALÓGA ALTO CONSIGO MESMA – QUANDO FALA SOZINHA.

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO VIGOTSKI ABORDAGEM GENÉTICA BUSCA COMPREENDER A ORIGEM E O DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS PSICOLÓGICOS AO LONGO DA HISTÓRIA DA ESPÉCIE HUMANA E DA HISTÓRIA INDIVIDUAL

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO NÃO HÁ PREOCUPAÇÃO EM NOMEAR FASES DO DESENVOLVIMENTO DESENVOLVIMENTO MATURAÇÃO INTERAÇÃO COM O MEIO SÓCIO-CULTURAL APRENDIZADO

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO O CONCEITO DE ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO NDR NDP capacidade de desempenhar a tarefa com ajuda etapa etapas já alcançadas ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL “distância entre o NDR e o NDP”

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL DEFINE AQUELAS FUNÇÕES QUE AINDA NÃO AMADURECERAM, MAS QUE ESTÃO EM PROCESSO DE MATURAÇÃO. ESTAS FUNÇÕES PODERIAM SER CHAMADAS DE BROTOS OU FLORES DO DESENVOLVIMENTO.

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO O papel da intervenção pedagógica

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO PARA VIGOTSKI O APRENDIZADO IMPULSIONA O DESENVOLVIMENTO A ESCOLA TEM PAPEL ESSENCIAL NA CONSTRUÇÃO DA PSIQUE DO ADULTO QUE VIVEM NAS SOCIEDADES ESCOLARIZADAS NESTE SENTIDO

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM INICIA PELO NDR PASSA PELO NDP NESTE SENTIDO, O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM INICIA DO DESENVOLVIMENTO JÁ CONSOLIDADO TENDO COMO METAS ETAPAS POSTERIORES, AINDA NÃO ALCANÇADAS

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO INTERVENÇÃO INTERFERIR NA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL EDUCAÇÃO DIRETIVA E AUTORITÁRIA

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO MECANISMO DE IMITAÇÃO “NÃO É MERA CÓPIA DE UM MODELO, MAS RECONSTRUÇÃO INDIVIDUAL DAQUILO QUE É OBSERVADO NOS OUTROS” SÓ É POSSÍVEL IMITAR AS AÇÕES QUE ESTÃO DENTRO DA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO IMITAÇÃO NA ESCOLA NÍVEL INTRARPSÍQUICO NÍVEL INTERPSÍQUICO SOCIAL INDIVIDUAL

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO TRABALHO EM GRUPO GRUPOS HETEROGÊNEOS CRIANÇA COMO MEDIADORA

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO BRINQUEDO E DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO BRINQUEDO CRIA ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL NA CRINAÇA

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA A CRIANÇA É LEVADA A AGIR EM UM MUNDO IMAGINÁRIO

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO O BRINQUEDO UTILIZADO NA BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA LEVA A CRIANÇA À TRANSIÇÃO ENTRE SUA AÇÃO COM OBJETOS CONCRETOS E SUAS AÇÕES COM SIGNIFICADOS

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO FAZ-DE-CONTAS = REGRAS FAZ COM QUE AS CRIANÇAS SE COMPORTEM DE FORMA MAIS AVANÇADA QUE A HABITUAL PARA SUA IDADE

DESENVOLVIMENTO E APRENDIZADO A EVOLUÇÃO DA ESCRITA

Importante aspecto da teoria de Vigotski Ideias contemporâneas e surpreendentes; Enquanto sistema simbólico de representação da realidade, esta estreitamente associada a questão central em sua teoria

Preocupa-se com o processo de aquisição da linguagem, no qual se inicia muito antes da entrada da criança na escola; Pré-história da língua escrita = o que se passa com a criança antes de ser submetida aos processos de alfabetização; Escrita = culturalmente mediada;

A criança deve descobrir que a língua escrita é um sistema de signos que não tem significado em si; O que se escreve tem função instrumental – suporte para a memória e transmissão de ideias e conceitos

Experiência de Luria Requisitou que crianças não alfabetizadas decorassem frases ditas por ele e depois as escrevessem Resultados

Rabiscos mecânicos Imitação do formato de escrita do adulto

Marcas topográficas Distribuição dos registros no espaço do papel

Representação pictográfica Desenhos estilizados usados como forma de escrita

A aquisição da escrita depende das experiências concretas da criança O desenvolvimento da escrita contribui com o desenvolvimento do desenho e do jogo simbólico = processos representativos

Percepção Torna-se cada vez mais complexa com o desenvolvimento; A mediação simbólica e a origem sócio cultural dos processos psicológicos superiores explicam o funcionamento da percepção; Bebê nasce com a capacidade de perceber sensorialmente; Ao longo do desenvolvimento a percepção será mediada por conteúdos culturais

Atenção Ocorre de forma semelhante a percepção Inicialmente inata; Depois mediada por sistemas simbólicos culturais; Atenção involuntária para atenção voluntária

Memória Seu desenvolvimento esta atrelado ao desenvolvimento dos significados e da linguagem; Distinção entre memória natural - não mediada e a memória mediada por signos A memória mediada permite o indivíduo controlar seu comportamento